6D Mark II vs EOS R‍P (DSLR vs mirrorless)

m4ndr4ke

Power Member
Boas caríssimos,

Acho melhor pedir opiniões nisto. Estou a ter dificuldades a decidir entre estas duas, e o facto de nunca ter usado uma mirrorless à séria, isto é, à minha maneira, dificulta muito a análise.

Então é assim...
Eu estou a assumir algumas coisas como pressupostos, portanto a minha dúvida não é propriamente em termos de especificações, mas sim aquela coisa de migrar para mirrorless ou não.

Sei analisar as specs das duas câmaras na perfeição, mas a dúvida se vou atinar com uma mirrorless mantém-se.

Eu tenho visto isto da seguinte forma:
  • A 6D Mark II é duma forma geral uma câmara mais rápida, tanto em controlos como a disparar
  • A 6D Mark II tem melhores controlos
  • A 6D Mark II pode usar grip vertical
  • A 6D Mark II tem weather sealing
  • Na EOS R‍P todas as lentes iriam ser adaptadas, porque o custo das RF é proibitivo
  • Vídeo não interessa
  • Baterias não são incómodo, é só meter no bolso.
  • No fim de contas as duas tiram as mesmas fotos, até têm o mesmo sensor.
  • Peso e tamanho não é o que me incomoda.
  • A EOS R‍P tem Eye-AF
  • A EOS R‍P tem todo um melhor sistema de foco (os pontos de AF da 6D2 estão todos no centro)
  • A EOS R‍P é a nova tecnologia
  • Essa nova tecnologia inclui coisas como preview das exposições no EVF
  • A EOS R‍P é mais barata uns trocos (~150€)
Por vezes tenho sentido falta dum grip na 80D, quando fotografo com a 70-200 na vertical. A tensão no pulso é muita ao estar a passar o braço por cima. Não existe grip oficial para a *****.


Segue o questionário, mas não acho que faça muita diferença.
  1. O QUE: corpo Canon full-frame
  2. POR QUANTO: 1000~1200€...talvez mais.
  3. PARA FAZER O QUE: Retratos, eventos, concertos, viagens...não costumo fotografar desporto nem vida selvagem. Paisagem é raro.
  4. PARA USAR ONDE: em todo o lado e mais algum, a 80D já apanhou chuva e pó (mas nada do outro mundo)
  5. COMO ÉS: entusiasta
  6. JÁ TENS: 80D + 17-55mm f/2.8 + 35mm f/1.4 + 50mm f/1.4 + 85mm f/1.8 + 70-200mm f/2.8. Também tenho uma bateria extra compatível com a 6D2
  7. COMO É A TUA "REDE": irrelevante, usam todos lentes de kit
  8. ONDE COMPRAR: online, estou a guiar-me por grey market.

Obrigado :P
 
Última edição:
Eu não penso da mesma forma para mim. Mas no teu caso, em que pareces seguir um caminho mais profissional, concordo com o Myllez. Se fosse só um hobby, sem ambições profissionais, dizia para seguires pelo caminho que te afecta menos o bolso nas lentes, ou seja a DSLR.

Quando começas a rentabilizar o material, as coisas têm de ser vistas de forma diferente. Não há lentes caras quando as pagas em um ou dois trabalhos e depois é só lucro...

A questão é: a ***** é o corpo certo para dar o salto? Tens necessidade de dar já o salto?

Acho que a Canon e a Nikon ainda não amadureceram o suficiente os seus corpos e é expectável que os amadureçam em particular com os erros dos lançamentos actuais. A Sony fez isso, e hoje está a lançar corpos "sem falhas" relevantes.

Acho que os controlos são algo que nos habituamos a lidar, mas quanto mais controlos directos melhor e parece que a ***** falha um pouco nisso, por isso talvez não seja o corpo ideal para dar o salto.

Se te sentires de facto muito limitado neste momento com o que o teu equipamento APS-C te proporciona (duvido), então aí a decisão é mais difícil.
 
Curto e grosso @MylleZ ? :biglaugh:




@Meje

Tens necessidade de dar já o salto?
Necessidade? Não, de todo. Mas em termos de cal€ndário estou numa altura favorável. Está também a aproximar-se o meu aniversário e eu costumo, nesta altura, fazer alguma compra importante para mim. É o mimo de mim para mim. Ainda assim, não tem que ser já.

