4790k overclocking

Isso não é normal @JPgod. Eu tenho o meu 4790K a 4.6 com 1.32 se não me engano e a correr prime95 não chego a Tmax, fica-se pelos 80s altos. Isto com um NH-D14..

Delid nisso! Não consegues mandar vir o material de fora? Tipo USA? Não sei bem como são as coisas aí no Brasil.
 
Vir do USA não dá. O ebay não só tem portes incrivelmente caros como já coloca os impostos todos em cima.

Bom 4.6 a 1.32 deve destruir o meu CPU instantaneamente :002:

Nisso usar um cooler stock ou WC é igual, vai aos 90 graus logo.

Agora ontem testei o stress test do Aida 64:

Se usar o teste completo, fica nos 60-65 graus, se usar o FPU fica nos 75 máximo... Só mesmo o prime95 que aquece como o raio...
 
Última edição:
O delid tool não vale a pena. Encontrei um tipo a vender a 22 € já com portes (ele mesmo deve "imprimir" aquilo), já a C. liquido pro que já é algo cara, perto de 200 reais (55-60€).

Também já vi gajos a revender um "kit", ou seja com pasta já usada, mas ainda com algum volume e o delid tool, embora só vi para kaby lake...

vou ver se compro pelo menos o delid tool para testar.
 
Numa semana fiz delid a um 4770K e a um 4790K com um x acto, correu tudo bem nos dois.
O meu 4790K faz 4.7ghz a 1.325v, nada mau, mesmo delid continuo a ter temperaturas altas (hoje foi um dia muito quente, nem se podia andar na rua).
Ele anda a crashar a 4.8ghz pois ja chega aos 80c.
Nao usei metal liquido, usei thermal grizzly kryonaut normal.
Screenshot_1.png
 
Resolvi puxar um pouco mais, 4400 mhz @ 1.15v.

Não gosto de testar num só programa, rodei vários programas e deixo aqui o gráfico de temps:

6-_pGlJiVeGbtfYO1EgG2X_SoBm_LF_Ex6DIVHX4LMo


https://www.dropbox.com/s/ruu67pahyyytogy/temps.png?dl=0

Será suficiente? o que posso usar para testar estabilidade sem ser "power vírus"? O teste de CPU Aida64 ai uns 20-30 min servirá?

Ou seja:
- Programas normais (wprime, povray, cinebench) ficou nos 65 graus, com pouca diferença entre o core 1 e 4, portanto temps aceitáveis. O teste de estabilidade completo do Aida 64 também ficou nestes intervalos.
- Teste de FPU do Aida 64 e o LinX atiram-se logo acima dos 85, chegando a bater nos 92 graus de máxima registrada, mas não deu qualquer instabilidade nos quase 15 minutos que ambos rodaram.
- O prime95 Small FFT está noutra liga, sobe quase de imediato a 100 graus (nem sequer deu tempo para ficar no gráfico dado que parei logo nos 2 segundos, vi pelo Intel XTU) e o CPU começa a dar throttle. Não continuei o teste, mas de certeza teria reiniciado uns 2 ou 3 segundos depois.

Em ambos os casos de "power vírus" há uma diferença considerável entre o core 1 e 4, que no Linx foi de 20 graus! Ou seja enquanto um core bateu nos 92 de máximo, o outro ficou nos 72, ou seja este core está com temps até aceitáveis!

Portanto disso tudo o vcore máximo seguro que posso usar é de 1.15v, acima disso até é perigoso! No Verão terei que provavelmente ficar nos 4.0 num máximo de 1.00x ou algo assim enquanto não tiver o delid.

Agora, compensa fazer o delid sem ter uma massa térmica "metálica" como a C. Liquido Pro ou Thermal Grizzy?

EDIT: Bom, no Prim95 modo "blend" dá BSOD, vou ver se aguenta tudo (excepto os power vírus) a 1.175v.
 
Última edição:
Vou ter que o reinstalar então :002:

E realmente me lembro que tive que subir um pouco o vcore do meu antigo 3570k por causa dele.
 
