[3G_Tutorial] TMN ZTE MF620

Boas, será que alguém me saber dizer se a placa depois continua funcionar no windows normalmente?
sim.
pelo menos a minha funciona... as vezes precisava de tirar e voltar a por a bateria....

mas entretanto comecei a usar o modem sem bateria.. e nunca mais tive problemas.. no xp o programa diz de x em x tempo que o modem está a ficar sem bateria.. mas ignoro o popup e continua a funcionar normalmente :P

mas ja nao ando a usar ubuntu...
slackware 13 + comgt + kppp
 
Última edição:
Boas,

Antes de mais deixem-me deixar aqui claro o meu estatuto de novato no linux e que estou a usar o debian, ponto esclarecido:

Após umas horas de pesquisa e tentativas lá consegui fazer quase tudo o que diz neste tutorial :
Aqui fica o meu tutorial para instalação da placa ZTE MF620, comercializada pela TMN, em Linux.

Linux e Companhia

No entanto faltam-me uns pormenores:
1- aqui:
Código:
[FONT=courier new]# wget http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/usb_modeswitch-0.9.2.tar.bz2
  # tar -jxvf usb_modeswitch-0.9.2.tar.bz2
  # cd usb_modeswitch-0.9.2
  # ./compile.sh[/FONT]
o ./compile.sh não é reconhecido como comando.
no entanto fiz a compilação usando com o gcc, e segui em frente
é a mesma coisa?

2-
É necessário editar o ficheiro /etc/usb_modeswitch.conf
Ui! onde é que está este ficheiro? Não o encontro, logo não fiz nenhuma alteração.

3- No: # /usr/bin/gcom -d /dev/ttyUSB0 ele dá-me SIM ERROR. ajuda?

Quando cheguei ao fim é que me lembrei: "Não tenho de por o PIN em algum lado?", é suposto por o PIN em que parte?

Obrigado pela vossa disponibilidade.

PS: Não me peçam para instalar mais pacotes, pff :) Que aqui em casa a net é so da placa da banda larga tmn (ou seja tenho de configurar a placa para ir a internet e tenho de ir a internet para instalar a placa).
A solução usada até agora é procurar pelo pacote no site do debian, usar o dpkg -i para o tentar instalar e esperar pelos erros a dizer que são precisos os pacotes x, y, z e ir a procura desses mesmos pacotes e dai em diante.
Estou desejoso de por isto a funcionar para me vingar com o apt-get.


EDIT: estava a fazer uma coisa mal no 3-, agora já me pede o PIN, mas continuo a achar que está qualquer coisa mal, porque depois fica ali a piscar o quadrado preto, sem passar ao proximo prompt.
 
Última edição:
bom..
o programa gcom é já uma versão muito antiga. O programa foi renomeado para comgt por razões de copyright.
- se calhar é boa ideia trabalhares com a versão estável do programa.

Outra coisa que podes fazer é adicionar -v ao comando para ver se ele é mais especifico em relação ao problema que esta a ter.

Tambem podes dar uma olhada nos manuais...
"man comgt"
"man gcom"
 
Ok, ja fiz a alteração para usar o comgt, agora só uns pormenores:
quando uso o comgt é normal que ele devolva isto?
Código:
Enter PIN number: ****
Waiting for Registration..(120 sec max)...
Registered on Home network: 
Failed to register
e o wvdial fica a executar para todo o sempre? Tipo, primary DNS address e secondary DNS address e mais nada?

e ultimo: é preciso executar isto como root? é que se não o fizer o ppp não é executado

thanks
 
O comgt falhou... certifica-te que o pin está certo e que tens sinal..
comgt pin
comgt sig
comgt reg

ta tudo nas man pages..

O wvdial tem de ficar a correr sim... tal como no windows o programa da tmn fica...

Acho que networkmanager do ubuntu detecta automaticamente. Ja exprimentaste instalar?.
 
Hoje deu-me para ficar farto do "comgt" e do "wvdial tmn", até porque sempre que usava o apt-get install a net ia a abaixo (deixava de receber).
Então foi googlando por essa rede fora, e acabei por escrever:
"apt-get -t lenny-backports install network-manager" e
"apt-get -t lenny-backports install network-manager-gnome", numa tentativa de automatizar em parte o processo de me ligar a net.
fiz logout e dps login, e infelizmente o network manager não me reconheceu a placa da tmn (ou pelo menos não apresentou a ligação como disponivel), mesmo depois de eu a adicionar ao separador "Mobile Broadband". Já voltei ao google, mas ele não me dá mais nada de relevante.
De qualquer maneira já ganhei o dia, porque agora a net já não vai mais abaixo, e as velocidades estão ao mesmo valor que eu atinjo no windows.

