1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

50 razões para mudar de win para mac

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por lidador, 16 de Março de 2008. (Respostas: 133; Visualizações: 8152)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. lidador

    lidador Power Member

    Ultimamente tem aparecido aqui muito pessoal a pedir razões que os convençam a mudar de win para mac. Eu, como nunca fiz essa viagem, pouco poderia acrescentar de meu. Mas este senhor, Chris Pirillo, antigo "power user" do windows, consegue apontar 50 razões bem fundamentadas. O texto está em inglês.
     
  2. Romani48

    Romani48 Power Member

    Os que não concordo na totalidade

    No Windows também tens Updates frequentes.. o Service Pack é só para assinalar um marco, em que as pessoas que instalam os seus SOs apartir dessa altura não precisam de andar a gastar a sua banda de download a sacar os updates todos... e normalmente estes SPs trazem uma ou outra novidade..

    no Vista a unica novidade é o DX10.1, o resto tinha mos tudo só com os Updates "normais"

    Não se trata de concordar ou deixar de o fazer nesta situação.. no meu caso a escolha recai sobre o que eu preciso.. não é porque em mac os programas são mais bonitos ou interessantes que me fazia escolher esta plataforma. Se precisar de um programa para windows, não é por ser "feio" ou menos interessante que vou dizer que não o uso... e então se for uma ferramenta de trabalho.. :p

    Isto nem devia ser muito um ponto a referir.. No Windows Isto também é possivel; legalmente, infelizmente, é que não.. porque por uma razão que não compreendo, a apple não permite os seus SOs correrem numa máquina Windows.. nem que sejam emulados..

    Acho que é um ponto negativo a favor da Apple.. Por isso é que muitos diziam que o Mac é o computador dos fashions.. Não quero assim dizer que o hardware deles é mau, que os sistemas são feios, muito pelo contrário e já fiz questão de apontar que eu mesmo os adoro. Mas o facto de poder ser corrido em outras máquinas só ajudava a Apple a crescer (ainda mais). My 2 pennys worth :)

    Não percebi o qual a lógica de este ser um ponto para mudar para Mac... isso é possível em Linux também não sei se sabem.. E para os que acompanham o desenvolvimento do Win7 sabem que a sua base vai ser esta, uma plataforma completamente simples, a kernel, que depois é lhe assente um sistema modular, virtualizado sob o sistema em alguns casos.

    Facto que já é à muito tempo uma realidade em sistemas linux.. Modulação
    Alguém que use Linux assiduamente que comente aqui.. acho que já sabemos a resposta..

    Ser mais rápido que o WDS? então em Leopard antes de escrever o que procuram já têm resultados?
    Sinceramente já usei o Spotlight num tiger.. e não vi diferenças nenhumas..

    iPhone ≠ Mac OS X

    O Windows Também o tem.. apesar que não sou um fan de VLC.. :p

    Esta não estou aqui para argumentar numa forma de dizer que o Windows tem igual ou semelhante, mas para dizer que é talvez o ponto em que mais concordo com o autor do artigo...
    Espero mesmo que a MS trabalhe bem no Live.. O Office Live Space é um grande passo por exemplo... e já me ajudou nos últimos dias :)
    Como tudo também depende dos Manufacturers.. Também há algum hardware que é o oposto.. no Windows funciona, 5*, em Mac pura e simplemente não há suporte.. a não ser talvez third party drivers..

    ---------------------------------------------------

    Os outros pontos que não comentei, ou foi porque, e agradavelmente, já os vi em "acção" e concordo perfeitamente com eles, e era algo que gostava de ver em Windows.
    Outros foi por falta de informação, por isso não os posso comentar.

    Já agora peço que não me caiam em cima, fiz apenas uma apreciação global entre os meus conhecimentos (eh! tenho apenas 17 anos, não sou um veterano nisto :D) e os dados referidos neste artigo.

