5G em Portugal

Não vejo a ideia de se gastar pipa de massa num router 5G quando se pode comprar por exemplo o mc888 e colocar o mesmo em bridge desligar Wi-Fi e depois usar um router a sério para gerir a net em casa.
 
Mas a meo está presente em mais concelhos
E?
O que vale instalar uma estação em todos os concelhos se depois sais do raio da estação e chapéu.
Esse é mesmo o marcador de enganar que a Meo gosta, estamos disponíveis em mais concelhos, metem uma estação em todo o lado mesmo onde não mora ninguém.
No geral a diferença está cada vez mais acentuada.
 
E? O que vale instalar uma estação em todos os concelhos se depois sais do raio da estação e chapéu.
No geral a diferença está cada vez mais acentuada.

Ok, o que dizes até faz sentido mas não há como demonstrar, no terreno, que é assim mesmo. (o que não quer dizer que não haja forma de tornar isso público, se há, desconheço)

No Grande Porto, por onde ando, tenho sempre 5G com boas velocidades mas acredito que se for para a 'parvónia' a conversa já seja outra...
 
Claro q n, é preciso para o q vai fazer a chamada, se quer que a mesma seja feita em 4g, mas para o outro é indiferente, se tá em 2g, em VoLTE ou se é.uma.chamada pra rede fixa. Claro q pra tirar o máximo proveito, voz HD etc, têm q ambos ter VoLTE
 
Adquiri um ZTE MC7010 no ebay que ficou por 200€ com taxas de importação. (obrigado brexit...)
Neste momento uso-o numa casa de campo ligado a MEO 5G na banda n78. Tenho velocidades de 700/100 e latências na casa dos 20ms para o 1.1.1.1 (trás-os-montes). O sinal é baixo nos -92db. Um melhor sinal talvez aumentasse as velocidades.
Tenho jogado, tenho feito imensas chamadas via MS Teams e ligações SSH como parte de teletrabalho e está impecável. Nada de jitters ou packet loss ou cortes de rede. Pedi um IP publico para não levar com CGNAT. 5G SA provavelmente trazia essas latências para baixo, mas ainda assim a diferença para uma ligação fibra para o mesmo destino é de apenas 8ms!

Se alguém precisar dum equipamento 5G acessível e com boa performance, procurem esse no ebay. Está desenhado para ser montado no exterior em modo bridge (por isso não tem wifi). Tem uma porta downstream de 2.5gbps e modem Qualcomm que suporta 5G com carrier aggregation (algo que ainda não temos em Portugal).
 
Última edição:
Adquiri um ZTE MC7010 no ebay que ficou por 200€ com taxas de importação. (obrigado brexit...)
Neste momento uso-o numa casa de campo ligado a MEO 5G na banda n78. Tenho velocidades de 700/100 e latências na casa dos 20ms para o 1.1.1.1 (trás-os-montes). O sinal é baixo nos -92db. Um melhor sinal talvez aumentasse as velocidades.
Tenho jogado, tenho feito imensas chamadas via MS Teams e ligações SSH como parte de teletrabalho e está impecável. Nada de jitters ou packet loss ou cortes de rede. Pedi um IP publico para não levar com CGNAT. 5G SA provavelmente trazia essas latências para baixo, mas ainda assim a diferença para uma ligação fibra para o mesmo destino é de apenas 8ms!

Se alguém precisar dum equipamento 5G acessível e com boa performance, procurem esse no ebay. Está desenhado para ser montado no exterior em modo bridge (por isso não tem wifi). Tem uma porta downstream de 2.5gbps e modem Qualcomm que suporta 5G com carrier aggregation (algo que ainda não temos em Portugal).
Parece muito interessante, estiva a ver um anuncio e fala nestas especificações:

Product Code ZTE 5G CPE Outdoor MC7010
Support Networks NSA 5G Sub6 + LTE Networks
Chipset Qualcomm 5G SDX55M platform
CPU (cores) Cortex A7 up to 1.4GHz
5G download speed Up to 3.8Gbps, upload speed to 331Mbps
4G LTE Cat22/20
5G & 4G Networks 5G NR+LTE EN-DC
Sub6G n1/28/n78/79/41
4G FDD: B1/B3/B5/B8/B28; TDD:B34/B39/B40/B41
4G LTE Global FDD and TDD, 600MHz~3.8GHz, CAT22

Bandwidth mmWave 800MHz, sub6G 200MHz
mmWave DL/UL 64QAM, sub6G DL/UL 256QAM
MIMO - mmWave: 2 x 2 MIMO
- Sub6G DL: 4 x 4 MIMO
- LTE 4 x 4 MIMO on 5CA(4G only)

fiquei na dúvida se cobria todas as bandas 4G de Portugal, porque as caracteristicas 4G parecem contraditórias.
 
Parece muito interessante, estiva a ver um anuncio e fala nestas especificações:

Product Code ZTE 5G CPE Outdoor MC7010
Support Networks NSA 5G Sub6 + LTE Networks
Chipset Qualcomm 5G SDX55M platform
CPU (cores) Cortex A7 up to 1.4GHz
5G download speed Up to 3.8Gbps, upload speed to 331Mbps
4G LTE Cat22/20
5G & 4G Networks 5G NR+LTE EN-DC
Sub6G n1/28/n78/79/41
4G FDD: B1/B3/B5/B8/B28; TDD:B34/B39/B40/B41
4G LTE Global FDD and TDD, 600MHz~3.8GHz, CAT22

Bandwidth mmWave 800MHz, sub6G 200MHz
mmWave DL/UL 64QAM, sub6G DL/UL 256QAM
MIMO - mmWave: 2 x 2 MIMO
- Sub6G DL: 4 x 4 MIMO
- LTE 4 x 4 MIMO on 5CA(4G only)

fiquei na dúvida se cobria todas as bandas 4G de Portugal, porque as caracteristicas 4G parecem contraditórias.
Sim, suporta as bandas 4G todas nacionais
Neste momento estou assim:

4G Connected Band20.0MHz@2100(B1) + 20.0MHz@1800(B3) + 10.0MHz@800(B20)
5G Connected BandN78
 
Back
Topo