5G em Portugal

vê que agregações está a fazer.
vê se agrega 5G+4G
as tantas ainda tens melhores velocidades se utilizares apenas 4G.

olha o meu, esta a agregar B3+B1+B20+N28

wHbGeuP.png


eu tenho o meu, na secretária, não precisa de ir para a janela.
Mas, o meu cartão (Vodafone) está barrado aos 110/22, com outro cartão Vodafone com um AMBR maior, apanha bem mais que esses 110/22.

NOS neste momento não tenho como testar
Tenho acesso cell ID/ aos dB da rede, agora o tipo de frequencias, não tenho nada, não tenho a opção de ligar apenas a 5G, ou é "4G/5G only".
 
Tinha estado a discutir isto noutro tópico, mas pergunto também aqui talvez me consigam ajudar, como consigo saber a qual antena estou ligado no momento? Usando uma app tipo netmonster consigo identificar a antena a que se ligou?
 
Andei pelo Gerês e fiquei surpreendido com a Nos. 5G em qualquer buraco que estive.

Pelo menos na rua, porque interior e em edifícios em pedra nada lá chegava.

Em zonas profundas, Portela do homem por exemplo, nada lá chegava, operadora nenhuma.

3 pessoas penduradas enquanto fazia hot-spot e sempre a bombar.

Ainda fiz algumas anotações no nperf.

Acabei a correr os trás os montes e a experiência foi muito igual.
 
5G da Nos, claro que isto são picos, não tenho dois testes iguais, alem disso o router (TCL) que uso é claramente fraquinho e por vezes congela/perde a ligação à internet quando a velocidade sobe assim muito depressa.

Já encomendei um ZTE MC801A que parece bem melhor e com mais suporte.

339227693-5660266414079868-1348770795192572868-n.jpg
 
Já encomendei um ZTE MC801A que parece bem melhor e com mais suporte.
Esse é o que eu tenho.
sem ser um portento de funcionalidades, para o que é, serve.
Só o uso como modem, de resto está em bridge com outro router.
A nível de captação, não tenho razão de queixa, infelizmente o meu tarifário não é grande coisa a nível de velocidades.
Assim que acabar o contrato já mudo para o kanguru XL, que permite velocidades até 1 Gbps, ou quem sabe para a DIGI
 
Esse é o que eu tenho.
sem ser um portento de funcionalidades, para o que é, serve.
Só o uso como modem, de resto está em bridge com outro router.
A nível de captação, não tenho razão de queixa, infelizmente o meu tarifário não é grande coisa a nível de velocidades.
Assim que acabar o contrato já mudo para o kanguru XL, que permite velocidades até 1 Gbps, ou quem sabe para a DIGI
Nesse zte é possivel escolher a rede pretendida, no tcl que tenho, apenas 4G/5G, não posso escolher individualmente.
 
Esses routers andam caríssimos, ainda. Eu comprei um telemóvel 5G partido em segunda mão, super barato, e uso como modem ligado a um router com OpenWRT. Funciona muito bem.
 
Ficou por 217€ o zte.

Como fazes isso? É uma solução interessante.
No meu caso, ligo o tethering USB no telemóvel, e configurei o OpenWRT como dumb AP (não obrigatório ser dumb, mas no meu caso é o apropriado), com o USB como WAN.

Também se pode usar o telemóvel diretamente como hotspot wifi, sem router, depende do tamanho da casa e requisitos como número de dispositivos ligados ou banda de frequências (só dá para escolher 2.4GHz ou 5GHz, e não ambas em simultâneo). Ou configurar o router como repetidor wifi. Paguei cerca de 50€ pelo telemóvel.
 
bom preço, novo?
Sim, novo.
No meu caso, ligo o tethering USB no telemóvel, e configurei o OpenWRT como dumb AP (não obrigatório ser dumb, mas no meu caso é o apropriado), com o USB como WAN.

Também se pode usar o telemóvel diretamente como hotspot wifi, sem router, depende do tamanho da casa e requisitos como número de dispositivos ligados ou banda de frequências (só dá para escolher 2.4GHz ou 5GHz, e não ambas em simultâneo). Ou configurar o router como repetidor wifi. Paguei cerca de 50€ pelo telemóvel.

Ligas o telemovel via usb ao router?

Não percebi.

Qual o telemovel?


Tem aí bastantes opções, na primeira opção o router liga a todas essas frequencias ou apenas à que der mais jeito/disponibilidade no momento? NSA/SA terei de ver o que é.
 
Tem aí bastantes opções, na primeira opção o router liga a todas essas frequencias ou apenas à que der mais jeito/disponibilidade no momento? NSA/SA terei de ver o que é.
É o router que gere sozinho, presumo que gira por geração, tipo, escolhe primeiro a mais recente, penso eu, não faço ideia.

o que o @bioniclizard diz, é ligares um telemóvel por tethering USB.
basicamente o telemóvel vai funcionar apenas como modem, e alimenta o outro router pelo USB.
é uma solução, na minha opinião, de recurso, não como solução permanente.
a limitação nesse caso, a nível de velocidade vai ser sempre a da porta USB, se for superior à da ligação, fixe, caso contrario, a velocidade vai ser limitada pela velocidade da porta
 
@_Robie_ é como o @omega explicou. Depende muito da tua situação e objetivos. Não é adequado para todas as pessoas/casas, e depende dos equipamentos.

Em relação ao USB se o telemóvel e/ou router apenas suportarem USB 2.0, a velocidade máxima rondará 480Mbps. USB 3 já será 10x isso. No meu caso, o fator limitante é o router (muito básico) que não tem poder de processamento para essa velocidade toda e satura à volta dos 200Mbps. Se na tua zona receberes 1Gbps via 5G, pode ser uma "perda" grande, que exige mais investimento quer no telemóvel usado como modem, quer no router, pelo que pode começar a compensar comprar diretamente um router com 5G.

Estou a usar um TCL 20R como modem e um Xiaomi Mi WiFi Router Mini como dumb access point (OpenWRT), investimento total ~60€ (equipamentos em segunda mão).

Para o meu caso funciona muito bem como solução permanente. Mas não é o adequado para todos.
 
Chegou hoje o router ZTE, vem com firmware da T-Mobile, tenho de perceber como coloco o stock zte.
Ui, nem te metas nisso.
Se o da T-Mobile funcionar bem e fizer o que precisas, deixa estar.
Alterar o firmware neste Router é uma odisseia.
Não permite alterar o firmware pela web interface.
tem que ser pela porta de diagnostico que existe por baixo e precisas de um programa da qualcomm, e mesmo assim, às vezes dá raia, deixas de poder aceder ao router, porque a pass muda.
se mesmo assim quiseres avançar, tens aqui os procedimentos.
o site é russo e para te registares, não é nada fácil, os códigos de verificação são em cirílico, usa o telemóvel com a câmara fotográfica para descodificar o número certo, é chato mas é possível.
para descarregares os ficheiros do forum, precisas de estar registado

há lá dois users que ajudam bastante, um é o SIERTE e o outro o 555, este ultimo, caso "brickes" o router, ele trata do assunto

EDIT:
site inglês com info deste router tambem Link
 
Última edição:
No google há muita info, parece algo simples de se fazer, e as opções de escolha da rede 5G é só NSA.

Mas irei ver, logo se vê no que dá.
 
Back
Topo