    Não considerem um flame post, não o é, se alguém pretender debater algum ponto, farei com a maior das disponibilidades, também estou aqui para aprender :)

    Apenas algumas resalvas não quero eu ter problemas com esta "parte" da comunidade, que eu tanto admiro :)

    cumprimentos pessoal
     
  3. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Uma das coisas que gosto nos updates do OSX é que sabes o que estás a instalar especificamente. É uma mariquice mas é melhor que Update de Segurança kb283284. De resto gosto da forma como o OSX vem saído da caixa pronto a trabalhar, tem quase tudo o que uma pessoa que faz um uso rotineiro do computador precisa, e depois são aplicações uniformizadas, ou seja a interface é sempre a mesma, pouca coisa muda do Pages para o Mail, assim como do Safari para o iPhoto, para dar alguns exemplos.
    Depois o facto de andar a instalar e desinstalar programas não afectar a performance do computador é algo que considero imprescindível num SO. Mais as tretas de virus e afins.
    O mac OS não é um sistema perfeito mas que é mais amigável para o utilizador isso é sem dúvida.
     
  4. Romani48

    Romani48 Power Member

    concordo.. menos com os updates.. que no Vista dizem te exactamente aquilo que estás a instalar
    [​IMG]
    ---------------------------------
    a uniformização é algo que no Windows peca um bocado.. apesar que cada vez mais isso vem a melhorar..
    tem a ver com as librarias usadas na programação..
    é ver no que dá..

    Quanto á experiencia out of the box, não me parece que o OS x vem tão "equpado" quanto isso..
    não esquecer que o iLife não faz parte integrante do Sistema Operativo. claro que, e confirmo isso também, as aplicações que traz são na sua maioria melhores que as do Windows..
     
  5. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Não sabia que o Vista já trazia isso. My bad! Quando compras um mac ele já vem com o iLife.
     
  6. Pedrocas

    Pedrocas Banido

    Eu dou apenas 1 razão para não mudar de Win para Mac: a escassez de jogos actuais e antigos.
     
  7. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    é verdade, mas o mac não foi feito para jogar. Exemplo disso é o mac mais personalizavel a nivel de hardware é o mac pro que custa a partir de 2500€.
     
  8. Romani48

    Romani48 Power Member

    Eu sei :p por isso disse que o Windows também pecava.. não traz nada parecido com isso..
    prontos, trazem o Office, umas aplicações, na sua maioria time limited, e tal.. e apesar que encontramos substitutos, não há altura, mas capazes, temos de ser nós a ir busca los..
    Nem é uma razão por ai além.. tens sempre o bootcamp... porém.. isso já é usar o Windows :D
    por isso é um meio termo..

    O crossover, testei noutro dia no tiger, porque queria instalar lá um jogo (C&C Renegade).. diz que nao encontra executável válido.. bah..
     
  9. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Não há por aí uma alminha caridosa que traduza para português e assim fazia-se disto uma sticky ??
     
  10. lidador

    lidador Power Member

    Podia-se colocar em inglês o texto todo num novo tópico e depois cada pessoa ia lá e dava a tradução de um ou mais itens como se fosse responder ao tópico. No fim juntava-se tudo no mesmo texto. Também era necessário avisar o autor.
     
  11. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Fazia mais sentido em português. Vou ver se faço alguma coisa usando o autor como referência
     
  12. nmat

    nmat To fold or to FOLD?

    Talvez tenhas razão mas acho que isso é uma coisa que a Apple nunca vai fazer. Eles gostam de fazer software específico para a máquina (há quem diga que é isso que dá estabilidade ao sistema...). Para correr em qualquer computador teriam que incluir mais um monte de drivers e afins.
     
  13. Kisai

    Kisai Power Member

    hum, com isso do vmware é possivel fazer o inverso ? num pc windows correr o leopard ? ou num pc com linux correr mac via VMware ou só em Macs é que é possível correr tudo ?
     
  14. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Algumas razões para mudar para Mac

    Na sequência do outro tópico resolvi enumerar algumas razões para mudar para mac e com a ajuda do artigo em inglês traduzi-las para português.

