5G em Portugal

Pronto lá descobri, a VDF anda a capar a força toda no 5G na Yorn, não permite velocidade muito mais de 100 megas, e com sorte..
Portanto a quem pensar pagar mais 5 euros e se realmente pensarem em fazer, um concelho não o façam.
 
Pronto lá descobri, a VDF anda a capar a força toda no 5G na Yorn, não permite velocidade muito mais de 100 megas, e com sorte..
Portanto a quem pensar pagar mais 5 euros e se realmente pensarem em fazer, um concelho não o façam.
Isso não é bem verdade, tenho feito testes, tanto nos lados de Lisboa como na margem sul e obtenho uma média de 350mb down, 75mb upload e 12 de Ping. Acredito que limita um pouco mas não nesses valores, tenho yorn 10gb pré pago.
 
Pronto lá descobri, a VDF anda a capar a força toda no 5G na Yorn, não permite velocidade muito mais de 100 megas, e com sorte..
Portanto a quem pensar pagar mais 5 euros e se realmente pensarem em fazer, um concelho não o façam.
Isso não é bem verdade, tenho feito testes, tanto nos lados de Lisboa como na margem sul e obtenho uma média de 350mb down, 75mb upload e 12 de Ping. Acredito que limita um pouco mas não nesses valores, tenho yorn 10gb pré pago.
Tenho yorn 10GB pré pago e confirmo que em Lisboa (onde trabalho) consigo ter bem os 300mbps de download e na zona Oeste (onde moro) apanho 100mbps ou pouco mais
 
Creio que se tiver é DSS
normalmente sao assim:


Isso o que está aí é n28 + n78, não tem nada de DSS. A NOS e a Vodafone estão a remover o DSS que possuem na rede. No caso da NOS está tudo a ficar com n28 + n78.

Isto já é antenas 5G ready??

WEVBd2Y.jpg

OhQL0ax.jpg

As fotos não permitem verificar o que está montado nesse site, as no topo só possuem 2 bandas, não são 5G. As de baixo só vendo com melhor qualidade as antenas e os rádios que estarão montados.
 
Última edição:
O DSS foi apenas uma fase transitória.
A NOS já o desactivou.
Na Vodafone também já desapareceu praticamente todo. O n1 foi apenas uma fase transitória em que instalaram novos rádios MIMO 4x4 e os colocaram em DSS. À medida que foram instalando as antenas activas ele foi desaparecendo e agora está tudo é com n78.
 
A NOS ainda tem vários sítios com o 5G DSS aliás fora das cidades o que tenho mais visto é isso. No outro dia a ir para Leiria ver a final fora a partir da saída na A8 de Alcobaça/Nazaré onde consegui 1.5gbps para cima até Leiria menos numa das saídas entre essas mesmas que nem 5G DSS apanhei o 5G era DSS, velocidades de 200 megas a usar o 2100 e por vezes 1800

Onde é que vês que tem 5G DSS? Utilizas alguma aplicação?

A NOS utilizou 5G DSS nos 1800 MHz, mas já removeu tudo ou quase tudo. Têm andado a instalar em todo os sites n28 + n78.

Este foi o 5G DSS que a NOS teve na fase de transição.

FFcQWaGXoAM4-0l.jpg
 
Última edição:
Na app netmonster e as velocidades de máximo 200 como disse fez-me ir ver na app que comprovou tanto em 2100 como em 1800

Esquece o Netmonster. O que estás a ver é a âncora do 5G que é o LTE que pode ser os 2100 MHz, 1800 MHz, 800 MHz e 2600 MHz.

Essas velocidades são normais se estiveres nos 700 MHz.

MEO 700 MHz 5G - 253 Mbps mesmo ao lado do site

FJxuB2mX0AIqtlQ.jpg





 
Na NOS aparece-me em muitos lugares sempre a dizer a LTE com simbolo 5G e velocidades muito baixas nunca vi NR-NSA, quando era cliente Meo cheguei a ter N28 e N78 e muitas boas velocidades.