A questão é: a ***** é o corpo certo para dar o salto?
É uma excelente questão. Eu de facto ainda não excluí completamente a EOS R, mas ela custa uns 150% do que custa a ***** (~1000€ vs ~1500€), e não estou certo que as suas especificações se traduzam em benefícios directamente proporcionais. Aliás, até ver, acho que não se traduzem mesmo.
No entanto, em termos de competências, a EOS R cumpre tudo, só fico de pé atrás nos controlos (aquilo que falei no tópico da treta há uns tempos). Só que uma coisa é pagar mais 100€ ou uns 15% pelas features (como fiz na 80D, face à 77D), outra é pagar mais 500€ ou 50%.

Já a EOS R‍P tem duas ou três coisas que me deixam reticente, como o facto de não haver grip vertical (tenho sentido bastante a tensão no pulso ao usar a 70-200 na vertical, até estive quase a comprar o grip da 80D, mas decidi não gastar mais dinheiro nesta câmara), e o facto de não ter weather sealing (eu estimo muito o material, mas se estiver à chuva, desde que não seja forte, paciência, fico à chuva).

A 6D Mark II aparece ali no meio. Tem weather sealing e suporta grip, usa baterias a sério (a ***** leva baterias de brincar), tem bons controlos, e nem precisa de adaptadores nas lentes, mas é tecnologia praticamente obsoleta. Enfim, é competente, mas não traz inovação.


A brincar, a brincar...ando desde o ano passado às voltas com este assunto de full-frame. Era para ter comprado a 6D2 na última Black Friday e, à última, decidi não o fazer, sobretudo por ter a 80D há tão pouco tempo. Mas não perdi a ideia :P
 
Desculpa.
Estava sem tempo e respondi rápido :)
No entanto reparei agora que falas da *****, que é o modelo mais fraco, certo?
Pensei que falavas da R.

Eu não sou muito fã da 6D MK II. Não sei, nunca me pareceu aquela máquina top, para o segmento.
Já a EOS R é uma excelente mirrorless.
No fórum da fotografia tem lá um gajo que trocou uma 5D MK IV por uma EOS R e gosta bastante dela.

A Nikon e a Canon não estão ainda ao nível da Sony? Não, ainda não.
Mas não é como dizem na net.
Tanto a EOS R, como a Z 6 e Z 7 são máquinas muito boas e perfeitamente competentes.

Eu continuo a achar a minha Z 6 muito superior à D810 que tinha antes.
Mesmo na questão do AF - é mais do que competente e rápida.

Quanto mais cedo fizeres a transição para mirrorless, mais cedo te começas a ambientar a tudo o que de bom o sistema traz.
Por isso é que vou sempre recomendar mirrorless quando vir este tipo de questões.

Cumps
 
Desculpa.
Estava sem tempo e respondi rápido :)
Não era uma queixa :P
No entanto reparei agora que falas da *****, que é o modelo mais fraco, certo?
Certo

Eu não sou muito fã da 6D MK II. Não sei, nunca me pareceu aquela máquina top, para o segmento.
Não é mesmo uma máquina top, é um corpo para entusiastas e com sensor full-frame. Não conheço tão bem as gamas da Nikon, mas acho que corresponde ao patamar das D6xx. A EOS R‍P fica mais ou menos no mesmo patamar, mas é um pouco mais barata do que a 6D2.

Não sendo para desporto nem vida selvagem, e sendo estimada, comecei a pensar se a EOS R‍P seria suficiente para mim. O look full-frame está lá, o desempenho ISO de full-frame está lá, a inovação por ser mirrorless está lá, o eye-AF também...enfim, dá ideia de ser uma câmara que oferece boas prestações para os amadores/entusiastas.

