4G TMN - Em testes

Já vai em 35GBs, nada de anormal, penso que não é sorte, mas a PUR ter sido retirada a quem tem tarifários 4G, ou terem uma PUR não oficial de mais GBs... Para mim a razão da PUR nos tarifários 3G foi exactamente "empurrar" os clientes para a 4G, e parece que se confirma.
 
Já vai em 35GBs, nada de anormal, penso que não é sorte, mas a PUR ter sido retirada a quem tem tarifários 4G, ou terem uma PUR não oficial de mais GBs... Para mim a razão da PUR nos tarifários 3G foi exactamente "empurrar" os clientes para a 4G, e parece que se confirma.

Eu gostava que fosse assim porque já estava a pensar em aderir ao 4G só ainda não aderi devido à PUR. Se houvesse confirmação de que não é aplicada e com a devida salvaguarda contratual aderia já amanhã :P
 
A verdade é que os 15GB de PUR estão escritos no contrato, por isso a PT (e as outras) pode aplicar a limitação (castração do serviço) a qualquer momento. O mais provável é que não seja nos primeiros meses, pois querem angariar o máximo de clientes possível (com permanência de 2 anos).

Hoje fui a uma bluestore para aderir à banda larga 4G (pelo menos experimentar por 15 dias), e nem sequer tinham em stock para venda (LeiriaShopping). Só haverá reposição de stock dia 1 ou 2 (segundo o funcionário), o que quererá dizer que a actual campanha (50% de desconto na pen e na mensalidade) deve ser prolongada em Maio.

Em relação à cobertura 4G, a PT anuncia 80% da população em Abril. Amanhã acaba o mês de Abril e ninguém sabe onde é esse aumento de cobertura (de 20% para 80%). Noutro dia falei com um funcionário (daqueles que liga para dar o resultado da cobertura) e este não sabia nada acerca de novas zonas com cobertura. Serviço mais inútil...
 
A verdade é que os 15GB de PUR estão escritos no contrato, por isso a PT (e as outras) pode aplicar a limitação (castração do serviço) a qualquer momento. O mais provável é que não seja nos primeiros meses, pois querem angariar o máximo de clientes possível (com permanência de 2 anos).

Hoje fui a uma bluestore para aderir à banda larga 4G (pelo menos experimentar por 15 dias), e nem sequer tinham em stock para venda (LeiriaShopping). Só haverá reposição de stock dia 1 ou 2 (segundo o funcionário), o que quererá dizer que a actual campanha (50% de desconto na pen e na mensalidade) deve ser prolongada em Maio.

Em relação à cobertura 4G, a PT anuncia 80% da população em Abril. Amanhã acaba o mês de Abril e ninguém sabe onde é esse aumento de cobertura (de 20% para 80%). Noutro dia falei com um funcionário (daqueles que liga para dar o resultado da cobertura) e este não sabia nada acerca de novas zonas com cobertura. Serviço mais inútil...

Penso que não irão aplicar uma PUR de 15GBs no 4G, isso não faz qualquer sentido, e aliás eles andam a ser bombardeados com telefonemas, emails, cartas devido à aplicação na BL normal, e todos sabemos que uma PUR de 15GBs em 4G é simplesmente irreal... Foi devido a acreditar nisso que eu aderi. Vamos ver se me entalo :) até agora nada contra.
 
Se vires outros tópicos há relato de pessoal com 4G a reclamar de ter PUR activa!
E há pessoal com 3G em que uns têm PUR e outros não...

Eu liguei para o apoio TMN há coisa de 3 semanas e foi-me garantido pelo operador (vale o que vale) que a PUR de 15GB se ia manter tanto no 3G como 4G.
São 2 anos de contrato...
 
Se vires outros tópicos há relato de pessoal com 4G a reclamar de ter PUR activa!
E há pessoal com 3G em que uns têm PUR e outros não...

Eu liguei para o apoio TMN há coisa de 3 semanas e foi-me garantido pelo operador (vale o que vale) que a PUR de 15GB se ia manter tanto no 3G como 4G.
São 2 anos de contrato...

Agora disseste tudo, e eu, ainda por cima trabalhando lá dentro, nunca me iria fidelizar por 2 anos correndo tamanho risco...

Por isso preferi mudar para o SAPO assim só tenho fidelização de 1 ano até ver onde param as modas...

Depois se eles colocarem a PUR em qualquer momento eles têm argumentos para o fazer, uma vez que a informação era já existente e amplamente divulgada, pelo que, quem se "entalar" depois tem de gramar o resto do tempo de fidelização...

Abraço
 
80% da população com cobertura?

Engraçado, eu ia jurar quem ainda existem zonas onde passam por exemplo comboios de longo curso onde nem 2G apanho. Enfim, nada mesmo, nem TMN, nem Vodafone, nem muito menos Optimus(lol). Tamanha gabarolice e vai dar em trapalhada. Até acredito que cubram... Não diria 80, mas vá, 60% já acreditava. Em casa. Mas eu pensava que a (Única) coisa boa da internet móvel era uma pessoa com portátil poder levar -para onde quisesse- a internet consigo(Que paga e bem paga por um serviço de qualidade dubiosa) e aceder. Mas calma, a PT vai cobrir 80% da população... Em casa. Porque vai-se para uma zona um nadita mais provinciana e 4G? Que 4G, se apanhar 2 ou 3 barrinhas de 7, no telemóvel, de 2G, já é sorte.

Que miséria. Tinham mais a ganhar com menos gabarolice e pretenciosismo. Primeiro garantam o 2G em TODO o lado. É até perigoso a totalidade do território nacional não ter um serviço decente em 2G. Com os dinheiros todos que fazem, deveria ser mesmo obrigatório as operadoras garantirem esses 100%(Ou lá perto). Óbvio que não digo que se deva garantir cobertura dentro de uma catacumba, estou a falar, dentro da razoabilidade.
 
Última edição:
eu ate gostava era de saber quais eram esses 80% da cobertura,mas la esta deve ser mais uma publicidade enganosa a que os portugueses ja estão habituados.
 
No dia 30 acedi ao site de tmn para tentar ver a cobertura, só via operador telefónico, chamada recebida e o operador ainda sabia menos disto do que eu.

Quando lhe perguntei se a tmn já estava a utilizar a banda dos 800mhz, pareceu-me que nem sabia do que estava eu a falar, 80% da população em Abril, grande lol.

Mas se estamos a falar de 80% do país que interessa ou seja Lisboa/Porto mais litoral, sim aí acredito que cubram 80% da população.
O resto do país que nem ADSL em condições tem, (mas que paga mais do que quem tem Fibra), mais uma vez fica a ver navios.
 
80% da população com cobertura?

Engraçado, eu ia jurar quem ainda existem zonas onde passam por exemplo comboios de longo curso onde nem 2G apanho. Enfim, nada mesmo, nem TMN, nem Vodafone, nem muito menos Optimus(lol). Tamanha gabarolice e vai dar em trapalhada. Até acredito que cubram... Não diria 80, mas vá, 60% já acreditava. Em casa. Mas eu pensava que a (Única) coisa boa da internet móvel era uma pessoa com portátil poder levar -para onde quisesse- a internet consigo(Que paga e bem paga por um serviço de qualidade dubiosa) e aceder. Mas calma, a PT vai cobrir 80% da população... Em casa. Porque vai-se para uma zona um nadita mais provinciana e 4G? Que 4G, se apanhar 2 ou 3 barrinhas de 7, no telemóvel, de 2G, já é sorte.

Que miséria. Tinham mais a ganhar com menos gabarolice e pretenciosismo. Primeiro garantam o 2G em TODO o lado. É até perigoso a totalidade do território nacional não ter um serviço decente em 2G. Com os dinheiros todos que fazem, deveria ser mesmo obrigatório as operadoras garantirem esses 100%(Ou lá perto). Óbvio que não digo que se deva garantir cobertura dentro de uma catacumba, estou a falar, dentro da razoabilidade.

e que zonas são essas? não hão de ser assim muitas em que a tmn não cobre e mais linhas de comboio?? que me digas que devido ao relevo a estação não consegue chegar a determinado ponto ainda acredito.

Pelo que sei as operadoras já tem o equipamento instalado e preparado para emitir nos 800 e nos 2600Mhz e com capacidade para cobrir todo o pais (TMN- acreditem ou não) tem é estado bloqueados (as do 800) por causa do sinal analógico de televisão e gradualmente estão a ser desbloqueados após os respetivos testes.

Sejam pacientes, compreendo que quem paga quer ter tudo perfeito, mas todos os beta useres passam por isto e quer queiram quer não vamos ter das melhores redes do mundo de acesso À internet tudo graças à Pt e ao seu investimento. Tenham calma que lá chegaremos
 
e que zonas são essas? não hão de ser assim muitas em que a tmn não cobre e mais linhas de comboio?? que me digas que devido ao relevo a estação não consegue chegar a determinado ponto ainda acredito.

