5G em Portugal

Mas nesse aspeto temos de ver que uma coisa é a estabilidade de uma ligação fixa e outra de rede móvel, nesse aspeto a VDF é ridícula.
No mesmo local não vais ter melhor ping em 5g do que em ftth, sinceramente não percebo onde está o ridículo.

Assim como não percebo como é que os últimos posts se discute tudo menos o tema da thread que é o 5G.
 
o que eu não percebo é porque razão os outros vencedores do concurso ainda não terem apresentado qualquer proposta comercial.
seja com a rede propria, seja em roaming.
 
@omega A Digi está a nascer, como qualquer outra empresa precisa de toda aquela fase de contratação, definição de preços, serviços e muito mais. É mais que normal ainda não estar a operar.
A Nowo pediu roaming nacional mas entretanto não houve novidades, provavelmente o processo correu mal. Rede própria, onde está?!
 
@omega A Digi está a nascer, como qualquer outra empresa precisa de toda aquela fase de contratação, definição de preços, serviços e muito mais. É mais que normal ainda não estar a operar.
A Nowo pediu roaming nacional mas entretanto não houve novidades, provavelmente o processo correu mal. Rede própria, onde está?!
Há mais de 1 ano que Digi e nowo sabem os resultados da primeira fase do leilão e que teriam pelo menos essas frequências... A dense air também o máximo que fez foi ser vendida novamente...
 
Última edição:
Tenho entupido o e-mail deles (https://www.vodafone.pt/ajuda/contactos/formEmail.html), com os locais onde a rede 4G anda uma lástima. Respondem sempre que vão registar para melhoria de rede.

Não sei se repararam, mas a funcionalidade "Qualidade da rede Vodafone", desapareceu da APP MyVodafone.

Estás a falar destes dados?
Screenshot-2022-01-26-21-49-46-308-com-vodafone-m-Care.jpg


Mas mais uma vez o assunto nada tem que ver com o 5G em Portugal...
 
Tem... quando há zonas em que o 5G tem download mas o upload não passa de 1Mbps :facepalm:. Eu não fui explicito no meu post, sorry.

Refiro-me à opção que tinha junto ao SpeedTest onde indicavas a zona/morada e a dificuldade (lentidão, falta de rede, etc).
 
Tem... quando há zonas em que o 5G tem download mas o upload não passa de 1Mbps :facepalm:. Eu não fui explicito no meu post, sorry.

Refiro-me à opção que tinha junto ao SpeedTest onde indicavas a zona/morada e a dificuldade (lentidão, falta de rede, etc).

Se fizeres o teste de velocidade ele classifica-te automaticamente a qualidade da rede (não sei se depois é feito algum tipo de tracking dos maus resultados ou não). De qualquer forma no teu post indicas-te que andavas a bombardear com problemas de cobertura 4G, mas afinal são os uploads em 5G que nem chegam a 1mbps... Diria que no que toca ao 5G, e em relação a todas as operadores é preciso dar tempo para que as coisas possam estar no máximo do seu potencial. Pessoalmente ainda não apanhei nenhum caso idêntico ao que referes (5G com velocidades de upload que não chegam a sequer 1mbps).
 
@omega A Digi está a nascer, como qualquer outra empresa precisa de toda aquela fase de contratação, definição de preços, serviços e muito mais. É mais que normal ainda não estar a operar.
A Nowo pediu roaming nacional mas entretanto não houve novidades, provavelmente o processo correu mal. Rede própria, onde está?!

Montar toda uma infastestrutura como a de uma rede móvel é extremamente complexo.

Uma rede móvel não são só antenas, só para a instação de um site há todo um processo que pode demorar meses, nem falo do CORE, IT, etc.

Duvido muito que nos próximos meses haja novidades.
 
@PaiPenela fazendo acordo MVNO ou Roaming Nacional conseguem adiantar ofertas comerciais. No fixo (a Digi) entra para a rede da DST e já conseguem garantir uma boa cobertura.
Tudo bem que a Digi sabia há um ano os resultados do primeiro leilão, mas investir em rede móvel e arriscar-se a ficar com uma frequência não compensaria. Falam como se abrir uma telco fosse como abrir uma rede social.
 
e quem se candidata a ser operador móvel não se devia preparar com antecedência para infra-estrutura?
ou é, vamos concorrer ao leilão e depois é que tratamos do resto?
agora pagaram as licenças e ficam a olhar para elas.
quanto mais tempo demorarem a entrar no mercado, mas difícil se torna, pois os três que ja operavam, entretanto ja captaram grande parte dos clientes com 2 anos garantidos de permanência, ou seja, num mercados ja bastante reduzido a nível de clientes livres, ainda ficou mais reduzido.

Se estavam determinados em operar no mercado móvel, as licenças são a ultima coisa de que precisam, ja deviam ter a estrutura base, toda pensada de forma a operar o mais rápido possível, mas pronto, é a minha forma de ver, tb pouco ou nada devo perceber do assunto.

A dixi ainda nem site têm em Portugal, não se compreende muito bem.
ainda vai acabar por vender as licenças aos outros...
 
@Nogueira03 Conheço muito bem a realidade de perto o que é montar toda uma infraestrutura de rede de telecomunicações, é uma área onde profissionalmente já estive.

Não é por terem conseguido os 900 MHz ou 1800 MHz que iriam logo montar sites e rede, quem pensa assim não tem a minima noção da complexidade técnica que é montar uma rede móvel de raiz e toda a infraestrutura para que a mesma funcione.
 
@omega A meu ver, se fosse dono de uma empresa, queria garantir primeiro as frequências e só depois investia nas infraestruturas. Não ia estar a construir para depois não ter "conteúdo" para as fazer valer a pena...
Não interessa se os atuais já fidelizaram os clientes, é por isso é que a Digi tem de vir com boas ofertas, que façam a diferença.
E vai ter site para quê, se ainda não comercializa serviços nenhuns?
@PaiPenela nesse assunto não estava a falar de ti. E assim sendo temos o mesmo ponto de vista.
 
Back
Topo