5G em Portugal

Acho que estou a perceber, e no caso de digamos reforçar na zona x ficam sem espectro para a zona y? Ou o reforço depende exclusivamente da vontade da operadora e poderia aumentar indefinidamente os pontos de rede desde que dentro da frequência?


Ok, então deverá ser mesmo isso o que quer dizer que ter 3600 não irá ajudar em nada. Se bem que reforçaram um pouco o 700 (10 vs 20 da nos e 20 da vodafone) e 900 (20 vs 20 da nos) só não sei se fará diferença. Fiz reclamação e foi-me dito que não podem fazer nada e que o 5G poderia ajudar mas Infelizmente estou a prever que não mude muito. É que tenho antenas a 600m, é incrível.
Lol ajudar como? Se o 2100 não penetra no edifício muito menos o 3600.
É preciso mais estações perto ou LTE 800 aí.
Na banda de 700 é preciso não confundir a largura de banda, a MEO tem 5 MHz não são 10 (que são 5 downlink e 5 uplink) e VDF/NOS têm 10 MHz (que são 10 downlink e 10 uplink).
 
Normal a MEO usa na maioria 2100 MHz entras para dentro do edifício chapéu. Falta uma banda baixa.

As antenas da Meo estam quase todas a 4G+, se precisares de outro print com outro site a 4CA é só pedires, já aborrece tanto falares mal da Meo e Xiaomi.
 
Última edição:
Obrigado malta. Pois, a verdade é que outdoor são ambas 4G+ mas indoor a Vodafone mantém sem grandes perdas e a Meo cai para 3G a roçar o nem conseguir fazer chamadas.
 
Obrigado malta. Pois, a verdade é que outdoor são ambas 4G+ mas indoor a Vodafone mantém sem grandes perdas e a Meo cai para 3G a roçar o nem conseguir fazer chamadas.
A MEO usa muito a solução mais simples e económica, um rádio dual band 1800/2100 com 3G e 4G logo duma assentada. Teoricamente junto do site até podes ganhar um pouco de throughput mas depois dentro de edifícios o sinal é mais fraco que teres 800/1800.
 
a.) Por acaso o Sr. até é Presidente da ANACOM e tem um percurso profissional que pode ser consultado aqui: https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1415842

b.) Uma vez mais, basta consultar a tabela para ver quem é que afinal não fez qualquer licitação de 10% (sim estou a falar da NOS, MEO e Vodafone - 0, bola, rien, nothing).

c.) Os Sr. explicou e clarificou muito bem a razão dessa alteração. Sem fim à vista, ou melhor, com uma previsão de conclusão demasiado demorada do ponto de vista do interesse nacional, as alterações seriam inevitáveis. Mas, se os principais interessados (e bastante chorões) dos operadores quisessem de facto despachar o 5G para Portugal não "estar na cauda da Europa" como tanta gente apregoa, tinha despachado o leilão. Houve um profundo aproveitamento.


Isso da cauda da Europa e do desenvolvimento, etc etc etc, para mim traduz-se apenas numa coisa, e estamos num tópico sobre o 5G onde considero legítimo todos partilhar-mos a nossa opinião: O 5G é um oportunismo que vem criar e explorar necessidades no mercado, seja a titulo particular, empresarial, setor público, entre outros, para os operadores e empresas adjacentes beberem do PRR e de todo o qualquer meio que tenha por objeto o financiamento a projetos de inovação. Surgem empresas como cogumelos com os mais variados serviços inventados na base do 5G como desculpa para a colocação de projetos que, alguns deles tenho dúvidas quanto à real necessidade e interesse da população abrangida.
Ainda estes últimos dia na FIL o pav 3 era inteiramente dedicado às Smart Cities e adivinha quem lá estava com 2 stands bem grandes assim como patrocício às palestras? A NOS com o 5G
a) já conhecia o sujeito e apenas provaste que é um tecnocrata que passa o dia nas folhas de Excel, vê lá que nem aproveitou o seu mandato para comunicar com os regulados, não, está lá na sua torre e não fala com ninguém. Se não fosse as guerrinhas no Banco de Portugal teríamos evitado esta escolha.

b) eu não vi por parte da Digi ou Nowo uma tentativa contínua de acelerar o leilão com %s maiores de licitações. Se fosse o caso o leilão tinha acabado muito mais cedo. Ninguém se distinguiu pela vontade de acelerar o leilão. Todos aproveitaram a existência de incrementos de 1% e quem é que elaborou o leilão? Quem anda a cantar vitória com 500 milhões nos cofres do Estado e promessas de concorrência, que os preços por gb vão descer? E onde está a realidade? Os novos entrantes serão operadoras regionais que apenas por acaso compraram o espectro máximo antes de terem obrigações de cobertura em zonas baixa densidade populacional.

c) essas alterações deveriam ter estado precavidas quando o regulamento do leilão foi elaborado, é muito pouco sério uma entidade realizar duas alterações significativas quando está muito dinheiro envolvido. Revelaram falta de preparação com todo o processo do leilão (o regulamento e a adjudicação da plataforma do leilão que foi outra trapalhada). A ANACOM e o seu presidente tiveram tempo para elaborar o leilão, mesmo com viagens ao Curaçau e tais lol.
E falar no modelo alemão, que foi uma quantidade absurda de dinheiro, e ver os preços por lá, é só mesmo querer passar as pessoas por parvas.

