500m c/LOS->antena direcional->opiniao precisa-se

caprr

Power Member
viva


tenho andado a tentar criar um link com LOS a 450-500 m e nao consigo.
no ap ( dlink 900+) emissor tenho uma 50at de 5 dbi

no ap receptor( tb um dlink 900) ja la tive a de origem e uma r60at de 6 dbi direcional

no entanto, consigo localizar a rede, mas nao me consigo ligar a ela, ou lan ou internet.

agora estou a pensar em por uma antena direcional de 12 dbi. estou iinclinado para a

ANT24-1200
que custa 109€....


segundo a vossa experiencia o que acham?? que outra antena sugeriam com um orçamento de no maximo 130€ ( +-)???

fiquem bem
 
Se tiveres LOS completamente perfeita sem nada a obstruir consegues fazer esse link, ainda para mais com antenas diferentes das de origem :)

Mas dá mais dados sobre a ligação. Presumo que estejas a montar o material no telhado certo?

Bem, essa antena que ai colocastes é muito cara e é para interiores. Arranja uma antena painel com baixo ganho (são as antenas do tipo quadrado, para ser mais facil o seu reconhecimento), algo que nao ultrapasse os 10dB, uma vez que para essa distancia se for muito mais vais ter um link saturado a niveis de sinal o que vai provocar quebras de ligação e velocidades muito baixas.
Outro motivo para te recomendar algo abaixo dos 10dB de ganho é por causa do limite imposto pela ANACOM para links de redes wireless nos 2.4Ghz que é de 100mW <-> 20dB PIRE (potencia isótropa radiada equivalente) que basicamente é soma da potencia de saida do AP mais o ganho total da antena, subtaindo as perdas de inserção em cabos e fichas.

Podes ver aqui as antenas de que te estou a falar http://www.smp-online.net/pt/dept_143.html

Abraços
 
eu tenho los.
o equipamento esta nos telhados.

mas acho mto estranho a r60t nao ter conseguido um link.

as antenas que indicaste sao n female e eu preciso de R-sma, mas isso depois solda-se..

mas isso é bom?? sera que consigo mesmo ter um link com essas, nomeadamente com a p+lanar de 9dbi??
 
Eu tambem acho estranho não dar, uma vez que com essas antenas que tens ja devia dar. Secalhar tens algum problema na configuração dos AP's ou entao tens emissores de video nos 2.4Ghz na zona a operar no mesmo canal e que estão a provocar interferencias.

Verifica todas as configs e testa os varios canais disponiveis, e tambem o alinhamento da antena de painel que ai tens (a r60t é de painel, só que de baixo ganho).

Caso não dê avança para as de painel. Basta-te um pigtail N-Macho<->R-SMA.

Abraços
 
Antes de ir para os 500m, experimentei a r60t perto do ap emissor. TUdo funcionou bem.
Nao deve de existir nada á volta. eu bem tentei colocar a entena em todas as posiçoes mas so identificava a rede. o ip que o AP tomava nunca foi atribuido pela minha rede. mas identificava a minha rede.


À algum tempo que esta duvida me acompanha mesmo depois de algumas pesquisas. Serão estas as melhores configurações para o ap, usando a r60at?


ap_antena_specs.JPG
 
so para servir de exemplo

aqui vê-se o objectivo.
agora reparei bem na foto e na verdade tem muitas arvores aqui no meio. mas la da outra casa dá para ver o ap. Da minha casa a esta chaminé vao para ai uns 50 a 60 m.


talvez tenha q testar a antena noutra posiçao...



IMG_0004.JPG



nestes pontos existe sinal. na casa indicada esta la um ap que tem sinal e a mais de 6 meses q funciona bem. a casa deve estar para aí uns 300 a 350 m da minha...

IMG_0030.JPG
 
Última edição:
Back
Topo