Existem vários tipos de optimizações num compilador, as de expressões ( expressões repetidas são calculadas uma só vez ), invariantes de ciclos ( expressões não alteradas em cada iteração do ciclo podem ser deslocadas para fora do ciclo ), cálculo de expressões na altura da compilação etc etc
Estas optimizações têm apenas em vista optimizar o código final, e as optimizações que vocês têm falado têm a ver com a análise lexical, sintáctica e semântica que é feita antes da geração do código intermédio ( geralmente código máquina, assembly.. etc ).
Este tipo de optimizações fica à mercê de cada um, da forma como implementa os analisadores.
Como é lógico, se um compilador utilizar um algoritmo e estrutura de dados mais eficiente que outro na componente da análise lexical, esta vai ser mais rápida e aí o processo de compilação também.
Como o GCC é open source, então é facil a apple modificar os algoritmos como bem lhe convém, e o melhor de tudo se não for divulgada a fonte, ninguém sabe quais as alterações efectuadas ao GCC... logo aproveitam-se do facto de que o comum do mortal pensa que são versões iguais do gcc.
Quanto aos macs só queria dizer uma coisa. Quer se queria quer não, a filosofia da Apple e do Steve Jobs é muito diferente da do mercado dos pcs. Não é por acaso que os mais famosos programas de edição de música/imagem/video a nível profissional têm as suas melhores versões em mac. Não é por acaso que mts indústrias importantes dependem de macs. A verdade é que em mac, as coisas funcionam. Acima de tudo não é uma questão de rapidez mas sim de fiabilidade.
O pai da minha namorada tem 3 Macs, sp trabalhou com mac's, tem uma produtividade bastante acima da média no que toca à sua actividade comercial. As discussões mac/pc a um nível doméstico ou lúdico não fazem mt sentido, pq são filosofias e target diferentes.
Cada macaco no seu galho.