Já a EOS R, considero-a praticamente uma câmara profissional, é +/- uma 5D Mark IV sem espelho.
É verdade que eu tenho intenções de tentar ganhar algum dinheiro com isto, mas isso é algo que pode demorar vários anos até se tornar consistente. Até aqui, não tenho comprado o meu equipamento a pensar que o consigo rentabilizar, porque ainda não estou nessa fase, ainda não cheguei lá. Isto é um hobby, é o meu único hobby, e o facto de ser o único permite-me gastar um bocadinho mais, e por isso é que tenho as lentes que tenho. Ainda assim, apesar de eu até ter algumas lentes decentes, nenhuma delas me custou mais do que 600€ (nenhuma lá chegou, sequer).
Nesse sentido, tenho dúvidas que uma câmara como a EOS R seja uma escolha sensata para o meu perfil de utilizador, parece-me fruta a mais, são 1500€ só pelo corpo, mesmo recorrendo a gray market.

E daí olhar para a EOS R‍P e para a 6D Mark II. Das duas, acho a 6D2 a mais completa, mas a outra é a inovação.

Os rumores dizem que deverão ser anunciadas novas câmaras Canon no fim de Agosto, mas não creio que com isso apareça alguma nova mirrorless full-frame.
 
Faço outra pergunta entretanto:

Diz-se que o desempenho das lentes Canon adaptadas nestas mirrorless é tão bom ou melhor do que nas DSLR.

Passando à frente a questão de desempenho, para quem usa lentes adaptadas, consideram que a presença do adaptador atrapalha em alguma coisa?

Estou a perguntar isto, porque, no caso de eu optar por mirrorless, não irei ter nenhuma lente nativa. Serão 5/6/7 lentes adaptadas, sem planos de as trocar tão cedo.
 
Última edição:
Entretanto, ponto de situação quanto à escolha de nova câmara:

IMG-1495.jpg



6D Mark II está praticamente excluída.

EOS R‍P tem dado que pensar, e até já fui vê-la em loja (tem uma boa ergonomia, já agora...melhor do que eu pensava), mas a baixa autonomia de bateria e o facto de não ter grip vertical são factores que estão a pesar muito.
Como já lhe peguei, vi que nas minhas mãos precisaria da extensão do grip (pumba, 85€), e precisaria de pelo menos mais 2 a 3 baterias (100 a 150€) para ter a autonomia que tenho na 80D,...

...o que aproxima um pouco os custos da EOS R, embora ainda distante, onde não preciso de qualquer extensão de grip e até já tenho uma bateria compatível. De origem, a EOS R já tem mais autonomia na bateria (há quem diga que supera a 5D Mark IV), suporta grip vertical, tem um EVF maior e melhor, tem um ecrã no topo (uso muito na 80D), e tem mais controlos personalizáveis. Apesar de a câmara não me ter impressionado quando a experimentei, andei a pesquisar, e já vi o seu manual, e penso que consigo personalizar os controlos de forma a torná-los muito úteis. Nunca uma Canon permitiu tanta personalização como a R permite.

A ideia agora tem sido o kit da R + RF 24-105mm f/4 L + adaptador, e mais tarde talvez juntar o control ring.
Assim já ficava com uma lente standard (aquela que passa mais tempo na câmara) nativa, e os adaptadores serviriam apenas para as outras.

Quanto à 5D Mark IV...é aquela câmara que eu sempre quis mas que, pelo andar da coisa, nunca terei :P

Ando, essencialmente, a medir os prós e os contras de ir para a R.

Coisas que me têm incentivado muito a ir para mirrorless são a qualidade da focagem fora do ponto central, o Eye-AF, e a preview da exposição em tempo real.
E depois já tinha vontade de ir para full-frame, por causa do melhor controlo da separação de fundo e das melhorias em ISO elevado.
 
Última edição:
Deixa a Canon amadurecer as mirrorless... Ao contrário do que acontecia com a DSLR, nas mirrorless FF, a cada novo corpo, normalmente chegam muitas melhorias.
 
Conhecendo a gama da Canon, estou céptico que faça diferença esperar.

Digo isto porque:
• Já temos uma full-frame para entusiastas (a *****), que substitui as 6D
• Já temos uma +/- na gama das 5D (a R)

Agora só faltam:
• Uma câmara de alta resolução (mais cara) para a gama das 5DS/5DSR
• Uma câmara totalmente profissional para a gama da 1DX Mark II (esquece lá isso)
• E podem fazer outra da gama da R, mas com duas slots de cartão e com IBIS, assim que tenham posto isso a funcionar (já registaram patentes), mas isso será câmara para mais de 3000€

O meu palpite é que nenhuma destas mirrorless que já estão no mercado seja substituída antes de fazer pelo menos 2 anos, e isto já é falar por baixo, considerando que os ciclos de renovação dos corpos Canon nestas gamas costumam ser bem mais alargados (4 a 5 anos). Até lá, as actualizações de firmware irão adicionando novas funcionalidades, como já tem vindo a acontecer.

