5G em Portugal

fui ao oriente(lisboa) hoje e por incrivel que pareça nem 5g dss nem 5g só 4g+ com 50mbps , fui a loja e disseram-me que o 5g dss estava disponivel e experimentei no s21 da loja que apanhou 5g estranho
 
Nope, não anda a tirar obviamente "antenas" 4G.
Pelo contrário, tem sido feitos swap a várias localidades, como o @DHCP já disse e afirmou.
A única coisa que está mais atrasada é o deploy do 5G nas mesmas vertentes que a NOS (e muito bem) está a fazer.

Este ano por parte da altice já houve reforço da rede móvel, expansão de cobertura em alguns locais com a montagem de novos sites. As tecnologias é que variam consoante os locais. Verifico muitos locais onde a altice instalou novos sites que já não levam 3G, apenas 2G 900 MHz e LTE 800 MHz.

fui ao oriente(lisboa) hoje e por incrivel que pareça nem 5g dss nem 5g só 4g+ com 50mbps , fui a loja e disseram-me que o 5g dss estava disponivel e experimentei no s21 da loja que apanhou 5g estranho

Se o serviço não estiver aprovisionado no cartão é normal que não apanhe.
 
Sim, realmente a melhor maneira de poupar dinheiro com o 5G é... comprar antenas e deixar-las num armazém.

Que a Altice não está com pressa para investir no 5G isso já se sabe, imagino que há pouca vontade também de adicionar mais localizações devido à banda n78, que é o "verdadeiro" 5G (velocidade), agora a Altice também sabe que se não investir o seu investimento vai perder valor, porque chega a um ponto em que os clientes quererão uma boa cobertura 5G e estarão disponíveis para mudar de rede.

Agora há provas de que a Meo anda a tirar antenas 4G, ou melhor, anda a tirar cobertura 4G? Porque esse post anda a confundir a malta.
O tipo devia querer dizer os radios da ericsson que foram desmontados.
 
A modernização 4G da Altice é tudo equipamento novo ou reciclado de outros países, tal como os equipamentos retirados vão ser utilizados em África?
loooll não tem nada a ver, o material que vai para Africa é mais que obsoleto já.

As antenas activas AAU5613 que andam a instalar mesmo se forem usadas pouca diferença faz o modelo é actual e no UK está tudo a ser removido por causa das politiquices, não vejo problema nenhum nisso.
 
Diga se o que se disser (vale o que vale) o certo é que a MEO tem as melhores velocidades e cobertura pelo país em 4G+, é uma das conclusões que tiro das minhas férias deste ano.
 
Pessoal,

Conforme foi dito pelo @DHCP que conheço perfeitamente, a Altice está a desinvestir, sim, mas no 3G, mantendo como é óbvio, para quem percebe o mínimo de Telcos que, a aposta manterá-se no 2G (por motivos óbvios) e no 4G.
O 4G e a modernização associada, com um único Vendor, facilitará o deploy massivo em 5G.

A realidade é que os sites que foram modernizados (o chamado swap), toda a parafernália de equipamentos ativos e passivos foram retirados, e estão armazenados, não foram deitados ao ponto electrão, muito menos ao caixote do lixo.

Agora prossigam. Menos contos de fadas e mais factos, sff
O Mundo e todos Nós precisamos.
 
Honestamente não acredito que vá ter rede com qualidade da VDF e NOS.
Pois não, já superou. Os vários comparativos que têm passado por aqui já dão o MEO como o que tem mais velocidade e cobertura 4G. E já vários users disseram sentir o mesmo.
Quanto ao 5G, já deverá ser outra história, mas até ele estar disponível comercialmente ainda muito pode mudar.
 
Esses critérios de reforço são muito duvidosos ou não sei... A Meo reconhece que tem um problema de cobertura na minha zona á imensos anos mas não tem previsão para o resolver, apesar de 90% das pessoas serem assinantes Meo.
 
Esses critérios de reforço são muito duvidosos ou não sei... A Meo reconhece que tem um problema de cobertura na minha zona á imensos anos mas não tem previsão para o resolver, apesar de 90% das pessoas serem assinantes Meo.
Existe sempre zonas mais esquecidas infelizmente, por exemplo o meu distrito, está a ser alvo de forte reforço de sites em 4G, zonas que tinham fraca cobertura e estão a ser alvo de priorização por parte da casa mãe do serviço MEO.
 
