5 razões para não usarem Linux

Uma coisa é certa este tipo de assunto é bem apaixonante:)

Dando a minha acha para a fogueira:)

1º A escolha deste artigo para uma thread foi porque em 2 minutos se lê um artigo cheio de ironia e com alguns pontos interessantes.

2º O Linux está cehio de saúde. Eu tb preferia ter menos distros em que se juntassem os esforços para fazer algo melhor.
Quem tem acompanhado o Ubuntu pode ver como se consegue fazer algo interessante capenas com dois lançamentos. O terceiro está à porta. Falando de hardware consigo colocar (para o que preciso) um AMD64 + Nforce4 + 6600GT a funcionar no Ubuntu tudo direitinho do que um Windows. A instalação são uns 15 minutos.

3º O suporte em Linux tem sido uma desgraça mas já está a mudar e não me vou admirar se vir a Red Hat um dia destes a repensar tudo.
Estou a falar do Debian Common Core Alliance (DCCA). Curiosamente o Ubuntu não aderiu. Se correr como se espera as coisas vão melhorar.
Neste artigo ao mestre por trás do Mepis tem coisas interessantes mas demora a ler:)
http://www.madpenguin.org/cms/?m=show&id=5000

4º Mais atrde ou mais cedo veremos a Microsoft a descer possivelmente vitima dela mesma.
Isto é de hoje:
http://news.com.com/Hollywood,+Microsoft+align+on+new+Windows/2100-1025_3-5844393.html?tag=nefd.lede

Muita tinta vai correr ainda mas se eles conseguissem implementar várias coisas anti-pirataria veriamos o que acontecia.

5º Linux é liberdade de escolha. Com uma curva de aprendizagem grande sem duvida mas possivel.
Usarem Open Office (espero grandes coisas da versão 2.0 que deve sair no fim de setembro espero:)); Thunderbird; Firefox e afins nem se dão conta que estão em Linux:)

6º Ultimo ponto. Tenham sempre um live CD por perto. Para uma emergência não têm nada disso em Windows e com um desses podem estar a colocar aqui um post no momento a seguir ao reboot:)
 
Moralez disse:
ah pois... o World of Warcraft não dá no Linux :p

O wine corre bem o WoW... a malta da blizzard ate deu uma mao para funcionar...

Quem gostar de fps até se safa em linux, agora o resto...

O linux tem um problema é necessário muito tempo para colocar as coisas a funcionar decentemente, de qualquer forma quando tens o linux instalado e a funcionar mesmo que saiam updates tens muito mais hipoteses de ser hackado num windows com todos os updates do que num linux desactualizado...
 
Metro disse:
Uma coisa é certa este tipo de assunto é bem apaixonante:)

Dando a minha acha para a fogueira:)

1º A escolha deste artigo para uma thread foi porque em 2 minutos se lê um artigo cheio de ironia e com alguns pontos interessantes.

2º O Linux está cehio de saúde. Eu tb preferia ter menos distros em que se juntassem os esforços para fazer algo melhor.
Quem tem acompanhado o Ubuntu pode ver como se consegue fazer algo interessante capenas com dois lançamentos. O terceiro está à porta. Falando de hardware consigo colocar (para o que preciso) um AMD64 + Nforce4 + 6600GT a funcionar no Ubuntu tudo direitinho do que um Windows. A instalação são uns 15 minutos.

3º O suporte em Linux tem sido uma desgraça mas já está a mudar e não me vou admirar se vir a Red Hat um dia destes a repensar tudo.
Estou a falar do Debian Common Core Alliance (DCCA). Curiosamente o Ubuntu não aderiu. Se correr como se espera as coisas vão melhorar.
Neste artigo ao mestre por trás do Mepis tem coisas interessantes mas demora a ler:)
http://www.madpenguin.org/cms/?m=show&id=5000

4º Mais atrde ou mais cedo veremos a Microsoft a descer possivelmente vitima dela mesma.
Isto é de hoje:
http://news.com.com/Hollywood,+Microsoft+align+on+new+Windows/2100-1025_3-5844393.html?tag=nefd.lede

Muita tinta vai correr ainda mas se eles conseguissem implementar várias coisas anti-pirataria veriamos o que acontecia.

