5G em Portugal

Meo 5G - Madeira

wTfZI95.png
 
A ideia da box é ligar a uma tv.
E havendo cobertura 5G tem-se latências inferiores ao adsl onde muito boa gente teve uma box tv. O problema é que as zonas que beneficiariam dessa solução deverão a ser das últimas a ter 5G disponível. E ainda há a questão da estabilidade, porque o adsl tinha piores condições mas o serviço estava configurado para dar prioridade ao serviço de televisão contratado e as condições da ligação não variavam muito ao longo do dia.
Pessoalmente, não avançaria para essa solução sem testar a estabilidade da internet; depois também tentava obter informações detalhadas sobre as condições contratuais para o caso de o serviço se degradar e querer cancelar.
Mas a oferta de tv por subscrição para estes casos é por satélite.

Os testes que tenho visto aqui a Latência anda na ronda dos 10ms-40ms que NÂO é mais rapido que adsl. A meo especialmente tem que melhorar bastante as Latências. Pessoalmente acho muito mais importante um acesso 100mb com 5/10 ms latência do que um acesso com 1000mb e 40ms latência.

Em relação aos IPTV em 5G é perfeitamente víavel no que concerne o débito, o problema seria como já disseram a uns posts atrás o Broadcast das streams. Desconheço como funcionaria. No entanto, eu com um 4g 60/30 MEO como net principal em casa consigo ver IPTV em Full HD em 4 streams directas em simultaneo, sem qualquer quebra. Isto, em 4g, portanto, um 5g com um router próprio de exterior ou uma antena de alto ganho seria top.
 
Claro, a latência e a sua estabilidade é o factor determinante para um serviço, mais do que as velocidades que já tínhamos noutras tecnologias.
O 5G parece-me ter potencial para servir zonas rurais, quer em internet quer em televisão. Sobretudo quando as operadoras já têm todas boxs appletv e androidtv, a mensalidade do serviço de televisão ajudaria a amortizar mais rapidamente o investimento em zonas que as operadoras têm considerado menos atrativas com as tecnologias anteriores e chegar a zonas a tv por subscrição só chegava por satélite.
 
Os testes que tenho visto aqui a Latência anda na ronda dos 10ms-40ms que NÂO é mais rapido que adsl. A meo especialmente tem que melhorar bastante as Latências. Pessoalmente acho muito mais importante um acesso 100mb com 5/10 ms latência do que um acesso com 1000mb e 40ms latência.

Em relação aos IPTV em 5G é perfeitamente víavel no que concerne o débito, o problema seria como já disseram a uns posts atrás o Broadcast das streams. Desconheço como funcionaria. No entanto, eu com um 4g 60/30 MEO como net principal em casa consigo ver IPTV em Full HD em 4 streams directas em simultaneo, sem qualquer quebra. Isto, em 4g, portanto, um 5g com um router próprio de exterior ou uma antena de alto ganho seria top.
Preciso veres que os teste de Latência maior é da ilha da Madeira pela distancia de cá para ai .
Este por acaso mesmo pela distancia até tem ping decente mas por FTTH tenho 13/14ms , teste feito ai vai ter ping melhor como é obvio .
5G super boa solução para zonas sem FTTH e apenas satélite ou adsl , tem muito potencial , fase verde mas já vai dando resultados bons .
 
Os testes que tenho visto aqui a Latência anda na ronda dos 10ms-40ms que NÂO é mais rapido que adsl. A meo especialmente tem que melhorar bastante as Latências. Pessoalmente acho muito mais importante um acesso 100mb com 5/10 ms latência do que um acesso com 1000mb e 40ms latência.
Completamente de acordo
 
Back
Topo