512mb a faltar???

Nirvana91

Banido
Boas,

Corri o programa Right memory analyzer ou lá o que é e achei estranho ao ver informações sobre as memorias no seguinte:

Escolho a slot0 e aparece-me o dimm de 256ddr400
Escolho a slot1 e aparece-me o dimm de 512ddr400

Até aqui está tudo bem... Mas ao escolher os outros slots não me aparece o dimm de 512ddr333 (para fazer os 1280)??

Depois corri uma cena que pertence a esse programa e dá-me o
seguinte:




Memoria total: 1279mb
Memoria fisica disponivel: 767mb???



Outra coisa estranha:



Tendo eu 256ddr400 + 512ddr400 + 512ddr333 não sei como é que a board assume o dual channel...
 
Última edição:
o dual channel funciona aos pares .. tens os 512 em dual e os 256 sozinhos a abandonados ... se não sabias, ficas a saber q é possivel fazer isto ... se meteres mais 256 ficas com 768 em dual ...

logo eles não faltam .. estão lá ... mas a correr como em par com os outros 512 -.... o dc é bom mas o aumento de performance não sei se compensa ... pois estamos a falar de um percentagem muito baixa ...

e abristes outro topico para isto .. podias ter continuado no fiz bom negocio ?
 
Última edição:
Para ter dual channel tem de correr à mesma velocidade (timmings e mhz) e ter o mesmo tamanho. Podem ter marcas diferentes. Tenho assim no media center e o DualChannel está activo.
Ter três memórias é que pode desactivar por completo o dual channel.
 
como tens uma a 333 a outras assumem maximo de 333 ... para ter DC basta terem o mesmo tamanho e estarem nos slots certos ...


se não sabem , não inventem ... senão confundem as pessoas ...aprendam primeiro... pois foi isso q os mais velhos fizeram antes de começarem a mandar "bolas ao ar"

tens dois bancos de ram .. com 2 slots cada .-..

imagina azul|preto azul|preto ..

para teres DC tens de ter

512 Azul| 256 Preto 512Azul | preto vazio ...
ou
256 Azul| 512 Preto Azul vazio| 512Preto ...

desde q os iguais se mantenham nos iguais esta sempre certo ... com DC activado
 
Última edição pelo moderador:
para teres dual channel so tens de ter dois modulos nas posições correctas .... esses pre-requisitos são bonitos.. mas na practica basta terem a mesma capacidade .. o resto ajusta-se ... automaticamente ...

se ele tem um a 333 todos .. sem excepção serão definidos a 333...logo o problema da velocidade esta resolvido assim como os timings pois qt mais baixa a velocidade mais relaxados estes serão ...

qt ao tamanho ...512 MB são 512 Mb aqui ou na china ....

DC a board é NF2 o primeiro chip a suportar esta tecnologia ...

espero ter-te elucidado ...

EDITADO
 
Última edição pelo moderador:
bem
nem vou comentar os "mimos"

vou só comentar o dual channel

começo por dizer que em intel, salvo erro depois do chipset 845, é possivel uma espécie de dual channel.....a 3.....

eu já tive uma máquina a bulir com 4x256
2 de cada marca e velocidade diferente......bulia que era um encanto, mesmo com overclock bem puxado

só se consegue medir a eficácia do dual channel, verificando a largura de banda
mas é obviamente melhor ter mais ram a trabalhar em single channel
aliás, enquanto em AMD 939 se notava bastante, agora em C2D de single para dual vão ai 3 ou 4% de diferença de perfomance

se falarmos em benchar, em segundos de pi e marks, ai vou preferir dual channel
para uma utilização mais calma, single chega bem
o que não quer dizer que seja uma norma ou algo assim
tem que se avaliar material, ver a board o tipo de ram e a utilização que vamos dar

quanto ao dual channel
já vi pares de memorias que não se davam bem em conjunto....rams iguais que não buliam em dual channel
e já vi dual channel com as coisas mais diversas, inclusive com tamanhos diferentes

por isso


verdades absolutas e falta de humildade são coisas que a informática não precisa
o tópico vai ser reaberto após uma limpeza

espero que continuem a ajudar o user, de forma correcta e sem personalizarem as dicussões
 
Na minha modesta opinião...andei muito tempo sem dual-channel, assim que testei um kit notei logo a diferença, e não foram precisos benchs para isso, até a olho nú se via que tudo "abria" mais depressa.
Tanto quanto sei, por experiência própria e pelo que tenho lido, para haver dual-channel não é preciso que as memórias sejam da mesma marca nem que tenham os mesmos timmings, basta apenas que a board o permita e que as memórias sejam da mesma capacidade(torno a frisar, não é preciso terem a mesma frequencia e timmings, basta apenas terem a mesma capacidade).
Isso de ter 3 dimms a funcionar em dual-channel penso eu que possa ser algum bug de leitura da bios, e é fácil de identificar, caso as memórias sejam pc 3200 por exemplo, se estiverem em dual-channel nos benchs têm obrigatoriamente de rondar os ~6Ghz de largura de banda(ou seja, teoricamente o dobro do que teriam em single channel.)
Espero ter ajudado nalguma coisa.
Cumps


Bem, obrigado a todos mas eu acho que vou estar quieto no pc lol
tira a memória de 256mb e mete as outras duas nos slots indicados para dual-channel(manual da board), depois corre uns testes tipo everest e etc...vais notar melhorias significativas, ao contrário de 1gb vs 1,25gb de ram, que aí a diferença é mínima.(ainda se fosse 1gb vs 1,5gb.....mas mesmo assim....)


Outra coisa, mesmo com 1 dimm avariado, já me aconteceu ter 2 dimms de 1gb e serem detectados como 2gb no cpu-z e apenas 1gb tanto na bios como no windows, e o dimm estava mesmo avariado...resumindo, o cpu-z detecta toda a memória que está "enfiada" na board, mesmo que não esteja lá a fazer nada.
 
Última edição:
Por acaso desconhecia....
A matching pair needs to match in:
  • Capacity (e.g. 1024 MiB).Certain Intel chipsets support different capacity chips in what they call Flex Mode, the capacity that can be matched is run in dual channel the remainder runs single channel.
e afinal estava apenas à distancia de 2 googles :-D, estava mesmo convicto até à data que dual-channel só dava com 2 módulos(1 par ou 2), segundo a wikipédia, com 3 módulos, 2 de capacidade igual e um diferente, o par vai trabalhar em Dual, o dimm que sobra vai trabalhar em single channel(apenas em alguns chipsets).
Agora até que ponto é proveitoso...só mesmo fazendo uns benchs para ver se está a acelerar ou "desacelerar" o sistema...
Toda a info aqui.
Cumps
 
Back
Topo