4790k overclocking

JPgod

Moderador
Staff
Bom, depois de quase 5 anos de Ivy Bridge, arranjei um 4790k.

Sei que o rende agora tem "lake's" e "zen's" mas é o que se pod€ arranjar.

Só que isto parece ser um bixo algo indomável :D

O Setup
- 4790k
- Asus Z97m Plus/BR
- 2x 8 GB Gskill 2133 mhz
- Corsair H100i com 2 Corsair SP120
- GTX 970
- Fonte Antex 750W
- Caixa Corsair 350D

Não pretendo nada "extremo", pretendo um patamar de clock "baixo" pro dia-a-dia com baixo consumo e ruído e um intermediário se precisar de fazer algum render ou encoding pesado, ou seja
- Baixo consumo: 4.0 a 4.2
- Max performance: 4.5 à 4.7

O primeiro patamar e fácil, num teste rápido de Linx parece aguentar 4.2 com apenas 1.05v fixos na BIOS. Temperaturas de 65-70 graus a full e 30-35 em idle.

Já os 4.5 Ghz tentei a 1.2xx, o core mais quente bate nos 85 graus e o sistema desliga! Isso a rodar o benchmark do POVray.

Agora... Estas temps com um cooler destes, com temperatura relativamente baixa (22 graus) é um bocado assustador. Ainda se fosse um vcore abusado como 1.4, mas 1.2 é o vcore que o sistema aplica com tudo em default...

Tive a ler a review do Anandtech e 4.5 faz a brincar com temps mais baixas que isso. Só tiveram temperaturas assustadores a 1.45v

Tive o cuidado de montar bem o bloco e a massa térmica. E olha que arrefecimento do radiador tem, as fans no máximo sai um fluxo de respeito e mesmo a puxar pelo "Linx" o ar sai fresco...

Será que terei mesmo que fazer delid mesmo para um overclock moderado?

tou a ver que só terei temps boas se fizer isto: :D

attachment.php


Sinceramente, a intel fazia melhor figura vendendo os CPU's "K" sem IHS e com um retenção destas.

Se bem que com o meu cooler não dá, porque vai apoiar nos condensadores e naquele parafuso maior.
 
Última edição:
Tive uma situação parecida ha uns tempos com esse mesmo cpu. Tive de fazer delid e resultou. Antes nao conseguia sair dos 4.1 ou 4.2 agora estou em 4.6GHz. Outra coisa é que esse cpu é muito quente mesmo.
 
Fizeste direct die cooling ou voltaste a fechar o CPU com massa térmica melhor?

a tal "liquid pro" que não tenho aqui, muito caro no Brasil (50 €!)
 
Última edição:
O fechar da retenção é suficiente para manter tudo quieto no lugar? qual foi o ganho de temperatura?

Fiz uns benchs rápidos para comparar o 3570k vs 4790k ao mesmo clock (4.1 ghz, memorias iguais)

Single thread de 5 a 12% de ganho
SMT de 16 a 83%! :wow:

Daí que se desse para puxar um pouco mais para encoding de video era excelente. Do resto 4.1/4.2 pro dia-a-dia é muito bom.
 
Qual foi o método de delid que fizeste? Eu tenho um medo do caraças, um erro, riscas o PCB e são 250 € pro lixo! E se calhar com massa térmica normal (uma da noctua) os ganhos serão pequenos.

Eu gostava de usar o direct Die como acima, mas como a altura do CPU fica menor, o meu AIO vai apoiar nos condensadores junto do socket.

Ontem testei a 4.2 Ghz 1.085v. Rodei 10 runs de LinX e atingiu 90 graus no core mais quente e 70 no menos quente! E com um vcore e clock baixo. Se usar o prime95 em modo "small FFT" dispara aos 85 graus em 2 segundos e carrego logo no "stop" :D

No handbrake por exemplo, a converter um video para H265, fica a "apenas" 64/58.

Qual o vcore que usaste a 4.2 e agora a 4.5?
 
Essa do direct die nao conhecia, mas parece-me que da demasiado trabalho quando um "simples" delid funciona. Mesmo que uses massa térmica normal.
Deixo aqui o link quando expus a minha situação.
 
