5G em Portugal

Um bom engenheiro é, por definição, um bom gestor?
não, daí que o argumento de que um juiz não pode decidir sobre um procedimento administrativo, porque não é engenheiro, invocado por uma entidade gerida por alguém sem qualquer formação que o qualifique na área entre no domínio do sketch humorístico.

Um engenheiro não é por definição um bom gestor, da mesma maneira que um "banqueiro" que nunca trabalhou, não conhece nem tem qualquer formação na área de telecomunicações não é, nem tem como ser, um bom presidente da Anacom
 
Última edição:
É preciso perceber que aquilo que estamos presentemente a viver é um conluio entre operadores e meios de comunicação social para desacreditar a ANACOM. Uma campanha orquestrada cujo único objetivo e fazer perdurar por muitos anos um monopólio de preços altos e fidelizações abusivas.

As telecom é terreno minado. por isso a Comissão Europeia viu necessidade na nova LCE de responsabilizar os gestores pessoalmente pelo que fazem. É a capa do jornal de negócios de hoje.
A ANACOM tem feito essa campanha por si própria. A alteração do regulamento a meio do jogo (sem avisar ninguém) foi a cereja em cima do bolo. Sabiam muito bem a controvérsia que o leilão estava a gerar e borrifaram-se para as asneiras subsequentes. Numa empresa privada tinham sido corridos num ápice, na função pública mantêm o tacho.

Achas mesmo que o processo está a ser bem conduzido para falar em campanha entre operadores e CS?

Se fosses investir dezenas de milhões de euros era legítimo esperar um processo irrepreensível e não um processo com controvérsias e que não se sabe como irá acabar.

Vamos ver se no final deste processo vamos ter a concorrência que todos desejamos, agora não é de esperar que a Masmovil/Digi/outra operadora nova investa de raíz numa nova rede nacional e antagonizar as três que têm não me inspira muita confiança na direcção da ANACOM. A relação ANACOM/operadoras não se limita ao 5G e a relação será problemática noutras áreas. Esperar um São Sebastião que revoluciona o mercado português parece-me demasiado ingénuo para sequer comentar sem rir.
 
Se fosses investir dezenas de milhões de euros era legítimo esperar um processo irrepreensível e não um processo com controvérsias e que não se sabe como irá acabar.
O processo só tem estas controvérsias porque os operadores as plantaram.

Num mercado com o histórico do mercado português de telecomunicações, o mal-estar entre o regulador e as empresas reguladas é tudo o que se quer. A ANACOM é uma autoridade, é o polícia. Mal seria se o polícia tivesse boas relações com os prevaricadores. Não tem de ter e ainda bem que não tem, porque se as tivesse prestava-se a amiguismos.

Quem acha que o polícia está errado na interpretação da lei, tem bom remédio. O tribunal.
É assim que acontece com os pequeninos que são multados por tudo e por nada por estarem sem máscara na rua, porque é que não haveria de acontecer com estas empresas?

Só lhes fica mal estarem a tentar meter no lugar do polícia alguém que lhes convém, que é o que está por trás desta controvérsia, demitir o atual presidente da ANACOM com o melhor pretexto que arranjassem.
 
Última edição:
O processo só tem estas controvérsias porque os operadores as plantaram.

Num mercado com o histórico do mercado português de telecomunicações, o mal-estar entre o regulador e as empresas reguladas é tudo o que se quer. A ANACOM é uma autoridade, é o polícia. Mal seria se o polícia tivesse boas relações com os prevaricadores. Não tem de ter e ainda bem que não tem, porque se as tivesse prestava-se a amiguismos.

Quem acha que o polícia está errado na interpretação da lei, tem bom remédio. O tribunal.
É assim que acontece com os pequeninos que são multados por tudo e por nada por estarem sem máscara na rua, porque é que não haveria de acontecer com estas empresas?

Só lhes fica mal estarem a tentar meter no lugar do polícia alguém que lhes convém, que é o que está por trás desta controvérsia, demitir o atual presidente da ANACOM.
O regulador não poder exercer apenas o papel de polícia, isso é uma visão completamente redutora do papel de um regulador.

