5G em Portugal

Olha que não! Isto porque embora diferente do que conhecemos na Terra, na Lua existe também uma atmosfera, bem menos "espessa" do que a nossa. Aliás tal como a gravidade no nosso satélite.
Desculpem o off topic.
Uma atmosfera muito fraca, não ia haver diferença mensurável. Num local sem atmosfera 3kg de ferro e 1 kg de algodão caem exatamente ao mesmo tempo no chão. E 1 kg de algodão e 1 kg de ferro se condensares suficientemente o algodão numa bola muito pequena e o ferro for uma placa maciça mas fina e estreita e com buracos, ai te garanto que se pode dar o caso de o algodão devido à resistência do ar bater no chão antes do ferro ou até fazeres as contas e moldares os materiais para aquilo cair exatamente ao mesmo tempo. Continua a ser independente da massa
 
Última edição:
Esses técnicos necessitam regressar à escola para aprender Física de novo. A tecnologia em si não faz gastar mais ou menos dados, 1 MB é igual em 2G, 3G, 4G e 5G
Gasta o mesmo se for um gajo certinho!
Que nc se engane no streaming que quer ver ou no ficheiro que quer exportar (por ex video de 60 min no YT a 1080p=1,5GB; Ficheiros com 1,5GB no telemóvel são aos pontapés)
Imaginando 2 erros destes por dia, 90GB foram para o tecto num mês porque simplesmente já não foi a tempo de reverter o erro (down ou up) devido à velocidade da NET.
Em 4G pagaria por estes erros 9GB, se tanto!
 
Gasta o mesmo se for um gajo certinho!
Que nc se engane no streaming que quer ver ou no ficheiro que quer exportar (por ex video de 60 min no YT a 1080p=1,5GB; Ficheiros com 1,5GB no telemóvel são aos pontapés)
Imaginando 2 erros destes por dia, 90GB foram para o tecto num mês porque simplesmente já não foi a tempo de reverter o erro (down ou up) devido à velocidade da NET.
Em 4G pagaria por estes erros 9GB, se tanto!

Errar e humano, mas não com essa frequência diária e mensal. Mas não percebi o raciocínio... Quando vais ver um vídeo no yt se ele tem 1,5 g , quando terminar o vídeo gastou o 1,5 quer em 4 ou 5 g. O que estás a dizer e que em 5g vais gastar 15? Estou baralhado?
 
Pah tenham tarifários ilimitados e não se chateiem com isso. Eu já há muitos anos que tenho ilimitados e nunca mais me chateei com isso
 
Qual a mensalidade para 4 cartões ilimitado ? Mais de 60€ certamente.
Sim, tens razão :D 20 EUR cada um mínimo.
Mas por exemplo, jovens adultos no 5g a meu ver e que nem precisam de TV basta-lhes um ilimitado e fazem a vida deles só com um tarifário destes ilimitado 5g. Para ver TV muito raramente usam a conta da casa dos pais. Substitui o serviço de casa
 
Quando vais ver um vídeo no yt se ele tem 1,5 g , quando terminar o vídeo gastou o 1,5 quer em 4 ou 5 g
Exacto. Gasta o mesmo se visualizares até ao fim. Quites.
Mas se vires 1 ou 2 minutos com down 5G a 1500 Mbps e não gostares, abortas a visualização mas entretanto o vídeo já carregou na totalidade e os 1.5GB já foram. É aí que quero chegar.
 
Pois, ando guerra com a nos. Falham durante 4 meses o roaming de 2 BLs. Não deram apoio técnico, e como resposta apenas lamentavam. Tentei resolver acrescentado dados móveis, mas passar de 3gb para 5gb, passa de 10 a 13€ cada. Com 4 telemóveis seriam mais 12€. E ainda me diziam que com 5gb, já tinha direito ao 5g gratuito depois de setembro, porque como era mais do que 1 telemóvel, dava 10 gb.
Acham que os clientes são parvos.
 
Ontem estive na CUF Tejo, NOS com 3xCA em 4G / LTE 800 MHz + 1800 MHz + 2100 MHz (10 MHz + 20 MHz + 15 MHz = 45 MHz em 4G / LTE + 700 MHz (10 MHz) no 5G em todo o indoor do Hospital.

Na MEO apenas encontrei 2xCA em 4G / LTE 1800 MHz + 2100 MHz (20 MHz + 15 MHz = 35 MHz)

Curiosa a evolução da rede móvel da NOS Portugal vs altice MEO | Portugal e a capacidade da mesma.

A altice MEO | Portugal com mais clientes deveria instalar mais capacidade no LTE / 4G.

A NOS do que tenho verificado em o padrão está a ser no mínimo 3xCA mesmo em locais rurais. Tenho encontrado muito 4xCA, MIMO 4x4 em todas as bandas, menos na dos 800 MHz e até já vi 2xCA no Upload com 256 QAM.

Na CUF Tejo verifiquei que a altice Portugal | MEO no 2G / GSM apenas tinha 2 portadoras.
 
Última edição:
Obrigado @FODMAP. Sabes como é o investimento e qualidade noutras zonas do país?
Tenho muitas curiosidade porque a ideia que tenho é que algarve e interior continuam à espera do arranque da nos mas claro que a mo também não deverá ser melhor
 
@JohnPT Os trabalhos estão a decorrer, até ao final do ano deve chegar ao Alentejo, mas têm andado a trabalhar em várias localidades do País.

É estarem atentos. Na Grande Lisboa por exemplo ainda há muitos sites para modernizar, seja NOS, Vodafone ou MEO.

A escassez de material electrónico também tem impacto.
 
Ontem em Coimbra com o rally, serenata a cidade estava um caos, o 4G do que fosse quase não se mexia, ao ponto de pessoas me perguntarem como estava eu a ver o streaming da minha operadora da app na etapa do rally porque não via bem uma zona da especial e que a elas nem se mexia, eu achei curioso fui testar e deu isto já a minha namorada que é meo deu 200 mas ela desligou porque estava a ferver o telemóvel em 5G
 
Back
Topo