5G em Portugal

Só a N28 sozinha com esses 10 MHz chega a velocidades reais de 200/50. E adicionado as outras bandas do 4G é perfeitamente possível chegar aos 1 Gbps reais

divide esses 200 por 2 e ficas certo.

deixo a imagem produzida pelo @Shook que dá uma ideia bastante fiável do que é possível em cada banda.



As outras também têm as velocidades definidas em papel e na prática a Vodafone puff

Mas isso é uma questão comercial, não tem relação com ser 2, 3, 4, 5, 10G. E francamente então seguindo todos esse raciocínio vamos todos reclamar com os prestadores de serviço fixo por restringirem o máximo de velocidade ao contratado quando a tecnologia permita mais.

Sejamos francos, é uma reclamação um bocadinho de nada non-sense.
 
Última edição:
n28 ??

A NOS só comprou 10 Mhz nessa gama de frequências, logo diria que teres muito mais de 100 Megas é tecnicamente impossível.
Se consegues 170 megas estás com sorte, é porque o telefone está a fazer agregação de bandas.

Podes reclamar de não ter n78 nessa zona, mas se na cidade ao lado tens 800 megas é porque a NOS achou que na tua cidade não valia a pena.

Ou mudas de operadora ou reclamas com eles.

Aqui com a fusão ficou com b1,3,20+n28.

Só que o chegar ao limite da antena que são os 300megas, vai depender do sector a que o router está ligado e hora do dia.

E é zona de campo, perto da cidade.
 
Não percebi, editaste o post em cima precisamente com a minha fonte. Estou a ler diretamente da imagem que postaste, também guardei como referência https://forum.zwame.pt/threads/5g-em-portugal.1032215/post-17262250
então mas a fonte para a banda n28 não fala de 200mbps em lado nenhum... Se está a multplicar cada uma das parcelas por 2 (por estar indicado 10Mhz e não 20Mhz), não podes fazer isso. São 20 Mhz mas têm que ser divididos por downlink/uplink (10/10 ou 15/5 ou 5/10 por exemplo).
 
Não é no sense nada.
Não estamos aqui a dizer que vou reclamar com o operador. Nem sou cliente da Vodafone.
A questão é simples, a Vodafone limita a 300Mbps, os outros não limitam.
 
Fui ver o que é que se estava a passar. E já percebi, a tua imagem é outra. A tua imagem tem duas layer a menos no downlink. A minha versão penso que seja mais recente. Acabas por ter razão numa coisa, num iPhone em banda baixa nunca são usadas 4 layers, apenas duas. Mas imagino que haja equipamentos que o consigam fazer, vou ver se encontro


Aebsz24.png
 
@RRJoao mistério desfeito, teoricamente estás certo, na prática será algo pouco viável e em condições de uso ideais. Numa abordagem mais "terra a terra" acho que estamos os 2 de acordo que o mais expectável será, já em boas condições, quem tiver apenas n28 contar com cerca de 100mbps vindo desta banda e juntar o que eventualmente o equipamento conseguir agregar do 4G (pelo menos a minha experiência pessoal é para aí que aponta).
 
Última edição:
Fui ver agora os equipamentos mais recentes e equipados Snapdragon X70 e fui também pesquisar sobre as configurações dos sites da NOS. Nenhum está preparado para MIMO 4x4 na n28, pelo que posso concluir que tens toda a razão @nipnip. Como dizes e bem, temos de falar em valores reais
 
Back
Topo