53º? Será normal?

Mr.Mike

I fold therefore I AM
Oi! Já vi que passa por aqui pessoal que sabe muito de informática... Eu nunca me aventurei a fazer overclockings porque simplesmente não sei o suficiente para me aventurar a fazê-lo!
Tenho um AMD Xp 2000+ uma MB MSI KT3 Ultra 2, 512mb ram "GEILL", um dissipador Thermaltake vulcano 11+, Msi GF4 Ti42000 e umas drives que toda a gente tem (leitor e gravador de cd´s).
A minha pergunta é simples: Será normal que a temperatura do CPU se mantenha nunca abaixo dos 52º, 53º graus sem estar em carga? Podendo ascender facilmente aos 56º ou + jogando um simples jogo?
Eu já tenho um dissipador de sistema a bombar ar quente cá para fora ( na parte de trás ), mas ainda assim acho q a temp é muito alta...e nunca me arriscarei a mexer no FSB sem me assegurar de que há arrefecimento suficiente...
Obrigado.
Agora..."passo a palavra!":D
 
Eu tenho 59 idle e 74 full load.. Diria q n tens nada com te preocupar, o limite dos AMD varia entre os 90º e 95ºC ...
 
fds... isso eh bue alto
o meu ta nos 34ºC em idle, 40-42ºC em full load, e tenho um volcano7 e a caixa aberta :)
meteste bem a massa termica? tens de ver isso... :P
 
Tenho o dissipador com regulação manual... Não o posso ter sempre no máximo porque senão ficava surdo em 3 horas... Também não posso ter a caixa aberta, porque senão o meu gato ficava electrocutado em 3 segundos... Quanto à massa térmica, não sou uma sumidade no assunto, mas espalhei o melhor que pude a pasta que vinha com o dissipador pelo core do CPU...
:cool:
 
Tipo... essas temps sao altas demais
Eu tenho um cooler original AMD e as temps q tenho é 42 idle, 48 full...
tive um prob desses no inicio pk o cooler n trazia a nhanha q devia trazer colada ao cooler. tive dp d comprar pasta termica a parte.....
lol, gostei da parte do gato, eu so tenho problemas ca tartaruga!!!
ja agora, disseram-me q a partir dos 60º é problematico e segundo a amd os processadores keimam aos 80º


abraços
 
Já percebi q pelos vistos a massa térmica é importante...
Gostaria então de saber qual a melhor marca e exactamente como é q se aplica. Já fui ao site da Artic Silver ( penso ser a marca mais conhecida...) mas os gajos são muito deficientes nas explicações da aplicação...Já agora, como é que eu limpo a massa velha?:rolleyes:
 
Oi Mr.Mike

Essas temps nao sao preocupantes, mas se queres fazer overclock convém prevenires-te um pouco.

O ideal era comprar um dissipador novo, visto que o que tens nao é nada de especial. Por exemplo uma ThermalRight Sk7 era ideal, nao é cara e é muito boa mesmo. Podes usar essa ventoinha que tens na volcano 11 k é muito fixe também.

Se ainda nao te queres dar a mudanças de dissipadores, podes optar por comprar artic silver Ceramique, que te irá baixar uns grauzitos.
Tal como tu disseste, a aplicaçao é espalhar um pouco de massa termica no core do cpu, mas mais fácil ainda é espalhares um pouco no dissipador (na parte onde acenta o core) e depois instalares o dissipador.

Para limpares a massa termica antiga podes usar algodao ou um pano limpo embebido em alcool, ou se for necessario (se o alcool nao limpar tudo) embebido em Acetona.

Fica bem, Bons overclocks!
 
Obrigadão pelos conselhos! Eu de facto queria tirar um pouco mais de proveito do meu xp 2000+. Vou experimentar essas sugestões, se bem que me custa a crer que o vulcano 11+ seja um dissipador fraco, mas de facto o preço não é muito elevado...Comprei-o há pouco tempo...Sou capaz de experimentar primeiro essa pasta cerâmica.
Thanks
 
O meu processador está a uma temperatura considerada normal.. O limite, como eu já disse, dos AMD varia entre os 90 e os 95, prefiro ter 74, com um cooler meio maravilhoso, mas bem silencioso, com caixa fechada e temperaturas neste quarto na ordem dos 30º +/-... Não sou overclocker, portanto só me começo a preocupar com temperaturas qdo elas passarem os 80....

E sim, tenho a massa térmica bem metida, assim como o resto todo..
 
Eu nao sei como e que vcs tem essas temps... qd tinha o dissipador de origem com aquela "maravilhosa" pasta( e bem o termo, levei 1h a tirar aquilo do core) da amd, mesmo assim, andava la pelos 45º em Full Load... qd puxei um bocado pelo FSB ate 146 ( a minha board n da mais) ficava-me no maximo pelos 52/53º sempre em Full Load... se tivesse esses 70º acho que desligava imediatamente o PC e dava-lhe um banho de gelo :D :D :D
Mas compra o SK7, e um cooler excelente... arranjas agora a 28€ na *****... eu qd meti o meu com AS3 a temp baixou-me quase 10º em relacao ao de origem...
Ja agora, sera que as medicoes dessa board sao fiaveis? as da minha sao uma m****... portanto ve la...
 
