50 razões para mudar de win para mac

Status
Fechado a novas mensagens.

lidador

Power Member
Ultimamente tem aparecido aqui muito pessoal a pedir razões que os convençam a mudar de win para mac. Eu, como nunca fiz essa viagem, pouco poderia acrescentar de meu. Mas este senhor, Chris Pirillo, antigo "power user" do windows, consegue apontar 50 razões bem fundamentadas. O texto está em inglês.
 
Os que não concordo na totalidade

3.
I’m ready to experience different frustrations. OS X isn’t perfect, certainly - but I already see its noticeably more stable than Windows Vista has been. Kernel Panics at least look prettier than BSODs. :) Seriously, I just find OS X’s update schedule to be more to my liking - instead of waiting for gigantic service packs, I get minor point releases along the way to major revisions to the OS. Bugs are going to happen, but knowing that showstopping / security bugs are likely to be squished quicker gives me amazing peace of mind.



No Windows também tens Updates frequentes.. o Service Pack é só para assinalar um marco, em que as pessoas que instalam os seus SOs apartir dessa altura não precisam de andar a gastar a sua banda de download a sacar os updates todos... e normalmente estes SPs trazem uma ou outra novidade..

no Vista a unica novidade é o DX10.1, o resto tinha mos tudo só com os Updates "normais"

4. There’s more interesting, useful, beautiful, and affordable software being developed for OS X. If you still believe that there’s no software for “the Mac,” you’re simply a fool who hasn’t done his or her research.

Não se trata de concordar ou deixar de o fazer nesta situação.. no meu caso a escolha recai sobre o que eu preciso.. não é porque em mac os programas são mais bonitos ou interessantes que me fazia escolher esta plataforma. Se precisar de um programa para windows, não é por ser "feio" ou menos interessante que vou dizer que não o uso... e então se for uma ferramenta de trabalho.. :p

5. VMware Fusion makes it possible to have every operating system at my fingertips (as well as every app that runs on ‘em, FTW). Performance and stability is a reality, not a dream. More importantly, with USB 2.0 support in VMware Fusion, I have near complete compatibility with any external hardware. Parallels is also there, which should keep competition lively.


Isto nem devia ser muito um ponto a referir.. No Windows Isto também é possivel; legalmente, infelizmente, é que não.. porque por uma razão que não compreendo, a apple não permite os seus SOs correrem numa máquina Windows.. nem que sejam emulados..

Acho que é um ponto negativo a favor da Apple.. Por isso é que muitos diziam que o Mac é o computador dos fashions.. Não quero assim dizer que o hardware deles é mau, que os sistemas são feios, muito pelo contrário e já fiz questão de apontar que eu mesmo os adoro. Mas o facto de poder ser corrido em outras máquinas só ajudava a Apple a crescer (ainda mais). My 2 pennys worth :)
6. I believe that the future of Windows (or any OS software layer) will be experienced in a virtual machine of some sort. People have been dual booting for years - now I can triple-task cross-platform in seconds flat.


Não percebi o qual a lógica de este ser um ponto para mudar para Mac... isso é possível em Linux também não sei se sabem.. E para os que acompanham o desenvolvimento do Win7 sabem que a sua base vai ser esta, uma plataforma completamente simples, a kernel, que depois é lhe assente um sistema modular, virtualizado sob o sistema em alguns casos.

Facto que já é à muito tempo uma realidade em sistemas linux.. Modulação
7. Not to say that Microsoft or Linux haven’t made great strides in recent years, but… at least Leopard feels like only one team was developing the UI. It’s not quite perfect, but closer to what perfect should be. I’m not a huge fan of iTunes or every other Apple utility - but at least with Leopard, they’re trying to make them look and work the same way.



Alguém que use Linux assiduamente que comente aqui.. acho que já sabemos a resposta..

10. Spotlight is to Windows Desktop Search as a BMW Z4 is to a Ford Pinto (in terms of performance, usability, and UI). No contest. I’m sure some would argue the opposite, but… they’re also probably the extreme developer “but it works if you just learn how to use it right” types. Feh.
Ser mais rápido que o WDS? então em Leopard antes de escrever o que procuram já têm resultados?
Sinceramente já usei o Spotlight num tiger.. e não vi diferenças nenhumas..

