Avaria 4790k Sobreaquecimento - Foi para reparar e agora?

Kike Tunes

Power Member
Boas Pessoal,

O meu Intel 4790k começou a aquecer muito com operações pequenas tais como ver um video em HD enfim... enviei para reparar e conclusão deram-me uma nota de crédito no valor do processador, o problema é que aparentemente o processador está esgotado(ficaram de confirmar com os fornecedores, não acredito que tenham pois está esgotado à mais de 1 mês) e terei de optar por outro processador, downgrade está fora de questão, e pelo preço o que vi que mais se adequa ás minhas necessidades é o 7700k... a questão é que é um socket diferente... 1151... ou seja, as memórias que tenho DDR3 16gb 2400 para esta build é "lixo" vou ter de comprar Mob e Ram... além do dissipador que este não trás de série(o outro tinha apesar de ser K) conclusão, eu sou obrigado a pagar do meu bolso uma avaria que aconteceu no processador? Eu no mínimo são 450 euros... alguém sabe de alguma lei à cerca disto?

Então o que pensei como estou desactualizado, alguém me consegue dizer uma board ou dizer um site onde possa consultar boards socket 1151 com as características parecidas com a minha Asrock Z97 Extreme 4 que é socket 1150? Com as memórias é fácil é só ver a velocidade mas em DDR4...(esta parte não queria dizer até porque ainda não falei e não quero que fiquem com má impressão da loja mas para perceberem quais são as boards abrangidas para comparação, a loja é a *****, com quem sempre tive uma excelente experiência, até esta altura...)

Isto porque, esta a pensar em propor fazer o seguinte, depois de ver o valor de total das coisas que vou necessitar para ficar com o computador a funcionar(pela mudança forçada) estou a pensar em sugerir que a empresa que me forneceu as peças pague metade do valor só pelo facto que é um UPGRADE(apesar de achar que é injusto...) o que me dizem desta sugestão? Mais uma vez se alguém souber de alguma lei que diga que vou ficar agradecido...

Já agora, se fosse com vocês o que faziam?

Caso ainda haja o processador, 4790k ficavam com esse ou trocavam pelo 7700k e assumiam o gasto de 450/500 euros que não estavam à espera e diziam adeus a um S8 que estavam a pensar em comprar?

Se calhar fui muito extenso...

Espero estar(o post) no sitio certo pois sou um bocado nabo nessa parte :S

Desde já obrigado a todas e quais quer respostas construtivas

Adoro este forum por ter pessoas top e recomendo quando me perguntam por um bom forum de Informática e Tecnologia em Geral!

Grande Abraço a Todos! :)

P.s.: Eu sabia que se fizesse Delid muito provavelmente resolveria o problema, detalhe, nunca Delid (apesar de ter comprado a pasta para o fazer)fiz e este processador em especifico tem 3 anos de garantia, aconteceu com 2 anos e 3 meses daí ter activado a garantia.
 
tenta arranjar um 4790, ficas sem overclock mas ao menos se tiver na loja só perdes o OC. de resto a performance continua muito boa
 
@Kike Tunes passa por aqui: Lei das Garantias para uso não profissional (bens e serviços para consumo).
Se estamos a falar em período de garantia legal e se o aparelho na compra não foi faturado em nome de uma empresa ou similar, o que tem que acontecer é a resolução do contrato de compra e devolverem-te a totalidade do valor pago. Se não dá para reparar nem para substituir dentro do período máximo legal de 30 dias só têm que te devolver o dinheiro.
No link tens o necessário.

Qualquer coisa diferente disso é invenção da loja e estás a ser enganado, inclusive a história da nota de crédito porque isso é contra o que diz a lei. Passa por aqui Questões frequentes sobre garantias para consumo (continuação) e espreita "- Na resolução de um contrato de compra, deverás receber o valor em dinheiro ou vales de compras ou similar?" pois tens lá toda a explicação e indicação das leis aplicáveis.
 
@Kike Tunes passa por aqui: Lei das Garantias para uso não profissional (bens e serviços para consumo).
Se estamos a falar em período de garantia legal e se o aparelho na compra não foi faturado em nome de uma empresa ou similar, o que tem que acontecer é a resolução do contrato de compra e devolverem-te a totalidade do valor pago. Se não dá para reparar nem para substituir dentro do período máximo legal de 30 dias só têm que te devolver o dinheiro.
No link tens o necessário.

Qualquer coisa diferente disso é invenção da loja e estás a ser enganado, inclusive a história da nota de crédito porque isso é contra o que diz a lei. Passa por aqui Questões frequentes sobre garantias para consumo (continuação) e espreita "- Na resolução de um contrato de compra, deverás receber o valor em dinheiro ou vales de compras ou similar?" pois tens lá toda a explicação e indicação das leis aplicáveis.

Wowww... tinha acabado de ver as 2 respostas anteriores no tlm e vinha agradecer e quando loguei no pc tinha aqui esta resposta, muito obrigado!!!

