400gb na loja = 370gb na realidade - a teoria de um fabricante

kojack

Power Member
Comprei um disco de 400GB da freecom, no entanto surgiu-me a duvida existencial de so existir +-370gb para usar.

Com isto, enviei um e-mail ao suporte tecnico a perguntar pelos meus 30gb perdidos.

Ora.. antes de vos mostrar a minha resposta faço aqui umas pequenas contas:

400 gigabyte = 429 496 729 600 bytes

372 gigabyte = 399 431 958 528 bytes

Bem, quando acedo à informação do disco o valor que ele me devolve é exactamente 399 431 958 528 bytes.

Pois bem, a resposta que obtive do suporte tecnico da freecom foi esta:


freecom disse:
Hello,

if you only have 370GB accesible, this is totally usual while the rest of
the capacity is used by the operating
system to manage the drive and to handle partition.

Best Regards / Mit besten Grüßen,


Pesquisando pelo wikipedia a razao é simples:

" No entanto, as indústrias consideram 1 GB = 1000 * 1000 * 1000 bytes, pois no Sistema Internacional de Unidades(SI), que trabalha com potências de dez, o prefixo giga quer dizer * 10003 ou * 109, enquanto os sistemas operacionais consideram 1 GB = 1024 * 1024 * 1024 bytes, já que os computadores trabalham com potências de dois e 1024 é a potência de dois mais próxima de mil."


Agora a minha dúvida é como que é o suporte tecnico pode dar uma resposta tão absurda quando o SO usa apenas 32mb para tal operação.


A minha resposta ao mail deles foi simples:


pedro disse:
Hello again,

well, my doubt is simple:
you guys sell a product claiming it has 400 GB but in fact it has more or less 370 GB

When I look up the information of my disc it doesn't claim 429 496 729 600 bytes (400gb) it claims only +- 399 431 958 528 bytes (370gb)

So basically you are selling a product that doesn't have and will never have what you claim on the box !

So how can the system use the 30 gb that you tell me to handle the drive when it doesn't even have it!?

My point on this reply is just to say that the answer you gave me is totally crap!

Best Regards,
Pedro Ramos
 
:lol:

Todas as marcas fazem esse tipo de "propaganda" (digamos que eles aproveitam a ignorância do consumidor mas, no fundo, cumprem as normas para escrever 400GB na etiqueta). Tu é que tens que saber fazer as contas.


Em relação à resposta deles, não entenderam a que te referias e então referiram-se ao ficheiro de paginação + espaço utilizado para o restauro do sistema.
 
:lol:

Todas as marcas fazem esse tipo de "propaganda" (digamos que eles aproveitam a ignorância do consumidor mas, no fundo, cumprem as normas para escrever 400GB na etiqueta). Tu é que tens que saber fazer as contas.


Em relação à resposta deles, não entenderam a que te referias e então referiram-se ao ficheiro de paginação + espaço utilizado para o restauro do sistema.


ehehe

eu percebo esta propaganda, o que acho ridiculo foi a resposta deles. É quase como dar moedas de madeira a um cego e convence-lo que sao verdadeiras...

Eu fiz-me entender muito bem no mail que lhes tinha enviado lol

mas esta situacao tem realmente a sua piada...
creio que nesta situacao deveriam ser obrigados a escrever que 1000MB = 1GB na caixa..o que não acontece.. :joker:
 
Desculpa-me a questão, mas foi a primeira vez que compraste um disco na vida?
Pergunto isto porque desde que me lembro que existem HDD's que sempre foi assim.
Essa dúvida acho todos nós já a tivemos uma primeira vez. A minha foi quando comprei um disco de 500Mb para o meu 486 hehe ;) Também achei estranho o espaço a menos e fui reclamar lol
 
Desculpa-me a questão, mas foi a primeira vez que compraste um disco na vida?
Pergunto isto porque desde que me lembro que existem HDD's que sempre foi assim.
Essa dúvida acho todos nós já a tivemos uma primeira vez. A minha foi quando comprei um disco de 500Mb para o meu 486 hehe ;) Também achei estranho o espaço a menos e fui reclamar lol

nop, mas simplesmente nunca tinha dado grande importancia a isso... mas quando um colega meu que so usa o pc para filmes e musica me perguntou realmente nao soube como responder correctamente e ainda por mais comprei este disco a coisa de 2 dias e deparei-me com essa situacao.
E nem sabia que as industrias trabalhavam com os mil lol

o que tento salientar com este topico é a resposta do suporte tecnico e nao a questao de saber ou nao saber se tem ou nao tem gb =)
 
Pois, ele não devia saber e, quanto maior o disco, mais se nota.