12. My iPhone is not going away anytime soon. Would I switch for better compatibility with a communications device? Not necessarily, but if the future of OS X is in the present of the iPhone… they’re going to gain consumer market share at blinding speed. Remember, I wanted to hate this device - after years of being a dyed-in-the-wool Windows Mobile advocate.



iPhone ≠ Mac OS X

26. Almost all of the audio and video formats out there can be played on the Mac with Video LAN Player (VLC). One less barrier to entry.
O Windows Também o tem.. apesar que não sou um fan de VLC.. :p

31. Microsoft doesn’t have an iLife. Not even close. It has a set of multimedia applications, but they don’t seem to be cohesive in the slightest. Maybe things will get better as Live continues to evolve?
Esta não estou aqui para argumentar numa forma de dizer que o Windows tem igual ou semelhante, mas para dizer que é talvez o ponto em que mais concordo com o autor do artigo...
Espero mesmo que a MS trabalhe bem no Live.. O Office Live Space é um grande passo por exemplo... e já me ajudou nos últimos dias :)
48. Device compatibility doesn’t seem to be as much of an issue as it used to be with the Mac. While I couldn’t get my brand new HP LaserJet to work inside of Vista, it works flawlessly inside of OS X 10.4 (despite having to use HP’s scanning software). Still, with any USB hardware hiccups in Leopard, compatibility issues are erased with VMware Fusion until newer software is unleashed.

Como tudo também depende dos Manufacturers.. Também há algum hardware que é o oposto.. no Windows funciona, 5*, em Mac pura e simplemente não há suporte.. a não ser talvez third party drivers..

---------------------------------------------------

Os outros pontos que não comentei, ou foi porque, e agradavelmente, já os vi em "acção" e concordo perfeitamente com eles, e era algo que gostava de ver em Windows.
Outros foi por falta de informação, por isso não os posso comentar.

Já agora peço que não me caiam em cima, fiz apenas uma apreciação global entre os meus conhecimentos (eh! tenho apenas 17 anos, não sou um veterano nisto :D) e os dados referidos neste artigo.

Não considerem um flame post, não o é, se alguém pretender debater algum ponto, farei com a maior das disponibilidades, também estou aqui para aprender :)

Apenas algumas resalvas não quero eu ter problemas com esta "parte" da comunidade, que eu tanto admiro :)

cumprimentos pessoal
 
Uma das coisas que gosto nos updates do OSX é que sabes o que estás a instalar especificamente. É uma mariquice mas é melhor que Update de Segurança kb283284. De resto gosto da forma como o OSX vem saído da caixa pronto a trabalhar, tem quase tudo o que uma pessoa que faz um uso rotineiro do computador precisa, e depois são aplicações uniformizadas, ou seja a interface é sempre a mesma, pouca coisa muda do Pages para o Mail, assim como do Safari para o iPhoto, para dar alguns exemplos.
Depois o facto de andar a instalar e desinstalar programas não afectar a performance do computador é algo que considero imprescindível num SO. Mais as tretas de virus e afins.
O mac OS não é um sistema perfeito mas que é mais amigável para o utilizador isso é sem dúvida.
 
concordo.. menos com os updates.. que no Vista dizem te exactamente aquilo que estás a instalar
1zpk75y.jpg

---------------------------------
a uniformização é algo que no Windows peca um bocado.. apesar que cada vez mais isso vem a melhorar..
tem a ver com as librarias usadas na programação..
é ver no que dá..

Quanto á experiencia out of the box, não me parece que o OS x vem tão "equpado" quanto isso..
não esquecer que o iLife não faz parte integrante do Sistema Operativo. claro que, e confirmo isso também, as aplicações que traz são na sua maioria melhores que as do Windows..
 
Não sabia que o Vista já trazia isso. My bad! Quando compras um mac ele já vem com o iLife.
Eu sei :p por isso disse que o Windows também pecava.. não traz nada parecido com isso..
prontos, trazem o Office, umas aplicações, na sua maioria time limited, e tal.. e apesar que encontramos substitutos, não há altura, mas capazes, temos de ser nós a ir busca los..
Eu dou apenas 1 razão para não mudar de Win para Mac: a escassez de jogos actuais e antigos.
Nem é uma razão por ai além.. tens sempre o bootcamp... porém.. isso já é usar o Windows :D
por isso é um meio termo..

O crossover, testei noutro dia no tiger, porque queria instalar lá um jogo (C&C Renegade).. diz que nao encontra executável válido.. bah..
 
Podia-se colocar em inglês o texto todo num novo tópico e depois cada pessoa ia lá e dava a tradução de um ou mais itens como se fosse responder ao tópico. No fim juntava-se tudo no mesmo texto. Também era necessário avisar o autor.
 
Isto nem devia ser muito um ponto a referir.. No Windows Isto também é possivel; legalmente, infelizmente, é que não.. porque por uma razão que não compreendo, a apple não permite os seus SOs correrem numa máquina Windows.. nem que sejam emulados..

