450D, e as lentes?

jomipiro

Power Member
Sou um leigo e a minha experiência no mundo da fotografia resume-se às típicas fotos de família e, com o fenómeno do digital, à posse de algumas compactas que nunca me satisfizeram, apesar do investimento.

A última acabou roubada (e levaram com ela o carro... lol), o que me levou a ver e rever várias críticas e comparativos das slr de entrada de gama (isto apesar de reconhecer que a fraca qualidade das fotos que tenho tirado é, sobretudo, culpa do fotografo e não das compactas).

O veredicto foi favorável à Canon 450D. Mas agora consome-me o problema das lentes!

Como sou um noob com vontade de aprender (daí a 450D), estou indeciso entre comprar o pack clássico com a 18-55, ou comprar só o corpo e investir de imediato numa lente de melhor qualidade.

Opção 1:

Comprar o pack com a 18-55, aperfeiçoar as minhas capacidades e só depois pensar numa lente melhor que complemente a primeira. (Se vão pela opção 1, qual seria a melhor lente para andar com a 18-55?)


Opção 2:

Comprar só o corpo e logo uma lente com mais qualidade, versátil e que à partida, numa utilização amadora, não precise de uma irmã. (Se vão pela opção 2, qual seria essa lente sabendo que quero ter algum zoom para brincar?)


Já sei que depois tenho que ir coleccionando acessórios à medida que vou evoluindo e percebendo as limitações da coisa... Mas esse processo quero fazê-lo por mim próprio... Peço a vossa ajuda nas lentes pois o investimento inicial é elevado e não gostava desperdiçar dinheiro em algo que depois, numa fase mais adiantada, não vou querer usar...

Resta-me agradecer a todos a atenção e, aos frequentadores do fórum em geral, pelos excelentes conselhos que se vão dando por aí... Espero com a compra da minha 450D poder tornar-me um verdadeiro membro deste fórum.

Abraço,

jomipiro.


PS: Não me estoirem o orçamento com lentes topo de gama todas xpto, tem que ser algo até à gama média... Não tenho propriamente um limite de orçamento, mas tendo em conta que se trata de uma fase de aprendizagem tenho que ir com calma e dosear os investimentos.
 
Só vou falar em relação a metade do assunto ... Pelo que sei, e pelo que leio por aqui e noutros lados, a lente do kit da 400D (e da 350D) é uma bela treta. Não sei como será a da 450D, mas secalhar comprava só o corpo, se bem que obviamente seja uma solução mais dispendiosa.

Quanto a lentes, os experts que se cheguem à frente :)
 
primeiro que tudo a 450D só estará disponivel no mercado portugues daqui a mes e meio.
em segundo lugar tem um preço ridiculo e na minha opinião uma 350d antes que seja dada oficialmente como morta pelo mercado é mais que suficiente para quem se está a iniciar na fotografia.
como ponto nº 3 pergunto-te: tens algum conhecimento minimo de fotografia? queres realmente aprender? é que pela tua conversa, e desculpa a sinceridade, parece-me que queres a máquina apenas pq sim e pq achas que tiras melhores fotos por ser uma slr.
se estás a começar a dar os primeiros passos podes perfeitamente começar por uma superzoom de entrada estilo fuji s5700, kodak z612 ou uma bridge tipo s6500.
para finalizar deixa-me que te diga que n é por teres uma 450D que tiras melhores fotos que eu com uma FX10 ou vice versa. vejo fotos de gajos que tem uma Mark III que fotografam paredes e gaivotas como gajos que usam um tlm.

desculpa lá a frontalidade, mas (apesar de ser o teu dinheiro) este tipo de escolha requer alguma ponderação.
seguindo a analogia dos carros... pra que um ferrari se um fiat tb anda?
 
adolfo dias, eu sei que a 450D só sai daqui a mês e meio, pelo que tenho investigado o pack é idêntico ao anterior. A minha escolha pela 450D é uma questão de poupar dinheiro! Se comprar uma bridge duvido que no futuro não me sinta tentado numa slr! Assim, com esta escolha quero evitar um upgrade num futuro próximo! Se tenho disponibilidade para comprar uma slr agora e tenho a perspectiva de lhe dar uma utilização cada vez mais intensiva parece-me um erro comprar uma bridge agora! Não acham? Isto sem por em causa a verdade incontornável de que uma bridge neste momento seria suficiente para mim. Alias, tive contacto com uma s6500 de um colega e fiquei bem impressionado. Mas ele tem o mesmo problema agora... Sente-se tentado a evoluir para uma slr. Eu queria evitar esse passo intermédio e poupar o dinheiro da bridge...
 
