660/660Ti versus AMD

depois usa modelos com OC vindos de marcas diferentes e % de OCs diferentes
e nao sao essas as graficas que as pessoas daqui acabam por comprar? ou a maioria dos zwamers compra reference?

para mim o que interessa saber é se as placas que o pessoal compra exibem ou não o problema. no final do contas na altura de comprar a X ou a Y isso é que conta!
 
Que foi o que fizeram com as 590 quando se verificaram problemas em algumas?
Que me lembre elas não ardiam todas, mas mesmo assim a série foi toda deitada abaixo.
 
Mas a 590 era uma placa reference a arder aqui é um costum PCB com uma costum bios da sapphire... Mas sinceramente pelo pontos que apontas nem sei para q é q gasto o meu latim...

Já agora no caso das 590 eram todas, todas ardiam. Por isso é q foram lançados drivers, bios e o what not para limitar as placas para nao fazerem puff.
 
iwolf a capacidade de overclock da GTX660 neste momento é maior que a de qualquer AMD :] Basta fazeres unlock da Bios para mexeres em voltagens. A minha faz mais de 1300mhz, igualando uma GTX 670 stock, estamos a falar de uma gráfica que custa metade do preço.

Procura por Nvidia KGB, corre o ficheiro e diverte-te.

Tens a certeza em relação a isso? Vamos começar pela contagem dos Mhz.

A 7850 tem uma velocidade default de 860Mhz e tem uma média de 1143Mhz de OC, segundo o HWbot. Ou seja, tem um OC total em média de 283Mhz.
A GTX 660 tem uma velocidade default de 980Mhz e tem uma média de 1182Mhz, segundo o HWbot. Ou seja, tem um OC total em média de 208 Mhz.

Isto significa que a 7850 em média, consegue mais 75Mhz de OC do que a GTX 660.

Vamos agora ao desempenho.

Recordes em 3Dmark11 Xtreme preset.

7850 @ 1290/1350MHz - 2902pontos

GTX 660 @ 1364/1752MHz - 2805

Repara como apesar de a GTX 660 ter mais Mhz no total, a 7850 vence na mesma por ser um chip com mais unidades funcionais. Ainda por cima num benchmark que é bom para nVidia.

Por fim, é preciso andar a brincar com bios modificadas, para conseguir desbloquear a voltagem da GTX660, adicionando mais um pouco de risco à operação.
 
Winjer, não vou meter em causa o que escreveste, mas a verdade é que não se pode comparar estas gráficas apenas pelos clocks.

Quanto ao risco de alterar uma Bios, só quem sabe o que é e o que faz é que a vai mudar. É o que se passa com a tão endeusada bios Boost para a 7950, mas essa aparentemente já não é um risco.
 
Winjer, não vou meter em causa o que escreveste, mas a verdade é que não se pode comparar estas gráficas apenas pelos clocks.

Quanto ao risco de alterar uma Bios, só quem sabe o que é e o que faz é que a vai mudar. É o que se passa com a tão endeusada bios Boost para a 7950, mas essa aparentemente já não é um risco.

Não comparei as gráficas apenas pela velocidade, mas também pelo desempenho.
Esses dados são de uma das maiores bases de dados de overclockers do mundo, senão mesmo a maior e o que escrevi pode ser verificado por qualquer um, por isso deixei os links para quem quiser ver para crer.

O caso da Bios boos da 7950 é uma bios oficial que se pode flashar nas 7950 originais. A bios da GTX 660 de que o SubCode fala é uma bios modificada e depois flashada na gráfica. Logo o risco é maior.
Mesmo assim, comparando com as radeon, onde basta aumentar a voltagem num programa como o Afterburner ou Trixx, o processo das GTX660 é muito mais complexo e arriscado.
 
Tens a certeza em relação a isso? Vamos começar pela contagem dos Mhz.

A 7850 tem uma velocidade default de 860Mhz e tem uma média de 1143Mhz de OC, segundo o HWbot. Ou seja, tem um OC total em média de 283Mhz.
A GTX 660 tem uma velocidade default de 980Mhz e tem uma média de 1182Mhz, segundo o HWbot. Ou seja, tem um OC total em média de 208 Mhz.

Isto significa que a 7850 em média, consegue mais 75Mhz de OC do que a GTX 660.

Vamos agora ao desempenho.

Recordes em 3Dmark11 Xtreme preset.

7850 @ 1290/1350MHz - 2902pontos

GTX 660 @ 1364/1752MHz - 2805

Repara como apesar de a GTX 660 ter mais Mhz no total, a 7850 vence na mesma por ser um chip com mais unidades funcionais. Ainda por cima num benchmark que é bom para nVidia.

Por fim, é preciso andar a brincar com bios modificadas, para conseguir desbloquear a voltagem da GTX660, adicionando mais um pouco de risco à operação.


Essa GTX660 está fraca, ou é das drivers...

Existem algumas com 2955 pontos de gráfica no 3dMark11 Extreme.... :S
 
Isso é tão enganoso... o KGB é feito por um user do XS. Permite desbloquear as voltagens mas não consegues passar o limite de consumo da gráfica, que nas nvidia são bem apertados.

Logo até podes pôr 1500 no core através do boost que depois tens uma performance fraca porque quando vais a puxar por ela passas o limite de consumo e ela faz downclock.



