5G em Portugal

Teste de velocidade 5G NOS no Estágio da Luz
Atinge os 1100Mbps com Ping 12 ms
https://www.instagram.com/p/COk6TGCqtrS/?igshid=1w5meofmtsbek

Para já as latências no 5G vão andar muito perto desses valores. Quanto à velocidade irá depender do espectro com que cada operadora ficará.

Tenho visto testes de 5G em Portugal e fora de Portugal e do que tenho visto principalmente em latência e velocidades ainda está muito longe daquilo que o marketing em Portugal vende.

E quanto ao 4G, um bom 4G, com 4xCA, MIMO 4x4, 256 QAM, RAMK 4 consegues valores na ordem do 1 Gbps. Quantos sites é que encontras com esta configuração em Portugal? O 4G ainda tem bastante potencial, necessita é de investimento.

Em Portugal sei que estão a decorrer testes com o 5G DSS há alguns meses, nos locais onde possa vir a existir 5G DSS os débitos andarão à volta dos 200 Mbps.
 
E fizeram sete rondas
é verdade, mais de 1 mês depois de anunciarem que queriam acelerar o leilão perceberam finalmente que podiam fazer mais uma ronda diária sem alterar nada...

quanto a hoje terem sido licitados menos lotes pode não querer dizer nada, existem possibilidades de dispensa de várias rondas e já aconteceu anteriormente haver um dia mais calmo e nos seguintes voltar ao "normal"
 
A ver se até ao Verão temos o serviço cá fora.
Ter baixo o número de lotes que teve licitação, dá esperança que isto possa acabar este mês.
 
Acho que na melhor das hipóteses só lá para Outubro, país vai a banhos e há procedimentos administrativos a realizar.
Uma coisa é certa então se for em Outubro é quase 1 ano depois do que o previsto.
As operadores tiveram mais um ano de preparação para lançar um serviço melhor e com maior cobertura geográfica.
 
Achas que a maioria das pessoas não sabe o que é o 5g?
sim acho.
estão a começar a saber por conta das publicidades que vão anunciando melhores velocidades, menos congestionamento, menor ping e as vantagens da rede..
julgas que querem todos saber de detalhes? Há quem quer apenas net boa, questões técnicas se é 4G, 5G ou fibra pouco lhes importa.
 
Então não sabem? então aquelas que dizem "o 5G ainda não foi lançado? mas o router que me instalaram tem 5G" sabem de certeza o que é o 5G. Obviamente estão a referir-se à rede 5GHz que os routers têm, mas que aparece muitas vezes como '5G'. Já ouvi dizerem isto duas vezes, pelo menos...
 
Eu ainda não entendi a parte da "telemedicina", mas acho que de resto já entendi tudo [emoji38]
Numa primeira fase a telemedicina poders beneficiar por exemplo de boa qualidade de imagem e som em consultas à distância. A latência por exemplo pode ser crucial para a supervisão de actos médicos à distância (numa primeira fase) e a realização dos próprios actos à distância (numa fazer mais avançada)
 
Então não sabem? então aquelas que dizem "o 5G ainda não foi lançado? mas o router que me instalaram tem 5G" sabem de certeza o que é o 5G. Obviamente estão a referir-se à rede 5GHz que os routers têm, mas que aparece muitas vezes como '5G'. Já ouvi dizerem isto duas vezes, pelo menos...

Só duas vezes? Esse é o prato do dia...
Já vim aqui perguntar umas duas ou três vezes se já tinha saído comercialmente o 5G porque uns colegas lá no trabalho dizem que têm o 5G em casa :rrotflm:
Alias, os técnicos da NOS quando vão instalar algum router com a rede 5Ghz eles dizem aos clientes que aquele router tem 5G, que é bem mais rápido que os da concorrência e com uma tecnologia "inovadora" e "exclusiva"...
 
Back
Topo