4GB de RAM compensam num portátil?

petersaints

Power Member
Tenho um TOSHIBA SATELLITE A200-1QK (specs no MySystem) e tenho andado a pensar em pôr 4GB de RAM... mas será que terei melhor desempenho, tendo em conta que só uso o laptop para trabalhar, Firefox, IRC, Messenger e jogar um pouco (mas jogos mais antigos, que os mais recentes com uma Mobility HD2600 não vão lá).

O queria saber é se vale a pena o investimento de 60 e poucos € em 4GB de RAM ou se mais vale estar quieto.

Já para não falar que com x86 não chegarei a ter os 4GB e drivers para x64 para este portátil não há nada (fornecidos pela TOSHIBA).

Será que apenas 3GB (2GB + 1GB) seriam melhor solução... Vá opiniões... Opinem :P
 
até 1 Gb chegaria caso não tivesses o Vista.

Não há necessidade nem de perto nem de longe de ter 4Gb para esse software que mencionas.
 
Pois o que eu uso para trabalhar (já agora) é Eclipse, NetBeans, Office 2007 e OpenOffice.org e já tive que usar AutoCAD (o 2008 corria sem problemas, agora o 2009 como a interface nova e tal ainda não testei).

Jogos é UT2004, TrackMania Nations Forever, COD2 e os restantes é tudo desse nível de requisitos, pronto também já joguei UT3 aqui e Crysis (só para testar) mas penso que o grande limitador seja a gráfica.

Se fosse um A300 dos novos da TOSHIBA (que estão lindos :P) com um CPU T9300 e uma gráfica HD3650, os 4GB (que já traz de origem) devem ajudar em jogos (recentes)... mas de resto penso que seja desnecessário... Am I right?

Mas se acham que deva acrescentar RAM só para ser um pouco mais future proof digam...

Acrescento ainda a visualização de videos e música ao uso que dou ao portátil (Com WMP11 por exemplo)
 
Última edição:
4Gb vale a pena vs os 3Gb pelo dual channel que em Acad ajuda nos renders.. mas pah.. se nao for nada profissional.. mete 1Gb
 
4Gb vale a pena vs os 3Gb pelo dual channel que em Acad ajuda nos renders.. mas pah.. se nao for nada profissional.. mete 1Gb

Neps!! Usei aquilo mesmo porque tinha que montar a rede de um edificio e tinha que fazer medições da planta e no AutoCAD era muito mais simples do que usar impressões em papel :P

Opiniões Keep Them Coming... mas pelo menos até aos 3GB estou a pensar ir! Só ainda não fui buscar porque não me deu jeito passar pela loja onde vou comprar (ainda não ter carro tem destas ;))

P.S.: Vou abrir mais um thread mas com outra dúvida
 
Última edição:
Acho que me fico pelos 3GB... Quer dizer. Em principio vou utilizar Vista x86 (é o que vem com o portátil e tem suporte para as teclas FN, por exemplo) e como tal só posso usar no máximo 3.xxGB (confirmem-me no Vista x86 são reconhecidos 3.25GB ou 3.5GB?). Se forem por exemplo 3.25GB o último GB está lá a ganhar "pó" mais vale ficar com 3GB, se forem 3.5GB sempre aproveita mais qualquer coisa do último GB (daí a minha pergunta acima).

De qualquer forma... mais um anito e compro um novo e a minha mãe fica com este :P
 
Última edição:
Boas é assim eu tenho um A200-1QK e tambem lhe acrescentei mais 1gb de ram( Comprei uma Dimm de 2gb e tirei uma de 1gb), no windows vista principalmente a trabalhar com o office nota-se um ligeira diferença na velocidade de abertura e até mesmo no arranque do windows, em relação ao dual channel isso não te procupes pois fica a funcionar, fica metade do Dimm de 2gb em dual chennel com com outro de 1gb e ficas com o resto em single channel, no vista detecta-t 3,00gb (mesmo que tenhas 4gb) de ram...
Mas se instalares o Vista ultimate de 32bit e instalares o SP1 ele já te detecta os 4gb de ram se os tiveres
cumpz
 
Última edição:
Citação:

Citação: Post Original de _OXYGEN_
se instalares o SP1 ele já te detecta os 4gb de ram se os tiveres
cumpz

detecta mas não usa :rolleyes:

Pois isso não posso confirmar, mas um utilizador de um G2SG disse-me que os detectava e podia utilizar...
 
he pá eu também acho que detecta mas nao usa
contudo desconfio que ajuda nos renders e por isso um utilizador de gama média-alta pode ter bons desempenhos nos renders
 
Sou capaz de ir buscar os 3GB ou mesmo os 4GB na Quinta-Feira, é uma pseudo-prenda de anos :P (mas para ja seria para manter Vista x86, pelo menos até ao fim do semestre e até confirmar se a TOSHIBA tem tudo para Vista x64 também, o que parece ser afirmativo)... digam-me dos ~3.2GB reconhecidos (com 4GB) em Vista x86 a gráfica pode ir buscar os 768MB de HyperMemory aos ~800MB não reconhecidos ou rouba na mesma à memória reconhecida (3.2GB)?
 