Eu ouvi dizer que há motherboards que não mostram as temperaturas correctas ou então que lêm as temperaturas dou sitio errado..

eu sinceramente não tenho grandes conhecimentos disto, mas o que é importante ter em conta é que secalhar os que têm os tais 40º podem estar a ser induzidos em erro por esta situação...
e na realidade terem temperaturas de 60º... :P

Abraço.
 
Já ouvi dizer que é de evitar a Artic SilverIII porque é condutora e pode provocar danos...Dizem também que a Artic Ceramic é tão boa como a outra e pode por-se "à patrão"!
Quanto às medições de temperatura das boards não sei o que dizer, mas se não confiarmos nelas, confiamos em quê?
Eu não ponho lá o dedo!:D
 
A ceramic é o "topo de gama" agora :D

é melhor que a artic silver 3 e nao conduz electricidade , tas mais seguro.

Vine sabes que os processadores quando tao execivamente quentes tendem a trabalhar mais devagar...( nas prometeias tendem a trabalhar + rapido por tarem execivamente frios :D )

Eu qd tinha a board antiga modada para 2.1v na vcore, e tinha uma ALPHA Pal 8045 + uma ventoinha foleira a arrefecer o cpu, o quarto parecia um forno autentico!!
o Cpu tava sempre nos 50 e mts graus e as vezes 60 e picos, e a board sempre prai a 36º

Tudo bem nao tem k precupar a temp do cpu, mas o kuarto ficava mm kente de mais :-D

vine sempre podes ter silencio com 1 cooler fixe e uma fan fracote!

eeyore experimenta usar um dissipador chamado Majesty Twin Orbs, e nenhuma ventoinha de caixa e vais ver se as temperaturas sobem ou nao :)

edit: ja vi uma lista da amd sobre o limit de temperatura dos cpus, e alguns era 80e poucos graus, tem la cuidado com isso :004:
 
Tive a ver isso à relativamente pouco tempo, e vi até 95 pra cpu's até 1800+ e 90 prós restantes.. Mas posso estar enganado..


EDIT:
"The official AMD spec for "Maximum die temperature" of the Duron is 90 centigrade. I presume the Athlon is similar.

The problem is there is no sensor on the die, and to compound things the Pro2A 'CPU' sensor is a long way from the die. (I have to admit I haven't found the bugger yet.) Also, I did notice that when I stopped the fan on my h/s, the h/s started heating up quite nicely (this was my test to check how well I have my Silver Arctic installed etc, if you try it youself and fry your CPU dont call me!!) but the 686 'CPU' temp rose much slower.

So my working assumption is that the measured CPU temp via the 686 is not that accurate, and would suggest a limit of 50 (even better 40) centigrade. My Duron (700 running at 900) on a Pro2A reads 35 under full load with ambient temps around 20.

Chris"


Fui aos forums da AMD e fiz search.. O site da AMD n me tava a dar por alguma razão...
 
Última edição:
VinE,
Num carro (a gasolina), segundo o fabricante, podes andar sempre em 1ª desde que não passes das ~6500rpm. No entanto no longo prazo, o mais provável é que o motor tenha vida curta.

O mesmo se passa para o teu processador. Pode ser que a redução de vida seja de 20 para 5 anos o que é irrelevante (daqui a 5 anos qualquer processador está obsoleto), em todo o caso o seguro morreu de velho e acho que não há necessidade de fazer esforço para ter temperaturas superiores :)


Depois há a questão da estabilidade. Enquanto em default um processador aguenta uma temperatura mais elevada e continua a trabalhar, à medida que sobem os MHz (overclock), a temperatura máxima à qual ele consegue trabalhar sem crashar vai-se reduzindo.
A 2475MHz o meu não consegue passar dos 52ºC (sem crashar). A 2400MHz passa dos 55ºC sem problemas.
 
Strakata, compreendo o teu post, e agradeço a explicação, no entanto apenas queria que certas pessoas percebessem que ter temperaturas na ordem dos 53º não é perigoso...

E podes ter a certeza que ando à procura de algo melhorzito para arrefecer isto mas falta-me tempo (€€€).. :rolleyes:

E eu não estou overclocked.. Daí um bocado a minha aparente despreocupação em ter temperaturas um bocado elevadas..

BTW, encontrei o tal artigo, aqui , a partir da página 3.. e afinal varia entre os 85 e os 90, não 90 e 95...
 
58º atingiu o meu 1800+ tba com um spire de base cobre c/ uma sunnon de 6sm sobre ele! O mais engraçado é que foi em idle.... QUERO UM COLLER DE GEITO!!!! PORRA PRO WC...... teve de ter uma fuga em pleno verão! >(
 
Cm é possivel alguem ter WC e voltar po AC.....
Tens a certeza pah?! lol


Eu n ponho WC pk do dinheiro e tb por ser maçarico na montagem!!!!
 
Back
Topo