Esses coolers aio tb nao sao nada de especial , as bombas sao fracas e o fluxo de agua baixo . Ainda tenho o meu por abrir mas consigo o manter nos 70 e picos quando está no maximo com 1.29v . No 3570k ganhei uns 25°c com o delid em full load com o mesmo wc . Cheguei a usar com ihs solto mas também é facil de comprar silicone para juntas (auto) e deixá lo impec . Direct die era uma hipotese mas na altura de vender vai ter que se gastar dinheiro para fecha lo . Quanto aos clocks que procuras acho que faz mais sentido deixares o speed step ligado e usares voltagem em modo off set . A grande vantagem que tens é que desta forma se tiveres a usar pouco cpu ele vai subir conforme a necessidade assim como a voltagem e mesmo assim em idle vais estar nos 800mhz com baixo vcore
 
Última edição:
redeyes 36, o teu CPU é irmão do meu? É que também o core 0 é o mais quente e o 4 mais frio e com gaps de 20 graus!

No core temp o máximo registrado:
0 - 90
1 - 85
2 - 74
3 - 70

Em idle fica nos 30 e picos, com uma fan do AIO a 800 rpm e a outra desligada.

Direct die era o ideal, provavelmente as queda de temperatura são expressivas. É pena que os CPUs entusiast a Intel/AMD não os vender sem IHS e incluir uma retenção especial com a imagem que coloquei no post inicial que oferece segurança.

Eu sei que o um AIO não é grande coisa, mas tem a vantagem de ser muito simples e pratico, oferecer um layout interior na caixa mais clean, performance de um cooler tower grande e sem ter um peso enorme na board. Um custom WC está fora de qu€stão, até ultimamente quero coisas simples que funcionam e não perder horas à volta do cooling.

Mas que ter temps destas é desanimador lá é. Até retira vida útil ao chip.

Provavelmente deve ter o core 1 e 0 sem massa termica ou afins. Vou tentar o delid assim que tiver as ferramentas "certas".

o método do torno mete medo...
 
Última edição:
O meu antigo 4790K tambem era quentinho... Acabei por nao fazer delid, mas o novo dono fez e consegui baixar as temperaturas em ~17C em full load e ~5C em idle...

Recomendo-te a fazer o mesmo... E nao faz direct die, nao te compensa o risco (basta uma diferenca de pressao no Die por parte do cooler para o mesmo estalar!!)... A diferenca de temps nao e tao grande que justifique o risco!

O metodo do torno e seguro, mas recomendo que gastes uns ~10 euritos num Delid tool. Nao faltam por ai alguns razoaveis a esse preco!
 
Direct die está fora de questão. Só é viável com o "die guard" que mostrei e usar um WC custom com um bloco pequeno com uma montagem que permite distribuir a pressão de modo uniforme.

o delid tool que no Brasil deve ser muito carro arrranjar. Vou é tentar importar pelo ebay e esperar 3 a 6 meses...
 
Fiz ontem delid ao meu 4770K. melhorou muito, mas vou arranjar uam massa temrica que é a thermal grizzly (não a de metal, a normal), dizem que sem ser metal liquido é do melhor que se arranja.
Mesmo com delid e com um h80i GT estou a ver 80c a 1.35v, antes do delid via 100c praticamente, ja assim melhorou muito.

O que me chateia mais é, assim que ligo o sistema de manha vejo temps no cine maximas de 66c, depois de varias testes começa sempre a subir e a subir ate ver 80c.
Parece que à medida que o cooler aquece perde performance.
Isto tudo no maximus vi hero com o h80i gt com duas sp120 performance no maximo.
 
Fiz ontem delid ao meu 4770K. melhorou muito, mas vou arranjar uam massa temrica que é a thermal grizzly (não a de metal, a normal), dizem que sem ser metal liquido é do melhor que se arranja.
Mesmo com delid e com um h80i GT estou a ver 80c a 1.35v, antes do delid via 100c praticamente, ja assim melhorou muito.

O que me chateia mais é, assim que ligo o sistema de manha vejo temps no cine maximas de 66c, depois de varias testes começa sempre a subir e a subir ate ver 80c.
Parece que à medida que o cooler aquece perde performance.
Isto tudo no maximus vi hero com o h80i gt com duas sp120 performance no maximo.
isso não é o cooler perder perfomance..isso tem a ver como o calor interage com a água vs como interage com o ar

ve isto para perceberes
 
Ja vi esse video, mas isto é frustrante, a mx4 não é assim tao ma e nao creio que a thermal grizzly va trazer os resultados que pretendo.

