4 GHz hah .. IBM does 500 GHz !

ja tinha mostrado num post atrás, uma empresa que tb fazia transistors a 350Ghz, mas que o produto final raramente passava dos 100Ghz, e mesmo assim são circuitos analogicos com meia duzia de transistors. Num cpu que tem dezenas/centenas? de transistors em série no seu pipeline, é actualmente impossivel fazer um cpu com frequências tão elevadas. O futuro acho que tá nos cpus orgânicos, né?
 
processadores organicos ñ me convecem, tudo que seja organico tem tendencia a "morrer"...

pelo que li (dei fisica quantica à pouco tempo) e então li sobre processadores quanticos(de livre vontade) e aquilo tem mt potencial mesmo... um processador quantico a 1 GHz por exemplo seria teoricamente mais rapido que qualquer existente neste momento! :wow:

Fikem bem!
 
kanguru disse:
ja tinha mostrado num post atrás, uma empresa que tb fazia transistors a 350Ghz, mas que o produto final raramente passava dos 100Ghz, e mesmo assim são circuitos analogicos com meia duzia de transistors. Num cpu que tem dezenas/centenas? de transistors em série no seu pipeline, é actualmente impossivel fazer um cpu com frequências tão elevadas. O futuro acho que tá nos cpus orgânicos, né?


Acho que deve ser mais processadores quanticos.

Onde em vez de transistores, temos atomos. E em vez de bits iamos ter Bits quanticos ou qubits. Se mudarmos para esses processadores teria que haver uma completa restruturação.

Outra vantagem é que enquanto uns transistors apenas permite dois estados, desligado ou ligado. Cada qubit permite 3 estados, um dos estados é se o electrão dentro do atomo girar no sentido do ponteiro dos relogiso, ou se girar no sentido inverso, e outras é se girar simultaneamente nos dois sentidos, isto é possivel ;)

Além disso 20 qubits correspondem a mais de um milhão de bits. E com poder de processamento capaz de resolver calculos em segundos que computadores actuais demorariam milhões de anos a resolver.


Agora por noticias k vi, tanto pdoe demorar 20, como 100 anos a esses processadores aparecerem, mas todos acreditam k mais cedo ou mais tarde vão estar ai. Eu só queria que chegassem a meu tempo lol
 
Ansatsu disse:
Acho que deve ser mais processadores quanticos.

Onde em vez de transistores, temos atomos. E em vez de bits iamos ter Bits quanticos ou qubits. Se mudarmos para esses processadores teria que haver uma completa restruturação.

Outra vantagem é que enquanto uns transistors apenas permite dois estados, desligado ou ligado. Cada qubit permite 3 estados, um dos estados é se o electrão dentro do atomo girar no sentido do ponteiro dos relogiso, ou se girar no sentido inverso, e outras é se girar simultaneamente nos dois sentidos, isto é possivel ;)

Além disso 20 qubits correspondem a mais de um milhão de bits. E com poder de processamento capaz de resolver calculos em segundos que computadores actuais demorariam milhões de anos a resolver.


Agora por noticias k vi, tanto pdoe demorar 20, como 100 anos a esses processadores aparecerem, mas todos acreditam k mais cedo ou mais tarde vão estar ai. Eu só queria que chegassem a meu tempo lol
Como os processos de fabrico estão a cair, logo logo 1 transistor = 1 atomo :004:

Mas era bom, um cpu fazer em 1 segundo o que os nossos pc's levam 100 milhões de anos... Só sei que metendo um folding/rosetta num cpu destes, em segundos teria todas as proteinas mastigadas e a cura de todas as doenças, bem como todos os meteoros localizados (orbit @ home), análise em real time de 'zilhões' de 'sinais' de aliens (seti @ home), investigação do clima toda ao pormenor (climate@home), etc :D
 
BlueSp33d3r disse:
engraçado e tal... mas isto soa-me tudo teorico demais. nao sei o que sera mais rapido: os atomos ou a luz [NOT]
é um bocado teorico mas já foi feito um processador quantico experimental, infelizmente ñ era mt estavel, mas pa todos efeitos já existiu :) tamos a chegar a um ponto onde o desenvolvimento fisico das coisas está a chegar ao limite, por isso através da fisica quantica é que as coisas se vão desenvolver.

quanto ao que disseste... a luz tem comportamente particula-onda. e o mais rápido é mesmo a gravidade já que exerce imediatamente efeito sobre ti mal ocorra... mas isto já são coisas que nada têm haver com isto.

Fikem bem!
 
se conseguires fazer processadores com gravidade... :D

a fisica quantica nao deixa de ser fisica. nao ha limite fisico... os atomos estao la e sao fisicos. para alem de ja existirem particulas inferiores ao aotmo como o quark
 
...atomo n é uma referencia? :0
como tal, o processo de miniaturização vai cada vez ficando mais evoluido passando para tamanhos inferiores ao do atomo?
isto é mais para quem sabe sobe fotolitografia do que outra coisa qq :)
 
Cardinal_pt disse:
...atomo n é uma referencia? :0
como tal, o processo de miniaturização vai cada vez ficando mais evoluido passando para tamanhos inferiores ao do atomo?
isto é mais para quem sabe sobe fotolitografia do que outra coisa qq :)


se estas a falar em fotolitografia tens q falar em luz. luz - processadores opticos. lol. era a minha aposta
 
Cardinal_pt disse:
como tal, o processo de miniaturização vai cada vez ficando mais evoluido passando para tamanhos inferiores ao do atomo?

Pois só daqui a umas centenas de anos é que devemos chegar à escala do átomo no fabrico de cpu's

1 nanómetro = 1 x 10^-9 m

raio atomico (acho que é esta grandeza :X) = 10^-21


Portanto para chegar à escala atómica o processo de fabrico tem que ser de uma escala 1 000 000 000 000 mais pequena em relação à actual :-D
 
Última edição:
olha que não.

http://en.wikipedia.org/wiki/Silicon
Atomic radius (calc.) 111 pm
Covalent radius 111 pm
Van der Waals radius 210 pm

Portanto um atomo anda na ordem dos Angstroms, tendo em conta que anda-se a trabalhar nos 65, 45nm ja não se está mt longe. Seja como for para mim o sistema CMOS a que estamos habituados tem os dias contados.

Se bem que nem é isso que a IBM conseguiu, aquilo é um transistor a funcionar num modo analogico.
 
A vantagem dos atomos sobre os transistores não está no facto de ser mais pequenos e poderem por isso ter mais. Está no facto que um transistores apenas tem dois estados, ligado ou desligado. O atomo pode ter 4 estados.
 
Silicon_crystal.jpg


Quantos (futuros) Conroes estarão aqui :007:

Isso é o estado final do silício antes de ser fatiado "as postas" aka waffer's
 
Por este andar quero ver onde isto vai acabar em inovaçoes.... depois do processador atomico o que é que vem a seguir...

Isso agora....:1361:
 
Back
Topo