Não estou muito inclinado para gastar dinheiro em DSLR pelo facto de eu estar a tentar fazer uma compra para durar. Não pretendo trocar daqui a dois anos, como tenho feito até agora (ano e meio/dois anos), e também por essa razão é que estou a olhar mais para a R do que para a *****, isto é, optar já pela gama superior.

Admito que adorava ter uma 5D Mark IV, mas não me estou a ver muito a ficar com uma câmara dessas por 4/5 anos, que seria a intenção ao gastar tanto dinheiro. Gostava muito, mas acho que a evolução chamará por mim antes disso.

Quero ver o que a Canon vai anunciar no fim deste mês. Esperam-se novas câmaras APS-C, a nova RF 24-70mm f/2.8 L IS USM (quero ver o preço dela, para me assustar), e a nova RF 70-200mm f/2.8 L IS USM.

Mas de resto...acho que é isso. 5D Mark IV era a que eu gostava (por ser reflex, claro), mas a EOS R parece-me a opção mais inteligente, e ainda por cima é mais barata.
 
Hoje em dia quem dita os preços e os prazos é a Sony e as outras tentam acompanhar. A Canon não pode lançar FF de "entrada" a 3.000€, senão pode fechar já a porta.

Nem toda a evolução são specs, tem por exemplo a questão dos controlos directos em que a Canon parece ter metido a pata na poça.

Não decidas pela "emoção"...
 
Mesmo a Sony demorou dois anos a lançar a segunda geração das Alpha 7 ;)

A Canon ainda tem pelo menos duas DSLR's profissionais por lançar (1DX Mark III e 5D Mark V), a oferta deles e a sua atenção ainda não estão todas viradas para mirrorless.

Pelo que andei a ver no manual da EOS R, os controlos nunca foram tão personalizáveis. O pessoal queixa-se muito da touch bar, mas é por estarem habituados a ter joystick em câmaras mais volumosas como as 7D e 5D. A EOS R é mais pequena do que essas, é do tamanho da minha 80D.

Eu cá queixei-me de falta de controlos directos, mas pelo que andei a ver no seu manual dá para atribuir essas funções a outras teclas que, de origem, estão livres durante o disparo.

Na verdade o que me deixa mais apreensivo é a troca de OVF por EVF, nem é o resto. Isso é que me preocupa, sei lá se me consigo adaptar àquilo. Mas não é lógico estar primeiro a arranjar outra câmara mais barata só para me habituar, se fizesse isso era mesmo para perder dinheiro.
Ao mesmo tempo, acho que se comprasse uma DSLR, acabaria por depois ter o bichinho de querer mudar para mirrorless, para ter acesso às funcionalidades que dependem dum EVF, por isso é redundante.

Ainda assim, a prioridade é a mudança para full-frame, não a mudança para mirrorless. Mas interessa-me fazer uma escolha sensata. A tecnologia já não é a mesma que era há 3 ou 4 anos atrás, as mirrorless já estão melhores e já oferecem coisas que as DSLR's não podem oferecer. Gostava muito, mas não consigo encontrar razões para gastar mais numa 5D Mark IV quando existe, na mesma marca, outra câmara mais barata e com tecnologia mais recente.

Como último recurso tenho ainda a 6D Mark II. Está praticamente excluída, essa é mais no caso de eu decidir terminantemente que não quero EVF's tão cedo, e então teria ali uma full-frame com OVF mais acessível.

E enquanto vou vendo os prós e contras de mirrorless, vai passando mais tempo e eu tenho a oportunidade de ver o que sai.
 
Última edição:
E eu aqui exactamente com a mesma dúvida... :)
Neste caso é se os 500€ a mais pela EOS R valem a pena comparado com a EOS R‍P (até porque tenho já 2 baterias que servem na *****)
 
Bom, o que vou dizer se calhar não vai ajudar

Recebi hoje uma 6D Mark II nova, com grip, e também uma 24-105 f/4L usada.

Vou entretanto falar disso no tópico das novas aquisições.
 
Bom, o que vou dizer se calhar não vai ajudar

Recebi hoje uma 6D Mark II nova, com grip, e também uma 24-105 f/4L usada.

Vou entretanto falar disso no tópico das novas aquisições.

Olá @m4dr4ke, compraste a EOS R‍P? Também estou com dúvidas entre a ***** e a 6D. O que mais me assusta é o preço das lentes RF e se ao usar o adaptador com lentes EF não perde qualidade.

Qual é o teu feedback?

Obrigada.
 
Olá @m4dr4ke, compraste a EOS R‍P? Também estou com dúvidas entre a ***** e a 6D. O que mais me assusta é o preço das lentes RF e se ao usar o adaptador com lentes EF não perde qualidade.

Qual é o teu feedback?

Obrigada.

Posso dar o feedback em relacao a lentes adaptadas na EOS R. Funciona como nativo. Ate' as minhas f/1.2L funcionam bem e sao tack sharp a f/1.2. Essa e' grande vantagem no meu ver em relacao a mirrorless. Eu tenho tambem a 6D MKI e como conheco muito bem a camera consido obter os mesmo resultados a custa de mais um ou dois disparos. As vezes um apenas chega. Mas isto e' porque conheco muito bem a camera, como se comporta para diversas distancias de trabalho.

Outra vantagem e' o focus guide e focus peaking que permite usar lentes manuais antigas ou recentes de uma forma mais eficaz e eficiente. Claro que mais vantagens claro, como o sistema de focagem, ser mais leve, mais focus points, etc.

So' irei comprar lentes RF quando os precos assim o justificarem. Ate' la' tudo EF e estou a planear comprar outra lente e vai ser EF ate' porque tem o beneficio de poder usa-la com DSLRs e a linha mirrorless da canon com o adaptador. E' dois em um.

Agora em relacao a ***** penso que mais acima ja' deram um bom overview em termos de build quality, usability, etc. No que toca a lentes adaptadas penso que nao deve haver diferencas para a EOS R. Ve alguns youtubers e o seu feedback em relacao ao comportamente da camera com as lentes adaptadas.

Cumps.

EDIT: no ultimo post do user ele refere ter comprado a 6DMKII.
 
Olá @m4dr4ke, compraste a EOS R‍P? Também estou com dúvidas entre a ***** e a 6D. O que mais me assusta é o preço das lentes RF e se ao usar o adaptador com lentes EF não perde qualidade.

Qual é o teu feedback?

Obrigada.
Não, eu comprei a 6D2 e ainda continuo com ela.

Já tens lentes Canon EF? Tens sistema montado?

Não comprei a ***** e, olhando para trás, não me arrependo nada, pois não a considero tão equilibrada como outras ofertas. Poderá servir para um fotógrafo de retrato, mas para o resto eu não lhe pegava. Não é uma câmara rápida, não tem uma bateria a sério nem um grip para meter duas, e não tem controlos tão bons como outros modelos semi-profissionais e profissionais.

À data actual, eu só compraria a 6D Mark II num ou dois cenários específicos, que é se já tiveres o sistema montado em Canon e precisares duma câmara para trabalhar com urgência e não puderes pagar mais, tipo para substituir uma anterior que tenha avariado ou qualquer coisa assim. Ou então se deres tanto uso à câmara que saibas que num ou dois anos já rebentaste com ela por desgaste. Ela é competente e relativamente robusta, dá perfeitamente para trabalhar, não te deixa ficar mal.

Para todos os cenários de compra devidamente planeada, a comprar para durar e em que tenha que ser full-frame, ou iria para uma Sony a7 III, ou uma a7R4, ou uma Canon EOS R6, nem que tivesse que juntar mais meio ano, ou mais um ano para isso.

Nada contra a 6D Mark II, é a câmara que eu tenho e gosto muito dela, mas é tecnologia que está a ficar obsoleta e que não está a descer o preço. Há dois anos atrás ela custava o mesmo do que custa agora.
 
Back
Topo