5800x v 3900x - TROCA?

xKooo

Membro
Boas!

Tenho uma pequena questão para colocar.

Comprei em Julho do ano passado um PC novo e na altura, por ter encontrado um 3900X a um excelente preço decidi compra-lo.

No entanto, tenho reparado que para os jogos que jogo (uso o PC apenas para jogar), nao estou a tirar partido deste processador, feito sobretudo para tarefas mais pesadas tipo renderização, etc...

Sendo que jogo maior parte do tempo CS:GO, cujo maio requisito para correr de forma fluida é a velocidade single core, pergunto-vos até que ponto compensaria vender o meu 3900X, conseguindo ainda bom dinheiro pela venda, adquirindo um 5800X (ou mesmo um 5600X), que me iria dar mais performance neste tipo de jogos, e para os quais teria que dar pouco mais dinheiro.

Estando disposto a gastar esse dinheiro, acham que compensa a troca ou mais vale deixar-me estar como estou?

Obrigado pelo feedback.
 
Não deve compensar... Não é por passares, por exemplo, de 300 fps para 350 que isso vai ter influência no teu gameplay ou mexer com a tua skill no jogo.
 
xKooo

definitivamente não compensa de modo algum a troca, a diferença de um para o outro é insignificante, que não vais notar melhorias em termos de jogabilidade, deixa-te estar como estás.
 
Se é apenas para jogos, então o 5600X é um pouco melhor e dependendo do jogo, pode ser muito melhor.
O CS:GO é um dos jogos onde um Zen3 é muito superior ao Zen 2 e até mesmo, superior a Intel.
O 5800X tem mais núcleos que o 5600X, que ficariam por usar no CS:GO.
Por isso, mais vale ires para o 5600X.

iu
 
Não compensa... So mesmo em jogos antigos... Cada vez mais vao aparecer jogos com 8 ou mais cores a serem usados.... Vais tar a deitar € fora por causa de ter mais frame rate num jogo que já passa dos 300fps....

Pessoalmente não trocava esse cpu por um 5600x.... Nem o meu 3700x trocava...muito menos um 3900...
 
Se tens mais de 300 FPS já, não acho que compense. Se for só msm para CS GO/gaming tb nao percebo mt pk de teres ido para o 3900 inicialmente, e se dinheiro não for barreira troca para o 5600X, isto se tens board que o suporte.

Cps
 
Última edição pelo moderador:
Sinceramente acho que se fosse para trocares por um 5900X, ainda era como o outro (independentemente do uso, era um real upgrade).

Agora, passar de um 3900X para um 5800X é mais uma troca por impulso que outra coisa.

Pessoalmente esperava pelos Zen4, e aí sim, fazia um upgrade para novo sistema.
 
Quantos fps tens/quantos hz tens no monitor?
Nunca menos de 170, e tenho os fps limitados a 400. Jogo com definiçoes baixas, porque sempre me habituei a jogar assim, resolução 1280x1024 stretched.

E tenho um monitor de 240Hz.

Mas la esta, para o processador que tenho, acho que podia conseguir mais fps, pelo menos mais estaveis, embora nao me faltem fps... Conheço malta com processadores e graficas inferiores (8700k + 1080) com fps mais estaveis.
 
Se é apenas para jogos, então o 5600X é um pouco melhor e dependendo do jogo, pode ser muito melhor.
O CS:GO é um dos jogos onde um Zen3 é muito superior ao Zen 2 e até mesmo, superior a Intel.
O 5800X tem mais núcleos que o 5600X, que ficariam por usar no CS:GO.
Por isso, mais vale ires para o 5600X.

iu

Eu quando falo em trocar (ha muita gente que acha que sou maluco) é por querer adaptar os componentes à utilização que dou ao PC. Neste caso, unica e exclusivamente para jogos (CS:GO 70% e WoW 30% do tempo. Raramente Valorant). E acho que este processador para este tipo de utilização deixa a desejar, embora me dê fps mais que necessarios para jogar...

Ja agora, que site é esse?

Obrigado,
 
Se tens mais de 300 FPS já, não acho que compense. Se for só msm para CS GO/gaming tb nao percebo mt pk de teres ido para o 3900 inicialmente, e se dinheiro não for barreira troca para o 5600X, isto se tens board que o suporte.

Cps

Foi por ter encontrado um bom negocio na altura. Ou iria para um 3700X ou para um 3900X (queria AMD e nao intel). E encontrei um 3900X pouco mais caro que um 3700X, dai ter optado por este.

E neste caso, penso que a board (MSI X570 Gaming Edge Wi-Fi) suportara um eventual 5800X/5600X.
 
Sinceramente acho que se fosse para trocares por um 5900X, ainda era como o outro (independentemente do uso, era um real upgrade).

Agora, passar de um 3900X para um 5800X é mais uma troca por impulso que outra coisa.

Pessoalmente esperava pelos Zen4, e aí sim, fazia um upgrade para novo sistema.

Sim, dai ter-vos vindo questionar, para perceber até que ponto nao passa de um impulso, ou de algo que faça realmente sentido, independentemente do dinheiro que teria que gastar :004::004:
 
Nunca menos de 170, e tenho os fps limitados a 400. Jogo com definiçoes baixas, porque sempre me habituei a jogar assim, resolução 1280x1024 stretched.

E tenho um monitor de 240Hz.

Mas la esta, para o processador que tenho, acho que podia conseguir mais fps, pelo menos mais estaveis, embora nao me faltem fps... Conheço malta com processadores e graficas inferiores (8700k + 1080) com fps mais estaveis.

Se tens um monitor de 240hz devias conseguir ter 240fps.
 
Nunca menos de 170, e tenho os fps limitados a 400. Jogo com definiçoes baixas, porque sempre me habituei a jogar assim, resolução 1280x1024 stretched.

E tenho um monitor de 240Hz.

Mas la esta, para o processador que tenho, acho que podia conseguir mais fps, pelo menos mais estaveis, embora nao me faltem fps... Conheço malta com processadores e graficas inferiores (8700k + 1080) com fps mais estaveis.
Qualquer coisa não está bem aí. Eu tenho um 3700x e não desce dos 200 com as mesmas definições. O mínimo é 180 dentro de uma smoke.
 
Qualquer coisa não está bem aí. Eu tenho um 3700x e não desce dos 200 com as mesmas definições. O mínimo é 180 dentro de uma smoke.

Nao acho que esteja a ter qualquer tipo de problemas com os fps. O que me "queixava" era de nao estar a tirar partido do CPU para o tipo de tarefas que faço, neste caso jogar.

So por curiosidade olha ai...

https://prnt.sc/xu6zaj

A média de fps diria que esta normal. Jogo 5v5, sempre com muito spam à mistura. Foi uma vez aos 176, mas la esta, foi uma vez, de resto nao vejo nada de anormal.
 
Back
Topo