5G em Portugal

Epa eu acho que esse é excelente para quem não precisar de NET rápida, por acaso na nos não encontro mais o ilimitado de 10mbps, não notas que pode ficar a carregar?


Aí está eu tenho stress quando a nos tem abaixo de 20 megas a velocidade para a app do game pass já que uso bué a NET para tal fora de casa, nem que seja para uma jogatina de meia hora, no 5G parece que estou em casa, mas nada como na Xbox series a jogar pela cloud também a cloud no tele ainda está muito longe mas isso acho que nem 100 megas vai dar, na Xbox parece que está instalado menos o HDR que não aparece, bom conhecer mais um companheiro do lado verde da força 👌

5G NOS agora na ribeira do porto 😯 até fiquei parvo

image upload

Jardim do Carregal Porto.
 
Mais do mesmo, Vdf oferecer 15 dias ilimitado a 10 Mbps, vao ate Costa da Caparica ou a Praia da Rocha, ou Figueira da Foz no mes de Agosto, conseguem miserável 1 Mbps, 😄😄😄.
5G e a salvação da pátria, Junho nas semanas do feriados na zona Galé ou Vilamoura o 5G tanto da Nos ou Vodafone não passava 5 Mbps .
Depois do Verão tirem as vossas conclusões.
 

image upload

Jardim do Carregal Porto.
Mas eu fiz durante ontem que estava a rede muito congestionada eheheh hoje em Matosinhos a vir para baixo para onde vivo testei e consegui 900 e tal na zona do NorteShopping mas ontem da meia noite até às 2h a rede no upload não mandava nada de nada apesar do download estar sempre acima dos 40 megas o que surpreende é vários sítios em que apanho quase 200 de upload em 5G na nos

Mais do mesmo, Vdf oferecer 15 dias ilimitado a 10 Mbps, vao ate Costa da Caparica ou a Praia da Rocha, ou Figueira da Foz no mes de Agosto, conseguem miserável 1 Mbps, 😄😄😄.
5G e a salvação da pátria, Junho nas semanas do feriados na zona Galé ou Vilamoura o 5G tanto da Nos ou Vodafone não passava 5 Mbps .
Depois do Verão tirem as vossas conclusões.
Epa ontem no porto no São João na ribeira.que é a maior afluência até se portou bem já na luz e alvalade estádios cheios igual agora o upload é que preocupa, nas praias se der o que dá no baleal e são Martinho do porto e na madeira se portar bem já fico feliz 😂 mas já vi que o 5G não é a maravilha que queriam dizer. Mas estou muito curioso na zona do Funchal durante a noite quando a malta turista está a usar mais
 
5G Stand Alone, isso será uma miragem no nosso mercado para próximos anos.
Neste momento foco dos operadores e cumprir metas cobertura radio 5G definido pela Anacom. Numa 2° fase, irão investir no 5G SA com Core separado do outros tráfegos
 
5169227156.png

YORN 20 GIGAS
 
Bem tenho novidades para dar, ontem fui ao Rock in Rio, vamos lá a ver se o bichito não aparece :D era mesmo muito pessoal!!

Indo ao que interessa, fiz 3 speedtest com o serviço Meo.

-1º em 4G, pelo hotspot que levei, em que as velocidades eram uma vergonha mas.... onde funcionava tudo melhor, consegui colocar vídeos rápidos nas redes sociais, fazer uploads e falar por chamada via whatsapp;

-2º e 3º speedtest via 5G do telemóvel eram melhores em termos de velocidade mas nada de mais, mas a net em si uma vergonha, o speedtest é só show para a Meo, é só para dizerem que aguentam com este pessoal todo e a rede ainda trabalha. Com o 5G não conseguia fazer nada na net, um horror, parecia pior que adsl. Passei para 4G, onde passou a ter 4G+ e não me pareceu má a rede, também consegui estar sem problemas.

Não posso falar das outras operadoras porque ontem queria era divertir-me um pouco, os testes foram rápidos e não devem ser levados em consideração para escolha de operadora
Assim que possível coloco os prints

Talvez uma explicação para isto é que muitos já têm telemóvel com 5G e estão a deixar o 4G mais livre, não sei.
Mesmo nos transportes e em Chelas a rede estava uma vergonha, chegou-se ao Oriente (zona Expo) e do nada melhorou para velocidades de 1gb
 
É o q eu digo, 5G em Portugal é só pra inglês ver...
No sábado fizeram me uma vídeo chamada do RiR, a pessoa n tinha 5G, e puff, meio da.chamada só som sem vídeo...
 