5º Linux é liberdade de escolha. Com uma curva de aprendizagem grande sem duvida mas possivel.
Usarem Open Office (espero grandes coisas da versão 2.0 que deve sair no fim de setembro espero:)); Thunderbird; Firefox e afins nem se dão conta que estão em Linux:)

6º Ultimo ponto. Tenham sempre um live CD por perto. Para uma emergência não têm nada disso em Windows e com um desses podem estar a colocar aqui um post no momento a seguir ao reboot:)

Concordo com tudo o que disseste menos na segunda parte do 6º ponto:
Existe e em duas versões, uma oficial da MS para OEM's e outra não tão oficial...
;)
 
Suporta todo o hardware da biblioteca do windows e aínda qualquer driver de rede/storage que se queira adicionar.
Para além disso suporta a integração de programas externos na imagem (tipo adobe reader, etc) através de plug-ins (ver ponto 29 da FAQ).
Também suporta imagens para boot via USB key's.

No mundo Linux/Windows há um equivalente muito útil que uso com frequência, o UBCD (Ultimate Boot CD).
Para além de suportar programas externos integrados na imagem, já trás coisas como o Memtest86, particionadores, antivírus, etc.
Também permite integrar imagens de disquetes de boot, tipo drivers SATA/RAID, etc. Try it.

Edit: a versão Basic é só para DOS/Windows, a versão Full funciona nos anteriores e tb em Linux.
 
Última edição:
blastarr disse:
Suporta todo o hardware da biblioteca do windows e aínda qualquer driver de rede/storage que se queira adicionar.
Para além disso suporta a integração de programas externos na imagem (tipo adobe reader, etc) através de plug-ins (ver ponto 29 da FAQ).
Também suporta imagens para boot via USB key's.

No mundo Linux/Windows há um equivalente muito útil que uso com frequência, o UBCD (Ultimate Boot CD).
Para além de suportar programas externos integrados na imagem, já trás coisas como o Memtest86, particionadores, antivírus, etc.
Também permite integrar imagens de disquetes de boot, tipo drivers SATA/RAID, etc. Try it.

Edit: a versão Basic é só para DOS/Windows, a versão Full funciona nos anteriores e tb em Linux.


Tambem utilizo o Ultima Boot CD. Gostava tambem de um trabalho desenvolvido por um portugues: o ZeCabra Live DVD. Procurem no Google e vão encontrar informações acerca desse trabalho.

Eu tambem cheguei a personalizar o meu cd de instalação do Windows com um programa próprio ( se não me engano era o nLite).

Metro estive a ler a entrevista do criador do MEPIS. Realmente as ideias do home são fantásticas. Então a resposta á ultima pergunta dá uma sensação de confiança enorme ao leitor.
Dá para ter uma ideia do que vai sair da DCCA.

Enfim, é uma entrevista que recomendo vivamente a quem quer saber a opinião de um génio acerca do que se passa e do que se vai passar no futuro em relação á industria dos SOs.
 
Tudo o que aqui disseram é totalmente subjectivo...

Conseguiria argumentar todas as vossas afirmações aqui (de ambos os lados, diga-se), mas justamente por isso, vou-me reduzir à minha insignificância e deixar-vos tirar as vossas próprias elações seja com testemunhos, pensamentos, ou experiência.
 
kazuza disse:
Tudo o que aqui disseram é totalmente subjectivo...

Conseguiria argumentar todas as vossas afirmações aqui (de ambos os lados, diga-se), mas justamente por isso, vou-me reduzir à minha insignificância e deixar-vos tirar as vossas próprias elações seja com testemunhos, pensamentos, ou experiência.

Com todo o respeito, acho que devias dar a tua opinião. Visto que já comentaste penso que deves continuar...
 
kingdom disse:
Metro estive a ler a entrevista do criador do MEPIS. Realmente as ideias do home são fantásticas. Então a resposta á ultima pergunta dá uma sensação de confiança enorme ao leitor.
Dá para ter uma ideia do que vai sair da DCCA.

Enfim, é uma entrevista que recomendo vivamente a quem quer saber a opinião de um génio acerca do que se passa e do que se vai passar no futuro em relação á industria dos SOs.