Acho que é um ponto negativo a favor da Apple.. Por isso é que muitos diziam que o Mac é o computador dos fashions.. Não quero assim dizer que o hardware deles é mau, que os sistemas são feios, muito pelo contrário e já fiz questão de apontar que eu mesmo os adoro. Mas o facto de poder ser corrido em outras máquinas só ajudava a Apple a crescer (ainda mais). My 2 pennys worth :)

Talvez tenhas razão mas acho que isso é uma coisa que a Apple nunca vai fazer. Eles gostam de fazer software específico para a máquina (há quem diga que é isso que dá estabilidade ao sistema...). Para correr em qualquer computador teriam que incluir mais um monte de drivers e afins.
 
hum, com isso do vmware é possivel fazer o inverso ? num pc windows correr o leopard ? ou num pc com linux correr mac via VMware ou só em Macs é que é possível correr tudo ?
 
Algumas razões para mudar para Mac

Na sequência do outro tópico resolvi enumerar algumas razões para mudar para mac e com a ajuda do artigo em inglês traduzi-las para português.

1- O OS X Leopard, ultima versão do sistema operativo da Apple, tem de facto muitas novidades que serão regra nos próximos sistemas operativos.

2- Um sistema operativo realmente fácil de usar. Deixa de te preocupar com virus, spyware, malware etc. Com o Mac OS X não se está vulnerável a esse tipo de bicharada.

3- Esquece perda de performance por estar a instalar e desinstalar programas. O mac OS não usa ficheiros de registo do Windows nem livrarias *.dll*. Pode-se instalar e desinstalar à distância de enviar a aplicação para o Lixo. Alguns programas deixam algum “lixo” mas para isso temos o AppZapper.

4- Uma óptima gestão de ficheiros multimédia. Com o iLife temos uma excelente forma de guardar as nossas fotos, vídeos e fazer pequenas músicas. Depois disso podemos apresenta-las aos nossos amigos e familiares com efeitos de transição espectaculares.

5- iWork. O equivalente ao Office da Microsoft é um pacote de aplicações muito interessante com templates originais e totalmente editáveis. Podemos exportar depois para ficheiros compativeis para o Office do Windows ou para PDF. Algumas pessoas queixam-se que o iWork é muito básico, mas para quem deseja aplicações mais completas há o Office 2008 para mac.

6- Uniformização das aplicações. A apple tem como regra uma interface gráfica que todos os programadores tem de seguir. Desta forma as aplicações são bastante uniformes e muito fáceis de utilizar. Exemplo disso é o iTunes que é bastante parecido com o Finder (equivalente ao Windows Explorer) ou o Mail.app que é parecido ao iWork.

7- Spotlight. Encontra os teus ficheiros ou aplicações digitando o nome deles no icone da lupa no canto superior direito.

8- Stacks. Novidade do Leopard, nesta aplicação temos os nossos downloads, aplicações ou ficheiros organizados na dock em forma de leque, grelha ou lista.

9- Dashboard. Novidade integrada no Tiger, onde podemos ter uma infinidade de Widgets ou Gadgets como a meteorologia, procura de voos, salas de cinema etc. O safari no Leopard tem uma opção para fazer as nossas próprias widgets.

10- Nomeando, algumas dessas features, temos o Time Machine. Excelente software para backup de ficheiros e sistema. Usa um disco externo formatado em HFS+ (formato de ficheiros da Apple) e faz backups automáticos do nosso computador

11- Bootcamp, VM Ware ou Parallels. Todos eles permitem correr Windows no mac. A primeira faz uma partição no disco onde podemos escolher ao ligar o computador que sistema operativo usar. As outras duas aplicações permitem correr windows dentro do Mac OS X.

12- Spaces. O spaces permite fazer diversos ambientes de trabalho. Por exemplo temos várias aplicações abertas, um jogo, o Word e estamos a ler o nosso mail. À distância de uma tecla podemos arrastar as aplicações para distintas janelas e assim manter o ambiente de trabalho mais organizado.

13- Excelente autonomia. Todos os macs portáteis tem uma autonomia de mais ou menos 3 a 5 horas (isto usando o Mac OS X)

14- 64 Bits, o Leopard é um sistema operativo de 64 Bits. Contudo, isso não faz perder qualquer incompatibilidade com Software mais antigo.

15 - Incompatibildades. Mais um mito que as pessoas fizeram à volta do mac. Todos os ficheiros windows como fotos, mp3, videos, pdf’s, arquivos de office são completamente compatíveis com Mac.