Como é que os operadores plantaram o que quer que seja num processo da exclusiva responsabilidade da anacom que ignorou todos os contributos externos (inclusive alguns que teriam evitado alguns dos problemas que agora surgem)?
 
@nipnip os operadores plantaram a campanha mediática.
As controvérsias só existem se alguém quiser fazer delas controvérsias.
Não, as controvérsias existem porque o processo, por erros e omissões, deu espaço a que existam... Era só o que faltava que esses erros e omissões não pudessem ser publicamente apontados
 
@nipnip claro que podem ser publicamente apontados. Mas é tudo uma questão de opinião sempre. O que é uma controvérsia para ti (ou um erro ou uma omissão), para mim pode ser um não-assunto ou a coisa mais banal do mundo.

As opiniões só têm eco se houver quem as noticie.
E depois é perceber que o portal Sapo, por exemplo, o maior agregador de notícias nacional, faz parte do grupo Altice. E muitas estações de TV são dependentes financeiramente dos operadores. E depois é somar um mais um.
 
@nipnip claro que podem ser publicamente apontados. Mas é tudo uma questão de opinião sempre. O que é uma controvérsia para ti (ou um erro ou uma omissão), para mim pode ser um não-assunto ou a coisa mais banal do mundo.

As opiniões só têm eco se houver quem as noticie.
E depois é perceber que o portal Sapo, por exemplo, o maior agregador de notícias nacional, faz parte do grupo Altice. E muitas estações de TV são dependentes financeiramente dos operadores. E depois é somar um mais um.
Existem coisas que são do domínio da opinião (vantagens e desvantagens de mais operadores por exemplo) e existem coisas que são do domínio dos factos (consequência do fraccionamento excessivo do espectro por exemplo).

Quer um domínio que o outro são passíveis de argumentação e contraditório.

O que não é aceitável de forma nenhuma é que, como fazes neste último post, é que o contraditório seja atirar para o ar que quem pensa diferente de nós é porque está a ser pago, ou tem interesses ocultos, etc.

Infelizmente esse tipo de argumento aqui tem sido usado recorrentemente e só desqualifica quem o faz.

Ou será legítimo eu passar a argumentar que quem defende a posição da anacom é porque é um seu assalariado? Ou será legítimo eu presumir que quando mensalmente diversos órgãos de comunicação fazem eco das análises de preços da anacom é porque são pagos pela anacom ou porque dependem dela de alguma forma?
 
O que não é aceitável de forma nenhuma é que, como fazes neste último post, é que o contraditório seja atirar para o ar que quem pensa diferente de nós é porque está a ser pago, ou tem interesses ocultos, etc.
Não disse isso. Desculpa lá, estás a atribuir-me palavras que não disse.

O que disse é que as opiniões e posições das operadoras estão a ter um eco maior e a ser mais noticiadas, dada a presença visceral e importância que estas têm para os Media e na sociedade.

Se fossem outras empresas não seria tão noticiado. É legítimo e legal, o Sapo é da Altice. É muito comum os jornais terem certos alinhamentos, é legal e legítimo.
Agora, é a ao leitor que cabe distinguir estas coisas. E a mim e a muitos não nos fazem de parvos.
 
Li por aí que a anacom criou "controvérsias"?

Quais controvérsias, alguém me sabe explicar? As providências cautelares que qualquer pessoa minimamente informada sabia que não iam dar em nada? Querer parar o leilão por causa do covid?

Foi a anacom que criou estas controversias?

A masmovil chegou e mandou logo uma pedrada na altice, denunciando-os de cartelização. A anacom multou a altice e a altice em vez de ficar contra os bufos, começou a disparar contra a anacom

Foi a anacom que criou esta controversia?

Ontem mais uma multa da autoridade da concorrência à NOS

Culpa da anacom?

É comentado entre pessoas da área que esperavam que com todo o ruído criado a dense air não se apresentasse a leilão

A anacom é que tem culpa que eles não tivessem desistido?
 
Não disse isso. Desculpa lá, estás a atribuir-me palavras que não disse.

O que disse é que as opiniões e posições das operadoras estão a ter um eco maior e a ser mais noticiadas, dada a presença visceral e importância que estas têm para os Media e na sociedade.

