1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

4GB de RAM compensam num portátil?

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por petersaints, 4 de Maio de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 1196)

1. petersaints

petersaints Power Member

Tenho um TOSHIBA SATELLITE A200-1QK (specs no MySystem) e tenho andado a pensar em pôr 4GB de RAM... mas será que terei melhor desempenho, tendo em conta que só uso o laptop para trabalhar, Firefox, IRC, Messenger e jogar um pouco (mas jogos mais antigos, que os mais recentes com uma Mobility HD2600 não vão lá).

O queria saber é se vale a pena o investimento de 60 e poucos € em 4GB de RAM ou se mais vale estar quieto.

Já para não falar que com x86 não chegarei a ter os 4GB e drivers para x64 para este portátil não há nada (fornecidos pela TOSHIBA).

Será que apenas 3GB (2GB + 1GB) seriam melhor solução... Vá opiniões... Opinem :P

2. Mitch

Mitch Banido

para o uso que aparentas ter não te vai fazer praticamente diferença nenhuma.

3. zx-9r

zx-9r Power Member

até 1 Gb chegaria caso não tivesses o Vista.

Não há necessidade nem de perto nem de longe de ter 4Gb para esse software que mencionas.

4. petersaints

petersaints Power Member

Pois o que eu uso para trabalhar (já agora) é Eclipse, NetBeans, Office 2007 e OpenOffice.org e já tive que usar AutoCAD (o 2008 corria sem problemas, agora o 2009 como a interface nova e tal ainda não testei).

Jogos é UT2004, TrackMania Nations Forever, COD2 e os restantes é tudo desse nível de requisitos, pronto também já joguei UT3 aqui e Crysis (só para testar) mas penso que o grande limitador seja a gráfica.

Se fosse um A300 dos novos da TOSHIBA (que estão lindos :P) com um CPU T9300 e uma gráfica HD3650, os 4GB (que já traz de origem) devem ajudar em jogos (recentes)... mas de resto penso que seja desnecessário... Am I right?

Mas se acham que deva acrescentar RAM só para ser um pouco mais future proof digam...

Acrescento ainda a visualização de videos e música ao uso que dou ao portátil (Com WMP11 por exemplo)

Última edição: 4 de Maio de 2008
  5. Romani48

Romani48 Power Member

4Gb vale a pena vs os 3Gb pelo dual channel que em Acad ajuda nos renders.. mas pah.. se nao for nada profissional.. mete 1Gb

6. petersaints

petersaints Power Member

Neps!! Usei aquilo mesmo porque tinha que montar a rede de um edificio e tinha que fazer medições da planta e no AutoCAD era muito mais simples do que usar impressões em papel :P

Opiniões Keep Them Coming... mas pelo menos até aos 3GB estou a pensar ir! Só ainda não fui buscar porque não me deu jeito passar pela loja onde vou comprar (ainda não ter carro tem destas ;))

P.S.: Vou abrir mais um thread mas com outra dúvida

7. petersaints

petersaints Power Member

Acho que me fico pelos 3GB... Quer dizer. Em principio vou utilizar Vista x86 (é o que vem com o portátil e tem suporte para as teclas FN, por exemplo) e como tal só posso usar no máximo 3.xxGB (confirmem-me no Vista x86 são reconhecidos 3.25GB ou 3.5GB?). Se forem por exemplo 3.25GB o último GB está lá a ganhar "pó" mais vale ficar com 3GB, se forem 3.5GB sempre aproveita mais qualquer coisa do último GB (daí a minha pergunta acima).

De qualquer forma... mais um anito e compro um novo e a minha mãe fica com este :P

8. _OXYGEN_

_OXYGEN_ Power Member

Boas é assim eu tenho um A200-1QK e tambem lhe acrescentei mais 1gb de ram( Comprei uma Dimm de 2gb e tirei uma de 1gb), no windows vista principalmente a trabalhar com o office nota-se um ligeira diferença na velocidade de abertura e até mesmo no arranque do windows, em relação ao dual channel isso não te procupes pois fica a funcionar, fica metade do Dimm de 2gb em dual chennel com com outro de 1gb e ficas com o resto em single channel, no vista detecta-t 3,00gb (mesmo que tenhas 4gb) de ram...
    Mas se instalares o Vista ultimate de 32bit e instalares o SP1 ele já te detecta os 4gb de ram se os tiveres
    cumpz

Última edição: 5 de Maio de 2008
  9. Mitch

Mitch Banido

detecta mas não usa :rolleyes:

10. _OXYGEN_

_OXYGEN_ Power Member

Citação:

Citação: Post Original de _OXYGEN_ [​IMG]
    se instalares o SP1 ele já te detecta os 4gb de ram se os tiveres
    cumpz

detecta mas não usa :rolleyes:

Pois isso não posso confirmar, mas um utilizador de um G2SG disse-me que os detectava e podia utilizar...

11. he pá eu também acho que detecta mas nao usa
    contudo desconfio que ajuda nos renders e por isso um utilizador de gama média-alta pode ter bons desempenhos nos renders

12. 2 Gb hoje em dia é o suficiente mais uns anitos e 4Gb e o que vais precisar portanto a decisao e tua...

13. petersaints

petersaints Power Member

Sou capaz de ir buscar os 3GB ou mesmo os 4GB na Quinta-Feira, é uma pseudo-prenda de anos :P (mas para ja seria para manter Vista x86, pelo menos até ao fim do semestre e até confirmar se a TOSHIBA tem tudo para Vista x64 também, o que parece ser afirmativo)... digam-me dos ~3.2GB reconhecidos (com 4GB) em Vista x86 a gráfica pode ir buscar os 768MB de HyperMemory aos ~800MB não reconhecidos ou rouba na mesma à memória reconhecida (3.2GB)?

14. petersaints

petersaints Power Member

Bump!! Ninguém sabe??

E já agora em termos de jogos perco alguma peformance palpável ao usar x64 actualmente (com todos os updates e drivers mais maduros)? É que se não faço o switch assim que possível ;)

E já agora se algúem tiver um site que compara o uso de RAM do Vista x64 vs x86... Havia um muito bom mas não o consigo encontrar :(

Última edição: 4 de Junho de 2008
  15. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Nope... a memória não é endereçada de todo pois o controlo de alocação de HyperMemory é feito por software e como este não consegue aceder a essa zona de memória torna isso impossível :P

Pelo que tenho visto a performance entre o x64 e x86 é práticamente a mesma... A única desvantagem mesmo é em questão de drivers e algumas (raras) aplicações não gostarem do x64...

Última edição: 4 de Junho de 2008
  16. rav3n

rav3n Power Member

sao 3.25GB

em relação á grafica nao sei

17. redowk

redowk Power Member

não vais sentir diferenca de 2 para 3 e assim deixas 1 slot livre para o futuro (64bits :zzz:)

18. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

Eh assim, passar de 2 para 4 gigas no Vista não notas uma grande diferença. Eu pus por descargo de consciencia visto que agora uso dois monitores em simultaneo e faço muito multi tasking. Contudo devo acrescentar que mais ram nunca é demais. Ainda por cima o Firefox é um mamao daqueles.. O proprio live messenger tem vindo a subir os seus recursos entao se usares poligamia convem teres mesmo muita RAM. Se corres Autocad é uma mais valia. Nos jogos nao vais notar muito, apenas no minimizar e no restaurar dos mesmo ou fazer o swap entre jogos e outra aplicaçoes. Eu pus 4 no fixo e nao me arrependo. No tatil tenho 2 que chegam perfeitamente. Cumps

19. petersaints

petersaints Power Member

Desenterranço... LoL

Eu ainda estou com os 2GB e ainda não tive crise com isso mas agora nos próximos tempos até ao Natal quem sabe ;)

Partilhar esta Página