4870 1GB ou 4890 1GB ????

apesar de todas as voltas que já dei, não consigo encontrar em lado nenhum a eficiência energética das NOX

já uma vez lancei o desafio de abrirem uma thread para se discutir fontes de alimentação, em vez de transformarmos todas as threads que falam em fontes, numa guerra
 
As OCZ ModXtream de 600W são modulares e mais baratas.

mxsp_wattage_charts.jpg



504w nos 12v para um CF de 4890? :rolleyes:
 
Pois, confesso que não tenho bem a certeza que dê.
http://www.techpowerup.com/reviews/ATI/HD_4890_CrossFire/23.html
A esse valor ainda se desconta o que vai para as outras linhas. Dará uns 370/380W necessários nos 12v.
É preciso é que as amperagens dêem. 300W para uma HD4890 e processador talvez dêem.

apesar de todas as voltas que já dei, não consigo encontrar em lado nenhum a eficiência energética das NOX
Neste site falam em 72%: http://www.cybersource.pt/loja-online/nox/202-fonte-nox-urano-series-600w-12cm-sli-atx.html
 
Última edição:
Se não sabes do que falas mais vale estares calado. a fonte é de 700W e TEM 600W nos 12V!!!

Isto significa que debita 50A de corrente nos 12V! Mais concretamente 18+18+18+20 Max em cada rail, dos quais ela debita 50A no conjunto dos 4.

NOX70005.jpg


Estiveste com um multimetro a verificar o quantidade amperes que a fonte debita??? ou se a mesma é estável quando se encontra em load???

epa voces defendem fontes rascas e tudo bem...os pcs sao vossos se derem o berro azar...ja tiveste com uma fonte nox aberta a tua frente??? epa e que se nao tiveste mais valia tares tu calado....nao foi a ti que uma destas fontes te levou um pc por esse meu amigo ter o mesmo pensamento que o teu...monta um pc todo xuning e tal e passado meio ano tava a trocar os componentes que esse GRANDE fonte de 700 WATTS que debita 50 Amperes combinados levou atras dela...

e agora ficamos em que?

nox urano 700W ou uma corsair vx-550?? eu acho que optaria pela corsair e de certeza que tem menos amperes que a nox...mas uma coisa é dar 80 euros por uma fontezeca de 700w do 1,5€ outra completamente diferente e dares 80 euros por uma de 550w BOA que nao leve pcs atras dela...
 
ou seja

se de 600W combinados na linha dos 12V, colocarmos os 72%

432

se descontarmos a queda por temperatura, mesmo não sendo linear, se calhar estamos a chegar ao ponto ideal para percebermos a situação das fontes

num dia quente de verão se calhar nem 350W ela consegue debitar, para além de estar a trabalhar em esforço e nos limites, o que pode levar mais facilmente a uma falha

eu não sou nem de raspão entendido em electrónica, isto são apenas contas "á merceeiro"
 
Exactamente. Pode tirar da parede 833W para fornecer 600W.
Isso não quer dizer nada em termos de potência, diz apenas que há um grande desperdicio.
No site do clube do hardware (brasileiro) testaram a OCZ de 600w e ela conseguiu fornecer 711W. Se isso medisse a eficiência teria eficiência acima dos 100% (como ela tem eficiência à volta dos 80% isso significa que foi buscar à ficha mais de 800W).
A perda de eficiência resulta principalmente, pelo que tenho lido, de perdas de calor no funcionamento da própria fonte.
 
Última edição:
Sim para já é para ter uma 4890 talvez mais tarde ponha outra mas nessa altura irei pensar noutra fonte...para já fica esta como está (Já tem praticamente um ano sempre a trabalhar todos os dias e nunca deu problemas :)).

______________________________


CumpZ
 
Estiveste com um multimetro a verificar o quantidade amperes que a fonte debita??? ou se a mesma é estável quando se encontra em load???

epa voces defendem fontes rascas e tudo bem...os pcs sao vossos se derem o berro azar...ja tiveste com uma fonte nox aberta a tua frente??? epa e que se nao tiveste mais valia tares tu calado....nao foi a ti que uma destas fontes te levou um pc por esse meu amigo ter o mesmo pensamento que o teu...monta um pc todo xuning e tal e passado meio ano tava a trocar os componentes que esse GRANDE fonte de 700 WATTS que debita 50 Amperes combinados levou atras dela...

Não está aqui em discussão a qualidade dos componentes da fonte. Está em discussão se a fonte alimenta o sistema em causa, e isso te garanto (eu e as autoridades que permitem a comercialização da fonte), que não havendo defeitos na fonte ela debita os 50A a 25 ºC (os testes são obrigatórios). Ninguem está a discutir a politica de controlo de qualidade de cada fabricante, que de certeza também será diferente, mas há um limite minimo mais uma vez imposto pelas autoridades reguladoras.

