50mm ou 85mm

xicpanad

Power Member
Eu ainda estou aqui na dúvida entre uma 50mm 1.8 ou se os 85mm 1.5 samyang não me dariam mais jeito. Às vezes essa distância focal pode vir a fazer-me jeito.
 
Tenho estado a ver o "clear image zoom" e parece-me que se não se abusar dele, se consegue ali mais um espaço de manobra. Assim às tantas é preferível mesmo uma 50mm 1.4 D. E depois é como dizes, 85 mm se calhar obriga-me a usar em tripés e afins... suspeito que será uma lente que não estará muito tempo na máquina.
 
Estas lentes serão quase exclusivamente para vídeo, e a lista está reduzida a essas duas por questões de orçamento e também de disponibilidade de negócio. Uma dessas lentes seria comprada para complementar a sigma 18-35 f1.8, a qual será compra certa.
A minha dúvida é se opto por uma 50 mm ou por uma 85 mm de forma a ter uma distancia focal maior, para aquelas poucas vezes que vou precisar.

A minha ideia é que para trocar de lente para usar 50mm se calhar vai chegar a um ponto que nem me dou ao trabalho de o fazer, para ganhar, digamos, pouca distância. Se precisar de mais distância, às tantas é naquelas situações em que estou mesmo mais longe do sujeito e preciso dar um "salto" maior dos 35 mm para outra distância focal.
 
Ou não perceberam ou não querem perceber lol

Tenho uma 56mm para fotografia e referia-me a algo a cima dos 50mm numa crop (~75mm) a minha 56mm está no limite, para mim.

50mm ou 56mm é quase a mesma coisa nestes tipos de distâncias focais.

E neste caso é para vídeo, não para fotografia o que, a meu ver, é ainda pior.

Para o meu tipo de fotografia já a 56mm é algo esporádico, quando mais uma distância focal maior.
 
Dependendo do tipo de trabalho que fazes mas atenção que não é propriamente a minha área e não me quero meter em caminhos apertados.

Acho que é pouco versátil.

Em fotografia mais facilmente te mexes que em vídeo.

Uma prime talvez seja o melhor num trabalho que controlas, num cenário em que tu dominas.

Se fores gravar um casamento imagina-te lá com algo equivalente a 85mm...

Já em fotografia, para mim, acaba por ser algo proibitivo porque se torna tão esporádico o uso que não consigo justificar o investimento.

Tenho a 56mm porque preciso de algo bom para retrato mas a verdade é que nunca a vou utilizar tantas vezes como a 16mm ou uma 23/35mm que será provavelmente a próxima compra.

Claro que depende do teu tipo de fotografia/trabalho mas não me vejo com um equipamento, a fazer um trabalho e com uma objectiva prime tão longa (atenção que me refiro a distâncias focais > ~85mm).
 
@APedro continuas a defletir para os outros algo que é da tua responsabilidade. Ninguém é obrigado a perceber afirmações que não fazem sentido.

Se o que querias dizer era "numa crop nunca iria usar uma prime > 50mm para vídeo" tudo bem, bastava corrigir assim. Ou então, "numa crop nunca iria usar uma prime > 56mm" também resolvia. Uma gralha qualquer um comete.

Mas agora sabendo nós que:

- tens uma máquina com crop

- tens uma prime 56mm

o que escreveste originalmente simplesmente não faz sentido a não ser que nunca uses essa 56mm...


De qualquer modo, este tipo de "sentenças" cai no problema do "pode não servir para mim, mas servir para o OP". O OP estará bem servido em Wide com a 18-35, mas é natural que sinta necessidade de algo intermédio para simplesmente "ter mais opções". Quanto a mim a decisão dependerá exclusivamente daquilo que o @xicpanad pretenda fazer e não há nenhuma "regra" que diga que "85mm numa crop para vídeo não".
 
Nós sempre estivemos a falar na utilidade para vídeo, eu sempre fiz questão de ressalvar que para mim é uma distância focal incomportável.

Assim como ressalvei quando me referia a fotografia e não a vídeo.

Para vídeo ainda utilizava menos distâncias focais maiores que em fotografia (para o meu uso e dada a minha pouquíssima experiência).

Não tenho qualquer problema em admitir seja o que for.

Se errar sou o primeiro a admitir.

Assim como admito facilmente e quem me conhece daqui sabe, que uma teleobjectiva é algo que uso esporadicamente.

Mas, no meu caso, se aceito trabalhos e já ganho algum com isto, tenho de cobrir todo o tipo de fotografia.

E sim, em fotografia, numa crop, 50mm ou 56mm é uma diferença de 9mm o que, em distâncias focais grandes, não é nada.

Por essa razão e dentro da necessidade que tenho de ser coerente e justificar a utilidade do meu equipamento, a 56mm é o limite do que considero para uma prime, em fotografia.
 
Exatamente, em wide vou ficar bem servido. Agora em distâncias maiores, a minha dúvida é investir em 50 mm (ganhar pouco) ou 85 mm. Quando a situação o exige, em vez de trocar para uma 50 mais depressa dou aos pés e aproximo-me do sujeito. Agora digamos que vou filmar por exemplo um evento onde não me posso aproximar muito, ou simplesmente quero manter uma distância mais discreta... talvez aí os 85 mm de trariam alguma vantagem, é mais nesse sentido.

A sigma 18-35 vai ocupar a maior parte do tempo na máquina, de certeza. A 50/85 seria para ocasiões esporádicas, mas que existem e onde às vezes posso sentir a falta de algo extra. É algo que posso ponderar com tempo, pois o essencial (máquina + lente 18-35) já está decidido.
 
Back
Topo