Compensa o delid mesmo sem metal líquido. Estou a usar. O 4790k com delid sem metal. 4.7ghz 1.325v máximas de 68-70c a fazer cinebench.
 
Bom, ontem fiz encode de um video no premiere pro num total de 3 horas e sem problemas! Temperatura máxima 71 graus, 4.4 @ 1.175v. Nem mexo mais por enquanto enquanto não fizer o delid.

É um bom ganho face ao "auto", que deixava o vcore por volta de 1.250 e mesmo em benchs normais ia aos 80 graus!

Com o delid se calhar poderei até abaixar ai para 1.150 (aguentou todos os testes acima embora no prime95 ficou instável, logo subi um pouco para garantir).

Agora vcores de 1.3+ que me mete medo, especialmente pelo consumo...
 
Última edição:
A ironia que o meu 3570k @ 4.1 1.075v também quase batia nos 70 graus :D

era outro a pedir um delid...

Bom 4.8 Ghz tens ai um CPU impecável! Claro que este vcore mete medo e o consumo nem quero pensar. Tens necessidade de tamanho clock? :D Só usava isso se fosse preciso um render ou encoding demorado.

Bom é estas memorias a 2400, ui ui :D São de origem a 2400?

Agora, sabes dizer o vcore com clocks menores?

Dos meus testes

4.1 - 1.05v
4.2 - 1.085 à 1.1v
4.4 - 1.15 à 1.175v

Ou seja, não sei dizer se é "bom", "normal" ou "mau".
 
Desci para 4.7ghz para aquecer um bocado menos, realmente nao tenho necessidade dos 4.8ghz.
As memorias são 2400mhz de origem e ajuda imenso, eu a 4.8ghz ja tirei 995cb no cinebench r15, é muito para 4.8ghz.

4.7ghz estou agora a 1.325v, e isto nao aquece nada, quase nao bate nos 70c.
 
1000 é mesmo um valor brutal, o máximo que consegui foi 930 quando testei a 4.5...

A 4.4 acho que fica nos 900.

As memórias que tenho é 2133 mhz, mas nem pensei em puxar mais. Só ativei o XMP e deixei anda, já dá uma largura de banda considerável (chega ser melhor que um sky/kabylake a 2133 mhz).
 
No teste de memorias do aida64, estas tiram 36000mb/s no primeiro campo, as 2133mhz tiram 30000mb/s.
Ainda é uma diferença consideravel.
 
Bom, depois deste tempo, as temps pioraram bastante, por isso já tenho um delid kit à caminho!

Tenho temps de 100 graus no Prime95 26.6 blend com delta de quase 30 graus pro core mais frio e mesmo em uso diário ultrapassa 80, isso em 4.4 1.18v

Alguma dica de como proceder?
- Limpar o CPU, especialmente a borracha
- Tenho uma Artic MX2, chega para abaixar as temps? pastas "metálicas' são extremamente caras no Brasil.
- A pressão do socket chega para manter tudo no lugar? ou devo comprar silicone e fechar?
 
Bom, depois deste tempo, as temps pioraram bastante, por isso já tenho um delid kit à caminho!

Tenho temps de 100 graus no Prime95 26.6 blend com delta de quase 30 graus pro core mais frio e mesmo em uso diário ultrapassa 80, isso em 4.4 1.18v

Alguma dica de como proceder?
- Limpar o CPU, especialmente a borracha
- Tenho uma Artic MX2, chega para abaixar as temps? pastas "metálicas' são extremamente caras no Brasil.
- A pressão do socket chega para manter tudo no lugar? ou devo comprar silicone e fechar?
Não sei qual é o teu cooler mas a ekwb vende um kit para utilizar o bloco sem o heat spreader. Assim so precisas de massa tipo mx4, era o que eu faria.
 
delid feito, max temp 71ºc, delta entre os cores: 2ºc.

E isso com uma pasta normal, Artic MX-2, com LM deve ser o que? menos 10?

EDIT: 4.5 ghz com +0,015 overvolt, 20 min de prime, max temp: 83 graus.

Ok, não mexo mais.
 
Última edição:
Back
Topo