1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

50 Tutoriais para começar com Gimp

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por APLinhares, 5 de Abril de 2009. (Respostas: 17; Visualizações: 2653)

  1. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Artigo Completo

    Relembro mais um aqui colocado
    Guia Gimp
     
    Última edição: 5 de Abril de 2009
  2. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

     
  3. bseixas

    bseixas Power Member

    Pode ser interessante, obrigado pelos links... ;)

    Ainda acho o interface do Gimp um pouco estranho e pouco intuitivo, mas com alguma paciência e tempo, consegue-se fazer algumas coisas porreiras... :D

    Uma coisa q ainda n descobri, é se é possível guardar uma imagem com vários layers seleccionáveis, de modo a q da próxima vez q volte abrir a imagem, seja possível seleccionar e alterar uma box de texto criada antes, é possível isto? (um pouco à imagem dos PNG do Fireworks)
     
  4. Homem do Saco

    Homem do Saco Power Member

    Sim, é possível, desde que o formato de imagem o permita.
     
  5. vjoe

    vjoe Power Member

    Bseixas, grava em formato xcf.
     
  6. bseixas

    bseixas Power Member

    Obrigado pela dica, de certeza q irá melhorar a maneira como vejo o GIMP e o modo como o utilizo... ;)
     
  7. José Alberto

    José Alberto Power Member

    Muito obrigado.
     
  8. VuDu

    VuDu Power Member

    Esses tutoriais são excelentes. O photoshop não tinha metade da popularidade que tem hoje se não fosse pelos rios de tutoriais que se arranjam na net. Ainda me lembro do tempo em que tinha o Windows como SO principal e andava a aprender a brincar no photoshop... lembro-me que nessa altura conhecia os tutoriais da grande maioria das sigs/avatares da malta do fóruns :P

    Espero que também ajudem o gimp nesse aspecto ;) Eu já aprendi uma ou duas coisas só da vista de olhos que dei num ou noutro tutorial ;)
    Em relação ao gimp em si, como já disseram, podia ser um bocadito mais intuitivo. Por exemplo, a disposição das janelas, podem ser úteis para alguns "cenários" mas para a maioria dos utilizadores comuns é muito confuso. Ter um layout com apenas uma janela e usando painéis/tabs como 99% das aplicações fazem hoje em dia ajudava a não criar uma má primeira impressão.
    Isso, juntando ao facto de simples tarefas como criar uma circunferência serem feitas em 3 ou 4 passos no GIMP faz com que a malta que já conhece muitos tutoriais e que acha que percebe do assunto diz que o GIMP não faz isto ou não faz aquilo e o que o Photoshop é que é bom.

    PS: Se alguém usar alguma parte deste post para dizer que o Photoshop é melhor que o GIMP encaixa no tal grupo que falei no último paragrafo. :berlusca:
     
    Última edição: 7 de Abril de 2009
  9. José Alberto

    José Alberto Power Member

    Por acaso gosto mais do efeito Sharp do Photoshop. Se conseguisse fazer parecido com o Guimp deixava o PS de lado para sempre.
     
  10. Ricmann

    Ricmann [email protected] Member

    Uso o Gimp no Windows. Esses tutoriais dão jeito.
     
  11. CR_

    CR_ Power Member

    São 3 passos: E+Shift + clicar botão direito, Edit -> Stroke Selection + ok :P

    O problema é que assim que as pessoas se habituam minimamente a uma interface nem que seja por copy paste de tutoriais não querem mudar. Também já ouvi a resposta "porque é o que os designers usam".
     
  12. VuDu

    VuDu Power Member

    3 C {3,4} :P

    A questão da circunferência e outros polígonos acho que é mesmo falha... se calhar justificada por alguma ideologia meio pateta dos devs do GIMP. Até o Paint tem tools desse género! :)
    Por exemplo, no outro dia fiquei parvo porque o ImgBurn não tinha uma maneira directa de fazer copia cd-to-cd ou dvd-to-dvd, é preciso criar um iso e depois gravar o iso. É algo deste género que se passa com GIMP. Se alguém quiser alterar uma simples imagem para por um simples rectângulo ou "balão" de fala, tem de segui uns quantos passos pouco explicitos. :(
     
  13. CR_

    CR_ Power Member

    Mas se querem usar o gimp para coisas muito simples que até o paint dá para fazer devem existir melhores soluções...
    Exemplo para o que tu disses-te se calhar mais vale usar o http://radicalbreeze.com/rcdlin.shtml ou se querem um paint só para adicionar umas letras e umas setas mal feitas usem p.e. o http://www.tuxpaint.org/ . Não queiram que o GIMP sirva para todos: os que querem aprender, os que não querem aprender, os que estão habituados ao fotoshop, os que só querem adicionar umas letras, os que querem fazer manipulações de imagem mais avançadas, etc etc.

    Existem muitos programas de edição de imagem...
     
  14. VuDu

    VuDu Power Member

    Porque não? Para quê fazer um programa "quase bom"?
    Se fizeram a Elipse/Rectangle tool, Path Tool, etc... porque não fazer outras coisas muito úteis dentro desse género?
    Isso de "existem outros" não cola... alias, eu se ouvisse isso a sair da boca de um dev, a minha resposta seguinte seria:
    "you're right and here's the proof: «screenshot com successfully unninstalled application XY»

    A comunidade OS sobrevive por ser uma comunidade, esse tipo de atitudes são tiros no pé.
    Veja-se o caso do pidgin... sim até é bastante usado, mas veja-se a quantidade de forks ou users desiludidos que decidiram meter as mãos na massa e fazer alguma coisa? Triste, não? Não triste para quem toma a iniciativa, mas triste para o programa que foi "fork"ado nessas condições e por esse tipo de razões.
     
  15. CR_

    CR_ Power Member

    Não estou a questionar se são úteis ou não. Estou a questionar fazem sentido ou não no tipo de programa que é. Se o que tu dizes faz sentido propôe aos devs e depois eles decidem. O que eu estava a salientar é que o GIMP não pode ser o que cada um quer ao mesmo tempo. O photoshop para quem nunca mexeu também não é fácil nem assim tão intuitivo, mas "todos" aprendem. Se quiserem também aprender GIMP façam o mesmo. Já agora pergunto-me como é que no photoshop fazes esses mesmo passos de forma bastante simples...
     
  16. Concordo plenamente.....
     
  17. VuDu

    VuDu Power Member

Partilhar esta Página