• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

700/800€ Portátil faculdade e trabalho, sem OS (engenharia informática)

M@D

Power Member
1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?
O mais confortável seria até 700/800€, mas por um pouco mais posso tentar fazer um esforço se valer mesmo a pena.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
b. Ultra-portátil: inferior a 13"
c. Pequeno e Leve: 13" - 14"
d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6" //isto já deve ser um pouco exagerado.

4) A que tarefas se destina o portátil?
Nada de gaming (a menos um joguito ou outro) logo não preciso de gráfica próprio, fico contente com uma integrada que seja decente.
Vou programar, muito. Passar bastante tempo a olhar para o ecrã, posso ter de meter uns quantos programas em paralelo (minimo 8gb RAM), ver uns filmes, videos e pronto trabalho em geral.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Sim vai-me acompanhar diariamente, gostava portanto de algo que fosse levezinho.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
O máximo possível para aguentar durante o meu dia a dia quando não tiver fichas ao pé, o meu actual ao fim de 2/3 anos está a durar em média 2h (no seu pináculo durava 3h) e é pouco.

8) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
Não entendo disto tbh, mas algo que seja confortável para trabalhar.

10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)?
Não preciso de OS, a faculdade fornece windows e sou mais um linux guy.
Se tiver SSD era fixe!
O que dou mais prioridade é peso, ecrã (o meu actual é shit e cansa-me a vista logo), ram e os afins para não ficar lerdo após 1 ano, quero dar um bom uso. Bateria fixe também era awesome!

Estou à vontade para comprar em sites de confiança (Amazon ou em Portugal em lojas menos conhecidas na área de Lisboa / Setúbal, mas quanto mais trustworthy melhor, principalmente que vou contar com ajuda dos meus pais portanto não é a altura certa para aventuras de ir experimentar uma loja que abriu ontem à tarde e fez o site no Wix).

Como um extra, acho que isto vem com o pedido de peso e afins mas preferencialmente algo com um aspecto minimalista e não um cavalo como o meu MSI actual.

Vou comprar até ao inicio do Verão antes do estágio, logo se houver descontos entretanto I can wait!

Dei uma olhadela no comparador e infelizmente a maioria parece vir com windows, mas encontrei tipo este https://comparador.zwame.pt/produto/57315794/portatil-lenovo-ideapad-530s-148243-530s-14ikb-720 já me tinham falado deste também https://www.*****.com/portatil-acer-swift-3-14-sf314-54g-534r . Vi este ainda https://www.*****.com/portatil-lenovo-ideapad-530s-14-530s-14ikb-720.
Mas não gosto muito de estar a comprar com placa grafica a mais quando nao a devo usar para muito e depois também não tenho grande noção da qualidade dos ecrãs.

Agradeço a vossa ajuda!
 
Última edição:
Este aqui parece-me bem, o ecrã deve ser bom porque é IPS. Tem a gráfica "a mais" mas nesse price range a maioria deles tem, é difícil encontrares mais barato com as mesmas características (ecrã IPS, i5U, 14", SSD, leve) e sem a gráfica.
De qualquer modo a gráfica estando a mais não vai incomodar porque o windows só a usa se for mesmo necessário.

Scary stuff que estava a falar com um amigo e tinha acabado de ver este ahaha
Estou entre este e o HP Pavilion 14-CE0017NP 14" i5-8250U 8GB 256GB SSD - 5ER10EA , que encontrei a 700€.

Achas que a diferença de 80€ (o lenovo nao tem OS mas tb nao preciso) é justificada pelo 512Gb de SSD vs 256 do HP ?

Um amigo meu disse-me que os Lenovo têm uma build quality maior também. No resto dos níveis o ecrã parece igual, RAM e cpu idem. É mesmo no disco rigido (que por um lado também posso comprar um externo) que há diferença.

Também já tenho 1T num disco externo HDD, não sei até que ponto não será melhor apostar no Lenovo para ter o pc o mais rapido possivel e deixar o file storage para o HDD externo.
 
Última edição:
Diria que a diferença não compensa. Vê também o ACER SP314-51-59GS a ~680€, pode interessar-te.

Visto estares disposto a encomendar de fora, sugiro que vejas algumas das sugestões que dei noutros tópicos.

