64 bits e optimizações de software.

[3D_Master]

Power Member
O núcleo dos novos processadores de 64 bits da AMD é em muito semelhante aos actuais Barton. As diferenças são, principalmente, o aumento do tamanho dos registos de 32 para 64 bits, o controlador de memória incluído, o aumento do tamanho da cache L2 de 512 Kb para 1Mb e a inclusão de suporte para instruções SSE2. No entanto, a arquitectura base continua a ser praticamente a mesma. Daí que, e eficiência dos pipelines não deverá ser grandemente alterada. A performance será de qualquer forma superior devido principalmente às latências muito baixas no acesso à memória RAM, também devido à cache L2 de 1Mb e ao suporte de SSE2.

Mas agora vem a minha questão. Uma vez que a AMD está a trabalhar em cooperação próxima com a Microsoft por forma a criarem uma versão do Windows para o AMD64, não será possível que optimizações na compilação do kernel do próprio windows venham a revelar enormes ganhos (suplementares) de performance a favor da AMD? É que o actual windows é compilado para ser compatível com tudo quanto é processadores x86, mas o windows para AMD64 só terá de suportar mesmo este processador. Não precisa de ser compatível com nenhum outro. Não estará aqui uma óptima ocasião para termos um kernel muito mais eficiente?? E será que a Microsoft fará isso?

Ainda nestes dias têm saído várias notícias de compiladores para AMD64 que parecem trazer benefícios enormes.

Que acham desta situação? Não poderão ser as optimizações de software, e não as de hardware, a salvação da AMD?

Hugo Santos

P.S.: CPU's Tejas a 4.4Ghz+ para o próximo ano (corre nas notícias)? É bom que a AMD se mexa.
 
A própria Microsoft já tem So's para sistemas operativos. A única diferença é que os mesmos são para o nível de servidores e não para Pc's domésticos. Claro que a Microsoft, embora esteja a trabalhar com a AMD não acredito que a intel não tenha reagido a isso. Além disso a Microsoft sabe que se se cingir apenas aos AMD64 vai perder grandes clientes. Mas por outro lado vai ser bom para as vendas da AMD. Mas claro que a Microsoft não deixará ficar nas mãos da AMD ou de um acordo de exclusividade

Deixa as águas pousarem e espera reacções da intel para breve sobre esse assunto
 
Originally posted by Seavoices
A própria Microsoft já tem So's para sistemas operativos. A única diferença é que os mesmos são para o nível de servidores e não para Pc's domésticos.

Alguém consegue tirar alguma informação deste conjunto de palavras aleatórias...?
 
[3D_Master],

Não me parece que a Microsoft vá investir muito na versão para Opterons. Não me parece que seja muito rentavel para eles ...

A versão da Microsoft aparece em parte porque a "concorrencia" oferece suporte, e não estar no "comboio" seria mau para eles.


" P.S.: CPU's Tejas a 4.4Ghz+ para o próximo ano (corre nas notícias)? É bom que a AMD se mexa."

Sim, mas no final do proximo ano, ou seja daqui a 1 ano e meio.
Não é assim tão espectacular.
 
De notar que daqui a 1 ano e meio , workstations com 4GB de RAM não serão coisas raras... isso é que vai ser giro...
 
A microsoft não deve estar a gostar nada. 3 versões do mesmo SO.
Mas há a esperança (pouca) que a Microsoft tenha apanhado o "comboio" do Opteron para pressionar a Intel a fazer um proc 64 bits x86.

Já agora como curiosidade, alguem tem algum link com benchmarks de um Xeon com mais de 4Gb de Ram (PAE)?
Estou farto de ler que a performance é pessima, mas gostava de ver numeros.
 
Ter três versões do SO para x86, x86-64 e
Itanium não custa nada e não é nada que
a M$ não tenha feito antes.
Há uns anos a microsoft suportava os
processadores Alpha e MIPS e
garantidamente eram mais chatos.

A meu ver a M$ tem dois problemas ligeiros
e de fácil resolução.

1) Itanium. Este bicho é muito diferente dos
x86 mas felizmente a Intel disponibiliza
excelentes compiladores logo o trabalho da
microsoft fica facilitado. Resta pois acertar
os pormenores da arquitectura.

2)x86-64. O primeiro problema é a falta de
bons compiladores que aproveitem os 64 bits.
Se assim não for não vale a pena lançarem
um versão específica.
Parece que os compiladores andam por aí.
Mais uns meses e a coisa sai.
Optimizar e usufruir das vantagens de ter
64 bits é algo que já está feito na versão
Itanium. Basta tratar dos pormenores
relativos às arquitecturas.
 
uma pergunta estupida.. se os amd 64 funcionam bem tanto com 32bits como 64 bits.. e a intel anda nos 32bits... a M$ na pode perfeitamente kriar um OS que tanto de pa 64 como 32? assim quem tivesse um de 64bits aproveitava quem nao tivesse continuava com os 32bits... podiam por na mesma versao kernel's diferentes :P compilados pa 32 e 64bits e pronto :P na custa assim tanto acho eu :P se for problema de espaço nada que 2cds ou mesmo 1 dvd nao resolvesse ja que os dvd tao a massificar :D
 
eu penso que a questao do sistema operativo e resolvida facilmente, não estara ai então o problema.


As varias aplicações e que irão ser problematicas.
 
Back
Topo