Está-se a discutir que potencia ela debita a 40ºC, se perto dos 600W, ou se muito menos como afirma o RSC.

Nunca estarás livre de uma fonte te rebentar nas mãos (mesmo as consideradas melhores), especialmente porque os condensadores (que é o componente mais comum de dar o berro) vêm todos das mesmas fabricas, e não é quem monta a fonte que os fabrica. E sobretudo porque estes são o componente da fonte que mais se degrada ao longo do tempo com o uso, seja a fonte da marca que for.

Outro problema que rebenta com muitas fontes e nunca vi aqui ser discutido é se os seus propietários fazem a correcta ligação dos componentes. Ligar todos os componentes do pc ao mesmo rail 12V (quando a fonte tem 3 ou 4), e debitando este no máximo 20A, é natural que as fontes rebentem...

A perda de eficiência resulta principalmente, pelo que tenho lido, de perdas de calor no funcionamento da própria fonte.

Perdas de calor e também perdas por histérese, todos os transformadores padecem desta "caracteristica".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Histerese
 
Última edição:
(...) especialmente porque os condensadores (que é o componente mais comum de dar o berro) vêm todos das mesmas fabricas, e não é quem monta a fonte que os fabrica. E sobretudo porque estes são o componente da fonte que mais se degrada ao longo do tempo com o uso, seja a fonte da marca que for.

Não é por acaso que a Corsair usa condensadores de tarimba industrial (made in Japan) preparados para temperaturas de operação até 105º C, quando a maioria das fontes normais usa condensadores preparados para temperaturas de operação até 85º C.
 
Estes posts sobre fonts com tanta gente a debitar conhecimentos tecnicos da treta divertem-me.

Como pelo que vejo há meia duzia de super entendidos e uma multidão de ignorantes (nos quais eu me incluo). Perante isto é de esperar que haja neste forum imensas pessoas a quem já aconteceu de tudo e mais alguma coisa por usarem fontes ranhosas, que funcionam a carvão, com cores foleiras, ou com a chapa riscada.

Se é um assunto tão importante, se uma má fonte pode destruir o PC todo, lixar a torradeira na cozinha, dar um choque electrico no cão que tá na alcofa da sala e ir ao quarto furar-nos os preservativos...
Se as fontes "menos boas" são o 5º cavaleiro do apocalipse eu gostava que se fizesse daqui para a frente uma lista com toda a gente a identificar-se e a dizer que problemas teve com as suas fontes tipo:

São o Zé manel e há 6 meses atrás tive esta fonte XXXXXXXX e por causa dela ser má comás cobras o meu PC arrotava a chouriço quando comia febras!

Gostava de ver quantas pessoas apareciam na lista!!

Digo isto porque das 2 ultimas vezes que mudei de gráfica foi para gráficas que eram, á altura da compra o topo de gama existente, e supostamente altas sanguessugas de energia, apesar disso nunca me preocupei muito com a fonte que tinha, nem sei a marca da que tenho actualmente! e até hoje... nunca me deram problemas!
A minha politica sempre foi: a fonte tem as conexões necessárias? sim! optimo! siga para bingo.
Não? há algum adaptador que se possa meter para resolver a coisa? sim? siga pa bingo!

Esta questão só aparece porque há efectivamente marcas da moda que anunciam specs como sendo os melhores e consequentemente fazem-se pagar a preço de ouro!

Ainda no outro dia li uma thread sobre um rato da razer, MAMBA, acho que custa á volta de 130€... Are U crazy men???? 130 aereos por um rato??? eu tenho um razer, custou 66 euros e foi um roubo, comprei-o porque... (ok, agora podem-me crucificar) era bué giro (sim, sou um gajo, não sou uma gaja) mas a porra do rato era mesmo giro, não o comprei por causa das specs, sei que tem uns dpis malucos e faz uma porrada de cenas (não faz tostas mistas o que para mim é um defeito) mas nem sequer tenho a porra do software que veio com ele instalado! É giro e foi caro, mas o que tinha antes que me tinha custado 15 euros fazia a mesma coisa!

A porra das fontes é igual, enquanto o meu pc não berrar por causa da fonte não hei-de mudar de opinião, e heide trocar de placa gráfica ainda este ano novamente e há-se ser uma que só precise de uma conexão de 6 pinos para ter erteza que não preciso de mudar de pinos!