    1- O OS X Leopard, ultima versão do sistema operativo da Apple, tem de facto muitas novidades que serão regra nos próximos sistemas operativos.

    2- Um sistema operativo realmente fácil de usar. Deixa de te preocupar com virus, spyware, malware etc. Com o Mac OS X não se está vulnerável a esse tipo de bicharada.

    3- Esquece perda de performance por estar a instalar e desinstalar programas. O mac OS não usa ficheiros de registo do Windows nem livrarias *.dll*. Pode-se instalar e desinstalar à distância de enviar a aplicação para o Lixo. Alguns programas deixam algum “lixo” mas para isso temos o AppZapper.

    4- Uma óptima gestão de ficheiros multimédia. Com o iLife temos uma excelente forma de guardar as nossas fotos, vídeos e fazer pequenas músicas. Depois disso podemos apresenta-las aos nossos amigos e familiares com efeitos de transição espectaculares.

    5- iWork. O equivalente ao Office da Microsoft é um pacote de aplicações muito interessante com templates originais e totalmente editáveis. Podemos exportar depois para ficheiros compativeis para o Office do Windows ou para PDF. Algumas pessoas queixam-se que o iWork é muito básico, mas para quem deseja aplicações mais completas há o Office 2008 para mac.

    6- Uniformização das aplicações. A apple tem como regra uma interface gráfica que todos os programadores tem de seguir. Desta forma as aplicações são bastante uniformes e muito fáceis de utilizar. Exemplo disso é o iTunes que é bastante parecido com o Finder (equivalente ao Windows Explorer) ou o Mail.app que é parecido ao iWork.

    7- Spotlight. Encontra os teus ficheiros ou aplicações digitando o nome deles no icone da lupa no canto superior direito.

    8- Stacks. Novidade do Leopard, nesta aplicação temos os nossos downloads, aplicações ou ficheiros organizados na dock em forma de leque, grelha ou lista.

    9- Dashboard. Novidade integrada no Tiger, onde podemos ter uma infinidade de Widgets ou Gadgets como a meteorologia, procura de voos, salas de cinema etc. O safari no Leopard tem uma opção para fazer as nossas próprias widgets.

    10- Nomeando, algumas dessas features, temos o Time Machine. Excelente software para backup de ficheiros e sistema. Usa um disco externo formatado em HFS+ (formato de ficheiros da Apple) e faz backups automáticos do nosso computador

    11- Bootcamp, VM Ware ou Parallels. Todos eles permitem correr Windows no mac. A primeira faz uma partição no disco onde podemos escolher ao ligar o computador que sistema operativo usar. As outras duas aplicações permitem correr windows dentro do Mac OS X.

    12- Spaces. O spaces permite fazer diversos ambientes de trabalho. Por exemplo temos várias aplicações abertas, um jogo, o Word e estamos a ler o nosso mail. À distância de uma tecla podemos arrastar as aplicações para distintas janelas e assim manter o ambiente de trabalho mais organizado.

    13- Excelente autonomia. Todos os macs portáteis tem uma autonomia de mais ou menos 3 a 5 horas (isto usando o Mac OS X)

    14- 64 Bits, o Leopard é um sistema operativo de 64 Bits. Contudo, isso não faz perder qualquer incompatibilidade com Software mais antigo.

    15 - Incompatibildades. Mais um mito que as pessoas fizeram à volta do mac. Todos os ficheiros windows como fotos, mp3, videos, pdf’s, arquivos de office são completamente compatíveis com Mac.

    16- Software. À excepção de programas muito específicos há sempre uma alternativa para mac. Se necessitamos mesmo de um programa que só há para Windows corremos o Bootcamp ou outro para usá-la

    17- Jogos. Este ainda é um handicap do mac. Há um catalogo de jogos para mac mas é um pouco reduzido e incomparável ao do Windows. Depois o hardware dos mac’s é um pouco limitado para jogos mais puxados. Mas um MacBook Pro ou um iMac correm na perfeição a maioria dos jogos para windows.

