50 razões para mudar de win para mac

Status
Fechado a novas mensagens.
Não quero convencer ninguém de nada, apenas quis partilhar a minha experiência e opinião como utilizador dos dois SO's. :)

E essa minha experiência com os dois SO's, para já, formou-me essa opinião. Irei explorar mais o OSX e poderá ser que até venha a gostar mais dele.

DE qulaquer forma, cingindo-me à qualidade e estabilidade de ambos os OS's, devo dizer-te que não tive mais erros com o Vista do que tive com o OSX Leopard, que me deu dois erros de sistema em 3 meses, também vindos assim do nada.

O interface do Vista é tão user-friendly e intuitivo como o do OSX.

Os widgets e add-ons existem para ambos os sistemas.

Quanto ao resto, enfim, passa tudo por questões de gosto pessoal. Mas isso já está no campo da subjectividade, que é bem diferente que afirmar peremptóriamente que o Vista ou o OSX são SO's ranhosos.

Qualquer pessoa que faça uma afirmação dessas, das duas uma: ou é fanático de uma das marcas, e sendo assim a sua opinião vale o que vale, ou então tem muito pouca experiência do SO que critica de forma tão radical.

Sendo qual for a razão escolhida, nesses casos trata-se sempre de uma opinião fundamentalista e, por isso mesmo, pouco credível.

Penso que me percebeste.

Cumps :)
 
Última edição:
Percebo o que queres dizer com fanboys, há muito pessoal no fórum que quando compra alguma coisa fica a defendê-la até à morte. Não se percebe.

Mas acho que não tens razão na superioridade do Vista em relação ao OSX, pelo menos em algumas coisas.

Comprei um Macbook em Dezembro e desde aí que uso o OSX 99% do tempo e estou muito satisfeito.
É inegável que o OSX é muito mais seguro e tem todos os benefícios de sistemas Unix. Por exemplo, não tenho problema nenhum em instalar e desinstalar programas com medo que o computador fique mais lento, não tenho de ter um antivirus a carregar o sistema, não tenho de ter programas antispyware, nem optimizadores de registro.
Acho isso excelente, é o que sempre senti falta em windows.

Mas o OSX não é perfeito, o maior defeito que lhe encontro (e considero grave) é a gestão de janelas. É muito confuso quando temos várias janelas do mesmo programa abertas, obriga-nos a fazer alguma ginástica a procurarmos o que queremos. Por exemplo no messenger for mac quando temos mais de 2 janelas abertas é bastante confuso irmos para a que queremos.
Neste aspecto o windows ganha claramente com o seu acesso fácil a qualquer janela na barra em baixo.

Outro aspecto que o OSX tá mais fraco é na necessidade de uma resolução alta. No windows (xp ou vista) uma resolução de 1280*800 dá-nos espaço para tudo. Já no OSX, na mesma resolução, fica um pouco dificil de trabalhar. É que temos um menu em cima e a dock em baixo, já tentei meter a dock ao lado, mas não gostei.

Resumindo, não troco a segurança, descanso e a não necessidade de manutenção pelo windows. Apesar de reconhecer que o windows vista não está mau. Aliás, tenho o Vista num desktop e se calhar já tive mais encravanços de programas no OSX que no Vista. Mas em nenhum dos 2 tive BSOD/Kernel Panic.
 
Mas acho que não tens razão na superioridade do Vista em relação ao OSX, pelo menos em algumas coisas.

Nunca afirmei que o Vista era superior ao OSX.

Se leres bem o meu post ponho-os mais ao menos ao mesmo nível de qualidade e estabilidade. Digo que tanto o OSX como o Vista são excelentes SO's.

O facto de preferir um em detrimento do outro é apenas gosto pessoal ou até uma questão de os velhos hábitos (neste caso com o Vista) demorarem a ser mudados. :D

Não entendo é a postura de pessoas que por gostarem de uma coisa apelidam todas as outras como sendo lixo. Essas pessoas para mim não têem qualquer credibilidade.