O Mepis foi para mim a primeira distro em que eu realmente consegui fazer alguma coisa de jeito.
Registei-me no forum deles e tentei que o darkstar fosse mirror. Ainda consegui que a distro lá tivesse alojada mas depois de algum tempo retiraram-na e nunca chegaram a ser mirror:(
Imagino que algumas distros que lá têm são melhores....

Pegar num CD do Mepis meter no PC, ficar com tudo a funcionar e carregar num icon e passados 8 minutos fazes reboot (durante esse tempo estiveste sempre a navegar na net) e tens a distro instalada é brutal.
A seguir perceber que a distro era de uma só pessoa ainda dá mais que pensar.

Espero que ele consiga fazer metade pela DCCA do que tem feito pelo Mepis e certamente que teremos uma distro que vai resolver as queixas que os utilizadores têm da Red Hat.
Veremos no que vai dar.

A acrescentar à discussão:

A parte dos jogos não vejo como muito importante pq estou convencido que com esta nova geração de consolas que se vai jogar menos no PC. Não falo de meia duzia de aficionados (esses vão sempre ter paciencia para instalar 500 drivers diferentes e gastar 500€ numa grafica nova). Estou a falar dos miudos cujos pais não os querem à volta do Pc pq atrapalham e dos graudos que querem ter um leitor de DVD etc etc.

Quem faz a diferença são os utilizadores normais: mail, browser e office.
Qd esses tibverem linux na empresa vão querer ter em casa a mesma coisa que é para não se chatearem. Se continuarem sem saber o que são virus, adware etc ficam encantados.

Se o windows vem com as restrições e se a Intel ajudar com o LaGrande ou lá como se chama vamos ver o que acontece. O VIIV tb vamos ver o que faz. Se tem que se usar Windows não sei não.

Pessoalmente continuo a minha preparação para dar o salto. Já o conseguia dar mais ou menos. A apple é tb uma opção mas cada vez menos para mim o Windows é menos uma opção. Não por ser assim tão mau principalmente atrás do CC como é o meu caso mas sim pelo conceito. É o conceito que me faz voltar sempre ao linux depois de ter que o ter instalado 4 vezes seguidas:)
 
Não li os posts todos, por isso posso estar aqui a colocar coisas que já foram ditas.

O que é linux? Pensava que linux era apenas um kernel e tudo o que vem a seguir depende de quem faz a distro.
Dizer que Linux é X ou é Y é quase impossivel, com a variadade de distros que exitem, onde muitas delas têm finalidades muito diferentes. Vejo ali alguns pontos muito discutiveis entre distros.

As "5 razões" para usar windows ou uma distro de linux, têm que vir do utilizador/empresa. Um Gamer provavelmente não usa Linux, um server com um Pentium 66 mhz provavelmente não usa Windows.

Este "artigo de opinião" é um flame e pelos 50 posts desta thread, o flame resultou.
 
De facto.. ainda me hei-de dedicar ao Linux e pedir ajuda aqui ao ppl... pq a unica abordagem que fiz ao linux foi USANDO O KNOPPIX!!! meti o cd... deixei-o correr... e tinha tudo.. não precisei de configurar nada.. tinha som.. tinha net.. sei lá..

andei é à luta para acertar as horas do relogio.. ainda hj estou para saber como é.. mas pronto.. ele dizia-me que estava protegido e etc.. mas tasse...

Quando tiver tempo, dedico mais tempo à coisa.. e vou para um Linux mais "complicado", pois gosto de trabalhar com comandos (tipo DOS) ai sim.. é q está o segredo da coisa :)
 
Tenho 1 grande amigo meu que usa linux na boa ha uns 4 ou 5 anos, sempre que vou a casa dele fico MARAVILHADO Com o sistema dele...Super Optimizado, Super Fluente...

Mas a realidade é que eu meto o meu windows a bombar em 15 minutos, com drivers optimizados etc, e ele gasta...MESES até dizer... O MEU LINUX TAH PERFECT.

ele é admin de uma empresa de web hosting, e lá trabalha bué em linux, e sim NAS EMPRESAS concordo que seja melhor ter linux que windows. mas em Pc's pessoais para malta que joga, etc, simplesmente Doesn't Work.
 
