1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

4X sata raid 0

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Fric, 10 de Julho de 2004. (Respostas: 18; Visualizações: 975)

1. Fric

Fric Power Member

Viva,

Ora bem, andei a procura e infelizmente n consegui encontrar nenhuma review ou artigo onde mostra-se a performance de um sistema com 4 discos sata em raid 0. Alguem tem por ai link? Gostaria de ver a performance na controladora da dfi lanparty nf2 e na nova controladora q vem agregada ao nforce3.

Ou claro, se alguem tivesse um sistema destes :) se puder dar a sua opiniao agradecia.

Tenho 2X sata raid 0 com discos IBM de 80GB e ando com trasnferencias q rondam os 100mb/s mas como sempre quero mais :) principalmente pq os discos e' das partes mais fundamentais do pc pois e' o q torna um pc rapido ou lento no load dos jogos, no encoding de filmes, no load do windows, load dos programas, enfim, em praticamente tudo

2. [knap]

[knap] Power Member

Hum...o bus pci n está limitado a 133mb/s?! axo k isso vai ser o máximo k vais conseguir sem aumentar a velocidade do pci...ou a controladora sata tem um bus independente?! Axo k o ideal serio uma board com sata nativo... :wow:

3. Tafinho

Tafinho Power Member

4x RAID 0 é brincar com o fogo, se se perde um disco, perde-se toda a informação...

4. Fric

Fric Power Member

Sim, eu sei, ja tive alguns problemas com este sistema de raid 0 usando 2 discos, chegando mesmo a perder toda a informacao e por isso adoptei uma politica de backups usando um disco ata q aqui tenho de 80 gb.

O q me interessa e' essencialmente o speed q raid 0 me proporciona pois eu nao gosto la muito de esperar :) Alem disso se a maioria do ppl q anda a comprar mems todas xptos pensar um pouco vai ver q a info q vai para a memoria ram vem do disco, logo acho muito mais importante ter um incremento de 50 mb no disco, q corresponde a mais cerca de 80% da performance q comprar umas mems todas xpto de n sei quantos mhz q dao mais 100mb/s mas em 4 gigas/s... e' praticamente insignificante.

5. jfbbms

jfbbms Power Member

4xraid0 é um pouco perigoso... heheeh. Olha que por exemplo o Facies num lan qualquer perdeu se nao me engano 4 discos tb...

porque nao metes 2x ( 2xraid0 ) ?

6. ruymoreira

ruymoreira Power Member

penso que co 4 discos o melhor será RAID 0+1, mas tu é que sabes.
    há um teste ao RAID com 2 raptors no anandtech: http://www.anandtech.com/storage/showdoc.aspx?i=2101 , e penso que a conclusão a que chegaram é que no dia-a-dia não se nota grandes diferenças em termos de performance visivel.
    mas se quiseres seguir, boa sorte.

7. Fric

Fric Power Member

A diferenca entre ter raid 0 com 2 discos sata garanto eu q e' muito grande, a performance sobre imenso, chegando mesmo a tornar o load do windows cerca de 60% mais rapido e em alguns jogos duplicando mesmo.

Experimentem, recomendo.

8. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Kdo tiver pasta .... cof ... cof ... (daki a mt tempo)
    Queria ver se comprava 2 Raptors de 36 megas e os metia em Raid0 ... como tenho um fileserver ... ia metendo pra lá os backups ...

9. Shakawkaw

Shakawkaw Suspenso

Mas Madril, tens a certeza que dois de 36MB te chegam... precisavas de 20 para guardar uma imagem de CD... :D :P :P

just kidding

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Fric, se vais ter 4 discos, porque não Raid 5? Provavelmente não deve dar com esse controlador, mas é só uma alternativa.

11. Madril

eeyore ve lá mas é se entras num curso de jeito (es tu k keres mudar pra LEIC ... né ? :P)

A mim chegava se fossem dois de 10GB ou dois de 20GB, mas como o tamanho minimo do raptor é 36 ... :P

12. Fric

Fric Power Member

Nemesis11, raid 5 n tem tanta performance como raid 0 e tal como disseste a controladora q eu vou por (em principio a da dfi lanparty) n o permite.

O q queria mm era uns testes com 4 discos sata em raid 0... quero ver o q me espera :)

13. Tafinho

Tafinho Power Member

Claro que permite, usando RAID5 por software. Em windows não sei se dá para fazer à partida, em linux dá na boa.

14. Madril

Fric ... não te aconselho nada a Lan Party ... :S
    A minha, antes de morrer (dp ressuscitou com o Skatan), ainda teve tempo de matar um WD SE Caviar.

NF7-S all the way. Nunca mais confio numa marca como a DFI ... jizz.

15. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

A performance com 4 discos em Raid 0 tb vai depender muito da controladora. A unica review que me lembro é desta com 1 a 6 Raptors 74 GB GB com uma LSI MegaRAID-6.

http://www.gamepc.com/labs/print_content.asp?id=raptor74

16. Shakawkaw

Shakawkaw Suspenso

Na 2ª tenho a confirmacao, mas yap... acho que e desta que entro num curso de jeito... :D :D

nada de vingancas, por este comentario, no dia das inscricoes... :P :P :D :D

17. Fric

Fric Power Member

Madril, as controladoras externas custam mais q uma board, nomeadamente a dfi lanparty por isso mesmo e' q fico mais inclinado para a board, alem disso se vender a minha nf7-s sempre recebo uns trocos extra.

Outra coisa q tas a recomendar, ou seja usar a nf7-s, nao e' viavel pois tem controladora somente para 2 satas :(

Vou ver a review do Nemesis11

18. Fric

Fric Power Member

True power :)

Pelo q vi no teste o raid 5 e raid 50 sao superados em larga escala quando comparados pelo raid 0 a nivel de performance mas a nivel de seguranca as coisas ja n sao bem assim, tal como aqui ja foi dito, quanto maior o numero de discos em raid 0 mais arriscado se torna mas.... como quem n arrisca n petisca :)

19. Madril

Lan Party é questão de sorte. Eu pelo menos tentei avisar :P

Tt pode correr tudo 5 estrelas como podes ficar sem board ou sem board e sem discos. Boa sorte :D

Partilhar esta Página