Nao estou contente com delid a 1.35v estar a 80c.
 
Ja vi esse video, mas isto é frustrante, a mx4 não é assim tao ma e nao creio que a thermal grizzly va trazer os resultados que pretendo.

Nao estou contente com delid a 1.35v estar a 80c.
só queria falar sobre o ele perder perfomance após aquecer porque é assim que os aio e watercooling funcionam vs os air cooling
quanto aos resultados que obtens é veres outras pessoas que tenham feito o mesmo que tu e comparares com os resultados deles.
 
só queria falar sobre o ele perder perfomance após aquecer porque é assim que os aio e watercooling funcionam vs os air cooling
quanto aos resultados que obtens é veres outras pessoas que tenham feito o mesmo que tu e comparares com os resultados deles.
O que acontece é que praticamente todos que fazem delid aplicam metal liquido no die e eu estou com simples mx-4...
Vou buscar a tal thermal grizzly normal para ver no que dá, supostamente é bem melhor que a mx-4.
 
O que acontece é que praticamente todos que fazem delid aplicam metal liquido no die e eu estou com simples mx-4...
Vou buscar a tal thermal grizzly normal para ver no que dá, supostamente é bem melhor que a mx-4.
pois é que em termos disto acho que o melhor que fazes é tentar replicar as condições que alguém tenha feito e ver se obtens os mesmos resultados tendo sempre em conta o cooler que tens vs os dessas pessoas e atenção a temperatura do local onde te encontras que tb é importante

se os resultados forem semelhantes não podes fazer muito mais que isso
 
De momento uso a 4.2 1.1v. Esta voltagem é normal ou já elevada para esta frequência. Ele parece aguentar bem a 1.085, mas é só para garantir.

Eu entretanto remontei o h100, desta vez com Artic MX-2 e tive uma pequena melhoria em relação à pasta Noctua que usei antes. Não acredito que a Noctua seja tão ruim, mas é uma pasta com 5 anos se calhar já degradou... A MX-2 é um tubo semi novo com 1 ano.

Ainda assim a correr um teste de "Linpack" como o LinX atinge os 80 graus no core mais quente, mas se usar o Prime95 no modo smallFFT, em 2 segundos está a 90 graus e 2 segundos depois o sistema desliga. :wow:
Ou seja para testar estabilidade posso atirar tudo menos o prime95, que nem em vCore baixo é estável.

Segundo a intel tem garantia até 25 de Setembro, porém não tenho fatura do CPU para tentar um RMA. É estranho fazer RMA de um CPU por aquecer demais, mas já o fiz no passado e foi aceite.

Ou seja tenho um exemplar que deve ter o TIM completamente degradado

Agora será que a placa mãe tem uma palavra a dizer? Eu não comprei uma board "supra sumo" embora seja Z97, o circuito de alimentação é simples, pelos vistos de apenas 4 fases.

aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9XLzUvNTQwMjkzL29yaWdpbmFsL0FzdXMtWjk3TS1QbHVzX1Byb2R1Y3RfMDEuanBn


Como não pretendo overclock a voltagens enormes penso que não devia ser problema... Fora que esta é a placa mãe Z97 LGA 1150 mais popular e barata no Brasil, até porque é fabricada aqui, logo o preço fica mais em conta e ainda por cima encontrei uma nova zero km!

Uma que gostei muito foi a "TUF" Gryphon, mas as poucas que encontrava usadas tinha preços exagerados... E algumas vinham incompletas sem o armor, espelho...

Ja vi esse video, mas isto é frustrante, a mx4 não é assim tao ma e nao creio que a thermal grizzly va trazer os resultados que pretendo.

Nao estou contente com delid a 1.35v estar a 80c.

Estes 80 graus é em que condições?

Segundo a assinatura tem o mesmo cooler que eu e pelos vistos não impede de ter um animal destes a 4.7 ghz :002:

A questão do delid é que não tenho pasta de metal líquido, que como devem imaginar no Brasil é terrivelmente caro, mais caro que o delid kit!

Se calhar mesmo a MX-2 é capaz de funcionar bem se o problema for um TIM degradado.
 
Back
Topo