5G em Portugal

No caso do Porto ontem andei pela baixa e havia bastante locais em que o telemóvel tinha o símbolo do 5G com velocidades a rondar os 100/150 mbps. Sendo que nestes casos o netmonstwr mostrava o 5G NSA como disconnected. Noutros locais em que não aparecia como disconnected as velocidades eram bem melhores.

Isto é possível (o telemóvel indicar 5g sem que efectivamente esteja ligado)?

Ainda ontem vi isso no meu na rede da NOS.

screenshot_2021-12-04-19-34-25-10_a2a5fdc6850144137057ba851b3c6cca.jpg
screenshot_2021-12-04-19-34-58-35_852d9ab5d1afb8981047556cdc8c5f40.jpg
 
Esse site tem espalhado tanta desinformação! Nem sei o que dizer.
Os 500Mbps são para tarifários que não tenham velocidades anunciadas nas condições. O mesmo acontece na VDF, onde os Yorn estão capados a 300Mbps por exemplo.
Os tarifários ilimitados têm velocidades máximas. O site leva a crer que é 500Mbps para toda a gente e ponto final. Enfim. Clickbait.
A questão é eles promoverem a rede com velocidades de 10Gbps (quando nem frequências para isso têm) e depois capam os tarifários a 500mbps. Portanto, pagar mais 5€/mês por mais 200mbps quando dava para mais. É ai que o site tenta chegar, e eu concordo.
 
Pois deve ser, Leiria deve estar a meio gás ainda
Na nos em Leiria tenho sempre acima de 900 numa zona de porto de mós tenho a 1000 em alcobaça dentro de casa 500 com um traço de rede 5G e fora tenho sempre acima de 1000

Claro, tantas vezes que isso acontece. Basta na sinalização ter upper layer indication true que o ícone do 5G está activo.
Na NOS no norte vejo precisamente o contrário, essa linha não existe na sinalização, o telemóvel está em 5G mas o ícone sempre com 4G, alguém já deu conta disso?
Eu já dei que acontece isso imensas vezes nas aldeias aqui da zona oeste já diz como 5G até no cellmapper e dão velocidades acima de 300 mas diz apenas 4G no logo
 
A questão é eles promoverem a rede com velocidades de 10Gbps (quando nem frequências para isso têm) e depois capam os tarifários a 500mbps. Portanto, pagar mais 5€/mês por mais 200mbps quando dava para mais. É ai que o site tenta chegar, e eu concordo.

Que me lembre dizem que 5G suporta 10Gbps, devia ter alguma nota a indicar que para esses débitos ainda não foram a leilão as frequências.
 
Na nos em Leiria tenho sempre acima de 900 numa zona de porto de mós tenho a 1000 em alcobaça dentro de casa 500 com um traço de rede 5G e fora tenho sempre acima de 1000
Pois eu com a VDF passa pouco mais dos 100 com um ping horrível, para mim aquilo apenas mudou o 4G para o 5G no visor, alguém aqui que seja VDF e de Leiria que possa fazer um teste e por aqui!?
A Nos está a dar uma abada a VDF quer em velocidade e cobertura no 5G na nossa zona..
Eu sou do concelho de Porto de Mós e tirando Leiria, e zero de 5G
 
Pois eu com a VDF passa pouco mais dos 100 com um ping horrível, para mim aquilo apenas mudou o 4G para o 5G no visor, alguém aqui que seja VDF e de Leiria que possa fazer um teste e por aqui!?
A Nos está a dar uma abada a VDF quer em velocidade e cobertura no 5G na nossa zona..
Eu sou do concelho de Porto de Mós e tirando Leiria, e zero de 5G
Fui agora dar uma volta e 5G para já que visse agora na nossa zona na volta que dei é apenas Alcobaça e uma parte de valado dos frades
 
Back
Topo