1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

7300LE pencilmod?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Bruno_007, 3 de Agosto de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 2390)

1. Bruno_007

Bruno_007 Power Member

Boas,

Já tinha conseguido isto até ver e estou tentado a aumentar a voltagem do gpu, já que não tenho muito a perder. O meu 1º pensamento foi usar o NiBiTor e flashar a gráfica com uma bios com mais vgpu. Mas parece-me que o programa não detecta bem as definições desta bios, a voltagem:

Por isso pensei na alternativa, que seria o pencilmod. No entanto não tenho um voltímetro à mão, e nem a certeza de ter um lápis adequado, por isso aconselham a fazê-lo do tipo de uma maneira "blind"?

E vou em princípio usar as imagens desta thread como guia, http://forums.vr-zone.com/hardware-voltage-modifications/86450-7300-gs-vmod.html.

Talvez tenha sorte com o pcb e os sítios tenham o mesmo esquema ou parecido. :)

2. CaMonnes

CaMonnes Power Member

Podes mostrar o antes e o depois?A gráfica @stock e agora quando andaste a mexer.
    Tenho um igual cá em casa parada, e já vi que fazem grandes OC naquilo.Qualquer dia derreto-a.

3. Bruno_007

Bruno_007 Power Member

[​IMG][​IMG]

Deu nisto, uma diferença de 7.06 fps em média. Não sei se com o cpu a 4.2ghz faz diferença, depois experimento quando reiniciar o pc, agora tenho-o no estado "energy saving". :p

4. CaMonnes

CaMonnes Power Member

Boas...
    deu mais 5Gb's de largura de banda eheh :D

Por acaso o meu pc era assim parecido... tinha o Pentium D945(canhão) e uma 7300LE.

Obrigado pelos prints ;)

Dps mostra aí o resultado a 4.2. Deve de dar muita diferença mesmo!

5. Bruno_007

Bruno_007 Power Member

Ehn... Nem por isso: :p

[​IMG][​IMG]

As diferenças são praticamente nulas, de 2.8Ghz para 4.2Ghz. É uma triste esta gráfica, claramente o bottleneck deste benchmark. :D

Última edição: 4 de Agosto de 2009
  6. WindWalker

WindWalker Power Member

Acho que nas 7xxx não é possível alterar o Vgpu com o NiBiTor.

Eu tive uma 7300LE e estive quase para ver o que fazia com Vmod, mas a resistência a 'pintar' era menor que 200 Ohm, por isso tinha que passar o lápis umas centenas de vezes para conseguir alguma diminuição.

Era uma Asus.

7. Bruno_007

Bruno_007 Power Member

Se a resistência é de facto tão fraca, comparado à 7300GS que tinha 940 Ohm ainda é uma grande diferença... Vamos a ver se o esquema do pcb é parecido com a minha.

Mas se é fraca estou à vontade para riscá-la sem ter que medir depois a resistência, penso eu. Vou-me guiar pela temperatura, se subir é sinal que deve estar a levar com mais volts. :p

A minha é uma Point of View, 128mb + 384TC e ddr2.

8. WindWalker

WindWalker Power Member

940 Ohm é muito fácil de 'pencilmodar'. Do que tenho experimentado, o pencil mod baixa consideravelmente a resistência para resistências originais de pelo menos 500 a 600 Ω.

Para uma resistência de 600 Ω baixar para 500, significa que a resistência equivalente em paralelo - resistência da grafite - deve ser de 3 kΩ. Para baixar para 400, será de 1,2 kΩ.

Uma resistência de 150 Ω em paralelo com 1,2 kΩ baixa para 133 Ω, se for de 100 Ω baixa para 92,3 Ω. Por isso, quanto menor for a resistência que liga o pino de Feedback à massa (Ground), mais difícil vai ser o pencilmod.

9. Bruno_007

Bruno_007 Power Member

Tem lógica, quanto menor a resistência menor será a diferença com o pencilmod, obrigado pela explicação apesar de ainda ter tido dificuldade a acompanhar. :p

Vou fazê-lo esta noite com um lápis que tenho por cá, e tem que ser mesmo de tipo nº 2? É aquele que interfere mais com a resistência?

10. WindWalker

WindWalker Power Member

Não sei a equivalência dos números, eu experimento com a mina da lapiseira, deve ser B ou HB.

Mas... já mediste o valor da resistência? Já sabes qual é o chip responsável pelo Vgpu? Já sabes onde medir o Vgpu?

Se respondeste não a qualquer das perguntas... fica quieto :)

11. Bruno_007

Bruno_007 Power Member

Eh calhou-me um não... Mas como disse não tenho maneira de medir a resistência nem a voltagem.

Quieto mesmo? Não apetecia, logo se vê assim que mudar a pasta térmica, olhar para o pcb... Pode acontecer fazê-lo by the blind side, se os pontos coincidirem com o das imagens da 7300GS... :rolleyes:

12. WindWalker

WindWalker Power Member

Quieto mesmo.

940 Ω em paralelo com 3 kΩ = 715 Ω
    940 Ω em paralelo com 1,2 kΩ = 527 Ω

Se ele diz que ao diminuir a resistência em 90 Ω obtém uma variação do Vgpu de +0,1V, para 3 kΩ obteria +0.25 V (1,53V) e para 1,2 kΩ obteria +0,46V (1,74V).

A placa com esses valores, a curto prazo, não avaria, mas não se vai aguentar em carga (jogos) com um dissipador/pasta térmica da treta.

Essa 7300LE é de que marca? Como é o dissipador?

13. Bruno_007

Bruno_007 Power Member

A ventoinha, pequenina como tudo já mal rodava com o pó, ou parecia que o óleo lá dentro tinha colado, por isso está a levar agora com o ar de uma de 92mm, que consegue se maior que o pcb. O dissipador é o que está nesta imagem, que pretendo retirar e substituir por um que tenho por cá com heatpipes, se ele couber lá, mas isso será visto mais logo. Se não couber mais vale deixá-lo lá para não correr o risco de este não fazer bem contacto com as memórias.

A marca é Point of View, como tinha dito acima versão ddr2 e 128mb+384TC.

E uma dúvida, removendo com uma borracha o carvão que tenha deixado retorna a resistência ao estado original, ou não completamente?

Última edição: 5 de Agosto de 2009
  14. Bruno_007

Bruno_007 Power Member

Entretanto já tive a analisar a placa gráfica e assustei-me: não tem muito a haver com a 7300GS à 1ª vista. :/

[​IMG][​IMG]

Parece que não me safo afinal. :)

15. WindWalker

WindWalker Power Member

Da minha experiência, completamente, e o valor da resistência retorna ao inicial. Recomendo 'afiar' a borracha porque às vezes a resistência está no meio de vários componentes e pode ser difícil limpar com a borracha alisada.

O que é que os chips assinalados a vermelho têm escrito?

[​IMG][​IMG]

16. Bruno_007

Bruno_007 Power Member

[​IMG][​IMG]

Aí está, se ajudar. A minha gráfica volta da RMA amanhã, quer dizer vem uma 9800GT. Não tem grandes diferenças... :)
    Mas o que queria dizer com isso é que queria fazer o mod até amanhã, se for depois já se torna um pouco chato, porque estar a abrir/fechar a caixa e a ligar os cabos cansa. :p

Partilhar esta Página