Se alguem souber como fazer que o networkmanager me reconheça a placa é favor.
 
Bem eu partilhar a minha experiência aqui com o pessoal está a ter problema de se conseguir ligar á net com o modem zte da tmn.

O modelo de placa que estou a experimentar é o ZTE MF628. Provavelmente o processo funciona com outros equipamentos.

Este processo é absolutamente automático, necessitando apenas de fazer algumas configurações. Sem edição de ficheiros e instalação de programas adicionais.

O sistema operativo é o Ubuntu Linux Lucyd Linx. Este sistema implica também a desativação do pin do cartão da placa.

1 - Introduza o cartão do Modem num telemovel qualquer que suporte desactivação do pin e desbloqueado a cartões tmn. Normalmente a opção de desactivação de pin encontra-se nas settings de mudança de pin e assim. Pode também utilizar o software da placa TMN num SO windows para desactivar o pin. Possui lá essa funcionalidade.

2 - Depois de PIN desativado, introduza-o na placa e conecte-a ao computador. Aguarde cerca de 40segs até a luz do modem parar de piscar e ficar de cor azul.

3 - Aceda ao menu "System" -> "Preferences" -> "Network Connections" -> Separador "Mobile Broadband" e clique em Add.

4 - Surge uma janela através do qual deverá aparecer identificado o seu Modem: "ZTE ...". Clique em foward e preencha os campos resultantes correctamente. (Selecionador Portugal como país, de seguida TMN como operador, e no plano deixe a opção default).

5 - Agora só tem que clicar naquele ícone que possui no painel superior onde pode fazer a selecção de redes wireless e terá lá a opção TMN (NetworkManager Applet). É só clicar e esperar que a ligação seja realizada.

6 - Abrir o browser e disfrutar da net.


Espero que ajude a todos aqueles que desesperadamente tal como eu, precisavam de colocar a placa a funcionar no Linux e não estavam a conseguir através de nenhum outro método.

;)
 
com o pin activado não funciona, pois não?


Não. Infelizmente os fabricantes tipo ZTE não dão suporte para Linux. E a TMN também não faz por lançar nenhum software para gerir o tráfego ou simplesmente ligar e desligar a ligação de internet em Linux.
Por isso a questão de não conseguirem ligar á internet com o modem da tmn no linux deve-se essencialmente a problemas de autenticação que é que vos obriga a instalar e a fazer tamanhas configurações.

Se desactivarem o pin, não precisam de nada. É só ligar adicionar a ligação e pronto, está feito.

Cumps
 
ola,
o gente td bem?
olhem , tou com um pequeno problema, tou a precizar de me conectar a net com a placa zte mf 622, o tutorial que existe na pagina:
http://linuxecompanhia.blogspot.pt/2007/12/placa-zte-mf620-em-linux.html
é compativel com o meu modem, um rapaz fez-me akilo há uns anos atras (uns 4)e akilo funcionou , agora o tal rapaz n tá em pt e tive k fazer sozinho o coidi pq reinstalei o ubuntu e tenho agora o lts lucyd
epa tudo correu bem, a placa é detectada, etc , etc, só k qd me vou connectar com o comando : /usr/bin/wvdial tmn
akilo n se conecta

qd executo o comando :

/usr/bin/gcom -d /dev/ttyUSB0

aparece-me o seguinte
bob@bob-laptop:~$ /usr/bin/comgt -d /dev/ttyUSB0

Enter PIN number: 2654
Waiting for Registration..(120 sec max).....
Registered on Home network: "Telecomunicacoes Moveis Nacionais S.A",2
Signal Quality:R: "P tmn",268,6,"CS_PS","ROAM_OFF"

e depois qd executo o comando:

/usr/bin/wvdial tmn

aparece-me o seguinte:

bob@bob-laptop:~$ /usr/bin/wvdial tmn
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: AT+CGDCONT=1,"ip","internet"
AT+CGDCONT=1,"ip","internet"
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATD*99***1#
--> Waiting for carrier.
ATD*99***1#
CONNECT
--> Carrier detected. Starting PPP immediately.
--> Unable to run /usr/sbin/pppd.
--> Check permissions, or specify a "PPPD Path" option in wvdial.conf.
--> Timed out while dialing. Trying again.
--> Sending: ATD*99***1#
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing. Trying again.
--> Sending: ATD*99***1#
--> Waiting for carrier.
--> Timed out while dialing. Trying again.
--> Sending: ATD*99***1#
--> Waiting for carrier.