Diga se o que se disser (vale o que vale) o certo é que a MEO tem as melhores velocidades e cobertura pelo país em 4G+, é uma das conclusões que tiro das minhas férias deste ano.
Neste momento a nos para mim têm me surpreendido muito mesmo muito, em muitos spots que tinha 30mbps passou para 200/300 e às vezes 400 no 4g+
 
Neste momento a nos para mim têm me surpreendido muito mesmo muito, em muitos spots que tinha 30mbps passou para 200/300 e às vezes 400 no 4g+

Eu tenho visto as medições que a malta está a partilhar e estou agradavelmente surpreendido.
Mas como só uso Vodafone e Meo, não posso opinar com conhecimento de causa sobre a Nos.
 
Eu tenho visto as medições que a malta está a partilhar e estou agradavelmente surpreendido.
Mas como só uso Vodafone e Meo, não posso opinar com conhecimento de causa sobre a Nos.

Dos testes que tenho realizado e do que sei tecnicamente do que o 4G pode dar, a NOS ainda está muito longe de ter um bom 4G a nível da capacidade e consistência. Testei mais de 20 sites modernizados entre o Concelho de Cascais e Sintra entre as 6:00 e as 6:40 da manhã e ver sites com 3xCA que nem 200 Mbps dão é estranho. A actual configuração dos sites que sofreram Swap deveriam estar a dar entre 600 Mbps a 1 Gbps sem "espinhas", a não ser que as velocidades estejam a ser capadas propositadamente.

Tenho verificado que sites que apenas tinham 3G e 4G também colocaram 2G, aumentando não só a cobertura mas também a capacidade no 2G.

Tem evoluído bastante a nível dos sites que têm recebido Swap, muitos que só tinham LTE nos 2100 MHz, passaram a ter 3xCA nos 800 MHz + 2100 MHz + 1800 MHz e outros 4xCA com 800 MHz + 1800 MHz + 2100 MHz + 2600 MHz, uma excelente aposta é nos 800 MHz que até nos indoors já se começa a ver, no anterior Swap a maior parte dos sites apenas recebeu LTE nos 2100 MHz.

Sites com 5G nos n78 já encontrei na Parede, ao pé da Brisa / Portagens de Carcavelos, Mato Cheirinhos (Cascais) e Agualva-Cacém na Avenida dos Bons Amigos (Sintra). Os restantes que sofreram Swap estão com n28.

O RAN Sharing com a Vodafone está a um bom ritmo. Zona Norte muito Swap de Huawei para Ericsson.

Um pouco do que já existe em áreas por onde ando diariamente, há sites com 3xCA que ainda não estão no mapa que ainda não tive oportunidade de actualizar e arrumar, alguns estão longe de onde estão marcados.
nos6.png


imagem_2021-09-24_054353.png


Esses critérios de reforço são muito duvidosos ou não sei... A Meo reconhece que tem um problema de cobertura na minha zona á imensos anos mas não tem previsão para o resolver, apesar de 90% das pessoas serem assinantes Meo.

Infelizmente sofro do mesmo problema com a altice MEO onde tenho estado a morar, má cobertura indoor em todas as tecnologias e mesmo outdoor a cobertura é mediana. Mesmo na zona de comércio ao entrar nas lojas fica-se sem rede móvel da altice MEO ou até mesmo a entrar em edifícios, a NOS e a Vodafone nesta área conseguem ter excelente cobertura tanto indoor como outdoor.

A MEO necessitava de instalar um site na minha área de residência para melhorar imenso a cobertura, principalmente a indoor, é que só consigo falar ao telemóvel à janela de casa e mesmo assim ouve-se cortes ou a chamada cai, porque os únicos 2 sites que apanho estão longe e o sinal chega com imensa degradação. Usar dados móveis é outra aventura, seja em 3G ou 4G o Upload às vezes nem 100 Kbps dá. E não moro numa aldeia nem numa cave, estes valores são medidos ao pé da janela de casa.

Também não há qualquer previsão de melhoria de rede para esta zona.

E_owFbgXMAAOXIe.jpg
E_owFytXoAAfnOk.jpg
E_owGMyXMAEQhH-.jpg
imagem_2021-09-24_055650.png


MEO | altice Madorna, São Domingos de Rana - Cascais

meo.png


NOS Madorna, São Domingos de Rana - Cascais

nos.png


A diferença de sites entre a altice MEO e a NOS na minha área de residência. Pode ser que a altice MEO ao modernizar a rede móvel nesta zona não se esqueça de instalar um novo site para melhorar a cobertura indoor e outdoor.​
 
Back
Topo