Está qualquer coisa mal naquela configuração, já não digo que sejam drivers mal instalados porque mudaram de SO e tudo. Agora numa gráfica ou numa bios menos capaz acredito perfeitamente...

Isto é mentira. Eu tenho 150% Power Limit na minha GTX660, o default é 110% e não tenho downclocks nenhuns. Posso-te tirar screen a 1300mhz no Heaven com o gráfico do Core Clock e vês se tenho ou não tenho razão.

Winjer estás a comparar overclocks médios sem a nova aplicação que falei. Actualmente o overclock médio de uma GTX660 para quem correr o ficheiro são 1250mhz no mínimo, isto sendo meigo.

A informação está desactualizada, com esta ferramenta KGB as coisas mudaram muito. A minha gráfica fazia 1150mhz, agora faz mais de 1300mhz, podes ver a diferença abismal. A Nvidia capou e bem o Power Limit, para não matarem as vendas e terem menos RMA. Mas felizmente há quem "invente" formas de contornar isso. E isto estou a falar apenas da GTX660, que é o que tenho em casa. Tenho vistos overclocks da GTX670 completamente ridículos com a aplicação KGB. Tão ridículos que sinceramente a GTX680 ia apanhar pó na prateleira (se é que já não apanha, tendo em conta a proximidade de performance com a 670).

E sinceramente, ainda não testei, mas quero testar em breve a GTX 650 e a GTX 650ti, porque desconfio que com esta aplicação as coisas podem ficar ainda mais diferentes. A GTX 650ti é medíocre out of the box, e a capacidade de OC completamente capada pelo PL baixo imposto pela nvidia. Com a gráfica a 1200mhz/1300mhz imagino que por 140€ até seja um bom negócio.
 
Última edição:
Sim quero ver isso. Antes de me chamares mentiroso da um salto à thread do KGB no XS e vê o sem número de relatos q há de pessoas q apesar de terem um limite mais alto no MSI AB passam um certo power draw e puff. Por outro lado também duvido dos valores em Mhz que dizes ter.Já para nao falar que andar a flashar bios em placas sem dual-bios é meio caminho andado para ficar com um tijolo.
 
Meio caminho andado para ficar com um tijolo? Really? É que actualmente nem temos gráfica integrada no cpu/board nem nada para poder flashar a bios. Se uma bios danificar internamente uma gráfica não é a 2ª bios que vai salvar alguma coisa.
 
SubCode, tens de admitir que o ter de fazer um flash à bios é muito menos conveniente do que instalar o Afterburner e subir a voltagem.
Para alguém como eu e tu isso nem é problema. Eu cheguei a andar a brincar com a bios boost da 7950, com a bios da 7970 e mais algumas bios de OC, na minha 7950. Mas mesmo dentro do pessoal que gosta de fazer OC, os que sabem e estão dispostos a usar bios modificadas e flashar uma gráfica, são a minoria.

Por isso é que os OCs médios da GTX660 são mais baixos do que o teus. Nem toda a gente está disposta ao trabalho de flashar uma bios, nem de aprender como se faz e muito menos em aprender como recuperar a situação se corre mal.

Já agora, tens a tua GTX60 a 130mhz, para o dia a dia?

Iwolf, podes meter link para esse resultado do 3dMark? No HWbot o resultado mais elevado é o que coloquei e no ORB, aquilo está cheio de resultados inválidos ou configurações com MVP, o que torna muito difícil encontrar resultados limpos.
 
Meio caminho andado para ficar com um tijolo? Really? É que actualmente nem temos gráfica integrada no cpu/board nem nada para poder flashar a bios. Se uma bios danificar internamente uma gráfica não é a 2ª bios que vai salvar alguma coisa.
O único socket com gráfica integrada é o 1155...
 
E tu vais usar um APU com uma gráfica dedicada destas ? Mais valia teres ido para alguma coisa melhorzita não ? Já agora comparar a quantidade de computadores com 1155 com aquela com FM1 e FM2... deve ser 1/1000 se tanto.

Pareceu-me que não entendeste o cerne da questão aqui. Que passa por nem todos os computadores terem socket 1155, muitos têm 1156, 2011 e 1336. Para não falar do AM3+ que ainda é o socket mais vendido da AMD.
 
O que não invalida o facto de haver pessoas com estas gráficas sem 1155, nem o facto de ter que se ter algum trabalho para depois flashar a bios boa e partir de o principio que toda a gente se lembrou de fazer um backup dela antes. Tudo isto são premissas que tornam a opção menos straight forward do que a querem fazer parecer.

Uma gráfica que tenha dual-switch é só mudar o interruptor, dar reboot, ler a bios que tá, trocar o interruptor com o PC ligado e flashar a bios original.

Já agora o SubCode fez o favor de passar novamente, como vem sendo apanágio, informação que muitos provaram erradas quanto ao power limit. Apesar de confrontado com isso ainda não se dignou a apresentar provas concretas que corroborem as suas informações. Já para não falar que as velocidades que ele fala ainda não houve ninguém que as mostrasse, nem com WC, 100% estáveis.
 
Por acaso até gostava de ver os resultados da GTX660 do SubCode a 1.3Ghz na thread do 3DMark11, ou Vantage,ou no Unigine. Mas a única coisa que tem lá é um 3DMark 11 a 1.2Ghz.
 
Back
Topo