mas tens algum conhecimento de fotografia?

por vezes acaba por ser frustrante (para mim foi) ter uma máquina que nos permite 1001 ajustes e n saber como os utilizar. olharmos para fotos tiradas com a mesma máquina e por vezes máquinas de segmentos abaixo e ver fotos melhores que as nossas.

se formos a ver bem uma bridge faz o mesmo que uma slr (de forma mais ou menos limitada) excepto trocar de lente e até faz uma coisa que uma slr n faz, que é filmar.


é obvio que uma slr é melhor que uma bridge, mas a curva de aprendizagem pode ser grande. se achas que é realmente isso que queres então força, mas comprar uma slr é um investimento a longo prazo.

pessoalmente nc iria para a 450d neste momento. com um preço previsto de quase 1000€ comprava uma d40x com umas 3 lentes.
 
Sou um leigo, como já tinha dito... Tenho alguns amigos que se dedicam à fotografia, todos a nível amador... Eles não hesitaram em aconselhar-me uma dslr. Até porque tenho quase um ano para aprender alguma coisa. Em 2009 vou trabalhar para Abu Dhabi, no ramo do turismo, e vai-se tornar importante que saiba usar uma máquina fotográfica. A pensar nisso e num futuro em que vou precisar constantemente de utilizar a maquina pensei na 450D, achas um erro assim tão grande? Mas e quanto às objectivas... Alguém me pode ajudar?
 
Também acho que não faz sentido comprar algo para depois comprar algo melhor. Em tudo ou quase tudo o que implique aprendizagem.

Música é, desde logo, um exemplo que me vem à cabeça. Não acho que faça muito sentido comprar um instrumento mais barato (com tudo o que isso possa implicar a nível de qualidade) só pela simples razão de que se está a aprender.

Eu sei que o exemplo não é o melhor porque uma dSLR desbloqueia logo uma série de opções e ajustes em relação a uma bridge. Sei que passar de uma guitarra média para uma boa guitarra não é impacto nenhum, ao contrário do que pode ser passar de uma bridge para uma dSLR. Mas acho que o que importa é que se ele se dedicar a sério, há-de comprar livros, fazer pesquisas, vir aqui pedir ajuda a pessoal mais avançado e acabará por ser um bom investimento.

Agora, realmente, há que ter em conta se vale a pena uma 450D com a lente do kit ou outra à parte, se uma outra dSLR mais em conta (e não necessariamente pior) com 3 lentes. Se bem que acho que se pode perfeitamente começar com uma lente e ir descobrindo por si próprio as suas necessidades. Evita-se comprar algo que não se precisa logo à partida.

Quanto às lentes do kit 450D, ao que parece são as com estabilizador. Ao que parece são consideravelmente melhores que as que vinham com os anteriores modelos, agora se são boas ou não, não sei. ;)
 
os corpos das slr fazem tds praticamente o mesmo. o que manda é o vidro.
de nada serve uma mark 3 com uma 18-55

se estás decidido pela slr tens que escolher um sistema. pq canon? pq n nikon? ou pentax?

pessoalmente iria para a canon 350d + 18-55 + 55-250IS ou Nikon D40x + af-s 18-55 + af-s 55-200VR
 
eu tive um bocado o mesmo dilema quando comprei a S9600... estava indeciso entre a 9600 e a 400D (cerca de 200€ de diferença). e se ainda agora ando a descubrir coisas novas e a aprender com a 9600 imagino como não seria com a 400D

a 450D possivelmente até será a minha proxima compra, mas daqui a um ano no minimo... até lá ainda posso explorar muito bem a 9600


ontopic: (vou-me esticar um bocado e aventurar-me a falar de SLRs sem grande conhecimento, só o que tenho lido aqui :P)

no caso de comprares mesmo a 450D, acho que a lente que vem no kit é melhor que a que vem no kit da 400D mas não tenho a certeza

para a opção 1, acho que uma 50-200
para a opção 2, era a 17-200 ou 28-200

mas tambem a unica coisa que sei são os tamanhos. aberturas, e afins já não é comigo :P quando tiver uma slr logo dispenso mais tempo a ler os manuais :D
 