Ficam aqui umas contas:

1 GB = 1 000 MB = 1 000 000 kB = 1 000 000 000 B

Agora, segundo o sistema operativo:

1 000 000 000 B / 1024 = 976562,5 kB / 1024 ~ 953,67 MB / 1024 ~ 0,93 GB


Portanto, quando pensarem em comprar um disco de X GB, o que vai aparecer no Windows são 0,93*X GB.
 
Eu penso que a resposta do técnico é perfeita.
Deve dar uma trabalheira desgraçada a explicar os bytes e GBytes ao "comum" dos utilizadores.
:)

pois, mas aí esta a minha pseudo idignacao , porque creio que eu nao devo ter sido o unico utilizador a enviar esta questao. E seria so copy paste de outras respostas.

gosto de ser confrontado com a realidade das coisas e nao com uma resposta que nao tem muito sentido, e creio que falo por parte de todos os consumidores de todo o tipo de consumiveis.
 
Se estão a falar de disco já formatado e area disponivel, puxem pela cabeça e pensem

Onde fica a parte que gere o disco?!

Desde sempre qualquer disco precisa de uma precentagem, quando é formatado, para, como que indexar o disco..

Isso costuma consumir sempre um bom bocado.
e é nataural que um de 400GB fica ai com uns 470GB livres..
Nada tem a ver com propaganda dos fabricantes!

da wikipedia:
Capacidade do disco rígido

A capacidade de um disco rígido atualmente disponível no mercado para uso doméstico/comercial varia de 40 a 500 GB, mas um HD para empresas pode variar até 1 TB. O HD evoluiu muito. O mais antigo possuía 5 MB (apoximadamente 4 disquetes de 3 1/2 HD), sendo aumentada para 30 MB, em seguida para 500 MB (20 anos atrás), e 10 anos mais tarde, HDs de 1 a 3 GB. Em seguida lançou-se um HD de 10 GB e posteriormente um de 15 GB. Posteriormente, foi lançado no mercado um de 20 GB, até os atuais HDs de 40 e 500 GB. As empresas usam maiores ainda: variam de 40 GB até 1 TB, mas a Seagate informou que em 2010 irá lançar um HD de 200 TB (sendo 50 TB por polegada quadrada, contra 70 GB dos atuais HDs). No entanto, as indústrias consideram 1 GB = 1000 * 1000 * 1000 bytes, pois no Sistema Internacional de Unidades(SI), que trabalha com potências de dez, o prefixo giga quer dizer * 10003 ou * 109, enquanto os sistemas operacionais consideram 1 GB = 1024 * 1024 * 1024 bytes, já que os computadores trabalham com potências de dois e 1024 é a potência de dois mais próxima de mil. Isto causa uma certa disparidade entre o tamanho informado na compra do HD e o tamanho considerado pelo Sistema Operacional, conforme mostrado na tabela abaixo.
Informado na Compra Considerado pelo Sistema
10 GB 9,31 GB
15 GB 13,9 GB
20 GB 18,63
GB 30 GB 27,94
GB 40 GB 38,2 / 37,25
GB 80 GB 74,51
GB 120 GB 111,76
GB 160 GB 149,01
GB 200 GB 186,26
GB 300 GB 279,4 GB
Toda a vez que um HD é formatado, uma certa quantidade de espaço é marcada como utilizada.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_r%C3%ADgido
 
jmpub, pões a informação da wikipedia que contradiz o inicio do teu post. E achas que o disco precisa de 30 gigas para "indexar" geez give me a break.

Por acaso com o meu maxtor isso não aconteceu, os 200Gigas são mesmo 200gias no windows.
 
Back
Topo