Cumps :)
 
Última edição:
A verdade é que quem tem o Windows desenvolve um carinho especial... com este carinho ganha se a capacidade de tomar conta do windows..

eu tive o vista por mais de 6 meses instalado, e não tive mais porque troquei de Hardware.. Coisa que o OSX não vai saber pela, e até de certa forma bem pensada, plataforma mais restrita, o que lhe confere a grande estabilidade que falam...

Virus, Virus, Virus...
Eu só tenho o AVG no meu PC para fazer feitio... pode ser de mim, mas sei ver o que é um virus a uns bons Gigabytes de distancia.. Hoje em dia só corre aplicações sem icons, ou então algo como readme.bat ou readme.com quem não percebe nada disto...
Não digo porém que os vossos argumentos sobre virus não são válidos, é mesmo verdade que para OSX a quantidade de virus (virus reais, não umas piadas feitas por geeks que se querem divertir) seja de tal forma inferior que nem valia a pena a criação de AV para Mac!

Quanto as funcionalidades Vista vs Mac.. a realidade é que as possibilidades entre eles estão proximas.. se num é melhor que o outro? quem sou eu para julgar.. A mim dá me mais jeito o Windows pelas circunstancias actuais.. mas para quem o Mac é a sua escolha, porque precisa, ou por gosto, pah é isso mesmo, são gostos e gostos não se discutem..

Para mim não vou dizer que o Vista é superior porque gosto dele, ou que o MAC é superior só porque o afirmam, ou por ser mesmo, mais estável ou acharem no mais bonito, e porque todas as aplicações se integram no cocoa, e porque não há virus e porque blabla... isto tudo pode ser verdade.. mas não é a minha escolha principal..


Na minha opinião chega a um ponto que estamos a discutir o que não é discutível...

Ex: Um jogador, um jogador hardcore ou semi hardcore, não os jogadores de domingo :p nunca irão escolher um SO OSX.. não está certo.. para eles era deitar dinheiro fora..
Já por outro lado, um trabalhador que use o PC para office, para enviar emails e navegar na internet, para trabalhar em edição 2D, encontra um espaço muito mais "arrumado" em OSX... porém aqui há falta de uma coisa.. conhecimento..

e como já tinha dito anteriormente em 100 deste tipo de pessoas 80, o mac passa lhes ao lado porque para eles

- continuam a achar a plataforma cara
- julgam não ter aplicações nem suporte
- se calhar pensam que a apple só faz leitores de multimédia (:rolleyes:)
- só conhecem windows e têm medo de estarem a mandar dinheiro para o lixo

neste ponto penso que a apple devia apostar numa publicidade mais séria do que o seu tipico Mac vs. PC.. que acho ridiculo.. em portugal podiam criar um ou outro outdoor, dar mais a conhecer coisas boas que têm como o facto de permitirem fazer um test drive nas suas apple stores..

Agora a grande razão para mudar de win para mac deve vir do utilizador.. e dá para ver que alguns utilizadores nunca o fariam.. pelo menos a julgar pelo andamento da thread
 
O conselho que te dou é que explores mais o mac OS X, em particular o Leopard. A minha opinião é que o mac OS é um sistema mais avançado que Windows pela forma de funcionamento (Gestão de RAM, Disco, funcionamento do software etc.).

Quem chamou "ranhoso" ao vista foi precisamente um fanboy do Windows.
 
acredito que sim.. e realmente quero explorar melhor o Leopard.. só ainda não o fiz por uns panic errors, mas isso é outra conversa :p

só uma pequena duvida, o Leopard é um SO 64bits?
 
