7 September Apple Event Confirmado: ‘Far out’


Não existe opções de costumização do AOD. O própio Marques não gosta desta abordagem. Ficamos esclarecidos ;)
Em minha opinião, a Apple quis com este AOD fazer algo diferente da concorrência mas como referes não foi a melhor abordagem, não parece um "verdadeiro AOD" mas sim um lock screen com brilho muito muito mínimo. Se por um lado até pode parecer engraçado, por outro pode tornar-se incomodativo. Como será num ambiente totalmente às escuras? Parece-me ser resolúvel através de uma atualização que permita alguma customização, mas a Apple não costuma ser muito flexível a esse nível. Quantos anos foram necessários até permitirem widgets e alterações ao lock screen. Vamos ver qual o feedback assim que as pessoas começarem a utilizar.
 
Quanto maior a Apple fica, menos inova. Quanto menos inova mais bugs aparecem ... humm. Não é suposto ser assim ... é o problema dos Elefantes.

O AOD está excelente ... mas não aumenta a sua utilidade ... que para muita gente como nós é 0. O Dynamic Island é uma ideia inteligente para se camuflar e optimizar um espaço morto. Não deixa de ser espaço morto por isso. As cameras ... é melhor para quem faz crops ... quem não faz ... não vejo nada de especial.

Estava a pensar em fazer o upgrade ao iPhone 11 da minha mulher este ano ... Fica para o ano ... Essa á a nossa melhor notícia no meio disto tudo :)
 
Última edição:
Quanto maior a Apple fica, menos inova. Quanto menos inova mais bugs aparecem ... humm. Não é suposto ser assim ... é o problema dos Elefantes.

O AOD está excelente ... mas não aumenta a sua utilidade ... que para muita gente como nós é 0. O Dynamic Island é uma ideia inteligente para se camuflar e optimizar um espaço morto. Não deixa de ser espaço morto por isso. As cameras ... é melhor para quem faz crops ... quem não faz ... não vejo nada de especial.

Estava a pensar em fazer o upgrade ao iPhone 11 da minha mulher este ano ... Fica para o ano ... Essa á a nossa melhor notícia no meio disto tudo :)
Subscrevo!
Nunca achei útil pra mim o AOD, e o que Apple fez para mim não torna a funcionalidade útil.
Dynamic island gostei do que fizeram.

E o meu iPhone 11 a mesma coisa.
Já quando ia sair o 13 dizia que era o tal, pensei no 14, mas fica para o ano também… e com reticências… porque o 11 para mim ainda é excelente. E se há coisa boa em não dar grandes saltos de design/inovação é mesmo não dar asas ao consumismo :)
 
Subscrevo!
Nunca achei útil pra mim o AOD, e o que Apple fez para mim não torna a funcionalidade útil.
Dynamic island gostei do que fizeram.

E o meu iPhone 11 a mesma coisa.
Já quando ia sair o 13 dizia que era o tal, pensei no 14, mas fica para o ano também… e com reticências… porque o 11 para mim ainda é excelente. E se há coisa boa em não dar grandes saltos de design/inovação é mesmo não dar asas ao consumismo :)
Eu tenho um iPhone X e sinto o mesmo. Sempre pensei que quando a Apple tivesse o iPhone sem notch, 120hz e AOD fazia a troca pois achava que estava no ponto. Certo é que saiu o 14 Pro e embora claro que gostasse de fazer o upgrade, adoro gadgets e tecnologia, racionalmente não preciso pois o X, fora a bateria, ainda se aguenta bastante bem.
Quanto á parte de design/inovação, hoje em dia é muito difícil de acrescentar muito, ou são linhas mais retas ou mais redondas. Opinião muito pessoal, acho que achamos isso pois o design/layout do iOS é o mesmo desde há muitos anos para cá, era preciso uma mudança mais radical nesse aspeto para se sentir que era algo diferente. É verdade que estou a falar de software, mas só isso influenciaria logo a nossa forma de vermos as coisas.
No Apple Watch é diferente, tenho um AW4 e já sinto mais a necessidade de troca, por causa do ecrã maior e fundamentalmente o AOD, para um relógio acho ser imprescindível pelo menos as horas estarem sempre visíveis.
 