PS: Se e quando mudar de gráfica o meu PC berrar eu venho aqui avisar e dizer que afinal os pseudo entendidos tinham razão e eu é que tava errado, até lá....
PS: Tenho é também uma UPS!!!
 
Última edição:
portanto tu achas que dar 100 e tal euros por um rato é normal, porque é giro, mas comprar uma fonte de 100 e tal euros é uma moda

ok :(
 
Uma pessoa que leia jornais e que veja televisão farta-se de encontrar noticias sobre roubos, violações, violência, etc. de modo que é natural que possa, por via disso, sentir alguma insegurança.
Quem não abre a televisão nem lê jornais faz a sua vidinha sem ser confrontado com todos esses casos e eventualmente não tem o sentimento de insegurança de 'quem anda mais informado'.
Acho que em relação às fontes acontece um pouco a mesma coisa.
Uma pessoa que não pesque nada de informática vai a uma loja, compra um computador, leva-o para casa, ele funciona e se calhar nem sabe que ele tem uma fonte de alimentação.
Uma pessoa que se interesse pelo assunto ouve falr de PC's que explodem, de outros que avariam, sabe coisas sobre voltagens, amperagens, condensadores, temperaturas, o diabo a quatro e vê em cada uma dessas coisas perigos à espreita.
Para a pessoa que tem umas noções sobre o assunto, é muito dificil quantificar correctamente muitas das questões: as especificações anunciadas pelas marcas podem não ser precisas, o consumo dos componentes e a amperagem necessária ninguem sabe exactamente quais são (fazem-se apenas estimativas), a perda de potência com o tempo de utilização e com as temperaturas tambem ninguem sabe ao certo como funciona nem no geral das fontes e muito menos em cada fonte concreta, etc. Alem disto ainda entra uma coisa chamada imagem de marca, extremamente subjectiva, e que varia muito de pessoa para pessoa.
Face a tantas incertezas é normal que as pessoas especulem e tenham ideias diferentes do que é mais conveniente na hora de comprar uma fonte de alimentação e que surjam estas discussões.
 
Última edição:
Uma pessoa que leia jornais e que veja televisão farta-se de encontrar noticias sobre roubos, violações, violência, etc. de modo que é natural que possa, por via disso, sentir alguma insegurança.
Quem não abre a televisão nem lê jornais faz a sua vidinha sem ser confrontado com todos esses casos e eventualmente não tem o sentimento de insegurança de 'quem anda mais informado'.
Acho que em relação às fontes acontece um pouco a mesma coisa.
Uma pessoa que não pesque nada de informática vai a uma loja, compra um computador, leva-o para casa, ele funciona e se calhar nem sabe que ele tem uma fonte de alimentação.
Uma pessoa que se interesse pelo assunto ouve falr de PC's que explodem, de outros que avariam, sabe coisas sobre voltagens, amperagens, condensadores, temperaturas, o diabo a quatro e vê em cada uma dessas coisas perigos à espreita.
Além de que, mesmo a pessoa que tem umas noções sobre o assunto, é muito dificil quantificar correctamente muitas das questões: as especificações anunciadas pelas marcas podem não ser precisas, o consumo dos componentes e a amperagem necessária ninguem sabe exactamente quais são (fazem-se apenas estimativas), a perda de potência com o tempo de utilização e com as temperaturas tambem ninguem sabe ao certo como funciona nem no geral das fontes e muito menos em cada fonte concreta, etc.
Alem de que nisto ainda entra uma coisa chamada imagem de marca, extremamente subjectiva, e que varia muito de pessoa para pessoa.
Face a tantas incertezas é normal que as pessoas especulem e tenham ideias diferentes do que é mais conveniente na hora de comprar uma fonte de alimentação.


excelente post

acho que deste uma imagem clara da realidade, de forma simples e acessivel
 
Entao pronto vou manter a mesma fonte de alimentação (alias se tivesse mesmo de trocar o orsamento ficava todo marado :() se aguenta nas calmas uma 4890 para mim xega e sobra...não estava nada a apetecer ter de estar já a trocar a fonte :rolleyes:
 
Entao pronto vou manter a mesma fonte de alimentação (alias se tivesse mesmo de trocar o orsamento ficava todo marado :() se aguenta nas calmas uma 4890 para mim xega e sobra...não estava nada a apetecer ter de estar já a trocar a fonte :rolleyes:

A tua fonte para uma 4890 chega. Ninguém aqui (penso eu) disse o contrário. Para CF de 4890 é que já é arriscar, porque as Nox não são flores que se cheirem nem oferecem garantias.


@ cmbandeira, conseguiste escrever 24 linhas sem dizer rigorosamente nada. Parabéns, deve ser um novo recorde aqui no forum.