Mas o OSX não é perfeito, o maior defeito que lhe encontro (e considero grave) é a gestão de janelas. É muito confuso quando temos várias janelas do mesmo programa abertas, obriga-nos a fazer alguma ginástica a procurarmos o que queremos. Por exemplo no messenger for mac quando temos mais de 2 janelas abertas é bastante confuso irmos para a que queremos.
Neste aspecto o windows ganha claramente com o seu acesso fácil a qualquer janela na barra em baixo.

.

Nesse aspecto não concordo! Acho muito mais simples gerir as janelas no MAC OS X usando o expose do que a barra do xp( não falo do vista, pq nunca o experimentei, logo não me prenuncio).! Torna-se mt "chato" quando o xp comessa agrupar janelas por programas e só se distingue pelo nome!! No MAC OS usando o expose consegues ver o conteúdo das próprias o ke para mim é mt mais simples!
Mas são opiniões!
 
Nesse aspecto não concordo! Acho muito mais simples gerir as janelas no MAC OS X usando o expose do que a barra do xp( não falo do vista, pq nunca o experimentei, logo não me prenuncio).! Torna-se mt "chato" quando o xp comessa agrupar janelas por programas e só se distingue pelo nome!! No MAC OS usando o expose consegues ver o conteúdo das próprias o ke para mim é mt mais simples!
Mas são opiniões!
Pois quando o windows agrupa as janelas é chato, mas mesmo assim acho preferível, pois sei sempre que quando quiser encontrar uma janela basta procurar na barra em baixo e mesmo que esteja agrupada só é preciso usar o botão esquerdo do rato. É mais rápido e eficaz.

EDIT: dá pra desligar o agrupamento de janelas no windows.

No OSX também uso o exposé e apesar do beneficio de se ver o conteúdo das janelas, o resto é negativo. Uso o exposé porque tenho o Mighty Mouse, se não tivesse ia ser mais complicado "ter de esticar o braço até à tecla". E depois o exposé espalha as janelas de modo completamente aleatório, quando são muitas é preciso procurar bem o que se quer.

Assim sendo prefiro muito mais o modo como o windows trata as janelas, tudo mais directo e simples. Basta dar 1 toque ou 2 se as janelas estiverem agrupadas. Já no OSX é preciso estar-se a "pensar", pois é preciso activar-se o exposé e ainda procurar a janela. Felizmente acedo ao exposé com o rato, senão ia ser muito pior. Não gosto de "cantos activos".



Quanto aos 64 bits, é um aspecto muito positivo. Hoje vejo computadores topo de gama a serem vendidos com 3 GB de RAM, não porque 4 GB ficava muito caro, mas porque as versões 32 bits do windows ainda são as mais utilizadas e estas não suportam os 4 GB.
Parece que as versões 64 bits do windows têm muitos problemas com drivers, logo são evitadas.
 
Percebo o que queres dizer com fanboys, há muito pessoal no fórum que quando compra alguma coisa fica a defendê-la até à morte. Não se percebe.

Mas acho que não tens razão na superioridade do Vista em relação ao OSX, pelo menos em algumas coisas.

Comprei um Macbook em Dezembro e desde aí que uso o OSX 99% do tempo e estou muito satisfeito.
É inegável que o OSX é muito mais seguro e tem todos os benefícios de sistemas Unix. Por exemplo, não tenho problema nenhum em instalar e desinstalar programas com medo que o computador fique mais lento, não tenho de ter um antivirus a carregar o sistema, não tenho de ter programas antispyware, nem optimizadores de registro.
Acho isso excelente, é o que sempre senti falta em windows.


Eu não uso anti virus nem anti spyware há dois anos e a unica coisa que me aparece são tracking cookies. Zero infecções.

Quanto à velocidade, mais cedo ou mais tarde acaba por ser um problema seja em que sistema for. Enquanto não se usarem discos SSD as latências vão sempre fazer diferença à medida que o disco for enchendo.

Dizem que é muito melhor, e o único exemplo válido que dão é o facto de não existirem 1/10 dos virus que existem para windows.