 
Boas [emoji3]

Recebi hoje este SMS da Vodafone:

"O 5G da Vodafone esta agora disponivel, gratuitamente, no seu tarifario. Se tem um equipamento 5G e esta numa zona com cobertura de rede 5G, experimente a nova geracao de rede movel. Toda a info em Vodafone.pt/5g.html"

Contratado no black friday 15GB
No contrato: (FIS) 15GB
LrBczmZ.jpeg


Na app MyVodafone: 5GB + 10GB como aditivo
GLdHHoM.jpeg
 
Boas [emoji3]

Recebi hoje este SMS da Vodafone:

"O 5G da Vodafone esta agora disponivel, gratuitamente, no seu tarifario. Se tem um equipamento 5G e esta numa zona com cobertura de rede 5G, experimente a nova geracao de rede movel. Toda a info em Vodafone.pt/5g.html"

Contratado no black friday 15GB
No contrato: (FIS) 15GB
LrBczmZ.jpeg


Na app MyVodafone: 5GB + 10GB como aditivo
GLdHHoM.jpeg
Os 5GB de base + 10GB de aditivo (porque deves ter 2 Reds, pelo menos, certo?) dá para ter 5G de borla?
Pensava que era preciso ter 10GB de base??? Ou a Vodafone mudou a estratégia.
edit off topic: como tens o modo escuro? quero isso
 
Na NOS aparece-me em muitos lugares sempre a dizer a LTE com simbolo 5G e velocidades muito baixas nunca vi NR-NSA, quando era cliente Meo cheguei a ter N28 e N78 e muitas boas velocidades.


Muito estranho estar numa zona de RAN Sharing e não ter NR 5G. Com a MEO hoje fiz uma viagem e o 5G continua a ser muito escasso, apenas 1 site com 5G em dezenas de sites por onde passei entre o Concelho de Cascais e Sintra. Com a NOS a viagem é realizada com 100 % de cobertura 5G com muito n28 e n78 em que as velocidades variam, mas quase sempre perto de 1 Gbps.
 
Os 5GB de base + 10GB de aditivo (porque deves ter 2 Reds, pelo menos, certo?) dá para ter 5G de borla?
Pensava que era preciso ter 10GB de base??? Ou a Vodafone mudou a estratégia.
edit off topic: como tens o modo escuro? quero isso

Também pensava que não iria ter direito - embora o contratado fossem os 15GB (agora terem colocado 5+10 porque era o que podiam fazer...).

E, sinceramente, espero que tenham mudado de estratégia, pois não faz sentido nenhum.

Off: modo escuro
Smartphone Xiaomi com miui 12.5.7
Modo escuro:
ZmCrRaa.jpeg


W1VJIB3.jpeg


JXGzInq.jpeg
 
Última edição:
Muito estranho estar numa zona de RAN Sharing e não ter NR 5G. Com a MEO hoje fiz uma viagem e o 5G continua a ser muito escasso, apenas 1 site com 5G em dezenas de sites por onde passei entre o Concelho de Cascais e Sintra. Com a NOS a viagem é realizada com 100 % de cobertura 5G com muito n28 e n78 em que as velocidades variam, mas quase sempre perto de 1 Gbps.
O Tlm que estou a usar, era o que usava na Meo e ai sim vi NR-NSA, coisa que nunca vi na NOS, cheira-me que anda ai muito 5G da NOS martelado como quando lançou o 4G, mesmo qualquer 2CA na Meo dava mais velocidade do que qualquer 3CA na NOS.
 
Muito estranho estar numa zona de RAN Sharing e não ter NR 5G. Com a MEO hoje fiz uma viagem e o 5G continua a ser muito escasso, apenas 1 site com 5G em dezenas de sites por onde passei entre o Concelho de Cascais e Sintra. Com a NOS a viagem é realizada com 100 % de cobertura 5G com muito n28 e n78 em que as velocidades variam, mas quase sempre perto de 1 Gbps.

No distrito de Santarém já se encontra 5G em ranshare, basta ir pela N243/N118 fora, Torres Novas, Golega, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, etc
Quem dizia que o 5G "gigabit" era só para as grandes cidades estava enganado. Aí está n78 e n28 em algumas pequenas vilas mais para o interior do país.
Na MEO é que é mais dificil, só tenho encontrado nas grandes cidades, fora delas zerinho.
 
No distrito de Santarém já se encontra 5G em ranshare, basta ir pela N243/N118 fora, Torres Novas, Golega, Chamusca, Alpiarça, Almeirim, etc
Quem dizia que o 5G "gigabit" era só para as grandes cidades estava enganado. Aí está n78 e n28 em algumas pequenas vilas mais para o interior do país.
Na MEO é que é mais dificil, só tenho encontrado nas grandes cidades, fora delas zerinho.

Sim, numa 1ª fase o MEO apenas cobriu as capitais de distrito. Nos próximos tempos/anos é que vai cobrir em força o restante território. No entanto, o 1º foco serão as indústrias/segmento empresarial/social, e só com o tempo será o segmento particular.
 
Back
Topo