Boas, Acabei de instalar a Pen 4G da TMN, a minha zona (Idanha-a-Nova) ainda só tem 3G mas foi-me garantido 4G daqui a 2 semanas, quando for o apagão do sinal analógico. Vou relatar aqui a minha experiência, vamos ver como corre, se tem PUR ou tem e não está a ser aplicada, ou se tem mas oficialmente é de 15Gb e de facto poderá ser mais elevada... a ver vamos, durante os próximos dias já ficarei a saber. Até já! ou não...
Até agora está tudo ok, velocidades da na ordem dos 8 megas em 3G, não é fantástico mas também não é mau. A rede ainda nunca caiu e até agora nada a assinalar de negativo, ainda tenho apenas 700 megas de tráfego consumido. Aqui fica a imagem do screen dos dados estatísticos da ligação:
Penso que as frequências do sinal analógico não são automaticamente libertadas.... Ainda fica no ar durante algum tempo a mira técnica da mudança para o tdt....
Isso não vai acontecer, actualmente têm aviso que faltam x dias para o fim do sinal analógico, por isso estão mais que informados, dia 26 acaba e acabou aviso. Mas estou curioso nessa passagem tão rápida da frequência da TV Analógica para Lte, se já a podem usar logo dia 27.
Então assim não precisam de instalar novas antenas, aproveitam as do gsm/gprs para os 800Mhz ( LTE ) Eu também estou a achar a mudança muito rápida logo a seguir ao apagão..lol
Sim parece que vão utilizar a infraestrutura do analógico para o 4G, ou então é mesmo muita coincidência...
Não vão utilizar a infraestrutura do analogico mas sim as frequências do analógico. night_sign, é verdade que tem lá o aviso, mas fica sempre a mira técnica da TDT durante alguns dias. Não será muito a política do desligar e toma lá as frequências.
Até podes ter razão, mas então os 80% em Abril é uma grande mentira. Se acaba dia 26 e ficar mais uns dias mira técnica, chegamos a Maio e nada de Lte nas frequências do analógica. Mas é esperar falta uma semana.
Vão meter os 800Mhz nas antenas que estão neste momento a servir o sinal GSM/GPRS. Por isso vai ser possivel ter o 4G disponível depois de 26 de Abril em todo o país.
Atingi hoje os 15 Gbs, vamos ver se me aplicam a PUR. edit: E supostamente os 4G que a partir de hoje chegaria à zona, até agora nada.
Responsável pelo servidor de facturação da TMN, diz que só ha 30 em 4G....Vejam só fail que isto tá a ser...Não percam pela demora de noticias do 4G...
E está confirmado, PUR aplicada no tarifário 4G aos 22Gbs de tráfego. E assim termina o teste da Pen 4G da TMN. Adiram se quiserem, a triste realidade é esta:
Bem, algo se passou a ligação hoje está assim: Será que afinal os tarifários 4G, mesmo quando se navega em 3G ficaram sem PUR? Vamos ver durante o dia...
Quando tinha a minha pen da tmn eescolas dava para escolher o tipo de ligação. Exprimenta quando tiveres apanhar o sinal em 4g faz um teste de velocidade e logo a seguir mudas manualmente para o 3g e faz teste de velocidade. Assim podes confirmar se o PUR é só no 4g
É normal passar os 25GB pois há pessoal apenas com 5-10GB e já tem PUR em cima, a TMN deve andar com problemas na gestão da PUR e então tanto podes ter sorte e fazer 50GB, como ter azar e fazer só 5GB. E isso das velocidades é tudo uma treta, eu tenho velocidade contratada de 7.2MB há 3 anos e nunca tive mais de 3.6MB (PEN suporta os 7.2MB), testando tanto no distrito de Viseu, como Coimbra e Faro. Eles vão meter a rede a dar 100MB para baixo em Lisboa e Porto nos bairros X e Y e o resto do país vai andar sempre com velocidades muito longe disso, pois o investimento não vai ser nenhum. Já há uns 2 anos que eles prometem velocidades de 14MB e 21MB em todo o país e nem vê-las...