Bump!! Ninguém sabe??

E já agora em termos de jogos perco alguma peformance palpável ao usar x64 actualmente (com todos os updates e drivers mais maduros)? É que se não faço o switch assim que possível ;)

E já agora se algúem tiver um site que compara o uso de RAM do Vista x64 vs x86... Havia um muito bom mas não o consigo encontrar :(
 
Última edição:
Sou capaz de ir buscar os 3GB ou mesmo os 4GB na Quinta-Feira, é uma pseudo-prenda de anos :P (mas para ja seria para manter Vista x86, pelo menos até ao fim do semestre e até confirmar se a TOSHIBA tem tudo para Vista x64 também, o que parece ser afirmativo)... digam-me dos ~3.2GB reconhecidos (com 4GB) em Vista x86 a gráfica pode ir buscar os 768MB de HyperMemory aos ~800MB não reconhecidos ou rouba na mesma à memória reconhecida (3.2GB)?

Nope... a memória não é endereçada de todo pois o controlo de alocação de HyperMemory é feito por software e como este não consegue aceder a essa zona de memória torna isso impossível :P

Bump!! Ninguém sabe??

E já agora em termos de jogos perco alguma peformance palpável ao usar x64 actualmente (com todos os updates e drivers mais maduros)? É que se não faço o switch assim que possível ;)

E já agora se algúem tiver um site que compara o uso de RAM do Vista x64 vs x86... Havia um muito bom mas não o consigo encontrar :(

Pelo que tenho visto a performance entre o x64 e x86 é práticamente a mesma... A única desvantagem mesmo é em questão de drivers e algumas (raras) aplicações não gostarem do x64...
 
Última edição:
Acho que me fico pelos 3GB... Quer dizer. Em principio vou utilizar Vista x86 (é o que vem com o portátil e tem suporte para as teclas FN, por exemplo) e como tal só posso usar no máximo 3.xxGB (confirmem-me no Vista x86 são reconhecidos 3.25GB ou 3.5GB?). Se forem por exemplo 3.25GB o último GB está lá a ganhar "pó" mais vale ficar com 3GB, se forem 3.5GB sempre aproveita mais qualquer coisa do último GB (daí a minha pergunta acima).

De qualquer forma... mais um anito e compro um novo e a minha mãe fica com este :P

sao 3.25GB

em relação á grafica nao sei
 
Neps!! Usei aquilo mesmo porque tinha que montar a rede de um edificio e tinha que fazer medições da planta e no AutoCAD era muito mais simples do que usar impressões em papel :P

Opiniões Keep Them Coming... mas pelo menos até aos 3GB estou a pensar ir! Só ainda não fui buscar porque não me deu jeito passar pela loja onde vou comprar (ainda não ter carro tem destas ;))

P.S.: Vou abrir mais um thread mas com outra dúvida

não vais sentir diferenca de 2 para 3 e assim deixas 1 slot livre para o futuro (64bits :zzz:)
 
Eh assim, passar de 2 para 4 gigas no Vista não notas uma grande diferença. Eu pus por descargo de consciencia visto que agora uso dois monitores em simultaneo e faço muito multi tasking. Contudo devo acrescentar que mais ram nunca é demais. Ainda por cima o Firefox é um mamao daqueles.. O proprio live messenger tem vindo a subir os seus recursos entao se usares poligamia convem teres mesmo muita RAM. Se corres Autocad é uma mais valia. Nos jogos nao vais notar muito, apenas no minimizar e no restaurar dos mesmo ou fazer o swap entre jogos e outra aplicaçoes. Eu pus 4 no fixo e nao me arrependo. No tatil tenho 2 que chegam perfeitamente. Cumps
 
Eh assim, passar de 2 para 4 gigas no Vista não notas uma grande diferença. Eu pus por descargo de consciencia visto que agora uso dois monitores em simultaneo e faço muito multi tasking. Contudo devo acrescentar que mais ram nunca é demais. Ainda por cima o Firefox é um mamao daqueles.. O proprio live messenger tem vindo a subir os seus recursos entao se usares poligamia convem teres mesmo muita RAM. Se corres Autocad é uma mais valia. Nos jogos nao vais notar muito, apenas no minimizar e no restaurar dos mesmo ou fazer o swap entre jogos e outra aplicaçoes. Eu pus 4 no fixo e nao me arrependo. No tatil tenho 2 que chegam perfeitamente. Cumps

Desenterranço... LoL

Eu ainda estou com os 2GB e ainda não tive crise com isso mas agora nos próximos tempos até ao Natal quem sabe ;)
 
Back
Topo