16- Software. À excepção de programas muito específicos há sempre uma alternativa para mac. Se necessitamos mesmo de um programa que só há para Windows corremos o Bootcamp ou outro para usá-la

17- Jogos. Este ainda é um handicap do mac. Há um catalogo de jogos para mac mas é um pouco reduzido e incomparável ao do Windows. Depois o hardware dos mac’s é um pouco limitado para jogos mais puxados. Mas um MacBook Pro ou um iMac correm na perfeição a maioria dos jogos para windows.

18- Raramente terás que fazer uma desfragmentação ao disco.

19- Aplicações extremamente rápidas. Ao contrário do windows os programas abrem muito rápido no mac OS X. O Photoshop que é uma aplicação pesada demora cerca de metade do tempo que demora a abrir em windows no meu caso.

20- Pronto a trabalhar. Desligar o computador e voltar a ligar e estar pronto a trabalhar demora cerca de 1 minuto. Podemos igualmente deixa-lo em hibernação e é so levantar a tampa do portátil e estamos prontos para usar o computador.

21- Os macs não são assim tão caros. É claro que encontrarás alternativas a um mac muito mais baratas e com hardware melhor. Mas não funcionarão tão rápido ao usar o Windows. Ao comprar um mac pensa da mesma forma como se estiveres a comprar um electrodoméstico. Quando vais comprar uma máquina de lavar não vais olhar às rotações por minuto e outras questões técnicas. O mac é igual pode ter hardware inferior a algumas marcas mas o Mac OS X gere perfeitamente o hardware para que tires o maior partido do computador.

22- iChat. É um programa polémico. Tudo o que ele permite fazer é extraordinário mas não tem suporte para o MSN.

23- Fonts. O mac tem melhor qualidade das fonts que o windows. Na leitura de um texto é mais atractivo le-lo em mac que em windows.

24- Gestão da Cor. Para profissionais da edição de imagem isto é fabuloso, o mac tem melhor gestão de cor que o windows e reconhece mais tipos de cinzentos.

25- QuickLook. Vê os teus ficheiros sem teres de abri-los. Tudo isto à distância da tecla spacebar.

26- Atalhos. Tudo bem que o Windows também os tem. Mas em mac uso-os mais frequentemente. Seja para ver uma informação de um ficheiro ou para fechar uma aplicação.

Para terminar, e se disse alguma barbaridade ou falta alguma coisa digam, uma frase polémica mas com um fundo de verdade de Chris Pirillo: "Os utilizadores da microsoft precisam mais de software da apple, do que os da apple precisam dos da microsoft". Espero que tenha ajudado.
 
Meus caros,

Esta é daquelas threads que tem tudo para descambar, portanto não se admirem se aparecer fechada à primeira pedrada atirada de uma barricada :).
 
Tanta tanga para quê?

Eu apresento apenas UMA razão para mudar de Win para Mac. Simplicidade no seu melhor.

1) Muda se estiveres farto do Windows!

e pronto!

Como em tudo na vida, quando se fica farto de uma coisa, muda-se para melhor. É como mudar de namorada. Muitos trocam a cara-metade de meia dúzia de anos, que não é boa mas cumpre, pela nova amiga loira e de olhos azuis, assim tipo Scarlett Johanson. Também cumpre e é vistosa. E quantos aos jogos, convenhamos, quando a namorada é boa os jogos são irrelevantes. :D
 
Última edição:
Comparar o Spotlight do Tiger com o do Leopard é o mesmo que comparar um fiat uno com um ferrari. Quase não é possível sequer fazer comparação ...
pois, limitei me a comentar o que tinha como prova.

anyway, não consigo imaginar como pode ser mais rápido do que no Vista.. eu mesmo em pastas não indexadas tenho resultados quase imediatos..
o que está indexado aparece logo sem demorar mais que uns milésimos de segundo..

só se o WDS que ele está a referir é o do Windows XP..
hum, com isso do vmware é possivel fazer o inverso ? num pc windows correr o leopard ? ou num pc com linux correr mac via VMware ou só em Macs é que é possível correr tudo ?
Possivel é.. Legal é que não
Tanta tanga para quê?

Eu apresento apenas UMA razão para mudar de Win para Mac. Simplicidade no seu melhor.

1) Muda se estiveres farto do Windows!

e pronto!

Como em tudo na vida, quando se fica farto de uma coisa, muda-se para melhor. É como mudar de namorada. Muitos trocam a cara-metade de meia dúzia de anos, que não é boa mas cumpre, pela nova amiga loira e de olhos azuis, assim tipo Scarlett Johanson. Também cumpre e é vistosa. E quantos aos jogos, convenhamos, quando a namorada é boa os jogos são irrelevantes. :D
Hmm nesse caso também tinha Linux :p

mas claro é também uma razão válida
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo