• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[<400€] [15.6''] Internet e Office

luissm3

Power Member
Pretendo substituir o meu Laptop de 2007 Toshiba A200.

A utilização será esporádica e a função apenas acesso à Internet, office e pouco mais, nada de jogos ou software muito exigente. Apenas eventualmente poderei utilizar um DAW com alguns VST’s, mas é software que corre no A200 sem problemas, daí que em qualquer máquina actual tb.

Características que considero importantes:

Dot pitch – Deve ser o maior possível. O A200 tem um ecrã de 15.4 polegadas, 16:10, 1280x800 o que dá um dot pitch de 0.259mm. O ideal seria dentro destes valores ou maior. Utilizo no desktop monitores de 24” 16:10 com 1920x1200 o que dá um dot pich de 0.269mm e estou a pensar passar para monitores de 27" 16:9 FHD, que sobe o dot pitch para 0.311mm.

Daí que o tamanho do ecrã deverá ser de 15.6” pois com uma resolução de 1366x769 dá um dot pitch de 0.252mm. Se subir o tamanho para 17”, normalmente a resolução tb sobe, geralmente para 1600x900 baixando o dot pitch para 0.235mm.

Teclado- preferencialmente iluminado e ISO PT

RAM – 8Gb, penso que abaixo já não se justifica

Disco – SSD seria o ideal, apenas para não ter o disco sempre a 100% no GT, porque no geral, tirando o arranque e encerramento não notei nada no meu desktop quando substitui. A capacidade não é importante, 120Gb é suficiente, a menos que a diferença de preço justifique 256Gb. Se não for SSD, convinha que o acesso ao disco fosse independente para fácil troca.

Bateria – Irrelevante, utilizo o A200 sem bateria.

Ruído – Muito importante, tem de ser silencioso (aqui o SSD ganha peso).

Não me estou a lembrar de mais pormenores, passo a preencher o questionário.


Início do Questionário


=============================================


1) Qual é o orçamento disponível?

Até 400€, quanto mais barato melhor, dada a reduzida utilização que terá. Pondero mesmo a possibilidade de comprar usado, desde que muito recente, um ano quando muito.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6"


3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Não

4) A que tarefas se destina o portátil?

Internet e raramente office.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Indiferente, tanto transporto como passa longos períodos esquecido dentro da pasta.

6) Quantas horas de bateria necessitas?

Indiferente.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?

Não, nunca.

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)

Netbooks:

1. 1024x600

2. 1366x768


Notebooks:

1. 1366x768



9) Quando é que vais comprar o portátil?

Quando encontrar o que pretendo.

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?

Não, apenas o básico, USB, HDMI


=============================================

Fim do Questionário
 
Tenho andado a estudar alternativas e gostava de saber a vossa opinião em relação a marcas para portáteis mais baratos, Acer, HP, Lenovo, Samsung, Asus, Toshiba... e que processador escolher, Intel ou AMD.
 
Back
Topo