Eu tenho o 12 normal e também adiei a troca, não vejo nada que me faça querer trocar já.
Queria:
- 120Hz
- 4x ou mais de zoom ótico (ainda estão super atrasados nisto comparativamente a outras marcas, pelo que sei, mas posso estar enganado).
- USB-C em vez de lightning (será no 15?)

A notch não me incomoda, até gosto da dynamic island, mas não me agrada ver vídeos full screen com uma coisa preta no meio do ecrã, na ponta ainda compreendo, no meio já não me agrada. Mas se as medidas baterem certo com a notch atual, até se pode ganhar visibilidade, não fiz as contas ainda.

Mas resumindo, as mudanças não são assim tantas para justificar o investimento, mesmo tendo algumas das coisas que quero no novo telefone. E o 12 aguenta-se muito bem com tudo o que lhe atiro para cima, até em bateria.
 
u tenho um iPhone X e sinto o mesmo. Sempre pensei que quando a Apple tivesse o iPhone sem notch, 120hz e AOD fazia a troca pois achava que estava no ponto. Certo é que saiu o 14 Pro e embora claro que gostasse de fazer o upgrade, adoro gadgets e tecnologia, racionalmente não preciso pois o X, fora a bateria, ainda se aguenta bastante bem.

Eu também tenho um iPhone X e a decisão é trocar a bateria novamente ou fazer o upgrade. O problema é o preço. Os preços dos iPhones sempre foram um problema e com este aumento continuam a ser mais, mesmo que eu faça upgrades de tantos em tantos anos.
É que já nem se trata de um pequeno upgrade. As melhorias são em todos os parâmetros.

Quanto á parte de design/inovação, hoje em dia é muito difícil de acrescentar muito, ou são linhas mais retas ou mais redondas. Opinião muito pessoal, acho que achamos isso pois o design/layout do iOS é o mesmo desde há muitos anos para cá, era preciso uma mudança mais radical nesse aspeto para se sentir que era algo diferente. É verdade que estou a falar de software, mas só isso influenciaria logo a nossa forma de vermos as coisas.

A obsessão pela redução da espessura para depois as pessoas colocarem uma capa não faz muito sentido. Atualmente tem a situação caricata de ficar de lado com a altura das câmaras.
Para tentar abranger o maior número maior possível de utilizadores, quanto mais alterações radicais pior. É muito difícil para qualquer marca fazer muitas mudanças. Pessoalmente não me incomoda muito esta parte.

No Apple Watch é diferente, tenho um AW4 e já sinto mais a necessidade de troca, por causa do ecrã maior e fundamentalmente o AOD, para um relógio acho ser imprescindível pelo menos as horas estarem sempre visíveis.

Eu não volto a comprar um Apple Watch. Quando o que tenho tiver um problema desisto. Não estou para continuar a ter um smartwatch para carregar todos os dias. O requisito será que tenha ECG e seja relógio. Já encontrei potenciais substitutos:
https://tropicalprice.com/product/B08D6LZKV8
https://tropicalprice.com/product/B09GBG982Y

Bateria, 3 semanas. Esse problema está resolvido. Gosto mais do segundo mas provavelmente acabaria com o primeiro se tivesse que comprar agora, o que não é o caso.

- USB-C em vez de lightning (será no 15?)

O problema de comprar agora é ficar mais uns anos com o cabo lightning. Mas aguentar mais um ano também é complicado. Decisões.
 