Pelo que sei as operadoras já tem o equipamento instalado e preparado para emitir nos 800 e nos 2600Mhz e com capacidade para cobrir todo o pais (TMN- acreditem ou não) tem é estado bloqueados (as do 800) por causa do sinal analógico de televisão e gradualmente estão a ser desbloqueados após os respetivos testes.

Sejam pacientes, compreendo que quem paga quer ter tudo perfeito, mas todos os beta useres passam por isto e quer queiram quer não vamos ter das melhores redes do mundo de acesso À internet tudo graças à Pt e ao seu investimento. Tenham calma que lá chegaremos



"quer queiram quer não vamos ter das melhores redes do mundo de acesso À internet tudo graças à Pt e ao seu investimento."

Só podes estar a gozar com esta frase não?
 
e que zonas são essas? não hão de ser assim muitas em que a tmn não cobre e mais linhas de comboio?? que me digas que devido ao relevo a estação não consegue chegar a determinado ponto ainda acredito.

Pelo que sei as operadoras já tem o equipamento instalado e preparado para emitir nos 800 e nos 2600Mhz e com capacidade para cobrir todo o pais (TMN- acreditem ou não) tem é estado bloqueados (as do 800) por causa do sinal analógico de televisão e gradualmente estão a ser desbloqueados após os respetivos testes.

Sejam pacientes, compreendo que quem paga quer ter tudo perfeito, mas todos os beta useres passam por isto e quer queiram quer não vamos ter das melhores redes do mundo de acesso À internet tudo graças à Pt e ao seu investimento. Tenham calma que lá chegaremos

Que zonas são essas? Não sei se já apanhaste um Intercidades Lisboa-Faro, por exemplo, mas se apanhaste, sabes do que estou a falar. Qualidade muito, muito fraquinha ainda nem vais a 150km de Lisboa. Foi uma chatice descomunal aquela viagem. Para além de demorar, prái 1/3 do caminho não tinha qualquer tipo de rede com a mínima qualidade(2G perto do máximo é o mínimo aceitável, para mim). Internet móvel naquele comboio é uma piada que não passa disso, é inacessível. Há várias zonas no Alto Alentejo(Que muita gente considera como um grande deserto plano), onde mesmo com o favorecimento do terreno, há troços de estradas onde não apanhas qualquer rede e se apanhares 1 ou 2 traços de 2G é com sorte, mesmo que consigas fazer uma chamada, são cheias de cortes de interferências, esquece lá isso. Se saíres do carro e andares um bocadinho, pior ainda, que aí bem que te podem matar ou roubar e abandonar que nem consegues chamar a polícia.

Nem precisas de ir longe de Lisboa lol a minha namorada que mora na Margem Sul, a cobertura telefónica na zona dela é uma piada. A qualidade é muito mázinha mesmo, se falarmos noutro sítio, ouço-a perfeitamente(Por acaso, tenho sorte de ter excelente cobertura aqui), já em casa, é para esquecer, ouve-se muito baixinho, muitos cortes, interferências... E nem a 50km de Lisboa mora, como é que podem dizer que são mestres na cobertura? Nem sequer o ADSL da PT lá chega. E conheço mais casos assim.

E se fores a falar no Norte e Beira interior então... É exactamente a mesma coisa. Curiosamente, são zonas muito mais difíceis geográficamente mas que até conseguem ter melhor cobertura, mas não a desejável. Como eu já disse, ainda nem 2G tem 100% de cobertura nacional(Nem 99, sequer, apontaria para uns 95, 96%, optimísticamente), já apregoam 3G a 95% ou 97% nacional(Esquecem-se de dizer que é em casa lol) e 4G a 80%... Deviam era de ter vergonha, as telecomunicações não são -só- para ser usadas em casa, é essa a vantagem. Se é para isso, em vez de meterem 4G, metam fibra a nível nacional, que o telefone fixo é preferencial para ser usado em casa, sai mais barato.