Nem toda a gente joga, nem toda a gente SO joga.

Eu agora tou com triple boot :D

Win XP, Ubuntu e ... *cof* OSX *cof*

Isto no portatil, que é o k uso pra trabalhar pra faculdade. E digo-te... cada vez uso menos o Windows. O Ubuntu foi instalado ontem, vou experimentar antes do inicio das aulas da faculdade.

Agora no PC que só uso quase exclusivamente para jogar, só tem windows ... mas logo que tiver pasta para um TFT vou meter dual boot com Linux para trabalhar tb :P
 
migueluxo disse:
Tenho 1 grande amigo meu que usa linux na boa ha uns 4 ou 5 anos, sempre que vou a casa dele fico MARAVILHADO Com o sistema dele...Super Optimizado, Super Fluente....

Por acaso uma coisa incrivel que o Linux tem é que, como se trata de algo baseado numa forte componente open source, é incrivel o potencial que ele têm, o maximo que eu fiz foi fazer uma pseudo-shell para ele e digo-te que vejo muito potencial nisso (não fiz uma shell em si porque este ano não me dediquei muito ao curso... nem fiz o ultimo trabalho... cirar o sistema FAT32 Oo).

Sei de casos de pessoal que andaram a escavar no source do bixo apenas para alterar a cor do boot :rolleyes:
Mas isso é só um pequenito exemplo do que conhecimentos de programação aliados a um sistema open source podem providenciar, o unico probolema do Linux é que, a meu ver, falta uma boa documentação para explicar bem como funciona um sistema baseado em Linux, as bibliotecas, os I/O.. coisas do genero...

Linux adiado a um curso de programação.. ui (só compreendi mesmo a razão de o meu curso ser 100% em Linux (Ciencia de Computadores-Engenharia de Redes e Sistemas Informaticos na Faculdade de ciencias da Universidade do Porto, btw) bem... quando comecei a trabalhar nele e a fazer trabalhos para o bixo... Só tenho pena das cadeiras iniciais apenas terem sido revistas quando eu as já tinha feito (os ex-caloiros sabem mais do que eu... e eu que fiz as cadeiras á primeira :( )..

enfim.. já chega de off-topic.. foi apenas um pouco de pub descarada ao meu curso :cool:
 
Última edição:
Epa vais-me desculpar mas disseste aí uma coisa q a meu ver está muitissimo errada.
o GNU/Linux e tudo o q tem a ver com ele está mais e melhor documentado do que qualquer outra coisa sobre outro SO. Como tu próprio disseste o GNU/Linux é totalmente open-source e como podes imaginar se não houvesse informação totalmente detalhada sobre o sistema (ainda por cima com o grau de modularização q tem) era só o Linus e os gajos do GNU project a desenvolverem as coisas.
Existem centenas de sites com documentação (por vezes muito pesada é verdade) sobre todos os aspectos possiveis e imagináveis tanto de utilização como de programação para o GNU/Linux é uma questão de procurar.
 
TuxBoss disse:
Epa vais-me desculpar mas disseste aí uma coisa q a meu ver está muitissimo errada.
o GNU/Linux e tudo o q tem a ver com ele está mais e melhor documentado do que qualquer outra coisa sobre outro SO. Como tu próprio disseste o GNU/Linux é totalmente open-source e como podes imaginar se não houvesse informação totalmente detalhada sobre o sistema (ainda por cima com o grau de modularização q tem) era só o Linus e os gajos do GNU project a desenvolverem as coisas.
Existem centenas de sites com documentação (por vezes muito pesada é verdade) sobre todos os aspectos possiveis e imagináveis tanto de utilização como de programação para o GNU/Linux é uma questão de procurar.

Tb concordo.
Documentação em Linux é coisa que não falta.
 
Moralez disse:
Por acaso uma coisa incrivel que o Linux tem é que, como se trata de algo baseado numa forte componente open source, é incrivel o potencial que ele têm, o maximo que eu fiz foi fazer uma pseudo-shell para ele e digo-te que vejo muito potencial nisso (não fiz uma shell em si porque este ano não me dediquei muito ao curso... nem fiz o ultimo trabalho... cirar o sistema FAT32 Oo).