Vou passar nos links já já mas a questão é que uso para streaming e render, não estou interessado em fazer um downgrade por essa razão mesmo, e sim foi comprado em nome particular, mas pelo que percebi pela mensagem(sem ir aos links) vou ficar entalado e vou ter de assumir os custos sozinho se fizer o upgrade... basicamente este bem por estar descontinuo implica a compra de outros 2 bens e a pessoa que tem a avaria desse bem assume os custos dos 2 bens complementares para o funcionamento de um conjunto de bens, esquisito... O.o

Bem mas vou ler, qualquer das maneiras se assim for já não me espanta as leis nunca protegem as empresas(onde é que está o emoji do pinókio? lol)!

Esta situação faz-me pensar nisto(apenas como exemplo), compras um carro 1.5cc, o motor avaria na garantia, vais à marca e dizem, bem não existe mais esse motor, vamos lhe dar o dinheiro dele, temos aqui uns motores top 1.1cc epahh espectáculo, caso contrário compra um carro novo... sabendo tu antemão que vais precisar de um carro para auto estrada(requer mais cc...)
(desculpem o desabafo... :S)

Mais uma vez muito Obrigado @mbarbedo
 
@OZONE_
Muito obrigado por ter chamado a pessoa certa! Grato! :)

@pedrodbo
Obrigado pelo comentário, mas a verdade é que quando por exemplo tu és de Lisboa e precisas de ir ao Porto constantemente compras um carro de alta cilindrada e confortável garanto-te que já mais mudas para um de baixa/média cilindrada e/ou desconfortável, eu digo isto porque eu não sou usuário "normal" eu puxo pelo processador todos os dias várias vezes por dia, com render e Streaming de várias horas, percebes? Daí eu dizer que não estou interessado em downgrade :S

Muito Obrigado pelos comentários, continuo super satisfeito e a recomendar com este forum por pessoas como vocês!

Grato
 
Nota, podes sempre solicitar garantia via site da Intel. Desde que o produto nao seja OEM tens 24 meses de garantia pela Intel...

O processador já chegou à Intel faz 1 mês, mas este processador em especifico tem garantia de 3 anos, e o 7700k também tem(por acaso vi... quer dizer ando a namorá-lo lol)

Gracias pelo comentário :)
 
O processador já chegou à Intel faz 1 mês, mas este processador em especifico tem garantia de 3 anos, e o 7700k também tem(por acaso vi... quer dizer ando a namorá-lo lol)

Gracias pelo comentário :)
Tens a certeza disso?! E que ainda a semana passada fiz RMA de um e recebi um novo em casa passado 2 dias!
 
Tens a certeza disso?! E que ainda a semana passada fiz RMA de um e recebi um novo em casa passado 2 dias!

Quem me disse foi a loja(partindo do princípio que as pessoas da loja mão me mentiram, ao fim de 1 2 dias estava na Intel...), eu sei que se for dentro de um prazo razoável até mesmo depois dos 15 dias, talvez com um mês de compra na Intel nem olham para ele substituem logo, assim tenhas o comprovativo de compra e tudo certinho...
 
Quem me disse foi a loja(partindo do princípio que as pessoas da loja mão me mentiram, ao fim de 1 2 dias estava na Intel...), eu sei que se for dentro de um prazo razoável até mesmo depois dos 15 dias, talvez com um mês de compra na Intel nem olham para ele substituem logo, assim tenhas o comprovativo de compra e tudo certinho...
Com a intel nao precisas de nada a nao ser dos codigos da box do CPU! Nao te pedem factura nem nada!
 
Sempre às ordens, não sei como foi o pagamento, mas pelo que sei, a loja em questão tem que reembolsar da mesma maneira como pagaste, notas de crédito não é válido, se estou enganado o @mbarbedo pode esclarecer.
 
Sim por lei o reembolso é efetuado na mesma forma de pagamento, sendo que se não possível devolver a forma de pagamento efetuada impõe a lei que tem que ser em dinheiro.

---

Vou passar nos links já já mas a questão é que uso para streaming e render, não estou interessado em fazer um downgrade por essa razão mesmo...
O meu problema é o mesmo dos juízes que julgam os processos em litígio, ou seja, olhamos para estas coisas escritas e ficamos sem saber se estás a falar do tempo, de futebol, de computadores ou se me estarás a insultar ou a oferecer um milhão de Euros! :D
A sério, é um pincel tremendo para um gajo do direito ter que ajuizar coisas técnicas de áreas que desconhecemos, o que fazemos sempre é chamar as pessoas e pedir a eles que nos expliquem muito devagarinho a situação e os pormenores para ver se conseguimos perceber o problema e a situação de forma a podermos ajuizar. Mas verdade seja dita, muitas vezes ficamos sem saber sequer metade e vamos sempre decidir pelos detalhes técnicos mas da lei.