Já o ADSL é a tristeza que se vê, a PT investiu muito pouco a todos os níveis a não ser nos grandes centros urbanísticos. Em Lisboa, Porto, Coimbra, arredores... Vai lá ver o resto. A não ser mesmo no litoral, tens muito pouca zona remota com acesso à fibra. E tens muito mais onde o ADSL não é em condições. Familiares meus tinham MEO ADSL 16Mb onde com uma televisão ligada num canal SD, a linha ficava capada a 7Mb(Ou seja, não era da televisão, era a cobertura pobre), eles têm decência de cortar na factura? Claro que não, velocidades garantidas só na fibra.. Pudera, andam a chular meio país com velocidades vergonhosas mesmo relativamente ao contractado, a pagar assinaturas e internet caríssima toda limitada, não dá jeito garantirem mais nada...

Essa do investimento da PT é para rir, desculpa lá. Não é nada contra ti, é mesmo contra a PT. A única coisa que a PT tem feito no interior é mantido a infrastructura que o estado lhe vendeu por tuta e meia há uns anos valentes. Infrastructura que já na altura era velha e mantinha apenas linhas telefónicas. Agora, usam as mesmas linhas para serviço de internet, sem qualquer alteração. Acho que dá para ter uma ideia da qualidade das ligações em grande parte de Portugal(Mas não, o que interessa é a cobertura em relação à população, não em termos territoriais, PT sempre na vanguarda da manipulação de dados).

E quanto a isso dos 800Mhz(Sinceramente, não percebo nada do ponto de vista técnico), acredito quando vir com os meus olhos. Até lá, no papel, podem dizer o que quiserem. Bato palmas quando for para todo o lado e tiver -no mínimo- um bom sinal 2G. Aí sim, é um passo mais na direcção de merecerem o que recebem.

Até porque, se bem me lembro, até há coisa de 4/5 anos, a PT era a operadora mais comodista que houve na história das telecomunicações e semelhantes em Portugal. Não mexiam uma palha mesmo, não inovavam nada. Remeteram-se a inventar os pré-pagos em 90 e qualquer coisa, de resto... Só quando começaram a estar muito mal vistos(E com razão) e a perderem bastante para os outros é que se mexeram.
 
Última edição:
Sem entrar em Flame wars, fica aqui um link de um blog com algum conhecimento de causa da coisa

http://pplware.sapo.pt/informacao/pt-disponibiliza-4g-a-80-da-populacao/

Na zona de Faro utilizando um analisador de espectros, consigo detectar um sinal (OFDM) na banda alocada à TMN (791-801 MHz).
Tudo aponta para que seja o LTE, mas não quer dizer que esteja a aceitar ligações de clientes, poderá estar só em testes.

O sitio onde estou a fazer as medições tem muito baixa cobertura de praticamente todos os serviços (medição indoor, num sitio onde a arquitectura do edificio não ajuda).
O sinal detectado é bastante baixo, assim como o da TDT, mas não detecto nada na banda da vodafone e optimus.

Não esquecer que nos 800 MHz a largura máxima disponível baixa dos 150 Mbps para os 75 Mbps.
 
Boas,

Confirmo-te que FARO tem 4G TMN a funcionar, tenho um familiar com placa a bulir lá, agora se é 800 ou não isso já não te sei dizer.

Cumprimentos,

CoradiX
 
Por acaso PT foi a última a adoptar PUR na banda larga móvel.

Isso para mim conta 0 (ZERO), porque acabaram por fazer o mesmo, o facto de demorarem mais tempo a fazê-lo não os iliba de nada, até porque eu como ex-cliente tratei de me mexer para me safar nisso...

Mas o que me irrita é não ser aplicado somente aos novos contratos, mas ser tudo corrido a eito!

E pensar que trabalhei lá na TMN até Janeiro, ainda me pergunto com que lata tinha de falar com os clientes acerca disto...
 
Os utilizadores que usam os serviços no dia a dia por diversos locais indicam que não atingem as velocidades contratadas e depois um Zé António que está com o rabo sentado numa cadeira num serviço de atendimento diz que funciona tudo bem...
Enfim, nem vou comentar e alongar-me mais porque também já fiz viagem de Lisboa-Faro e sei bem do que foi aqui falado e também sei que contratei um serviço de 7,2MB em 2009 e estamos em 2012 e o máximo consegui foram 3,6MB.

(E não esquecer que pplware e sites da mesma onda recebem materiais das empresas para testar, parecia mal falarem mal dos produtos, estando sujeitos a não receber mais nada e não terem depois produtos para colocar análises no site!!!! Por algum motivo quando quero ver reviews venho ao zwame ou sites do género, uma vez que são mais isentos e as opiniões são dadas por utilizadores que testam os produtos na realidade e não apenas no papel.)
 
Última edição:
Back
Topo