5G em Portugal

O problema deve ser das Vacinas com chips não?! 😂

Por mim 2G mais do que suficiente então nesse caso 👏🙄😂
Os Providers comecem a cobrar o 5G, apenas mais 2 ou 3€ por mês para vermos quantos clientes aderem, por isso é que vêm oferecendo... pouco valor. Viva o 4G que é mais do que suficiente.
 
As operadoras não precisam de cobrar mais porque tarifários como 4P já estão a preços upa upa. No infinity Giga(vdf) e equivalentes nas várias operadoras.
Isto ainda está muito no inicio. canais como o do MKBHD e creio que o próprio Linus Sebastian já mostraram isso. Estarem com 1gbit em dados 5G e ao virar da esquina. Cai vertiginosamente a velocidade. vai obrigar a colocar mais antenas para ser 5G a sério. Depois nem toda a gente tem equipamentos compatíveis, que só com a massificação da rede/tecnologia vai resolver.
 
Os vídeos desses canais sobre 5G refletem a realidade americana, não a europeia. Cá tens gigabit mesmo a uma boa distância da "antena".
Não reflete a realidade americana, reflete a realidade da tecnologia mmwave, que é a tecnologia das varias do 5g que permite mais velocidade, mas com um alcance risível, além de ser facilmente bloqueada por obstáculos. .
 
Acho o 5G muito verde ainda em Portugal e acho que vai levar muito tempo a se expandir totalmente pelo país.

Eu moro numa vila e quando vou a uma grande cidade muitas vezes só apanho 5G no meio por isso morando eu numa vila só devo ter aqui 5G em 2024 ou 2025.
 
Acho o 5G muito verde ainda em Portugal e acho que vai levar muito tempo a se expandir totalmente pelo país.

Eu moro numa vila e quando vou a uma grande cidade muitas vezes só apanho 5G no meio por isso morando eu numa vila só devo ter aqui 5G em 2024 ou 2025.

Depende do operador que se usa, em Abril deste ano estive numa zona rural e com a NOS tinha 3xCA 4G e 5G nos 700 MHz. São Martinho de Anta.
 
O 5G já é uma realidade na europa e na asia desde 2018/2019 e tem sido um flop, para os Providers e Clientes. Bom para a Anacom que está a receber mais 550 milhões venda de licenças; e mais uma renda anual de mais espectro; bom para os fabricantes que vendem antenas 5G (centenas de milhões); bom para a EDP que vende mais energia e mais CO2 para a atmosfera de mais um radio (5G) a consumir energia.
 
O 4G é mais que suficiente; este 5G não faz falta nenhuma.

Isso é uma treta... mesmo este 5G já faz diferença e muita.

Exemplo muito breve e de fácil compreensão: nas minhas férias no algarve (Falésia) do verão passado, não conseguia ver TV Vodafone sem ser aos soluços em 4G+... passei para 5G e o problema resolveu-se, vi toda a TV que quis completamente fluída como se estivesse em casa.
Velocidades médias na zona em 4G+: 50mbps
Velocidades médias na zona em 5G: 500mbps.

O 4G é suficiente? Treta...
 
Para quem usa para WhatsApp ou Redes Sociais a diferença é pouco notória.

Agora trabalhar por rede móvel a diferença é brutal sem comparação, streaming de qualquer serviço é logo notório o carregamento instantâneo do vídeo sem a baixa bitrate inicial e oscilações ao longo da visualização, streaming de jogos via xCloud apesar do 5G ainda não ser rede isolada o ganho no ping nota-se no streaming de jogos, etc etc.

Acrescentado a excelente cobertura que a NOS tem de 5G pelo país, que me permite fazer isto em qualquer logo e eu viajo muito em trabalho.

O 5G não é uma revolução é uma evolução, claro que não é para todos os comuns mortais, para o que indiquei se calhar até um bom 3G era suficiente, agora para uso intensivo e sem preocupações de trafego é muito bom.
 
MEO também renovou a velocidade máxima de acesso ao 5G até 31/03.

Digo velocidade máxima, porque a cobertura para todos os clientes é garantida para sempre.
 
Back
Topo