Se fossem outras empresas não seria tão noticiado. É legítimo e legal, o Sapo é da Altice. É muito comum os jornais terem certos alinhamentos, é legal e legítimo.
Agora, é a ao leitor que cabe distinguir estas coisas. E a mim e a muitos não nos fazem de parvos.
Não só disseste como com este post reafirmas... Se a ti não te fazem de parvo é porque os que não partilham da tua visão então são (ou deixam-se fazer de parvos)
 
Li por aí que a anacom criou "controvérsias"?

Quais controvérsias, alguém me sabe explicar? As providências cautelares que qualquer pessoa minimamente informada sabia que não iam dar em nada? Querer parar o leilão por causa do covid?

Foi a anacom que criou estas controversias?

A masmovil chegou e mandou logo uma pedrada na altice, denunciando-os de cartelização. A anacom multou a altice e a altice em vez de ficar contra os bufos, começou a disparar contra a anacom

Foi a anacom que criou esta controversia?

Ontem mais uma multa da autoridade da concorrência à NOS

Culpa da anacom?

É comentado entre pessoas da área que esperavam que com todo o ruído criado a dense air não se apresentasse a leilão

A anacom é que tem culpa que eles não tivessem desistido?

A tua falta de rigor é assustadora...

Não foi a anacom que multou a altice. O processo é prévio ao controlo da nowo/oni por parte da mas movil.

A multa da anacom (sim esta foi mesmo a anacom) nos nada tem que ver com o 5g. Para além disso já foi reduzida para metade pelo tribunal e ainda pode ser sujeita a recurso

Enfim mais do mesmo da tua participação.
 
Última edição:
@nipnip respeito quem tenha opiniões diferentes, sempre, como a que tu tens.
Acho, no entanto, que o que eles estão a tentar fazer com este processo é uma manipulação da opinião pública, que nada tem que ver com o 5G mas com o presidente da ANACOM.
 
A tua falta de rigor é assustadora...

Não foi a anacom que multou a altice. O processo é prévio ao controlo da nowo/oni por parte da mas movil.

A multa da anacom (sim esta foi mesmo a anacom) nos nada tem que ver com o 5g. Para além disso já foi reduzida para metade pelo tribunal e ainda pode ser sujeita a recurso

Enfim mais do mesmo da tua participação.
Nem eu disse que era por causa do 5g.

Vocês é que têm falado em controvérsias criadas pela anacom e eu provei por a+b que, ao contrário do que vocês dizem, têm sido as operadoras a criar essas controvérsias.

A altice lançou há uns tempos um programa de rescisões e teve o desplante de dizer que a culpa era do presidente da anacom.

Como vês não fui eu que comecei a misturar as coisas. Quem começou foi quem quer o ruído, a controvérsia e um movimento público que anulasse o leilão ou afastasse os novos entrantes.

Mas ok, compreendo o nervosismo.
 
Nem eu disse que era por causa do 5g.

Vocês é que têm falado em controvérsias criadas pela anacom e eu provei por a+b que, ao contrário do que vocês dizem, têm sido as operadoras a criar essas controvérsias.

A altice lançou há uns tempos um programa de rescisões e teve o desplante de dizer que a culpa era do presidente da anacom.

Como vês não fui eu que comecei a misturar as coisas. Quem começou foi quem quer o ruído, a controvérsia e um movimento público que anulasse o leilão ou afastasse os novos entrantes.

Mas ok, compreendo o nervosismo.
não sei se deste conta mas o tópico é sobre o 5G... para além disso e como demonstrado a tua demonstração por a+b tem erros primários.
 
leilao mais lento dq historia parece o outro caso marq
Seria de esperar que com a vontade de alterar as regra para acelerar o leilão, dentro das regras do leilão, o regulador aproveitasse para fazer todas as rondas possíveis num dia... Mas não parece ser do interesse do regulador isso.

Com as regras atuais, é sem levantar qualquer questão, seria possivel realizar pelo menos mais 1 ronda diárias...

Ou seja desde que a anacom descobriu que quer acelerar o leilão já se podiam ter realizado 6 rondas extras (que na prática equivaleria a mais 1 dia de leilão)
 
Última edição:
Back
Topo