5G em Portugal

Quem viu a entrevista viu um tecnocrata sem visão, promete muito em termos de mercado de telecomunicações e viu-se com desculpas pelos seus falhanços e constante desautorizações do governo.

Todos os licitantes fizeram de forma contínua licitações mínimas, até parece que a Digi e Nowo fizeram licitações de 10%.

O maior indicador do falhanço do regulamento do leilão foi ter sido alterado duas vezes.
Mais uma vez, ser desautorizado pelo Governo até é uma coisa que credencia o regulador, ainda para mais o Governo do Costa. Não vejo em que é que possa ser uma coisa má
 
Até 2025 a digi nao tem condições de oferecer 1gbps, metade disso talvez do ponto de vista teórico...

Se não recorrem a roaming que serviços vão oferecer?
Tens razão, 1 gbps so depois de 2025 (até lá pouco mais de 600)

Estava-me a referir a roaming especificamente nas frequências 5g, nas outras é evidente que terão de o fazer
 
Se não me engano, a Nowo tem 3 anos para cobrir 100% da áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e ainda região do Algarve, 6 anos para cobrir 50% do território e 10 anos para ter todo o país coberto, isto teoricamente, já li em qualquer lado só que não me lembro.
 
Se não me engano, a Nowo tem 3 anos para cobrir 100% da áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e ainda região do Algarve, 6 anos para cobrir 50% do território e 10 anos para ter todo o país coberto, isto teoricamente, já li em qualquer lado só que não me lembro.

Do ponto de vista do regulamento essas obrigações não existem, se faz parte dos planos deles isso já é outro assunto.
 
a.) Quem viu a entrevista viu um tecnocrata sem visão, promete muito em termos de mercado de telecomunicações e viu-se com desculpas pelos seus falhanços e constante desautorizações do governo.

b.) Todos os licitantes fizeram de forma contínua licitações mínimas, até parece que a Digi e Nowo fizeram licitações de 10%.

c.) O maior indicador do falhanço do regulamento do leilão foi ter sido alterado duas vezes.
a.) Por acaso o Sr. até é Presidente da ANACOM e tem um percurso profissional que pode ser consultado aqui: https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1415842

b.) Uma vez mais, basta consultar a tabela para ver quem é que afinal não fez qualquer licitação de 10% (sim estou a falar da NOS, MEO e Vodafone - 0, bola, rien, nothing).

c.) Os Sr. explicou e clarificou muito bem a razão dessa alteração. Sem fim à vista, ou melhor, com uma previsão de conclusão demasiado demorada do ponto de vista do interesse nacional, as alterações seriam inevitáveis. Mas, se os principais interessados (e bastante chorões) dos operadores quisessem de facto despachar o 5G para Portugal não "estar na cauda da Europa" como tanta gente apregoa, tinha despachado o leilão. Houve um profundo aproveitamento.


Isso da cauda da Europa e do desenvolvimento, etc etc etc, para mim traduz-se apenas numa coisa, e estamos num tópico sobre o 5G onde considero legítimo todos partilhar-mos a nossa opinião: O 5G é um oportunismo que vem criar e explorar necessidades no mercado, seja a titulo particular, empresarial, setor público, entre outros, para os operadores e empresas adjacentes beberem do PRR e de todo o qualquer meio que tenha por objeto o financiamento a projetos de inovação. Surgem empresas como cogumelos com os mais variados serviços inventados na base do 5G como desculpa para a colocação de projetos que, alguns deles tenho dúvidas quanto à real necessidade e interesse da população abrangida.
Ainda estes últimos dia na FIL o pav 3 era inteiramente dedicado às Smart Cities e adivinha quem lá estava com 2 stands bem grandes assim como patrocício às palestras? A NOS com o 5G
 
Última edição pelo moderador:
Caríssimos:

Se não souberem discutir sem entrarem pelas insinuações e ataques pessoais como argumentos, então o melhor é que se abstenham de participar.

ON-TOPIC.
 
Se não me engano, a Nowo tem 3 anos para cobrir 100% da áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e ainda região do Algarve, 6 anos para cobrir 50% do território e 10 anos para ter todo o país coberto, isto teoricamente, já li em qualquer lado só que não me lembro

a.) Por acaso o Sr. até é Presidente da ANACOM e tem um percurso profissional que pode ser consultado aqui: https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1415842

b.) Uma vez mais, basta consultar a tabela para ver quem é que afinal não fez qualquer licitação de 10% (sim estou a falar da NOS, MEO e Vodafone - 0, bola, rien, nothing).

c.) Os Sr. explicou e clarificou muito bem a razão dessa alteração. Sem fim à vista, ou melhor, com uma previsão de conclusão demasiado demorada do ponto de vista do interesse nacional, as alterações seriam inevitáveis. Mas, se os principais interessados (e bastante chorões) dos operadores quisessem de facto despachar o 5G para Portugal não "estar na cauda da Europa" como tanta gente apregoa, tinha despachado o leilão. Houve um profundo aproveitamento.


Isso da cauda da Europa e do desenvolvimento, etc etc etc, para mim traduz-se apenas numa coisa, e estamos num tópico sobre o 5G onde considero legítimo todos partilhar-mos a nossa opinião: O 5G é um oportunismo que vem criar e explorar necessidades no mercado, seja a titulo particular, empresarial, setor público, entre outros, para os operadores e empresas adjacentes beberem do PRR e de todo o qualquer meio que tenha por objeto o financiamento a projetos de inovação. Surgem empresas como cogumelos com os mais variados serviços inventados na base do 5G como desculpa para a colocação de projetos que, alguns deles tenho dúvidas quanto à real necessidade e interesse da população abrangida.
Ainda estes últimos dia na FIL o pav 3 era inteiramente dedicado às Smart Cities e adivinha quem lá estava com 2 stands bem grandes assim como patrocício às palestras? A NOS com o 5G
Teve tão bem que os novos entrantes são obrigados a zero obrigações ahahah
Regras à lá Cadete.
 
Os novos entrantes só tem as obrigações constantes deste ponto caso negoceiem roaming nacional.

Ponto 8 do artigo 45 regulamento do leilão.

8 – As entidades beneficiárias da obrigação de acesso prevista na alínea b) do n.º 5 que
celebrem um acordo de itinerância (roaming), ficam sujeitas a uma obrigação de cobertura
móvel de 25% e de 50% da população nacional, mediante a utilização das frequências que
lhe foram consignadas, respetivamente no prazo de 3 e de 6 anos a contar da celebração do
referido acordo.

Ou seja cobertura da zona metropolitana de Lisboa em 3 anos e zona metropolitana do porto e de lisboa em 6 anos. Garante 100% cobertura do territorio durante 10 anos mediante os acordos de roaming.
 
Última edição:
Achar que os novos entrantes não vão usar roaming é ser um bocadinho anjinho.
Porque realmente eu vou usar um operador que mal saio da AMP fico sem cobertura…
Por isso na prática vão ter obrigações de cobertura, sim ou sim.
 
Última edição:
Para alguém que tem 4G fora de casa mas que quase que fica sem rede no interior, esta nova distribuição de espectros e os novos de 5G podem vir a melhorar esta situação? Mesmo num telemóvel 4G?
 
Para alguém que tem 4G fora de casa mas que quase que fica sem rede no interior, esta nova distribuição de espectros e os novos de 5G podem vir a melhorar esta situação? Mesmo num telemóvel 4G?

Não, pois as frequências do 5G são outras, se o telefone é só 4G o problema vai continuar, mas se tens rede fora de casa, só no seu interior é que ficas sem rede, tens de analisar onde está o problema, se é o teu telefone ou interferências.
 
Sim e no mesmo sítio tenho rede quase total da Vodafone com um telemóvel semelhante. Acontece em vários edifícios da zona, a rede Meo não penetra como a da Vodafone.

Obrigado também Mouse, então só esperando que as restantes frequências que foram atribuídas possam fortalecer um pouco? Estando essas frequências atribuídas, podem ser utilizadas em todas as antenas ou existe um limite e consequente priorização?
 
Acontece em vários edifícios da zona, a rede Meo não penetra como a da Vodafone.
Provavelmente a MEO usa frequências mais altas
Obrigado também Mouse, então só esperando que as restantes frequências que foram atribuídas possam fortalecer um pouco? Estando essas frequências atribuídas, podem ser utilizadas em todas as antenas ou existe um limite e consequente priorização?
Mesmo que a operadora tenha o espectro para reforçar e o possa fazer, parte dela se quer reforçar essa zona ou não
 
Sim e no mesmo sítio tenho rede quase total da Vodafone com um telemóvel semelhante. Acontece em vários edifícios da zona, a rede Meo não penetra como a da Vodafone.

Obrigado também Mouse, então só esperando que as restantes frequências que foram atribuídas possam fortalecer um pouco? Estando essas frequências atribuídas, podem ser utilizadas em todas as antenas ou existe um limite e consequente priorização?
Normal a MEO usa na maioria 2100 MHz entras para dentro do edifício chapéu. Falta uma banda baixa.
 
Acho que estou a perceber, e no caso de digamos reforçar na zona x ficam sem espectro para a zona y? Ou o reforço depende exclusivamente da vontade da operadora e poderia aumentar indefinidamente os pontos de rede desde que dentro da frequência?

Normal a MEO usa na maioria 2100 MHz entras para dentro do edifício chapéu. Falta uma banda baixa.
Ok, então deverá ser mesmo isso o que quer dizer que ter 3600 não irá ajudar em nada. Se bem que reforçaram um pouco o 700 (10 vs 20 da nos e 20 da vodafone) e 900 (20 vs 20 da nos) só não sei se fará diferença. Fiz reclamação e foi-me dito que não podem fazer nada e que o 5G poderia ajudar mas infelizmente estou a prever que não mude muito. É que tenho antenas a 600m, é incrível.
 
Última edição:
Back
Topo