1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Discussão 4G e rede doméstica - fenómeno paranormal?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Turf, 1 de Outubro de 2012. (Respostas: 13; Visualizações: 1335)

  1. Turf

    Turf Power Member

    Se alguém me der uma explicação plausível/científica a isto tiro o chapéu senão terei que procurar resposta mundo fora porque definitivamente custa-me a entender por mais voltas que dê:

    1- cenário antigo: Pen 4G ligada a router Draytek - velocidade média portátil principal: 2 megas - velocidade média portátil secundário (mais perto do router): 20 megas (o secundário ligando-se sugava a net ao principal)

    2- cenário actual - 2 acessos à rede: Pen 4G ligada a router Draytek e APN Tp-link ligado por cabo ao router - velocidade média do portátil principal ligado em wifi ao APN : 18 megas (perto do repetidor) - velocidade média portátil secundário ligado em wifi ao router (mais perto do router e mais distante do APN): 12 megas

    3- (aqui está o fenómeno) Pen 4G ligada a router Draytek e APN Tp-link ligado por cabo ao router MAS OS 2 PORTÁTEIS LIGADOS PERTO DO APN - velocidade média portátil principal: 30 e muitos megas (perto do APN) - velocidade média portátil secundário (mais perto do router e mais distante do APN): 12 megas

    Porque é que aproximando o portátil secundário do principal, independentemente do secundário estar ligado ao router ou ao APN a velocidade dispara e mantém-se em valores tão altos sem o secundário perder velocidade?
    Se desligar o secundário volta a estabilizar nos 20 megas.
    Parece que ligados e perto um do outro puxam a rede 4G para a casa, o que não faz sentido pois o que teoricamente capta a 4G é a pen que está no telhado junto ao router e se ligar apenas um computador perto do router a velocidade vai para os habituais 20 megas.
     
  2. fmbp

    fmbp Power Member

    Eles estão ligados com que norma ao router e APN?
     
  3. Turf

    Turf Power Member

    Tudo a norma N e acho que o portatil secundário ainda não tem N de resto tem tudo.
    Se ligar smartphone ou tablet não se dá o fenómeno, pelo contrário diminui ligeiramente a velocidade (o que é o expectável).
     
    Última edição: 1 de Outubro de 2012
  4. fmbp

    fmbp Power Member

    Resumindo:
    Portátil principal -> 18Megas perto do APN -> ligado ao APN
    Portátil secundário -> 12Megas perto do Router -> ligado ao router

    Se aproximares o secundário ao principal
    Portátil Principal -> +30Megas perto do APN -> ligado ao APN
    Portátil secundário -> 12Megas perto do APN -> ligado ao router ou APN

    Se desligares o secundário
    Portátil Principal -> 20Megas perto do APN -> ligado ao APN

    Portátil principal ligado com Norma n e o secundário com Norma g, e tens o Router e APN a trabalhar em modo misto (b/g/n), é isso?
     
  5. Turf

    Turf Power Member

    É isso mesmo.
     
  6. fmbp

    fmbp Power Member

    E isso acontece sempre qualquer que seja a hora do dia?
     
  7. Turf

    Turf Power Member

    Aconteceu sempre e a diferentes horas do dia e da noite. Têm é de estar na mesma sala, relativamente perto um do outro. Agora mesmo experimentei e aumentou 7 ou 8 megas, não foi tanto mas aumenta sempre. Antes disso liguei o principal por cabo ethernet e também deu velocidade idêntica o que me leva a pensar que existem momentos em que a pen capta essas velocidades maiores mas o router não as transmite totalmente ao portátil mas que quando os dois pc's se juntam conseguem por alguma razão puxar 100% (ou perto) desse sinal. E quando ligo um portátil perto do router não me vai a essas velocidades por incapacidade do router.
     
