6-Core Intel processors going mainstream in 2018 with Coffee Lake

HoT

Power Member

As AMDs processors close in with some Zen slowly yet steadily we see some movement at Intel as well. For ages now 4-core processors have been the norm in the mainstream desktop segment, it seems that 6-core Intel processors are finally becoming mainstream in 2018.

This news-item (from July 2016) has been updated with new screenshots.

In it's yearly Form 10-K document about Intel's financials the company now really makes note of a three-step cycle. So after a new procedure (die shrink), there will be a new architecture followed by an upgrade of that architecture. This way Intel can release a new processor each year. However it now seems there will even be a 4th step.

Basically following Kaby Lake to release there will be a fourth generation processor series fabbed on the 14nm production process called Coffee Lake. It is interesting as at that same time the mobile/laptop Cannon Lake processors have already moved to 10 nm. It does make sense as Intel over a year ago announced to abandon its tick-tock model, which alternately introduced a new architecture and a new production process. Basically Intel will use whatever fab process works out the best for them practially and economically aimed at a certain target area.

Coffee Lake CPUs will get two, four or six cores and will get a GT3e, an on-board GPU with dedicated video memory. The processors are rated at a 35 Watt to 45 Watt TDP range.

http://www.guru3d.com/news-story/6-...oing-mainstream-in-2018-with-coffee-lake.html
 
Não queres fundamentar essa afirmação?

Eu, pelo contrário, vejo este saltar da cadeira da Intel como uma reacção a algo. Talvez saibam alguma coisa que nós não sabemos... ;)
De resto, não vejo como é que a Intel a mexer-se no mainstream pode ser péssimo para o cliente.
 
Acho que o que ele quer dizer é que a AMD pode não ter forma de competir com a Intel deixando de haver concorrência novamente.
Esperemos que não, concorrência só faz é bem ao mercado.
Bom bom era então mais um player mas sem as licenças das arquitecturas...
 
Não sei se este eventual 6 core mainstream, já visto ha bastante tempo em slides, será exactamente por reacção ao zen.

Parece-me também uma evolução natural do lado da intel, com os processos de fabrico e tdp's a baixarem, a largura de banda de um dual channel sempre a aumentar, ainda agora no skylake dobraram o dmi, já se espera um incremento das pci lanes no kabylake...

Basicamente daqui 1-2 anos a plataforma mainstrean já está a implorar mais processamento, e como a performance por core praticamente estagnou, só aumentando o numero de cores.
 
O IPC já mal mexe há uns tempos, por isso é um passo na direcção certa a meu ver. Vários jogos já fazem proveito de mais que 4 cores, e com a ascensão de monitores de 144hz (e em breve 240hz), pedia-se mais sumo em determinadas situações, nas quais o CPU é o factor com maior importância.

battlefield 1 com i5 ou com i7 a diferença é dia e noite, por exemplo. Troquei de i5 4670 para i7 4790 (num negócio como nunca fiz, pagando apenas 150€ pelo i7 e vendendo o i5 por 120€) e ganhei mais de 30% de average frames. Os mínimos quadriplicaram. Agora estou colado nos 200fps, com o i5 descia aos 50fps mínimos com alguma regularidade em lutas intensas.

Os tempos mudam. 4 threads para 60hz talvez sejam suficientes durante muito tempo, mas para usufruir de todas as novas e bonitas tecnologias do mundo dos PCs, i7 (ou CPUs com mais que 4 threads) começa a ser imperativo. Não esquecendo também a onda emergente de novos streamers. Fazer stream ao mesmo tempo que se joga, pede threads, serão benvindas para todos.
 
Última edição:
Eu compreendo o que querem dizer, mas quando digo "o software acompanhar", significa que o número de jogos que aproveita até 4 threads ainda é baixo. Vocês devem ter uma grande fatia do mercado ainda com 2 threads. Sim, o mainstream precisa de soluções, mas a larga percentagem do software ainda não aproveita bem o que tem. Mas espero que isto mova o mercado nesse sentido.
 
Back
Topo