1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

5v para 3v

Discussão em 'Electrónica' iniciada por Fragnatic, 13 de Setembro de 2008. (Respostas: 25; Visualizações: 5016)

1. Fragnatic

Fragnatic Power Member

boas noites passo por ca para vos pedir ajuda numa cena..
    queria saber que resistencia usar para obter 3v de uma ligaçao usb visto que uma ficha usb tem 5v e eu queria 3v, agradeço a vossa ajuda..
    Cumps!!!

2. darkbullet

darkbullet Power Member

completamente relativo pois: U=R x I tens o U e queres o R mas que corrente vais utilizar / precisar?

3. Fragnatic

Fragnatic Power Member

pois isso agora o que eu queria fazer era em vez de usar 2 pilhas de AAA que sao de 1.5v cada (=3v) queria ligar a usb mas usb tem 5v,a unica maneira era usar uma resistencia certo?

4. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Solução mais simples: Regulador linear de 3V ou, mais fácil de arranjar 3.3V (sem stress, 2 pilhas cheias têm + de 3V)
    Solução mais eficiente: DC-DC buck converter...

Ambos fornecem 3V / 3.3V independetemente da carga que lhe puseres.

Cumps

Última edição: 13 de Setembro de 2008
  5. Fragnatic

Fragnatic Power Member

pois mas tipo o que eu queria era ligar um dispositivo que tem uma conecção usb :S

6. Jorge Candeias

Sim e? Não percebi essa duvida :(

Cumps

7. Fragnatic

Fragnatic Power Member

a duvia é se eu quero ligar o dispositivo ao pc por exemplo as portas frontais do pc que resistencia é que devo usar ai esta a duvida :S

Cumps

8. Jorge Candeias

Isso é impossivel sem conheceres a corrente que o "coiso" consome, por isso é que falei nos reguladores que mantêm a mesma tensão, mesmo que a corrente absorvida varie.

Cumps

9. Fragnatic

Fragnatic Power Member

e atao como e que vou saber a corrente que precisa??
    Cumps!!

10. |[-BooT-]|

|[-BooT-]| Folding Member

ajudava saber o que é que queres ligar lá. se for um led uma resistencia de perto de 100ohms chega

11. Fragnatic

Fragnatic Power Member

12. Fragnatic

Fragnatic Power Member

o que eu queria ligar era uns fones que tem um amplificador que usa 2 pilhas AAA e o que eu queria fazer era uma ligaçao usb para nao usar as pilhas fui claro??

Cumps..

13. Fragnatic

Fragnatic Power Member

Ajuda, ajuda!!

14. |[-BooT-]|

pelas contas, uma resistencia de 47 Ohms 1/4W deve chegar. isto caso os phones não consumam mais de 50mA. se conseguires ver no manual ou no sitio onde encaixas as pilhas qual a corrente necessária, dá para fazer contas mais certas

15. Jorge Candeias

Errr então e se não houver som? I ~= 0mA...

Cumps

16. |[-BooT-]|

a alimentação é para o amplificador, não é para ligar à saída audio :P

17. Jorge Candeias

Sim lol eu sei, mas o consumo depende do nivel de ruíd... erm som que chega ao amplificador...

Cumps

18. |[-BooT-]|

ou és tu que tás prai a fazer alguma confusão ou sou eu que não estou a perceber onde queres chegar.

os phones vão ser alimentados pela porta usb, vai estar "limitado" a 3v e 50mA, vão estar ligados à saida de audio, quando não houver som, não é nada amplificado o circuito está a consumir pouco, quando há som o circuito vai estar a consumir mais (dentro do que lhe é possivel)... se só lhe for dado 50mA e precisar de mais, azar :P

19. Jorge Candeias

Aí é que está! Vai consumir pouco (imaginemos 1/10 do que consome a amplificar o som) -> a tensão vai subir para:
    5V - 50mA/10 * 47Ohm = 4.8V. Vais estar a fornecer 4.8V onde deviam só estar 3...:004:
    E já agora como é que sabes que o amp só puxa 50mA no máximo? Se ele precisar de mais do que 50mA, a tensão baixa e distorce o som, que fixe...

Era usar um regulador e tava feito mas como gostam de complicar... :P

Cumps

Última edição: 14 de Setembro de 2008
  20. |[-BooT-]|

os 50mA foi um valor que eu estimei.. já lhe pedi para ele ver quanto é que aquilo consome :P

e sim, eu sei que a coisa bem feita é com um regulador de tensão mas visto que ele estava a insistir na resistencia ;)

Partilhar esta Página