Eu não volto a comprar um Apple Watch. Quando o que tenho tiver um problema desisto. Não estou para continuar a ter um smartwatch para carregar todos os dias. O requisito será que tenha ECG e seja relógio. Já encontrei potenciais substitutos:
https://tropicalprice.com/product/B08D6LZKV8
https://tropicalprice.com/product/B09GBG982Y

Bateria, 3 semanas. Esse problema está resolvido. Gosto mais do segundo mas provavelmente acabaria com o primeiro se tivesse que comprar agora, o que não é o caso.
Isto era essencialmente o que mais detestava no Apple Watch.. e também me fazia uma confusão danada só 1/2 dias de autonomia… habituado as pulseiras Xiaomi que me faziam 2 semanas!

A verdade é que se tornou parte da minha rotina e por isso nunca tive problema de autonomia com ele. Todos os dias, ponho a carregar antes de me deitar, já faz parte e não me causa incomodo algum. Isto porque o uso para monitorizar o sono. Se não ficava a noite toda a carregar como faço com o iPhone.

Acho que não trocaria por outro smartwatch, porque Apple Pay a mão de semear + integração ecossistema é um must para mim! Sim, a Apple apanhou me bem :004:
Não será para sempre, mas por enquanto estou a gostar de toda a experiência e não vejo nada que consiga oferecer o mesmo englobando tudo
 
@Metro as câmaras salientes começaram no iPhone 6 :p. Claro que agora são mais câmaras e o bump das mesmas é ainda mais incomodativo.

Quanto à tua queixa do Apple Watch, fica atento ao Ultra. Os paradigmas mudam. No tempo do Windows XP, um bom sistema operativo era o que consumia menos RAM. Hoje em dia é ao contrário, os sistemas operativos alocam o máximo de memória não utilizada possível. Antes do iPhone e nos tempos áureos da Nokia, um telemóvel bom era um que aguentasse a bateria para uma semana. Actualmente os telemóveis têm um papel muito mais activo nas nossas vidas, pelo que para mim um bom telemóvel é o que tenha uma autonomia suficiente para chegar ao fim do dia. Na altura de dormir, meti-o a carregar e repito o ciclo no dia seguinte.

Ainda não foi desta que comprei um relógio, mas o paradigma é um pouco diferente do telemóvel. Pelo menos a mim um Apple Watch estimula-me a ter hábitos de vida mais saudáveis, a fazer desporto e a controlar o meu sono. Para isso tenho de dormir com ele.

Com os carregamentos rápidos (e a excelente autonomia do Ultra), se ganhares o hábito de tirares o relógio do pulso para tomar banho e lhe deres uma carga rápida já não deves ter chatices com a autonomia.
 
É verdade que para o valor, o AW poderia ter uma bateria com maior duração, mas também temos de ter em consideração a quantidade de sensores que ele tem.
A mim por acaso não me faz confusão, adoto a rotina que tenho com o iPhone que é carregar todas as noites (não durmo com relógio) independentemente da % de bateria.
Fora a bateria, adoro o AW, é como uma extensão do iPhone, além de tudo o que nos oferece na parte da saúde.
 
Isto era essencialmente o que mais detestava no Apple Watch.. e também me fazia uma confusão danada só 1/2 dias de autonomia… habituado as pulseiras Xiaomi que me faziam 2 semanas!

A verdade é que se tornou parte da minha rotina e por isso nunca tive problema de autonomia com ele. Todos os dias, ponho a carregar antes de me deitar, já faz parte e não me causa incomodo algum. Isto porque o uso para monitorizar o sono. Se não ficava a noite toda a carregar como faço com o iPhone.

Acho que não trocaria por outro smartwatch, porque Apple Pay a mão de semear + integração ecossistema é um must para mim! Sim, a Apple apanhou me bem :004:
Não será para sempre, mas por enquanto estou a gostar de toda a experiência e não vejo nada que consiga oferecer o mesmo englobando tudo

Eu depois destes anos todos ainda não me consegui habituar a essa rotina. Apple Pay não uso e perderia a parte de desbloquear com o AW. Mas de resto não me faz muita diferença. E eu gosto de usar relógio, relógio.

@Metro as câmaras salientes começaram no iPhone 6 :p. Claro que agora são mais câmaras e o bump das mesmas é ainda mais incomodativo.

Havia saliente e o agora. Agora é mesmo saliente. A disposição mais valia ser na horizontal em vez de ser de um dos lados.

Quanto à tua queixa do Apple Watch, fica atento ao Ultra.

Acredita que fiquei muito atento :D Mas é demasiado grande. Eu monitorizo o sono com o AWe apesar de não ter um pulso pequeno não tenho o pulso do Schwarzenegger. Para usar 24 horas por dia é demasiado além de ser demasiado caro.
A ideia de ver o que há fora do mundo Apple em relação aos smartwatches é para não entrar na espiral da Apple. Para o meu uso e gosto parece-me bom. ECG, monitorização de sono, notificação de quando alguém liga ou recebo uma mensagem é o que mais preciso. Faz ainda mais do que isso e é mais resistente. Todos trazem vidro safira por exemplo. Estudei a coisa.

A mim por acaso não me faz confusão, adoto a rotina que tenho com o iPhone que é carregar todas as noites (não durmo com relógio) independentemente da % de bateria.

Monitorizar o sono para mim é fundamental. Se não o fizesse não estava a ter esta conversa. Todos os dias ficava a carregar e estava feito. mas não é o caso. Tenho uma app que me notifica para o colocar a carregar às 22H mas se não posso, por vezes não tenho bateria para toda a noite.
 
Apesar de grande até é bastante leve.
O problema, é quem procura um relógio para uma semana ou +, não vai para um Apple Watch Ultra, porque não é opção. Desligar sensores, e bla bla, é mesma coisa que comprar um Smartphone, andar a desligar dados,wifi, pra poupar bateria.

O Apple Watch Ultra é para quem tem um Apple Watch e precisa
-Algo mais robusto, que bateria aguente mais umas horas, durante treino
-Youtubers, porque é a ultima sensação, e o botão lateral para Shortcuts personalizados
 
Monitorizar o sono para mim é fundamental. Se não o fizesse não estava a ter esta conversa. Todos os dias ficava a carregar e estava feito. mas não é o caso. Tenho uma app que me notifica para o colocar a carregar às 22H mas se não posso, por vezes não tenho bateria para toda a noite.
@Metro por curiosidade, porque é que é assim tão fundamental monitorizar o sono?
 
O Apple Watch Ultra é demasiado grande. E demasiado caro para ter uma bateria lá dentro. Sinceramente não conseguiria dar tanto dinheiro por um smartwatch.

@RickRW por questões de saúde. A ZWAME não me tem tratado muito bem :D
Agora a sério, permite avaliar uma série de parâmetros que em conjunto são úteis. O mais básico é as horas de sono, mas depois o tipo de sono ao longo dessas horas. Não vou entrar em detalhes técnicos. Como podem ter a frequência cardíaca ao longo de toda a noite também acho útil. O meu não tem saturação de O2, mas a oximetria não é algo muito específica e assim tão útil em pessoas sem patologias específicas que não é o meu caso.
Isto tudo, explica um pouco mais, porque é que pesando tudo e gostando eu tanto de relógios mecânicos, o Apple Watch acabe por ser demasiado frágil e os withings sejam apelativos. Mas, como sempre, é a minha opinião e para o meu caso. Eu tenho usado nos últimos anos o Apple Watch e funciona.
 
Eu depois destes anos todos ainda não me consegui habituar a essa rotina. Apple Pay não uso e perderia a parte de desbloquear com o AW. Mas de resto não me faz muita diferença. E eu gosto de usar relógio, relógio.

(…)
Monitorizar o sono para mim é fundamental. Se não o fizesse não estava a ter esta conversa. Todos os dias ficava a carregar e estava feito. mas não é o caso. Tenho uma app que me notifica para o colocar a carregar às 22H mas se não posso, por vezes não tenho bateria para toda a noite.
Eu sinceramente retirei o desbloquear o iPhone com o Apple Watch, deu jeito na altura das máscaras, mas muitas vezes me desbloqueava sem estar a apontar pra mim. Prefiro não ter ativo.

O hábito é fácil de criar… eu aproveito aquela hora mais morta antes de me deitar. Ver uma série ou pastar no pc e deixo a carregar. Sugeriram e bem por exemplo enquanto se toma banho deixar a carregar. Por acaso pra mim não dá, gosto de tomar banho com ele porque assim também leva a banhoca depois de uma ida ao ginásio.
—-
Se tens interesse pelo tracking do sono recomendo veres este canal, não só o sono, mas também outros tipos de monitorização, tipo heart rate etc…

Mesmo que não te interesse o Apple Watch podes ficar com uma ideia de uma melhor alternativa que sirva os teus interesses. Ter uma boa bateria mas podes também querer ter algo mais fidedigna a nível de medição dos dados.

Este vídeo especificamente é só sobre sleep tracking, mais ou menos a meio tens um gráfico com 37 smartwatches testados e a sua precisão, pode te ajudar
 
@Metro se dizes que gostas de relógios a sério, 1000€ por um relógio é algo muito barato :D

Não sei que Apple Watch tens, mas mais uma vez repito-me. Os paradigmas mudam. Assim como já te habituaste que um telemóvel hoje em dia tem de ser carregado todos os dias, tens te aplicar o mesmo conceito a um smartwatch. Se monitorizar o sono é importante para ti (se eu comprar um também será para mim), se um carregamento rápido todos os dias enquanto tomas banho for suficiente, tens os teus problemas resolvidos.
 
@serj_tankian obrigado pelo vídeo. Vou certamente ver.

@The WolfMan, os relógios mecânicos duram uma vida... Estamos conversados sobre o valor. O Apple Watch Ultra se durar 5 anos será bom.
O AW que tenho é o primeiro com o ecrã sempre ligado. Já perdi a conta aos números :D

Edit:

Vi o vídeo e acabei por ver também este:

O Apple Watch é mais fiável nas medições. Isto não me está a correr bem.
 
Última edição:
@Metro tenta dar uma nova oportunidade ao carregamento diário :D
Porque em questão de sensores, dos melhores do mercado já tens. Eu percebo o downside da autonomia, mas habituei-me. Já é rotina, ao ponto de a autonomia não ser demasiado importante na escolha, desde que me faça um dia de uso mais intensivo (exercico + sono), tranquilo. Dou valor a outras coisas, e o "The quantified Scientist" ajuda a realmente ver e dar o valor nas outras coisas, que supostamente qualquer um tem e faz.
 
Eu não sou dou uma oportunidade como o faço à n anos. É infelizmente o terceiro AW que tenho. O primeiro deixei-o cair e o segundo passou de mãos quando apareceu o modelo com o ecrã sempre ligado. Sim, eu quero ver as horas no relógio :)

Mas não me conformo com os carregamentos diários. E o Apple Watch Ultra não é para mim. À muitos anos que digo que o tamanho dos relógios deve ser de 40mm e já me rendi aos 39mm. Mas acabo por continuar a usar o Apple Watch porque no final só posso usar um relógio. Digo isto e no inverno sou capaz de ser visto frequentemente com o Apple Watch e um relógio a sério para matar o vício.
 
Vi o Ultra hoje ao vivo. Apesar de ser grande é equiparável a outros de grande porte. E até é bonito na minha opinião. O melhor para mim é mesmo a autonomia.

Deve ser ainda mais resistente que o meu 7 que no meio de piscinas, caminhadas e coisas mais ainda não tem um arranhão.

Concordo com o @Metro, o calcanhar de Aquiles do AW é o facto de se ter que carregar todos os dias. Não o uso durante o sono por isso.

A solução poderia ser fazer algo em duas partes em que a cabeça era des-acoplavel, podendo o utilizador manter no pulso o sensor apenas para medições de sono … voltando a acoplar a cabeça de manhã depois de carregada, activando assim as demais funcionalidades.
 
Última edição:
Back
Topo