No teu caso específico o que preciso de saber é: compraste o computador completo nessa mesma loja ou foi só a peça avariada? E por isto entende tudo comprado em conjunto.
Isto porque se compraste tudo lá em conjunto o que passa a ter lógica de acontecer é entregares tudo o que foi comprado e receberes o dinheiro de volta. Por exemplo se eu compro um carro e se avariam as rodas (avariar as rodas lol) ou o motor e se não têm rodas ou motor para me dar, pois não mais há a fazer do que ficarem com o carro de volta e me devolverem o que paguei por ele.

Nota que se tiveres algum prejuízo resultante do fornecimento de um bem defeituoso tens o direito a ser ressarcido de qualquer dano. No post das minutas de cartas Minutas de cartas sobre garantias para uso não profissional (bens e serviços para consumo) vai a "- Minuta de pedido de indemnização dos danos patrimoniais e não patrimoniais resultantes do fornecimento de bens ou prestações de serviços defeituosos" e tens lá todos os pormenores necessário. Falo isto para o caso de teres comprado em separado e ires ter algum prejuízo por causa disso.
 
@OZONE_
Muito obrigado por ter chamado a pessoa certa! Grato! :)

@pedrodbo
Obrigado pelo comentário, mas a verdade é que quando por exemplo tu és de Lisboa e precisas de ir ao Porto constantemente compras um carro de alta cilindrada e confortável garanto-te que já mais mudas para um de baixa/média cilindrada e/ou desconfortável, eu digo isto porque eu não sou usuário "normal" eu puxo pelo processador todos os dias várias vezes por dia, com render e Streaming de várias horas, percebes? Daí eu dizer que não estou interessado em downgrade :S

Muito Obrigado pelos comentários, continuo super satisfeito e a recomendar com este forum por pessoas como vocês!

Grato

Eu percebo isso e posso dizer-te que o downgrade não era assim tão grande.. se tinhas o teu 4790k a 4.4ghz por exemplo, o 4790 faz 4.0ghz em turbo...é um ligeira diferença mas se não queres dar upgrade agora e gastar 500€ numa nova plataforma era a melhor solução caso não consigas um 4790k novo da loja.

De qualquer forma se deres upgrade e já que falaste em streaming compra um Ryzen 7 1700/5 1600 que é muito melhor para streaming+gaming do que um 7700k
 
Eu percebo isso e posso dizer-te que o downgrade não era assim tão grande.. se tinhas o teu 4790k a 4.4ghz por exemplo, o 4790 faz 4.0ghz em turbo...é um ligeira diferença mas se não queres dar upgrade agora e gastar 500€ numa nova plataforma era a melhor solução caso não consigas um 4790k novo da loja.

De qualquer forma se deres upgrade e já que falaste em streaming compra um Ryzen 7 1700/5 1600 que é muito melhor para streaming+gaming do que um 7700k

Viva... tenho estado a tirar um mestrado em AMD à conta do marafado do @VelhoDoRestelo (kidding) e segundo pelo que vi, gaming não será o forte destes processadores por as produtoras maioritariamente fazem jogos para correr em menos cores que no caso a AMD oferece em comparação à Intel, o detalhe é que a Intel tem mais potencia por core, o que faz com que tenha melhor desempenho em jogos que os AMD, aliás esse será talvez o factor que ainda me deixa balanceado, em rendering sim são mais fortes que os Intel em comparações "directas"... em streaming eu também partilho dessa mesma ideia mas há quem diga que só compensa para altas resoluções tais com 1080 60 fps(no caso da twitch)... No entanto eu acho que qualquer que seja a situação será melhor teres um processador que te dedique cores para tarefas distintas, no caso, jogar e stream, etc...

Pessoal se de alguma forma o que disse estiver mal aproveito para dizer que adoro aprender, mas isto foi a informação que recolhi com as minhas pesquisas através de várias opiniões que vi... Acho que posto isto, como Streamo e faço Render constantemente acho que já me decidi, só não sei, 1700, 1700 X ou 1800 X e depois adaptar a board, que em principio estou a ver o chipset que acho que mas se adequa talvez seja o X370... Secalhar tenho de abrir um novo post, não? O.o

Muito Obrigado por todos os Posts são todos muito top, não respondi de imediato porque andei em pesquisa exaustiva, visto que quero ver esta situação resolvida para ontem...

Estou muito grato a todos!
 
Podes abrir um post na zona das aquisições e upgrades, este era mais para tirar a dúvida. Defines um orçamento e o que vais fazer para o pessoal ter noção do que aconselhar.

Tens razão no que toca ao Ryzen mas depende muito dos jogos, há jogos em que a diferença de FPS é 1-3, noutros 5-10 mas nunca passa daí. Overall os Ryzen são melhores porque têm mais cores e threads e por isso terão mais longevidade. O único "problema" é que têm ligeiramente menor single Core power que Intel para jogos. Os Ryzen que se recomendam são os 1600/1700/1400. Normalmente os X não compensam porque todos os Ryzen conseguem chegar a overclocks semelhantes (3.7-4ghz) sendo X ou non X e com uma B350. A X370 é melhor mas não tem ganhos de OC que compensem o investimento ( só se quiseres features que não tenha numa B350)
 
Back
Topo