Tens, por exemplo, o ASUS VivoBook S14 S430FA-EB061 [ES], que costuma estar a ~600€, o Lenovo V330-14IKB [DE] a ~520€, o IdeaPad 330s [DE] a ~500€, ou o 530S-14IKB [ES] a ~600€, entre outros melhores, mas não tão leves.
 
Diria que a diferença não compensa. Vê também o ACER SP314-51-59GS a ~680€, pode interessar-te.

Visto estares disposto a encomendar de fora, sugiro que vejas algumas das sugestões que dei noutros tópicos.

Tens, por exemplo, o ASUS VivoBook S14 S430FA-EB061 [ES], que costuma estar a ~600€, o Lenovo V330-14IKB [DE] a ~520€, o IdeaPad 330s [DE] a ~500€, ou o 530S-14IKB [ES] a ~600€, entre outros melhores, mas não tão leves.

Não encontrei todos os que mencionaste mas fui checkar amazon e encontrei uns quantos. Após alguma pesquisa ando a pensar em Asus , parecem-me mais sólidos.

799€ / 750€ recondicionado - Asus VivoBook S15 15.6" S510UN-78CM5DL1
  • i7-8550U
  • 8 gb Ram
  • Ecra LED 15.6
  • 256 SSD
  • NVIDIA Mx130
  • 1.7Kg
  • loja pt


799€ - ASUS VivoBook S14 S430UA (90NB0J53-M00970)
  • 14 Zoll, FHD, Matt
  • Intel Core i7-8550U
  • 8GB RAM,
  • 256GB SSD, 1TB HDD
  • Intel UHD-Grafik 620,
  • Windows 10 Home Silver Blue Yellow
  • 1.4 Kg

700€ - ASUS VivoBook S14 S430FA-EB061
  • Portátil de 14" FullHD
  • Intel Core i5-8265U
  • 8 GB RAM,
  • 256GB SSD
  • Intel UHD Graphics 620

Estou muito virado para este Asus de 700€, só tenho uma questão:

A nível de performance em tasks que não jogos notamos a diferença de ter uma nvidia vs intel hd graphics?

Comparativamente entre os 2 de 800€ qual acham melhor?
A nível de 700e encontrei um acer em portugal semelhante (a diferença é a marca) e encontrei este ASUS, acho que iria para o ASUS parecem-me mais solidos (embora nao tenha visto o ACER) e o processador é melhor.
 
Última edição:
Sim, em princípio não notarás grande diferença na ausência de gráfica dedicada, embora possa ser útil, por exemplo, em aplicações que envolvam vídeo.

Quanto ao Asus, visto haver um Lenovo Ideapad 530S - 14IKB [ES] a 600€ ou um HP Pavilion Notebook 15-CS0002NP [PT] a ~650€, entre outros com caraterísticas semelhantes, não me parece que a diferença compense.

A 800€ já se consegue um (não tão leve) com um 8750H, ou um MSI PS42 Modern 8MO-208XES [ES] (8265U, 16GB, 512GB, FHD), pelo que excluiria pelo menos o modelo recondicionado.
 
Eu também estava a pensar ir buscar o acer esta semana. Eu não jogo muito, é só aplicações de trabalho e séries. Será que as temperaturas vão ser um problema? Não faço ideia..

Agora estou na dúvida se não compro o Lenovo Legion Y530 15.6" Y530-15ICH-886 por 639€ e lhe meto um SSD. Mas segundo o site a promo deste é só até o dia de hoje
 
O problema é que esse tem um cpu que sobreaquece imenso.

Posso afirmar que as temperaturas do cpu estão completamente dentro da normalidade...volto a dizer que depende muito do uso que se vai dar ao equipamento! Como é natural se sobrecarregarmos o sistema de tarefas exigentes é natural que as temperaturas subam mas isto acontece tanto nos portáteis com o i7-8750h como noutro portátil com qualquer outro cpu. Garanto que se acham que por comprar este portátil irão ter problemas de temperaturas altas desenganem-se.

Desafio os users que têm portáteis com o i7-8750h a darem o seu feedback em relação a este campo. Aposto que a grande maioria irá dizer que não existe uma grande diferença entre este cpu ou qualquer outro, no que diz respeito às temperaturas.
 
Back
Topo