e prontos, aparece esta mensagem num loop infinito, sem nunca se conectar



eu já fiz o reboot do sistema, verifiquei se os ficheiros tão ok, e tudo tá bem, agora n sei pq n me consigo connectar a net.

axei na net as seguintes referencias, mas nunca cheguei a completar nada, pq algumas coisas logo no inicio n fucnionavam

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1207115

http://freecode.com/projects/wvdial
https://www.google.com/search?client=ubuntu&channel=fs&q=wvdial+configure&ie=utf-8&oe=utf-8

http://blog.ufsoft.org/zte-mf622-usb-modem-under-linux

http://www.richieri.com/2008/08/27/...u-804-e-satux-com-modem-giant-traveller-d301/
 
Oi, o problema parece estar aqui:

--> Unable to run /usr/sbin/pppd.
--> Check permissions

Tens de ver as permissões do pppd.
Btw, já saiu a nova lts caso queiras fazer update..
 
Com as versões mais recentes do Network Manager não é nessário fazer esses passos tão complicados, basta ligar o modem, criar uma nova broadband connection e está pronto a utilizar. Em termos de Ubuntu foi a partir da versão 10.04 que o Network Manager se tornou muito fácil de utilizar e acrescentou suporte para esses modems. Eu sei porque também tinha esse modem ZTE MF 622. Que por acaso já deixou de funcionar há mais de um ano.
 
ola,
muito vos agradeço a vossa atenção e ajuda,

1)

no na pasta usr/sbin/pppd
e modifiquei as permições do ficeiro com o comando: chmod 777 pppd, correu tudo bem, mas mesmo assim n fuciona n sei pq

ve o k me acontece

bob@bob-laptop:~$ lsusb
Bus 003 Device 004: ID 19d2:0001 ONDA Communication S.p.A.
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 004: ID 5986:0200 Acer, Inc OrbiCam
Bus 001 Device 002: ID 0bda:8189 Realtek Semiconductor Corp. RTL8187B Wireless 802.11g 54Mbps Network Adapter
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
bob@bob-laptop:~$ /usr/bin/comgt -d /dev/ttyUSB0
Can't open device /dev/ttyUSB0.
bob@bob-laptop:~$ /usr/bin/comgt -d /dev/ttyUSB0

Enter PIN number: 2654
Waiting for Registration..(120 sec max).....
Registered on Home network: "Telecomunicacoes Moveis Nacionais S.A",2
Signal Quality: 13,99
bob@bob-laptop:~$ /usr/bin/wvdial tmn
--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: AT+CGDCONT=1,"ip","internet"
AT+CGDCONT=1,"ip","internet"
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATD*99***1#
--> Waiting for carrier.
ATD*99***1#
CONNECT
--> Carrier detected. Starting PPP immediately.
--> Starting pppd at Sun Apr 29 19:20:50 2012
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/pap-secrets: Permission denied
--> --> PAP (Password Authentication Protocol) may be flaky.
--> Warning: Could not modify /etc/ppp/chap-secrets: Permission denied
--> --> CHAP (Challenge Handshake) may be flaky.
--> Pid of pppd: 3411
--> Disconnecting at Sun Apr 29 19:20:51 2012
--> The PPP daemon has died: pppd options error (exit code = 2)
--> man pppd explains pppd error codes in more detail.
--> I guess that's it for now, exiting
--> The PPP daemon has died. (exit code = 2)

2)
qto ao network manager, configo akilo e corre tudo bem, agora qd clico na ligaçao aparece-me uma pequena janela preta no lado direito superior a dizer sempre : GSM Network Disconnected, fiz o add de 2 conexões da tmn e as duas n funcionam, mas mesmo assim , o OS tenta fazer a ligação mas sempre falha, n sei pq
 
Penso continuas com problemas de permissões. Encontrei uns tópicos a falar nisso e as soluções, apesar de diferentes, giram todas em torno de ou dares permissões aos vários ficheiros (e no caso do pppd, de execução) ou teres a certeza que estás no grupo com acesso aos mesmos. Experimenta o mesmo comando com sudo, deve dar logo :X

Em alternativa e visto que tens uma versão antiga do ubuntu, porque não actualizar? o JPSartre disse que já não era tão complicado e funcionava logo. Experimenta mesmo com o livecd (ou usb).
 
estás no grupo com acesso aos mesmos. --> ao que te referes?
Experimenta o mesmo comando com sudo, deve dar logo :X---> qual deles? podes escreve-lo aki?
 
já me consigo conectar atraves da linha de cmandos, muito agradeço a todos a ajuda fornecida,
fiquei com uma duvida: pq na linha de comandos só como root me consigo conectar?
 
Back
Topo