Estive agora no ***** a fazer uma espécie de testdrive à 400D, não sei se posso esperar algo de parecido na 450D no que toca à ergonomia mas, apesar da 400D ser "maneirinha", parece-me um pouco acanhada na pega... De qualquer forma foi a que mais me agradou... Remeto estas sensações para a 450D na expectativa de encontrar algo parecido... Quanto às características técnicas, cada vez mais estou inclinado para a compra da 450D.

Quanto às objectivas estou a pensar comprar o pack tradicional com a Canon EF-S 18-55mm IS USM (já percebi que é superior ao que vem com a 400D pelo IS) e comprar à parte a Canon EF-S 55-250mm f/4,0-5,6 IS E 58...

Estojo, tripé, cartão de memória, kit de limpeza, filtros, etc. só compro depois de a ter na mão. Com mais urgência para o estojo e o cartão de memória, mas só mesmo depois de ela estar por aí...

Acham bem a escolha da segunda objectiva? Para este nível de preços e para alguma margem de zoom não vejo alternativa melhor... Talvez uma Sigma, mas não vejo um modelo da Sigma na margem dos 55-250 com estabilizador de imagem que me faça hesitar para a Canon 55-250... Se tiverem alguma sugestão...

Obrigado pelos conselhos!!!
 
jomipiro pega na d80 a ver se gostas mais.. não limites a canon.

eu nao comprei entrada de gama canon quando iniciei nas reflex porque não queria ter que tirar fotos com algo que não ficava bem na minha mão. a Nikon tem corpos maiores (excepto a d40.)
 
Por acaso também tenho uma dúvida sobre as lentes das Canon. Uma vez que as Canon não têm estabilizador no corpo, para termos uma lente estabilizada é necessário recorrer às da Canon?

É que ainda não vi (também não andei à procura exaustivamente, até porque não tenho uma dSLR) nenhuma de outros fabricantes que indicasse possuir IS.
 
Por acaso também tenho uma dúvida sobre as lentes das Canon. Uma vez que as Canon não têm estabilizador no corpo, para termos uma lente estabilizada é necessário recorrer às da Canon?

É que ainda não vi (também não andei à procura exaustivamente, até porque não tenho uma dSLR) nenhuma de outros fabricantes que indicasse possuir IS.

Nikkor, da Nikon. Procura por VR nas lentes, é o "Vibration Reduction". Isto para lentes ... Depois há as máquinas tipo as Sony que têm estabilização embutida no corpo ...
 
Bem, vou se frontal nisto, e calculo que haverá gente que não concorde com o que vou dizer, mas cá vai. Queres dedicar algum tempo à fotografia e sentes que até vais ter bastante oportunidade de praticar? Então, não penses duas vezes, dSLR é o caminho. Pelo menos saberás que desta forma nunca estarás limitado pela máquina e a culpa será sempre tua se a foto não sair bem:p

Resolvido que está o ponto do tipo de equipamento a adquirir só tens de definir o modelo. E aqui é que a coisa começa a complicar. Se não tens grande experiência acho que não precisas de uma 450D. Até porque ao preço previsto que ela tem para lançamento, mas valia logo comprar uma 40D. O que na tua situação seria overkill!

Queres um conselho? Compra uma 350D ou uma 400D se preferes Canon e aproveita para comprar uma lente melhorzinha que a do kit. Pessoalmente, até porque possuo a lente e estou muito satisfeito com ela, aconselho-te uma Tamron 17-50 f/2.8 para começar. É uma lente excelente e muito versátil que vai cobrir as tuas necessidades básicas. Se quiseres mais zoom junta-lhe uma outra num range entre os 70-200 ou 70-300.

Se não gostaste do toque da Canon nesse segmento, como disse o Jamiro, compra uma Nikon D80 que é uma excelente máquina e que tem um corpo bem maior que qualquer Canon de entrada de gama. Compra a mesma lente Tamron que te aconselhei em cima para fazer companhia à máquina e vais ver que vais ter muito por onde explorar.