    18- Raramente terás que fazer uma desfragmentação ao disco.

    19- Aplicações extremamente rápidas. Ao contrário do windows os programas abrem muito rápido no mac OS X. O Photoshop que é uma aplicação pesada demora cerca de metade do tempo que demora a abrir em windows no meu caso.

    20- Pronto a trabalhar. Desligar o computador e voltar a ligar e estar pronto a trabalhar demora cerca de 1 minuto. Podemos igualmente deixa-lo em hibernação e é so levantar a tampa do portátil e estamos prontos para usar o computador.

    21- Os macs não são assim tão caros. É claro que encontrarás alternativas a um mac muito mais baratas e com hardware melhor. Mas não funcionarão tão rápido ao usar o Windows. Ao comprar um mac pensa da mesma forma como se estiveres a comprar um electrodoméstico. Quando vais comprar uma máquina de lavar não vais olhar às rotações por minuto e outras questões técnicas. O mac é igual pode ter hardware inferior a algumas marcas mas o Mac OS X gere perfeitamente o hardware para que tires o maior partido do computador.

    22- iChat. É um programa polémico. Tudo o que ele permite fazer é extraordinário mas não tem suporte para o MSN.

    23- Fonts. O mac tem melhor qualidade das fonts que o windows. Na leitura de um texto é mais atractivo le-lo em mac que em windows.

    24- Gestão da Cor. Para profissionais da edição de imagem isto é fabuloso, o mac tem melhor gestão de cor que o windows e reconhece mais tipos de cinzentos.

    25- QuickLook. Vê os teus ficheiros sem teres de abri-los. Tudo isto à distância da tecla spacebar.

    26- Atalhos. Tudo bem que o Windows também os tem. Mas em mac uso-os mais frequentemente. Seja para ver uma informação de um ficheiro ou para fechar uma aplicação.

    Para terminar, e se disse alguma barbaridade ou falta alguma coisa digam, uma frase polémica mas com um fundo de verdade de Chris Pirillo: "Os utilizadores da microsoft precisam mais de software da apple, do que os da apple precisam dos da microsoft". Espero que tenha ajudado.
     
  15. lidador

    lidador Power Member

    It looks great!
     
  16. Jota.Ce

    Jota.Ce Power Member

    Olha que no Leopard a performance do Spotlight aumentou bastante.
     
  17. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Comparar o Spotlight do Tiger com o do Leopard é o mesmo que comparar um fiat uno com um ferrari. Quase não é possível sequer fazer comparação ...
     
  18. Demiurgo

    Demiurgo Xerife de Nottingham

    Meus caros,

    Esta é daquelas threads que tem tudo para descambar, portanto não se admirem se aparecer fechada à primeira pedrada atirada de uma barricada :).
     
  19. syMMys

    syMMys Banido

    Tanta tanga para quê?

    Eu apresento apenas UMA razão para mudar de Win para Mac. Simplicidade no seu melhor.

    1) Muda se estiveres farto do Windows!

    e pronto!

    Como em tudo na vida, quando se fica farto de uma coisa, muda-se para melhor. É como mudar de namorada. Muitos trocam a cara-metade de meia dúzia de anos, que não é boa mas cumpre, pela nova amiga loira e de olhos azuis, assim tipo Scarlett Johanson. Também cumpre e é vistosa. E quantos aos jogos, convenhamos, quando a namorada é boa os jogos são irrelevantes. :D
     
    Última edição: 16 de Março de 2008
  20. Romani48

    Romani48 Power Member

    pois, limitei me a comentar o que tinha como prova.

    anyway, não consigo imaginar como pode ser mais rápido do que no Vista.. eu mesmo em pastas não indexadas tenho resultados quase imediatos..
    o que está indexado aparece logo sem demorar mais que uns milésimos de segundo..

    só se o WDS que ele está a referir é o do Windows XP..
    Possivel é.. Legal é que não
    Hmm nesse caso também tinha Linux :p

    mas claro é também uma razão válida
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página