  8. fmbp

    fmbp Power Member

    Pois realmente é muito estranho, já mudaste os canais, por exemplo colocares o router no 1 e o APN no 11 para ver a diferença?
    É que teoricamente quantos mais computadores tiverem ligados a uma rede Wi-fi, mais lenta fica a ligação, porque admitindo o valor teorico da norma g, que é 54Mb, essa largura de banda é dividida pelo número de computadores ligados, mas na prática a norma g, se conseguir 50% dessa largura de banda com apenas 1 computador ligado é muito bom, e com o 4G passa-se a mesma coisa, quantas mais pessoas tiverem ligadas a mesma antena transmissora que tu, a tua velocidade vai baixando.
     
  9. Turf

    Turf Power Member

    não faço a minima ideia do que seja isso dos canais.

    o pc secundário que deve ter norma g tem sempre menos que o principal que tem norma N
    Talvez o facto do secundário potenciar a rede compense essa falha de divisão pelos 2. Não sei, quando estão separados a divisão faz-se normalmente.
     
  10. fmbp

    fmbp Power Member

    Se fores as configurações do router ou do APN, existe uma parte na configuração da rede wi-fi, que deve "channel", supostamente eles vão de 1 a 13, e todos eles trabalham em frequências diferentes, mas existe uma sobreposição parcial da frequência em alguns canais. Se os canais estiverem muitos próximos poderá interferências entre as duas redes, e ao aproximar os dois computadores pode haver uma mudança do mesmo canal se tiveres essa opção em auto. Isto é tudo teoria porque na prática é muito diferente, um simples micro-ondas pode cortar-te o sinal se estiver no caminho entre ti e router/apn, felizmente as novas tecnologias tem sido cada vez menos sensíveis a esse tipo de interferências.

    Exemplo da disposição dos canais na frequência:[​IMG]

    Nota: O canal 14 não é permitido na Europa e nos USA e Canada apenas é permitido até ao canal 11
     
  11. Turf

    Turf Power Member

    No router aparece-me

    Channel: 2437Mhz channel 6
    Extension channel: 2417 Mhz channel 2

    Como tenho o AP ligado por cabo ao router suponho que o "extension" é o AP
    Nunca mexi em nada disso dos canais, está o que ficou da configuração.
    e aparece também modo misto (b/g/n)

    Agora que falas do micro-ondas sugeriu-me que se possa dar o fenómeno oposto, quer dizer, "algo" que potencie a rede, o que confirma a teoria de algum componente por algum motivo estar a potenciar.
    Talvez juntos funcionem como 2 antenas potenciadas levando a que o wifi ganhe o máximo de potencial, inclino-me para isso. E estou desejoso de experimentar ligar ao portatil principal um adaptador usb também a 300mb e norma N para ver se potencia ou surge um fenómeno idêntico.

    ps: a tese que o aumento de sinal wifi aumenta o sinal de banda larga (3g e 4g) já mais que a comprovei embora todos dissessem que não tinha influência, inclusivé o fornecedor do router. Fiz imensos testes e comprovei essa tese.
     
    Última edição: 2 de Outubro de 2012
  12. fmbp

    fmbp Power Member

    Usando a norma n es capaz de chegar aos 70Mb/s de velocidade na rede interna, sendo o limite teorico de 300Mb/s.
    E supostamente não deveria interferir porque usam frequências muito diferentes e tecnologias diferentes para conhecerem o emissor e receptor dos dados enviados.
    Mas pronto por vezes acontecem coisas estranhas no mundo da informática.
     
  13. Turf

    Turf Power Member

    Exactamente. Há-que ter mente aberta.
    Tinha 54Mbps no router mas desde que liguei o AP tenho 130Mbps no AP e reduziu no router
     
  14. Turf

    Turf Power Member

    Hoje não está a dar-se o fenómeno, o portátil manteve a velocidade inalterada.
    Serão fantasmas quânticos que desapareceram???
    Vá-se lá entender isto com tanta rede wifi e emissões de tanto aparelho...
     

Partilhar esta Página