Uma coisa é certa, compres um D80 ou uma 450D vais ter de perder algum tempo para começares a fazer umas fotos porreiras. Mas se estás decidido a isso...FORÇA!:p

Cumps
 
Canon EOS 450D Body & Canon EF-S 18-55mm IS 734,00EUR
Canon EF-S 55-250mm f/4,0-5,6 IS E 58 260,00EUR

Total deste conjunto body + 2 objectivas 994,00EUR


Nikon D80 Body & Tamron SP 17-50mm f/2,8 DI II
999,00EUR
Sigma 70-300mm f/4,0-5,6 DG APO Macro Nikon AF 212,00EUR

Total deste conjunto body + 2 objectivas 1211,00EUR


Entre estas duas opções estou mais virado para a 450D, só no próximo testshot que fizer é que posso ter mais certezas... Mas não reconheço à partida uma vantagem técnica na D80 que me leve a gastar mais 200 Euros... Será que estou enganado? Quanto à ergonomia tenho mesmo que repetir o testshot...

Em relação à questão 350D/400D/450D não hesito em ir para a 450D porque não quero comprar uma máquina para o curto/médio prazo e as evoluções da 450 parecem-me interessantes... Poderia poupar cerca de 200 Euros mas para além do corpo estaria a adquirir um conjunto pior uma vez que a 18-55 não é a mesma do pack da 450D. E se pensasse em comprar só o body e comprar a 18-55 IS do pack da 450D ou, por exemplo, a Tamron 17-50 perderia a vantagem de comprar o corpo mais barato (ressalvando aqui o facto de a 18-55 IS não ser a mesma coisa que a Tamron 17-50).

Todo este raciocínio foi construído por um leigo... Os entendidos que me corrijam...
 
Última edição:
...
Todo este raciocínio foi construído por um leigo... Os entendidos que me corrijam...

Eu sou suspeito, porque tenho uma Nikon D70s e estou bastante satisfeito com ela. De qualquer forma iria para o pack da D80 com Tamron 17-50 f/2.8 e ficaria-me por aí para começar. A outra lente não precisas de comprar já, podes perfeitamente comprar quando bem entenderes.

Quanto às vantagens da D80 face à 450D, deixo essa analise para os verdadeiros técnicos aqui do fórum. Mas penso que a D80 joga num campeonato ligeiramente acima da 450D. Mas deixa eu os técnicos se manifestem.

O que te posso garantir é que em termos de ergonomia, que é uma questão mesmo fundamental ao contrário do que possas pensar, a D80 é, para mim, muito superior, a qualquer canon entrada de gama. O facto de a máquina se encaixar bem na tua mão é mesmo muito importante. Esse foi o factor principal que me fez optar por Nikon e não por Canon.

Cumps

PS: Não me parece mesmo que a 450D venha ao preço que indicaste, mais que isso deve custar de certeza só o corpo, quanto mais corpo mais lente do kit. Acho que podes pôr mais 200€ em cima disso. Mas, como já referi, deixa vir os especialistas.
 
Última edição:
Antes de mais, obrigado ruimoura, pela resposta.

E jomipiro, atenta no conselho do adolfo dias quando diz que os corpos fazem todos praticamente o mesmo. Eu compreendo que optar entre algo que ainda nem foi lançado e algo que está a ser substituído por esse mesmo lançamento tem o seu impacto.

A última decisão será sempre tua, mas acho que não há nada de relevância extrema que deixes de fazer numa 400D que uma 450D permita. A não ser, assim de repente, o Live View, se não estou em erro. ;)
 
PS: Não me parece mesmo que a 450D venha ao preço que indicaste, mais que isso deve custar de certeza só o corpo, quanto mais corpo mais lente do kit. Acho que podes pôr mais 200€ em cima disso. Mas, como já referi, deixa vir os especialistas.

Está para pré encomenda a esse preço... Por isso...
 
a 450d apntas com uma lente.. e a d80 com outra. faz o pack da 450d com a tamron da d80 e ve o preço final :)
Eu só fiz esta comparação com lentes diferentes porque a 450D só existe em pack (pelo menos para já), com a 18-55 IS... Já sei que a Tamron tem um f melhor, mas será a 18-55 IS assim tão inferior? Reparem que não é a 18-55 standard do pack da 400D. E pelo que li as diferenças vão para além do IS...
 
Back
Topo