É o q eu digo, 5G em Portugal é só pra inglês ver...
No sábado fizeram me uma vídeo chamada do RiR, a pessoa n tinha 5G, e puff, meio da.chamada só som sem vídeo...
Em que operador?

5g não é o remédio para tudo. 80 mil pessoas a fazer diretos e a enviar fotos e vídeos quase em simultâneo bem 6g!
 
5g não é o remédio para tudo. 80 mil pessoas a fazer diretos e a enviar fotos e vídeos quase em simultâneo bem 6g!
80 mil com equipamentos 5G naquele espaço?! 5% disso e já é de amigo.
O 4G dava bem para as encomendas, pelo que se tem lido, e deveriam ser a maioria dos equipamentos!

É o q eu digo, 5G em Portugal é só pra inglês ver...
Lá para 2025 deve valer a pena
 
O 4G dava bem para as encomendas
O 5G neste momento é só uma extensão do 4G. Usa a capacidade do 4G e acrescenta-lhe as bandas do 5G. Os equipamentos atuais ainda não agregam todas as bandas 4G com todas as bandas 5G.

Mas no futuro próximo quando vires "5G" no ecrã do telemóvel isso vai significar que estás a usar ao mesmo tempo todo o 5G, mas também todo o 4G.

Só não é já assim hoje por limitação dos equipamentos terminais dos clientes e do lado dos operadores por ainda estamos numa fase de transição.
 
ANACOM lança consulta pública sobre a disponibilização da faixa dos 1500 MHz

A ANACOM aprovou, a 22 de junho de 2022, o lançamento da consulta pública sobre a disponibilização de espectro na faixa de frequência dos 1500 MHz.

Esta consulta pretende recolher a posição dos diversos intervenientes no mercado (fabricantes, operadores, entidades privadas e públicas, utilizadores e outros), sobre a disponibilização do referido espectro, através da resposta às seguintes questões:

  • indique, de forma fundamentada, se tem interesse na disponibilização da faixa 1427-1517 MHz para serviços de comunicações eletrónicas terrestres (SCET) nos próximos dois anos (2023-2024);
  • em caso afirmativo, descreva justificando se dispõe de elementos adicionais pertinentes, nomeadamente quanto à viabilidade e às datas previstas para a disponibilização de equipamentos de rede e terminais para SCET nesta faixa;
  • a não existir interesse na disponibilização desta faixa para SCET até 2024, ano em que nesse caso a faixa será alvo de nova consulta pública, indique de forma fundamentada se perspetiva que a evolução do ecossistema poderá potenciar um eventual interesse na sua disponibilização para SCET, após essa nova consulta;
  • indique, de forma justificada, qualquer outro aspeto que considere importante para a disponibilização da faixa 1427-1517 MHz para SCET, como por exemplo, o mecanismo de atribuição, a dimensão dos blocos a disponibilizar e a quantidade (mínima e/ou máxima) de espectro que considera ser necessário para uma exploração comercial.
A ANACOM estabeleceu como prazo da consulta 20 dias úteis, devendo os interessados enviar os seus contributos até 26 de julho de 2022, por escrito e em língua portuguesa, preferencialmente por correio eletrónico para o endereço [email protected].

Uma vez concluído o processo de consulta, proceder-se-á à divulgação pública dos contributos recebidos, pelo que os interessados deverão remeter também uma versão expurgada dos elementos considerados confidenciais para efeitos de publicação neste sítio.

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1724290
 
Compativel com? O que não falta são telemovéis com a banda 32, até o meu velhinho OP6T a suporta. O MI10T até faz 5xCA com a b32 (32_20_7_3_1).
 
Compativel com? O que não falta são telemovéis com a banda 32, até o meu velhinho OP6T a suporta. O MI10T até faz 5xCA com a b32 (32_20_7_3_1).
Isso foi o que eu disse. A questão é que não estás a falar em nada de novo para já na prática, isso é a realidade que já existia no tempo do 4G. Estás só a libertar espetro a que um telemóvel 4G consegue aceder
 
Acho alguma graça andarem aqui todos a discutir bandas antenas e implantação mas depois as operadores no nundo real não terem capacidade de processar tráfego, etc..
 
Back
Topo