@ cmrosado, "Alem disto ainda entra uma coisa chamada imagem de marca", queres dizer reputação da marca, não? Se calhar tem a ver com algumas marcas oferecerem 5 anos de garantia em vez de 2. Se calhar tem a ver com algumas marcas especificarem preto no branco as caracteristicas das suas fontes ao contrário de outras marcas cujas caracteristicas das fontes, nem no site, nem na propria fonte se consegue discernir convenientemente. Se calhar tem a ver com o facto de algumas marcas terem serviços de RMA e de apoio ao cliente que realmente funcionam (e existem).
 
Última edição:
Estes posts sobre fonts com tanta gente a debitar conhecimentos tecnicos da treta divertem-me.

Como pelo que vejo há meia duzia de super entendidos e uma multidão de ignorantes (nos quais eu me incluo). Perante isto é de esperar que haja neste forum imensas pessoas a quem já aconteceu de tudo e mais alguma coisa por usarem fontes ranhosas, que funcionam a carvão, com cores foleiras, ou com a chapa riscada.

Se é um assunto tão importante, se uma má fonte pode destruir o PC todo, lixar a torradeira na cozinha, dar um choque electrico no cão que tá na alcofa da sala e ir ao quarto furar-nos os preservativos...
Se as fontes "menos boas" são o 5º cavaleiro do apocalipse eu gostava que se fizesse daqui para a frente uma lista com toda a gente a identificar-se e a dizer que problemas teve com as suas fontes tipo:

São o Zé manel e há 6 meses atrás tive esta fonte XXXXXXXX e por causa dela ser má comás cobras o meu PC arrotava a chouriço quando comia febras!

Gostava de ver quantas pessoas apareciam na lista!!

Digo isto porque das 2 ultimas vezes que mudei de gráfica foi para gráficas que eram, á altura da compra o topo de gama existente, e supostamente altas sanguessugas de energia, apesar disso nunca me preocupei muito com a fonte que tinha, nem sei a marca da que tenho actualmente! e até hoje... nunca me deram problemas!
A minha politica sempre foi: a fonte tem as conexões necessárias? sim! optimo! siga para bingo.
Não? há algum adaptador que se possa meter para resolver a coisa? sim? siga pa bingo!

Esta questão só aparece porque há efectivamente marcas da moda que anunciam specs como sendo os melhores e consequentemente fazem-se pagar a preço de ouro!

Ainda no outro dia li uma thread sobre um rato da razer, MAMBA, acho que custa á volta de 130€... Are U crazy men???? 130 aereos por um rato??? eu tenho um razer, custou 66 euros e foi um roubo, comprei-o porque... (ok, agora podem-me crucificar) era bué giro (sim, sou um gajo, não sou uma gaja) mas a porra do rato era mesmo giro, não o comprei por causa das specs, sei que tem uns dpis malucos e faz uma porrada de cenas (não faz tostas mistas o que para mim é um defeito) mas nem sequer tenho a porra do software que veio com ele instalado! É giro e foi caro, mas o que tinha antes que me tinha custado 15 euros fazia a mesma coisa!

A porra das fontes é igual, enquanto o meu pc não berrar por causa da fonte não hei-de mudar de opinião, e heide trocar de placa gráfica ainda este ano novamente e há-se ser uma que só precise de uma conexão de 6 pinos para ter erteza que não preciso de mudar de pinos!

PS: Se e quando mudar de gráfica o meu PC berrar eu venho aqui avisar e dizer que afinal os pseudo entendidos tinham razão e eu é que tava errado, até lá....
PS: Tenho é também uma UPS!!!

pronto então por a tua maneira de pensar metes uma fonte de 1000w da marca xxxx que custou 60euros e ficas feliz da vida tens uma fonte que debita 1000w que alegria não é...

passado meio ano como o teu computador ja´ não tinha garantia nem nada do género a fonte deu o berro e levou-te o computador atrás dela...

agora diz-me uma coisa... preferias ter investido numa boa fonte e o teu pc aguentar anos com ela? ou ters que investir 700 euros para no minimo ficar com um pc razoavel?

eu a meu ver iria pela primeira opçao...gastava mais mas poupava a longo prazo...eu acho que quem aqui recomenda boas fontes não está a dizer isto para mal de ninguem apenas tentamos alertar o povo da chungaria de material que para aí nao anda...

mas cada um sabe de si...

@ mister modding

se vais ficar com a fonte como o RSC referiu para a hd4890 chega para crossfire nem penses

cumpts
 
Tens a LC-Power Arkangel 850w que é uma excelente fonte,modular,e a um preço acessível.

Mas a tua fonte é suficiente para apenas uma VGA.
 
Back
Topo