• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[500€/600€] [15,4''] Portátil para produtividade e media (filmes)

Ithilien

Membro
1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?

~500€, mas se valer a pena pode ser esticado até 600€.


2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6"


3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Não.


4) A que tarefas se destina o portátil?

Browsing (email, facebook, youtube...), Produtividade (processador de texto, nada de mais pesado), Media (ver filmes)


5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Não. Será para estar em casa (será movimentado entre duas divisões, mas mais nada).


6) Quantas horas de bateria necessitas?

Estará quase sempre perto de uma tomada, não será factor de decisão, basta que seja razoavelmente boa.


7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?

Não.


8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)

3. 1920x1080


10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?

Disco SSD, teclado PT-PT.

--------

É difícil arranjar um portátil FHD dentro deste orçamento, mas neste momento estes três estão e gostava de saber a vossa opinião.

Acer Aspire 5 15.6″ A515-51G-54P1 a 479.99€

Intel Core i5-8250U 1,6 GHz Quad Core
NVIDIA GeForce MX 130 ( 2 GB Dedicados )
8 GB
256 GB SSD
1920 x 1080
15,6''
Linux


ACER Aspire 3 A315-41-R5DX a 479.99€

AMD Ryzen 5 2500U 2.0 GHz Quad Core
Radeon Vega 8 Graphics
8 GB
256 GB SSD
1920 x 1080
15,6''
Windows 10


ACER Aspire 3 A315-41-R7VB a 559.99€

AMD Ryzen 7 2700U 2.2 GHz Quad Core
Radeon RX Vega 10 Graphics
8 GB
256 GB SSD
1920 x 1080
15,6''
Windows 10


Não estou por dentro de como são os processadores e gráficas para portáteis. Entre o primeiro e o segundo qual será o melhor? E como são as gráficas da AMD a nível de aquecimento?

Em relação ao terceiro, sei que é bem melhor, mas vale a pena a diferença de preço para o uso que vai ser dado?

Mais alguma alternativa para além destes três?

Obrigada!
 
Obrigada a ambos. Uma questão: eu nunca instalei o Windows a partir do Linux. É a mesma coisa que instalar a partir do Windows? E há problemas com a garantia, se o fizer?

Em relação ao terceiro portátil: não é melhor que o primeiro, ou é melhor, mas não compensa a diferença de preço?
 
não tens acesso a um pc com windows? segues os passos que estão no site da microsoft (tens que ter uma pen de 8gb ou dvd) e é facil.
Não há problemas com a garantia.
O primeiro é melhor independentemente do preço.
 
Sim, já instalei o W10, mas em computadores ou com Windows, ou sem SO. Era só para saber se existiria alguma dificuldade extra num PC com Linux.

Muito obrigada pelas respostas.
 
Se não quiseres manter o Linux, a "dificuldade extra" será apenas eliminar as partições que lhe dizem respeito (sem eliminar a de recuperação). Tens imensos tutoriais sobre isso (exemplo).

Quanto à garantia, em princípio só perdes suporte a problemas relacionados com software, o que não será muito importante. No entanto, um user comprou recentemente um portátil nessa loja e disseram-lhe que perdia a garantia se trocasse de OS. Será muito provavelmente um mal entendido, mas nada como confirmares com alguém que te possa dar certezas.
 
Se não quiseres manter o Linux, a "dificuldade extra" será apenas eliminar as partições que lhe dizem respeito (sem eliminar a de recuperação). Tens imensos tutoriais sobre isso (exemplo).

É essa a ideia, sim. O portátil não é para mim e a pessoa para quem é não tem interesse (nem conhecimentos) no Linux. Vou ver esse tutorial e procurar mais alguns, então.


Quanto à garantia, em princípio só perdes suporte a problemas relacionados com software, o que não será muito importante. No entanto, um user comprou recentemente um portátil nessa loja e disseram-lhe que perdia a garantia se trocasse de OS. Será muito provavelmente um mal entendido, mas nada como confirmares com alguém que te possa dar certezas.

Uf, isso é que é mau... Eu também acho estranho mudar o SO invalidar a garantia. Espero que não. Vou procurar info no site da Acer.
 
É essa a ideia, sim. O portátil não é para mim e a pessoa para quem é não tem interesse (nem conhecimentos) no Linux. Vou ver esse tutorial e procurar mais alguns, então.




Uf, isso é que é mau... Eu também acho estranho mudar o SO invalidar a garantia. Espero que não. Vou procurar info no site da Acer.

Se a mudança for para um SO legível nunca perderás a garantia.

Isso só se aplica se instalares alguma coisa ilegal/pirata.
 
Se não quiseres manter o Linux, a "dificuldade extra" será apenas eliminar as partições que lhe dizem respeito (sem eliminar a de recuperação). Tens imensos tutoriais sobre isso (exemplo).

Ok, já estou a instalar o Windows, mas cheguei à parte das partições e agora não sei o que fazer. Qual é a que tem o Linux, a do sistema? E qual a que de recuperação? Quais é que elimino e qual deixo como está?

hIUJ90G.jpg
 
Back
Topo