Até no exemplo do spotlight que foi dado deu para ver que no Vista faz tudo o que a versão mac faz, excepto calculadora e dicionário, e por isto continuam a dizer que é MUITO MELHOR.

Aparece aqui um user a dizer que usa MAC há 3 meses, mas que prefere usar windows, e alguns basicamente dizem "continua a usar até que gostes".

Se alguém gosta é porque usa.
Se alguém não gosta é porque não usa.
Se alguém diz que usa e não gosta, é porque não usou o tempo suficiente ! LOL

Que tal começarem a ver que nem toda a gente tem as mesmas necessidades, e que os mac não são perfeitos.

Um amigo meu comprou um mac book porque era fixe, eu não sabia o que perdia, que ele foi de comboio para Lx a ouvir musica e ainda teve bateria para cá quase o caminho todo, e mac é fixe e etc, e passados 2 meses encostou aquilo porque não se dava. Tá em casa a ganhar pó há mais de ano e meio.
 
Nesse aspecto não concordo! Acho muito mais simples gerir as janelas no MAC OS X usando o expose do que a barra do xp( não falo do vista, pq nunca o experimentei, logo não me prenuncio).! Torna-se mt "chato" quando o xp comessa agrupar janelas por programas e só se distingue pelo nome!! No MAC OS usando o expose consegues ver o conteúdo das próprias o ke para mim é mt mais simples!
Mas são opiniões!


Eu detesto o agrupar de janelas, retiro isso com dois cliques. (Propriedades da taskbar -> remove a checkbox da opção "agrupar janelas")
 
Aparece aqui um user a dizer que usa MAC há 3 meses, mas que prefere usar windows, e alguns basicamente dizem "continua a usar até que gostes".

Se alguém gosta é porque usa.
Se alguém não gosta é porque não usa.
Se alguém diz que usa e não gosta, é porque não usou o tempo suficiente ! LOL

Que tal começarem a ver que nem toda a gente tem as mesmas necessidades, e que os mac não são perfeitos.
Não é usar até gostar. É usar o mínimo para se habituar a um sistema diferente do windows. No início também não percebia nada do SO, mas não foi por isso que o deixei de lado. Há pessoas que não tem tempo nem paciência para se habituar e por isso deixam o mac de lado e usam o seu windows que estiveram habituados toda a vida.
Não estou a dizer que o mac é perfeito e que o problema é da pessoa, mas a maior parte das vezes é isso que acontece. Até porque salvo raras excepções um mac faz tudo o que um pc faz.
 

O que a Apple te diz é mentira.
O kernel híbrido do sistema operativo MacOSX 10.5 "Leopard" ainda é de 32bit, independentemente do que a Apple te diz.
É isso que permite usar drivers de hardware (e não apenas aplicações de alto nível, como software em "user mode" comum) de 32bit e de 64bit.

Se tem vantagens ao nível da compatibilidade de drivers e de software, também tem a desvantagem de tornar o kernel num "fat pig" carregado de redundâncias.

Foi por essa razão que a MS decidiu criar uma versão "de raíz" do Windows para sistemas de 64bit (que corre software "user mode" de 32bit de forma nativa, mas onde todos os drivers de hardware em "kernel mode" aceitam exclusivamente o modo 64bit).


Isto é consequência directa, não de filosofias de software diferentes, mas do facto de a Microsoft ter influenciado directamente o design das extensões no hardware de 64bit da AMD (e subsequentemente da Intel) à arquitectura x86.


Se um sistema correr em modo híbrido, tem de usar toda a estrutura antiquada da IA x86 de 32bit criada em 1985.
Se correr no modo exclusivo de 64bit da CPU (Long Mode), o software ganha acesso opcional -através do kernel- ao dobro dos "registers" que havia antes, e permite evitar o uso de instrucções obsoletas como as da unidade FPU x87, trocando-as por "emulação" nas unidades SSE2/SSE3, que são muito mais rápidas.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo