5G em Portugal

Seria de esperar que com a vontade de alterar as regra para acelerar o leilão, dentro das regras do leilão, o regulador aproveitasse para fazer todas as rondas possíveis num dia... Mas não parece ser do interesse do regulador isso.

Com as regras atuais, é sem levantar qualquer questão, seria possivel realizar pelo menos mais 1 ronda diárias...

Ou seja desde que a anacom descobriu que quer acelerar o leilão já se podiam ter realizado 6 rondas extras (que na prática equivaleria a mais 1 dia de leilão)
e as operadoras adoram conspirações e bocas a reguladora, fg e como criticar o árbitro só porque acha q tas a ser roubado e uma piada
 
e as operadoras adoram conspirações e bocas a reguladora, fg e como criticar o árbitro só porque acha q tas a ser roubado e uma piada
Mas encontras algum motivo lógico para que quando se diz que se quer acelerar o leilão não se maximize as possibilidades que as regras atuais permitem?

A mim não me ocorre nenhum.
 
Última edição:
Acho que seria vantajoso para todos... Quanto mais rápido tivessem o espectro mais rápido podiam começar a utilizar e mais rápido ficaria disponível para nós, os meros mortais que ficam a ver estes filmes :(
 
Só gostava de saber quem está neste momento com as melhores frequências... Ainda vamos ter surpresas. Este leilão veio baralhar tudo.

Por um lado temos a VDF que sempre foi considerada como tendo a melhor rede móvel. Mas a VDF PT não está propriamente nas melhores condições para exigir muitos mais milhões à casa-mãe, e não sei até quando isso não a impedirá de lutar pelas melhores frequências (e não tendo tanta necessidade de melhorar a rede).

Por outro lado temos a NOS que precisa do 5G para ontem, de forma a melhorar a sua rede e livrar-se da má fama, esforço esse visível pelo avanço que tem tido na instalação de antenas. A nível financeiro é algo incerto, apesar de ter com certeza muitos milhões da SONAE pra gastar.

Ainda temos a MEO que apesar de estar atrasada na instalação, não vai ficar a ver navios. Falta saber se esta não olha para o 5G com uma perspetiva diferente de utilização para o consumidor, e talvez queira investir em frequências específicas.

E já nem vou falar nos novos entries porque nem se sabe bem o objetivo que têm na sua aquisição.

A ANACOM que apresse isto e defina uma data limite.
 
Nem o 4G funciona, quanto mais o 5G... tanta pressa mas para o cliente final isso não trará nada de novo.
A ANACOM tem o dever de regular e meter os operadores no seu lugar, e receio bastante que com esta história do SIRESP (não li desenvolvimentos do dia de hoje) a Altice faça aproveitamento para mexer os cordéis em relação ao teatro que está a fazer quanto ao leilão do 5G.
Agora espero que nao apaguem o post como já o fizeram...
 
Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE que ainda não têm 5G

Além disso, só três países da UE é que já atribuíram licenças de 5G na faixa dos 26 GHz, que é a que permite o chamado 5G mmWave, o nível mais sofisticado desta tecnologia. O leilão português não tem qualquer frequência à venda nessa banda, sendo que, como o ECO noticiou em março do ano passado, a Anacom deverá fazer um novo leilão em 2023, o que também é referido no relatório do Observatório Europeu do 5G.
 
Só gostava de saber quem está neste momento com as melhores frequências... Ainda vamos ter surpresas. Este leilão veio baralhar tudo.

Por um lado temos a VDF que sempre foi considerada como tendo a melhor rede móvel. Mas a VDF PT não está propriamente nas melhores condições para exigir muitos mais milhões à casa-mãe, e não sei até quando isso não a impedirá de lutar pelas melhores frequências (e não tendo tanta necessidade de melhorar a rede).

Por outro lado temos a NOS que precisa do 5G para ontem, de forma a melhorar a sua rede e livrar-se da má fama, esforço esse visível pelo avanço que tem tido na instalação de antenas. A nível financeiro é algo incerto, apesar de ter com certeza muitos milhões da SONAE pra gastar.

Ainda temos a MEO que apesar de estar atrasada na instalação, não vai ficar a ver navios. Falta saber se esta não olha para o 5G com uma perspetiva diferente de utilização para o consumidor, e talvez queira investir em frequências específicas.

E já nem vou falar nos novos entries porque nem se sabe bem o objetivo que têm na sua aquisição.

A ANACOM que apresse isto e defina uma data limite.
Já agora quais sao as melhores frequencias?
Thanks
 
Já agora quais sao as melhores frequencias?
Thanks
O pouco que sei leva-me a crer que não há propriamente “melhores” e “piores”. Ou seja, cada frequência tem vantagens e desvantagens.

Umas permitirão melhores velocidades mas pouco alcance, já outras terão velocidade mais baixa mas podem penetrar paredes e permitir que sejam usadas dentro de casa.

Tudo vai depender do objetivo de cada operador. Cada um deverá querer ter um pouco de cada “naipe”, permitindo aquelas velocidades elevadas em X cidades, e depois no resto do país leva com um 5G mais light, semelhante a um 4G reforçado.

Agora, com certeza que as operadoras lutam entre si para “evitar” que as concorrentes possuam as mesmas vantagens.

Isto são os meus 2 cents.
 
A novela do 5G em Portugal não tem fim. Um regulador teimoso contra os grandes operadores do costume, e a birrinha destes, faz com que neste momento Portugal esteja na cauda da Europa.

Não me surpreende muito porque o sector das comunicações parou de inovar em Portugal há uns bons 3-4 anos! E foi transversal às 3 operadoras.

Boring....
 
Só nós, Lituânia e Malta é que nada de 5G.
Ter um ícone 5G no telemóvel não quer dizer necessariamente ter 5G à homem.
Exemplo disso é a Polonia, que conheço bem. O leilão só está previsto para Agosto.
O que fazem é usar DSS com excepção da PLUS que está a usar uma das bandas LTE completamente em 5G (2600 TDD 40MHz).
Isto que eles fazem também cá podiam fazer sem qualquer leilão...
A verdade é que as velocidades lá são piores que o 4G da Vodafone Portugal.
Pegando nessa lista provavelmente existem mais na mesma situação...
 
Parece que a MEO chegou ao Porto...
5G no Dragão



https://tek.sapo.pt/mobile/equipame...rena-cidade-do-futebol-e-autodromo-do-algarve
 
Última edição:
A NOS ainda mostrou a funcionar no Estádio da Luz a Altice zero. A NOS se quiser pode dizer que tem 5G pronto em todos os centros comerciais Sonae sem mostrar vale o que vale.
 
No dia de hoje:
A totalidade do leilão soma já mais de 372 milhões de euros, ultrapassando o preço de reserva fixado pela Anacom nos 237,9 milhões e superando o encaixe gerado pelo leilão do 4G em 2011.

Recorde-se que o leilão de 4G decorreu em 9 rondas, concentradas em apenas 3 dias, com o estado a encaixar 372 milhões de euros. A Vodafone foi quem mais pagou por espectro de 4G, desembolsando 146 milhões de euros, enquanto a Optimus e a TMN pagaram 113 milhões cada uma.

Notícia completa aqui
 
Entretanto o leilão continua (e o dinheiro a pingar na conta do estado), a questão aqui é que esticaram tanto a corda que já não dá para voltar atrás... é continuar a investir e ter fé num milagre que anule isto tudo
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo