5G em Portugal

totita1986

Power Member
Bom dia.
Peço desculpa se já existe um tópico sobre a matéria. Mas não encontrei.

Existe 5 G em Portugal a funcionar.
Alguma app que indique as zonas?
Obrigado.
 
D22AR1zX4AEBA2H.jpg


Vídeo da Montagem - https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6519616621147889664
 
Há vários anos que a Vodafone e a Ericson estudam em conjunto a tecnologia 5G, pelo menos desde 2015 que andam a trabalhar nisso.

O que foi feito em Lisboa é o início, um projecto piloto dentro de normas "especiais" para que se possa testar num ambiente mais real as mais valias da coisa, no entanto ainda irá demorar até que haja equipamentos quer para emissão quer recepção de sinal, visto que enquanto projecto ainda não há produção em série da coisa.

A expansão e implementação desta tecnologia poderá ser acelerada caso, haja uma vontade de massificar para complementar os serviços Fibra e ter algo semelhante "sem fios", mas isso vai implicar muito investimento e não vai ser num curto prazo.

O 4G em Portugal tem pouco mais de 10 anos se não me engano e ainda nem a metade do território chega, portanto não conto ter algo parecido com 5G em menos tempo.

A única certeza é que estão a trabalhar com a melhor companhia de hardware do ramo.
 
Segundo percebi o 5G é uma tecnologia sem fios certo?Logo tem a vantagem de não utilizar fios para usufruir desta tecnologia.Alguém pode comfirmar se é assim
 
Segundo percebi o 5G é uma tecnologia sem fios certo?Logo tem a vantagem de não utilizar fios para usufruir desta tecnologia.Alguém pode comfirmar se é assim
É igual a 4G/3G/2G, apenas tem nas suas valências uma latência muito menor entre telemóvel e antena/rede.
 
É igual a 4G/3G/2G, apenas tem nas suas valências uma latência muito menor entre telemóvel e antena/rede.

E já existem routers 5G (de nova geração)disponiveis ou pelo menos já se pode ver as carateristicas online?
 
Última edição:
E já existem routers 5G disponiveis ou pelo menos já se pode ver as carateristicas online?

a tecnologia ainda está agora a começar a ser implementada e em testes, portanto não queiras já equipamentos 5G a curto prazo assim como tu pensas, ainda vai levar o seu tempo a começar a existir cobertura 5G pelo país.
 
Segundo esse artigo, as bandas mais baixas vão ter uma diferença residual, mas segundo "as linhas gerais da estratégia nacional para o 5G":

…até fim de 2025:
  • 90% da população portuguesa deverá ter acesso a serviços de banda larga móvel com velocidade não inferior a 100 Mbps (megabits por segundo)
Fonte: https://eco.sapo.pt/2020/02/09/5g-c...te-ano-saiba-onde-vai-ter-cobertura-ate-2025/


Sendo assim, alguém consegue ter uma ideia das velocidades que o 5G conseguirá disponibilizar nas bandas baixas?
 
Tecnicamente o 4G chega até 300mbs, portanto acham que seria necessário o 5G?

Isto é tudo para encaixar o € das licenças do espectro mais nada.

Em Portugal pouco mais que Lisboa e Porto têm 4G com mais de 100mbs actualmente.

O 5G em Portugal não é mais do que propaganda política e encaixe de mais alguns M€, porque para o cidadão nada vai mudar, na realidade as velocidades de acesso vão ser as mesmas que já existem.
 
Última edição:
Tecnicamente o 4G chega até 300mbs, portanto acham que seria necessário o 5G?

Isto é tudo para encaixar o € das licenças do espectro mais nada.

Em Portugal pouco mais que Lisboa e Porto têm 4G com mais de 100mbs actualmente.

O 5G em Portugal não é mais do que propaganda política e encaixe de mais alguns M€, porque para o cidadão nada vai mudar, na realidade as velocidades de acesso vão ser as mesmas que já existem.

Não espalhes falsas informações....

O 5G vai muito além de velocidades mais elevadas e o 4G tem boas velocidades um pouco por todo o país (no caso da Vodafone pelo menos que é a minha operadora).
 
Tecnicamente o 4G chega até 300mbs, portanto acham que seria necessário o 5G?

Isto é tudo para encaixar o € das licenças do espectro mais nada.

Em Portugal pouco mais que Lisboa e Porto têm 4G com mais de 100mbs actualmente.

O 5G em Portugal não é mais do que propaganda política e encaixe de mais alguns M€, porque para o cidadão nada vai mudar, na realidade as velocidades de acesso vão ser as mesmas que já existem.


Até suporta mais 4G CAT20 suporta 2Gbps, mas as condições para antigir isso requer investimento e não só.
O 5G é muito mais fácil, logo a velocidade base é maior, a tecnlogia é muito superior.

O que dizes sobre 5G não faz qualquer sentido, já devia era estar cá fora. Tenta navegar agora numa rede 3G.
 
A questão é que o 4G já tem largos anos de implementação e as velocidades são uma treta e tirem a ideia que o 5G vai ser diferente, porque não vai, em Portugal só vai haver gigabit ou lá perto em espaços fechados conforme foi no evento promovido pela Vodafone e outro depois com a zon, mas implementação real pelo país fora velocidades acima de 200 ou 300mbs, esqueçam isso, e cá estaremos para ver.

Continuo-o com a minha e o artigo do pplware confirma algumas ideias, eu não uso o serviço à 1 ou 2 anos, portanto sei o que passo em casa, relativamente perto de capital de distrito, onde em 4G nem 20mbs tenho nem no router nem no tlm que suporta em 4G LTE-A cat18 1200/200, e ainda tenho um outro com LTE-A cat9 450/50 e ligado a uma antena com 4G nem 20mbs.

No que toca a ligar a 3G, mais de 80% do tempo que tenho os dados ligados no telemóvel é em 3G.

Que dá mais dá, mas não há interesse nem das operadoras porque têm de investir, nem do governo que agora quem encaixar uns milhões à pressa, foi exactamente o que aconteceu com a TDT e o 4G, e não passamos daqui, pela Europa fora paga-se muito menos e tem-se muito melhor cobertura e velocidades.

E se virem com atenção a treta continua, porque a faixa onde vai funcionar a banda mais baixa do 5G é exactamente dos 600Mhz a 1Ghz que por acaso é onde funciona o TDT, e agora até se vai ter se ressintonizar as tv's e aparelhos descodificadores porque as frequências do mesmo vão mudar para dar lugar ao leilão de frequência para o 5G, este escalão deverá ser o mais implementado, e o da bando dos 3.6GHz onde pode vir a ter 1Gbs em alguns sítios apenas.
 
Última edição:
Back
Topo