P.S.: todo este processo do leilão apenas demonstra que regulador e regulados são farinha do mesmo saco, a ANACOM não é o bom da fita ao contrário do que alguns pensam por aqui. Aliás não há bons da fita.
 
@no-comments recebeu várias vezes os representantes dos operadores. Está no site da ANACOM.
Ser tecnocrata e saber mexer em folhas de Excel até é bom… prova que tem conhecimentos técnicos… Sempre sabe mais que alguns políticos.

Não é preciso político nesse cargo. Quer-se é alguém independente. Nem percebo o que dizes de guerrinhas quando foi escolhido. Não vi nada noticiado.
 
O CEO da Altice referiu em Maio que não falava com o presidente da ANACOM há cerca de ano e meio. Uma coisa é falar com o CEO outra é falar com representantes.

Ser tecnocrata é uma coisa, ser tecnocrata sem experiência na área é outra. Pelas entrevistas percebe-se rapidamente que tem muitas ideias na cabeça e não é capaz de a filtrar.

Sobre a guerrinha, isso foi noticiado na altura, ele era para ir para a administração do BdP com Centeno mas a anterior administração não queria.

https://www.jornaldenegocios.pt/emp...idato-ao-banco-de-portugal-vai-liderar-anacom

João Cadete de Matos chegou a fazer parte da lista de candidatos à administração do Banco de Portugal discutida entre o governador e o Ministro das Finanças. No entanto, o seu nome, tal como o de Rui Carvalho, acabou por cair como forma de desbloquear o impasse criado pela dificuldade em obter um consenso entre Carlos Costa e Mário Centeno em relação à composição da equipa do banco central.
 
Não é assunto para este tópico mas isso é um pouco exagero, não? É porque a experiência que tenho tido não é essa… tens testes que o comprovem, em várias localizações, ou é porque outras pessoas disseram isso?
 
@no-comments recebeu várias vezes os representantes dos operadores. Está no site da ANACOM.
Ser tecnocrata e saber mexer em folhas de Excel até é bom… prova que tem conhecimentos técnicos… Sempre sabe mais que alguns políticos.

Não é preciso político nesse cargo. Quer-se é alguém independente. Nem percebo o que dizes de guerrinhas quando foi escolhido. Não vi nada noticiado.

O que eles querem sabemos nós, era a Dalila Araújo e a Margarida Sá Costa, era o fartar vilanagem do “playboy” que é bonito dizer que é líder de mercado mas com o desmembramento quase que total da empresa.

“O parecer negativo dado a Dalila Araújo, ex-secretária de Estado da Administração Interna e até agora consultora da PT, foi aprovado por todos os partidos (PSD, CDS, BE e PCP), com o voto contra do PS.

Margarida Sá Costa, cujo percurso profissional passou maioritariamente pela PT, obteve os mesmos resultados da votação.” Negocios.PT

Quanto ao 5G não o vão ter tao cedo aos olhos da propaganda que tanto de ouve por aí em grandes apresentações.
 
de que adianta ter 4G+ e 4CA outdoor e depois entrar para dentro de um edifício qualquer e perder praticamente a cobertura?
Depende do que a MEO tiver na zona que frequentam. Verifico sempre em espaços comerciais que não têm cobertura dedicada que 4G só mesmo encostado à entrada do espaço e além disso cai para 2G/3G e a internet fica inutilizável. Todas as zonas onde isto acontece a MEO só tem os clássicos 2100Mhz (por vezes acompanhado dos 2600Mhz) que é a banda mais comum e por isso o problema de cobertura em interiores deverá ser bastante frequente.
Quando tenho um serviço que pago e não estou contente, não critico, porque isso vale 0, pego nas sapatilhas e mudo de fornecedor.
 
O problema para mim é quando comentam e não pagam pelo serviço (quando nem são clientes MEO), ou seja, vão dando opiniões a partir do que vão lendo, e quando vamos a ver parece ser algo que acontece muito quando na realidade não é bem assim. Em relação a esta situação em particular, há muito tempo que não me acontece perder a cobertura ao entrar em edifícios, se algo foi feito para melhorar isso? Possivelmente, mas a verdade é que não tem acontecido.

Mas pessoal, vamos voltar ao 5G, que é o tema deste tópico.
 
Já eram hora de lançarem as ofertas comerciais!

Sim realmente os web browsers do telemovel andam lentos, é necessário fazer upgrade....

o que prevejo que aconteça :

1 - Vodafone - Modelo Vodafone com 5G - 600€ (preço para pioneiros)
2 - NOS - Telemovel xines com 5G - 500€ (preço para pioneiros)
3 - Altice MEO - Telemovel huawei com 5G - 800€ (preço para pioneiros)

5€/mes - para "pioneiros" com 5k min de chamadas e com trafego ilimitado nas apps instagrã, tikitoki, facebooki, snapchati, youtubi
1€/mes para as redes dos putos com trafego ilimitado nas apps instagrã, tikitoki, facebooki, snapchati, youtubi

Fidelizacao 120 meses ou mais.
 
Uma pergunta técnica:

- Com a implantação do 5G o que vai acontecer à cobertura 4G das diversas operadoras? Melhora, piora ou não vai ter alterações significativas?
 
Back
Topo