Sei de casos de pessoal que andaram a escavar no source do bixo apenas para alterar a cor do boot :rolleyes:
Mas isso é só um pequenito exemplo do que conhecimentos de programação aliados a um sistema open source podem providenciar, o unico probolema do Linux é que, a meu ver, falta uma boa documentação para explicar bem como funciona um sistema baseado em Linux, as bibliotecas, os I/O.. coisas do genero...

Linux adiado a um curso de programação.. ui (só compreendi mesmo a razão de o meu curso ser 100% em Linux (Ciencia de Computadores-Engenharia de Redes e Sistemas Informaticos na Faculdade de ciencias da Universidade do Porto, btw) bem... quando comecei a trabalhar nele e a fazer trabalhos para o bixo... Só tenho pena das cadeiras iniciais apenas terem sido revistas quando eu as já tinha feito (os ex-caloiros sabem mais do que eu... e eu que fiz as cadeiras á primeira :( )..

enfim.. já chega de off-topic.. foi apenas um pouco de pub descarada ao meu curso :cool:

Não é só o teu curso que é só em Linux... O de Electro da FEUP tb é!!! (diga-se de passagem que bem melhor que o teu :P ).

Agora que venhas dizer que não está documentado isso é mentira!!! Vê-se bem que és newbie nas andanças de Linux. Eu sei que sei pouco mas comparativamente contigo deve saber mais... No minimo sei procurar a info e usa-la... :x2: Para veres bem é possivel configurar soft raid a partir de documentação disponivel, não é preciso "escavacar" nenhum codigo fonte.

Tal como alterar os processos que se iniciam quando carregas no botão de arranque da máquina.
 
Sumerset disse:
Não é só o teu curso que é só em Linux... O de Electro da FEUP tb é!!! (diga-se de passagem que bem melhor que o teu :P ).

Agora que venhas dizer que não está documentado isso é mentira!!! Vê-se bem que és newbie nas andanças de Linux. Eu sei que sei pouco mas comparativamente contigo deve saber mais... No minimo sei procurar a info e usa-la... :x2: Para veres bem é possivel configurar soft raid a partir de documentação disponivel, não é preciso "escavacar" nenhum codigo fonte.

Tal como alterar os processos que se iniciam quando carregas no botão de arranque da máquina.


Vejo que a Universidade tão boa não forma pessoas.
Comparativamente contigo digo as coisas de forma mais correcta. Pelo menos sei procurar uma forma melhor de dizer as coisas.
Enfim...
 
Não duvido que seja superior em vários aspectos, quando estagiei na FEUP á coisa de trés anos atraz fiquei bastante supreendido pela qualidade de construção dos novos edificios, até que tive a opção de estudar lá mas preferi ir para a FCUP (o promenor de morar a 1h da FEUP e 5min da FCUP teve o seu peso :p), até pelo pouco que entendo do sistema de aulas da FEUP é bastante superior ao meu pseudo-sistema-em-que-metem-trabalhos-uns-em-cima-dos-outros-e-depois-espantam--se-que haja-cadeiras-com-90%-de-chumbo.

Agora devo duvidar das tuas palavras no que diz respeito á formação que o curso te providencia, que comparares um curso de Electro com um curso de Computer Science... tudo bem que devem ter várias coisas em comum, mas servem propositos diferentes, um cria candidatos a Eng. e outro Cientistas (nem sei se existe uma ordem ou algo do genero, sinceramente nem quero saber, o meu objectivo é ficar a trabalhar na faculdade).

P.S.: Para quem não entende porque é que nos estamos a dar ao trabalho é que, desde que há memoria, que existe uma rivalidade entre a FCUP e a FEUP (coisa estupida, visto pertencerem á UP.. mas enfim, eu que lá ando á trés anos ainda não entendi direito isto), até que se torna em algo engraçado... isto é.. quando o pessoal não anda á porrada em plena serenata (ok, o dux da FCUP é um pouco para o cromo, enfim...), o cortejo até que foi engraçado.. com a pega do touro (FCUP), eheh.
 
Última edição:
Back
Topo