Discussão 4G e rede doméstica - fenómeno paranormal?

Turf

Power Member
Se alguém me der uma explicação plausível/científica a isto tiro o chapéu senão terei que procurar resposta mundo fora porque definitivamente custa-me a entender por mais voltas que dê:

1- cenário antigo: Pen 4G ligada a router Draytek - velocidade média portátil principal: 2 megas - velocidade média portátil secundário (mais perto do router): 20 megas (o secundário ligando-se sugava a net ao principal)

2- cenário actual - 2 acessos à rede: Pen 4G ligada a router Draytek e APN Tp-link ligado por cabo ao router - velocidade média do portátil principal ligado em wifi ao APN : 18 megas (perto do repetidor) - velocidade média portátil secundário ligado em wifi ao router (mais perto do router e mais distante do APN): 12 megas

3- (aqui está o fenómeno) Pen 4G ligada a router Draytek e APN Tp-link ligado por cabo ao router MAS OS 2 PORTÁTEIS LIGADOS PERTO DO APN - velocidade média portátil principal: 30 e muitos megas (perto do APN) - velocidade média portátil secundário (mais perto do router e mais distante do APN): 12 megas

Porque é que aproximando o portátil secundário do principal, independentemente do secundário estar ligado ao router ou ao APN a velocidade dispara e mantém-se em valores tão altos sem o secundário perder velocidade?
Se desligar o secundário volta a estabilizar nos 20 megas.
Parece que ligados e perto um do outro puxam a rede 4G para a casa, o que não faz sentido pois o que teoricamente capta a 4G é a pen que está no telhado junto ao router e se ligar apenas um computador perto do router a velocidade vai para os habituais 20 megas.
 
Eles estão ligados com que norma ao router e APN?

Tudo a norma N e acho que o portatil secundário ainda não tem N de resto tem tudo.
Se ligar smartphone ou tablet não se dá o fenómeno, pelo contrário diminui ligeiramente a velocidade (o que é o expectável).
 
Última edição:
Resumindo:
Portátil principal -> 18Megas perto do APN -> ligado ao APN
Portátil secundário -> 12Megas perto do Router -> ligado ao router

Se aproximares o secundário ao principal
Portátil Principal -> +30Megas perto do APN -> ligado ao APN
Portátil secundário -> 12Megas perto do APN -> ligado ao router ou APN

Se desligares o secundário
Portátil Principal -> 20Megas perto do APN -> ligado ao APN

Portátil principal ligado com Norma n e o secundário com Norma g, e tens o Router e APN a trabalhar em modo misto (b/g/n), é isso?
 
Resumindo:
Portátil principal -> 18Megas perto do APN -> ligado ao APN
Portátil secundário -> 12Megas perto do Router -> ligado ao router

Se aproximares o secundário ao principal
Portátil Principal -> +30Megas perto do APN -> ligado ao APN
Portátil secundário -> 12Megas perto do APN -> ligado ao router ou APN

Se desligares o secundário
Portátil Principal -> 20Megas perto do APN -> ligado ao APN

Portátil principal ligado com Norma n e o secundário com Norma g, e tens o Router e APN a trabalhar em modo misto (b/g/n), é isso?

É isso mesmo.
 
E isso acontece sempre qualquer que seja a hora do dia?

Aconteceu sempre e a diferentes horas do dia e da noite. Têm é de estar na mesma sala, relativamente perto um do outro. Agora mesmo experimentei e aumentou 7 ou 8 megas, não foi tanto mas aumenta sempre. Antes disso liguei o principal por cabo ethernet e também deu velocidade idêntica o que me leva a pensar que existem momentos em que a pen capta essas velocidades maiores mas o router não as transmite totalmente ao portátil mas que quando os dois pc's se juntam conseguem por alguma razão puxar 100% (ou perto) desse sinal. E quando ligo um portátil perto do router não me vai a essas velocidades por incapacidade do router.
 
Pois realmente é muito estranho, já mudaste os canais, por exemplo colocares o router no 1 e o APN no 11 para ver a diferença?
É que teoricamente quantos mais computadores tiverem ligados a uma rede Wi-fi, mais lenta fica a ligação, porque admitindo o valor teorico da norma g, que é 54Mb, essa largura de banda é dividida pelo número de computadores ligados, mas na prática a norma g, se conseguir 50% dessa largura de banda com apenas 1 computador ligado é muito bom, e com o 4G passa-se a mesma coisa, quantas mais pessoas tiverem ligadas a mesma antena transmissora que tu, a tua velocidade vai baixando.
 
Pois realmente é muito estranho, já mudaste os canais, por exemplo colocares o router no 1 e o APN no 11 para ver a diferença?
.
não faço a minima ideia do que seja isso dos canais.

o pc secundário que deve ter norma g tem sempre menos que o principal que tem norma N
Talvez o facto do secundário potenciar a rede compense essa falha de divisão pelos 2. Não sei, quando estão separados a divisão faz-se normalmente.
 
Se fores as configurações do router ou do APN, existe uma parte na configuração da rede wi-fi, que deve "channel", supostamente eles vão de 1 a 13, e todos eles trabalham em frequências diferentes, mas existe uma sobreposição parcial da frequência em alguns canais. Se os canais estiverem muitos próximos poderá interferências entre as duas redes, e ao aproximar os dois computadores pode haver uma mudança do mesmo canal se tiveres essa opção em auto. Isto é tudo teoria porque na prática é muito diferente, um simples micro-ondas pode cortar-te o sinal se estiver no caminho entre ti e router/apn, felizmente as novas tecnologias tem sido cada vez menos sensíveis a esse tipo de interferências.

Exemplo da disposição dos canais na frequência:
80211-frequency-channel-map.JPG


Nota: O canal 14 não é permitido na Europa e nos USA e Canada apenas é permitido até ao canal 11
 
No router aparece-me

Channel: 2437Mhz channel 6
Extension channel: 2417 Mhz channel 2

Como tenho o AP ligado por cabo ao router suponho que o "extension" é o AP
Nunca mexi em nada disso dos canais, está o que ficou da configuração.
e aparece também modo misto (b/g/n)

Agora que falas do micro-ondas sugeriu-me que se possa dar o fenómeno oposto, quer dizer, "algo" que potencie a rede, o que confirma a teoria de algum componente por algum motivo estar a potenciar.
Talvez juntos funcionem como 2 antenas potenciadas levando a que o wifi ganhe o máximo de potencial, inclino-me para isso. E estou desejoso de experimentar ligar ao portatil principal um adaptador usb também a 300mb e norma N para ver se potencia ou surge um fenómeno idêntico.

ps: a tese que o aumento de sinal wifi aumenta o sinal de banda larga (3g e 4g) já mais que a comprovei embora todos dissessem que não tinha influência, inclusivé o fornecedor do router. Fiz imensos testes e comprovei essa tese.
 
Última edição:
Usando a norma n es capaz de chegar aos 70Mb/s de velocidade na rede interna, sendo o limite teorico de 300Mb/s.
E supostamente não deveria interferir porque usam frequências muito diferentes e tecnologias diferentes para conhecerem o emissor e receptor dos dados enviados.
Mas pronto por vezes acontecem coisas estranhas no mundo da informática.
 
Exactamente. Há-que ter mente aberta.
Tinha 54Mbps no router mas desde que liguei o AP tenho 130Mbps no AP e reduziu no router
 
Hoje não está a dar-se o fenómeno, o portátil manteve a velocidade inalterada.
Serão fantasmas quânticos que desapareceram???
Vá-se lá entender isto com tanta rede wifi e emissões de tanto aparelho...
 
Back
Topo